Sauber com menor desgaste de pneus

BMW Sauber C29 team launch, BMW Sauber F1, Valencia, Spain, 31.01.2010

É realmente muito interessante sabermos disso a 3 dias para o início dos treinos livres para o GP do Bahrein. Como já discutido aqui, os penus serão parte chave da temporada em busca de melhor rendimento do carro e as suas condições segundo a pista. Pelo que se comentava no paddock anteriormente, as equipes que mais poupariam seus pneus eram a Ferrari e cia. (leia-se McLaren, Red Bull, etc).

Mas é apartir de declarações de Hirohide Hamashima, (diretor de desenvolvimento de pneus de competição da Bridgestone) a Sauber tem um fator chave: seus pneus tem maior resistência, ou seja, se desgastam menos em comparação aos concorrentes.

Vejam o que Hamashima declarou:

Comparamos os dados de muitas equipes, e olhando as mais rápidas, a tendência de degradação é bastante similar. Quando elas começam com 150kg, tanto com o composto médio quanto com o macio, existe pouca diferença – portanto, podemos esperar um ritmo muito parecido. Contudo, a Sauber é mais consistente.

Apesar da corrida deste fim de semana no Bahrain não exigir demais dos pneus dianteiros, Hamashima acredita que a diferença entre a Sauber e as outras equipes é suficiente para oferecer diferentes opções estratégicas. e aoser questionado se há uma chance da Sauber optar por pneus diferentes de suas rivais a fim de impulsionar sua performance na classificação, Hamashima disse: “Sim, é possível”.

Com um carro fácil, você tem a possibilidade de fazer isso. Será muito interessante em uma pista como Barcelona – porque o circuito é severo e o pneu mais macio pode proporcionar apenas uma volta rápida antes de se desgastar demais na prova. Mas até mesmo em lugares como Mônaco e Bahrain, que não exigem demais dos pneus, a especificação que mostrar o melhor tempo deve ser o melhor pneu para a corrida – o que também poderá tornar as coisas interessantes”.

E Willy Rampf, diretor técnico, também foi claro em dizer que os pneus do C29 são seu ponto forte:

O carro não tem nenhum problema de estabilidade, e sua performance e equilíbrio com tanque cheio é um ponto forte. Vamos nos apoiar nisso – é algo muito bom. Nosso carro não exige demais dos pneus, então podemos fazer trechos razoavelmente longos sem destrui-los. Isso ajudará a manter as estratégias mais flexíveis, se você não for obrigado a parar devido ao desgaste dos pneus.

Acredito seriamente que a Sauber possa se dar bem neste ano. Se formos juntar os dados, temos algo muito positivo:

  1. Kamui Kobayashi, que se mostrou um grande economizador de pneus em suas poucas corridas e treinos;
  2. O motor Ferrari, que teoricamente dá uma potência extra e ajuda no desenvolvimento técnico do carro, fazendo adaptações;
  3. E agora este, que será o grande aliado da equipe.

Claro, eles não serão os únicos a fazer isto, porque teremos muitas mudanças e investigações nestes treinos livres. Porém, já é um bom começo.

E então, qual é a sua opinião sobre este fator? Será que ele dará um “Up-Grade” a Sauber?

Fique a vontade para comentar.

BMW Sauber C29 team launch, BMW Sauber F1, Valencia, Spain, 31.01.2010

BMW Sauber C29 team launch, BMW Sauber F1, Valencia, Spain, 31.01.2010

BMW Sauber C29 team launch, BMW Sauber F1, Valencia, Spain, 31.01.2010

BMW Sauber C29 team launch, BMW Sauber F1, Valencia, Spain, 31.01.2010

10 respostas para “Sauber com menor desgaste de pneus”

  1. Vou rir muito, se a pobre Sauber derrubar as grandes!
    Como a Ferrari despediu um grande engenheiro no ano passado, depois de vários projetos bons e só no ano passado errou em um, agora gastando mais de$$$8OOOOOOOO,OO milhões, quantas cabeças vão rolar, se a Sauber com o mesmo motor andar melhor e até vencer????
    Bato em uma tecla, criatividade não precisa de muito dinheiro, muito dinheiro é para essas grandes fabricas e é só para copiar bem, coisas novas sai bem poucos.
    Eu sou daqueles torcedores que estão torcendo para que as pequenas equipes com criatividade consigam fazer um campeonato razoável.

    Tomás, não sei se é verdade, mais quando a equipe brasileira fez seu primeiro F1 o carro na primeira corrida que foi na Argentina foi quase um fiasco, logo depois no GP Brasil, a equipe brasileira para a corrida colocou só um terço de combustível e fez um inicio de corrida até razoável ultrapassando alguns carros e depois parou, essa tática geralmente faz uma boa presença em corridas.

    1. Luiz Sergio;
      pois é, seria um desastre para a Ferrari…
      é mais ou menos como aconteceu em 2007, quando a Toro Rosso derrubou a Red Bull, teoricamente mais forte.
      mas sabemos que isso é muito difícil de acontecer, a Sauber não tem tanto time..
      e que os pneus se gastem menos não significa vitória, porque é um conjunto de coisas e ciscunstancias;;;
      ah, mas eu iria rir tambem…

      (e claro, nos proximos dias falaremos de taticas de corrida)

      abraço!

  2. Olha o japonês aí geeente !
    Poucos ainda conhecem o rosto desse japonês, muitos se lembrarão dele agora .
    Com essa notícia dizendo que Sauber tem o menor desgaste de pneus da categoria , pra mim está dizendo que o chassi esta bem casado que o motor e vice-versa.
    Sendo assim, creio que o nosso grande japonês vai ser um dos principais nome da F1, pois possui a técnica de poucos, mostrando isso em somente 2 corridas , e trazendo consigo um grande número de fãs .
    Então meu amigo Luiz Sérgio , eu também vou dar enormes gargalhadas ” se a pobre da Sauber derrubar as grandes ” como tão bem falasse .
    Abraços a todos .

    1. Hehehe, parece que o japão vai virar mais adepto a F1 do que antes!!!
      Como vimos, Koba é um excelente piloto e que pode incomodar muita gente “grande”, e com um carro, no mínimo competitivo, irá aparecer muito bem.

      vamos ver o que nos aguarda!

      Abraço Marco

  3. Eu to acreditando nesse carro da Sauber como a quinta força,a frente até das Williams,vamos ver se isso se traduz nas corridas.

    1. Eu também;
      vejo a sauber muito igual a Williams e Force India…
      Creio que a 5ª força estará entre essas três..

      disputa acirrada;;

      abraço Daniel

  4. é A Sauber parece muito bem mesmo, só resta saber se o dinheiro vai durar até o final do campeonato, mas eles tem que aproveitar o quanto podem…

  5. Se tomar 1 segundo por volta dos ponteiros, não adianta muito estar com pneus melhores, as vezes o que força menos, economiza tbm em virtude disso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s