Hispania Racing: um time para ser levado a sério?

Hispania Racing F1 Team

Hoje tivemos a apresentação do “carro” da Hispania Raving, ex-Campos, com a presença da dupla oficial: O indiano Karun Chandhok e o brasileiro Bruno Senna.

Tudo bem formal e organizado de certo modo, mas é para levar a sério este time?

Faltam 9 DIAS para o início do mundial, TODAS as equipes já testaram por 15 ou menos dias seus carros e estão muito bem preparadas para a corrida em si.

Mas agora vem a Hispania Racng, com um carro totalmente feito às pressas e sem nem um efeito aerodinâmico notável. Não posso afirmar, mas aposto que ele mal foi a pista.

Não vou fazer disto uma análise, pois mais tarde tenho assuntos muito interessantes para discutir, mas quero que fique claro uma coisa:

Vejo o time com milhões de dificuldades para este campeonato, com pilotos que nem tocaram no carro e, convenhamos, não estão preparados. Sei que alguém pode discordar, porém é uma situação que chega ao extremo.

Bem, o carro, produzido pela fábrica italiana Dallara, tem pintura predominantemente cinza, com detalhes em prata, laranja e vermelho. Comum mas bonito.

Ag./Reuters

Bruno Senna declarou:

“Este será o primeiro ano meu e da equipe na Fórmula 1. Mas vejo que o clima está legal e poderei me concentrar 100% na pista. Até me sinto meio que um veterano, já que vi o carro pela primeira vez em novembro e depois fiz os ajustes do banco. Ele tem umas idéias legais. Mas, claro, temos um longo trabalho pela frente, uma vez que não participamos dos testes de inverno na Espanha. Continuo com a expectativa inicial. Acredito que uma meta realista será brigar para ser a melhor das pequenas e tentar terminar sempre que possível na zona de pontos”

Se Bruno não tivesse sido tão otimista, a pressão iria ser menor agora. Mas logo depois ele é mais realista:

“Entrar direto num Fórmula 1 depois de todo esse tempo não será fácil. Menos mal que conheço o circuito da minha época da GP2. No aspecto físico, as pistas rápidas como Silverstone são as que exigem mais do piloto. Na parte psicológica, manter a concentração o tempo todo em circuitos de rua como Mônaco e Cingapura é complicado.

Acredito que toda vez que as regras são alteradas quem se beneficia são as equipes e os pilotos novos. Seria muito mais difícil começar com o regulamento do ano passado. Mas isso não significa uma vantagem muito grande. Também teremos de desenvolver o carro e o ritmo dos pilotos para condições que variarão demais ao longo das corridas, por causa das diferenças de peso e condições dos pneus. Ainda bem que sempre aprendi rápido.”

Sem dúvida será um desafio complicado, mas é louvável a força de vontade e a confiança de que seria titular, além de claro ter sido ajudado pelos patrocínios.

Hispania Racing F1 Team

Vejam 6 pontos que se podem observar no modelo, por Sirlan Pedrosa:

1. Como muitos já falaram, um bico muito parecido com o da Virgin, só um pouco mais curto.

2. Dutos para refrigeração de freios bem diferentes. Será que existe uma razão por trás ?

3. Asa dianteira com um conceito diferente da maioria, com um elemento em dois planos tomando toda a extenção da frente e unido ao pilar central do bico, lembrando um pouco a Ferrari de 2008. A Renault e a Mclaren testaram um conceito similar, porém bem menos radical.

4. Entradas de ar laterais bem parecidas com as usadas pela Renault, com a abertura descendo até quase o assoalho.

5. Seguindo a tendência de todos os times, a exceção da Lotus, as laterais são muito compactas, descendo e se estreitam fortemente em direção a traseira do carro.

6. Asa traseira bem convencional na parte superior, sem pilar central e aparentemente usando a lâmina inferior já como saída do difusor, algo similar ao que faz a Force Índia.

Podem deixar a  sua opinião á vontade e fiquem com estas fotos do evento:

Hispania Racing F1 Team

27 respostas para “Hispania Racing: um time para ser levado a sério?”

  1. Mis sentimientos están divididos: me alegro por el equipo y por los pilotos, porque su esfuerzo se ha visto recompensado; pero me siento decepcionado por la forma en que se ha resuelto el tema de Pechito, dejándole agonizar ante la pasividad de todo el paddock y zona VIP.
    No es una cuestión de nacionalidades, sino de empatía con un ser humano que ha visto como se le iban cerrando opciones (USF1, Stefan y HRT) sin que nadie hiciera nada por él, ni tan siquiera aquéllas personas que pusieron condiciones, hicieron inspecciones y permitieron salir adelante un equipo sin medios suficientes: ¿no hay nadie responsable por ello?.

    1. Hola Jon;
      es verdad, y yo tambien;
      lo que dices de Pechito es cierto, y además deve estar muy triste y furioso..
      8 millones investidos en un lugar FALSO, porque nadie le dio oportunidad..
      vamos a ver en 2011, pero me parece impossible..
      espero que no.

      Saludos!

  2. Finalmente o carro da Campos, agora Hispania Racing
    Mas creio que este carro de ultima hora e sem fazer os testes de pré-temporada, não seja bom
    Acho que pode até tomar o posto de pior carro da temporada (até o momento) da Virgin

    1. Pois é Rochester;
      a situação está tão confusa, que fica dificil tirar mais conclusões..
      mas acho muito errado a FIA ter autorizado a entrada de um equipe em estas condições;
      bom, vamos ver no que dá
      😦

      abraço

    1. Não sei porque, mas acho que esse carro desmanchar no 1º minuto do treino livre do Bahrein, se estiverem lá..
      talvez seja por isso que Karun e Bruno mal queriam encostar no carro…

      abraço Gabriel

  3. Valeu Tomás…..Tava louco pra ver o bico do carro,pela foto do blog do Becken,parecia um carro de GP2,mas vendo aqui até que não tá mal.Espero que seja melhor pelo menos que a lotus e virgin,pq torço muito pelo Bruno Senna.

    Abraço!

    1. Obrigado Daniel!!
      Sim, estas fotos tem mais detalhes,,hehe
      bom, ainda falaremos muito sobre a equipe de Bruno na semana..

      abraçoe valeu por sempre comentar!

  4. Temos que analizar sobre outro ponto que não foi abordado aqui, em relação a Formula 1 a Dallara não tem uma larga experiência de construção em relação a construção de monopostos de corrida ela é muito tradicional, o que se pode dizer é que eles tem experiência igual ou superior como construtora em relação as outras novatas, agora o que pode pesar é a falta de teste, mas o carro deve ser pelo menos constante e confiável, rapido já é outra historia…

    1. Claro cvpclaudio;
      Ainda analisarei essa parte da história, que pode ser um grande aliado para o time ir, no minimo, bem.
      Mas como voce mesmo analisou, ser constante e confiável é muito bom, rapido já é outra historia…
      Por isso a desconfiança nesse carro que quase ninguem conhece tecnicamente..
      assim que tiver varios dados, postarei..

      abraço!

      1. Algumas coisas ja começam a ser reveladas Bruno Senna falou que o Carro vai pra 1ª corrida com suspensão ainda em metal, quando o ideal seria a de fibra 20 kg mais leve…

        Pergunta que não quer calar, quem produz os monopostos da GP2 e qual o mtor e cilindrada…

        Ja vi publicarem que os carros da GP2 foram apenas 1 segundo mais lentos que Virgin e lotus…

        Podia fazer um raio x de um GP2 e mostrar diferença do carro da categoria posterior a F1

  5. Bom Tomas ,vale lembrar que este carro não foi feito as pressas,ele ja estava pronto a horas na fabrica da dallara, que só estava esperando entrar o din din para libera-lo,e com essa mudança de nome provavelmente uma nova pintura etc…
    Quanto ao que se refere a estrutura da equipe,aí sim,pois vale lembrar que colin kolles se espantou ao ver que simplesmente não existiam mecanicos equipamento nada.
    Será um ano durissimo é bem verdade,mas por outro lado é bom para o bruno ter tranquilidade para aprender,afinal ele estará longe de ter um dos melhores carros e se conseguir surpreender poderá ser uma ótima chance para pular para um time melhor na proxima temporada.
    Se o carro quebrar ou tiver um desempenho pífio,ninguem é super -homen,será apenas o óbviu que estará acontecendo diante das limitações do equipamento.

    1. Sim Mayko;
      Mas isso é pior ainda..
      se ele já estava pronto a algum tempo, significa que como o dinheiro ainda não havia sido liberado, modificações não puderam ser feitas…
      e enquanto isso, 11 equipes testavam NA PISTA…
      obvio que um carro feito as pressas é horrendo, e a proposito é assim que este monoposto, que ainda não se sabe o nome, foi chamado pela internet..

      com relação ao Bruno, pode ser um base para iniciar na F1, e seria muito bom se ele pudesse correr na Toro Rosso em 2011..
      mas primeiro vamos ver seu desempenho na Hispania..

      abraço!

  6. A falta de testes com certeza fará muita diferença a novata, devido à carência nas informações sobre o bólido. Além disso, os pilotos terão que conhecer o carro ao longo da primeira etapa, o que vai atrapalhar no rendimento, pelo menos nas primeiras corridas.

  7. Hehe, meu comentario saiu errado.

    continuando, acho que não é a hora certa de se tira conclusões sobre a equipe, apesar que ela é novata com o carro atrasado e com pilotos novatos, é… meio duvidoso mesmo.

    Abraços!

    1. Imagino que nessa hora as opiniões sejam dificeis mesmo Lucas;
      afinal é uma equipe novata, com pilotos novatos, em uma nova F1..
      A única coisa grande por trás é a Dallara, acho..

      abraço!

  8. Tomás, esse carro só vai pra pista nos treinos livres dia 12. Ali sabemos que ele será capaz.Até, se Senna e Chandhok conseguirem completar corridas, isso será uma vitória pra eles…

    1. Sim Marcos;
      e acredito que com todas as novidades que a Lotus e a Virgin devem ter preparado, claro, na escala deles, a Hispania ficará bem atrás,
      mas como dito, se Senna e Chandhok conseguirem completar corridas, isso será uma vitória pra eles…

      concordo.

      abraço!

  9. Algumas esperanças:
    Que o Bruno não leve tempo do seu companheiro de equipe.
    Que o carro consiga fazer pelo menos uma volta na classificação da Q1.
    Que o carro consiga andar quando a luz verde acender na largada.
    Que o carro consiga passar por baixo da luz de largada.
    Que o carro não se desmanche no decorrer da corrida.
    A ultima que é a mais importante,
    que o Bruno não nos faça lembrar do seu tio Ayrton Senna, em um acidente fatal.

    A FIA , liberar um carro sem que esse carro de uma equipe nova tenha feito pelo menos uns dias de treinos em pista, Dona FIA está arriscando todos os pilotos da F1.

    1. Sergio, o carro antes da confusão financeira, passou por crash teste da FIA, mas a sua preocupação tbm é valida para Virgin e Lotus, carro lento e problematico é perigo constante em corridas, e pior com pilotos pagantes e sem experiencia.

      1. Bem observado Claudio;
        estou observando esse carro e já achei muitas “imperfeições”
        se bem de que tão perfeito se torna uma brincadeira..
        espero que não seja..

        abraço

    2. Luiz Sergio;
      tomara que as suas esperanças se realizem;
      mas como bem destcou cvpclaudio, o carro antes da confusão financeira, passou por crash teste da FIA, o que dá um “valor extra”.

      mas tenho medo do que pode acontecer com essa coisa em pista,,

      abraço

  10. cvpclaudio, só fico imaginando esse carro sendo abastecido e já entrando na pista para a classificação, o Bruno e o Karun sem nenhuma adaptação ao carro, procurando andar no limite do carro e ao mesmo tempo procurando o limite do próprio piloto, no fundo mesmo é um novo tipo de roleta russa moderna, mais como tem tanta gente que sobrevive a roleta russa antiga, pode acontecer o mesmo com a moderna, mais se algo der errado a culpada não vai ser da FIA que liberou e sim a equipe nova, que acreditou em um teto orçamentário, o nome da equipe deveria ser Hispanto Racing, pois é mesmo um espanto essa equipe estar nesse circo, talvez um circo de horrores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s