No clima de Bahrein- o circuito

Com poucas palavras, podemos definir o GP do Bahrein: um circuito no meio do deserto. E muito monótono. Mas, como a F-1 já está lá, não poderia faltar aqui no blog informações sobre o “novo” traçado.

Como diz o título, estamos no clima de Bahrein, que por sinal tem um calor infernal, e aqui vai um “recorte” com várias informações interessantes e que servirão como base para analisar depois. Espero que gostem, e vamos lá:

Bahrain International Circuit track map (Click to enlarge)

Um trecho curioso ficava por conta da sequência 5-6-7, que exige pilotagem quase estilo kart, com mudanças de direção rápidas e aceleradas. Essa é justamente a parte da pista que foi aberta para receber o percurso do endurance.

A curva 4 continua chamada de curva 4. Mas a curva 5 foi promovida. O trajeto de Sakhir ganhou 8 (oito!) curvinhas novas para baixar a média de velocidade e, supostamente, facilitar as ultrapassagens. O percurso de 5.412 km passa para 6.299 km, reduzindo o número de voltas para 49 voltas.

dados da Williams:

Kilos per lap: 2.37kg / 5km
Time loss per 5km of fuel: 0.07s/lap of fuel
Vmax: 303kph
Average speed: 210kph
Turn angle: 124°
Temperatures: Ambient 34°C / Track 42°C
Greatest power reduction: 1010 mbar pressure
Pitlane loss: 18.6 seconds
Pitlane length: 420m
Safety cars: 0.3 average per race

interessante é a estimativa de perda que eles dão para os pits: 18,6 segundos sem contar o tempo de troca, ou seja, uma troca de 4 segundos vai totalizar uma troca em torno de 22,6

Por essa estimativa da Williams de 2,37Kg p/5Km, podemos fazer o seguinte cálculo:

A pista do Bahrein, após as alterações do traçado passou de 5,4 Km para 6,3 Km ao passo q diminui de 57 para 49 voltas. Os carros então vão utilizar 3kg de combustível para percorrer uma volta. Teoricamente vão para uma volta lançada com + ou – 9Kg e para a corrida com + ou – 153 Kg, já incluso, volta de apresentação, volta de retorno aos boxes e sobra para análise.

vídeo, Mark Webber diz:

<object width=”480″ height=”295″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/SXC1J0eFrsg&hl=pt_BR&fs=1″></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param>

</object>

Opinião, sincera, de Adrian Sutil:

Sempre fico ansioso pela abertura da temporada – mas se dependesse de mim, ela não seria no Bahrein. De ambiente, não tem corrida mais sem graça, tudo é muito estéril, no meio do deserto. A pista é OK, mistura curvas lentas e rápidas e você fica lutando o tempo todo porque o asfalto tem relativamente pouca aderência. No geral, uma das melhores entre as pistas modernas. O ponto crítico é o cotovelo no final da reta dos boxes. Espero que a temporada não comece com uma colisão múltipla ali.

obs: logo mais análise completa, mas esta aberto o debate. Obrigado!

7 comentários em “No clima de Bahrein- o circuito

  1. vai ser chata pra dedéu. Um carrosel. Naquelas curvas novas lentas, até poderá haver ultrapassagens, mas bem poucas. Ultrapassagens só na reta principal. Metade da prova vai ser sem graça. Salvo um ou outro mais arrojado e com carro mais acertado vamos ver mesmo é um monte de caminhão tanque na pista. Quando começar esvaziar o carro é que a coisa vai ser boa, e vamos ter uns dois ou tres carros indo pros finalmentes e o restante atrás administrando.

  2. Sou de opinião que depois de uma grande reta, venha uma curva de alta, isso faz a diferença entre crianças e homens, de pilotos para motoristas.
    Vou tentar dar uma nota para essa pista, a nota e para a parte de emoção que ela pode dar, minha nota e *#~~~~, desculpem eu dormir, depois eu dou a nota, olhando para da mais sonho que contar carneirinhos.

  3. Atenção, urgente: quem estiver em Bharein e puder emprestar uma barra de direção, um pedal de freio, amortecedor trazeiro e um espelho do lado esquerdo ou mesmo o direito, favor entregar para a equipe Hispanto Rancig, ela devolve na terceira corrida, pois esqueceram de projetar.

  4. tem crise não. é só esperar uns 15/20 dias que chega. FEDEX! ( ah! desculpem…. fedex entrega certinho sim, problema é a espanto)

    • Wilson, você não entende na de Fedex, para a Fedex entregar algo a primeira coisa é pagar pela entrega, $$$$$ é uma das mil coisas que a Hispanto não tem!!!!!

  5. eu acho que vai da um acidente em conjunto na primeira curva, (TOMARA Q O CONJUNTO NAO INCLUA O MASSA XD)os menos experientes vao acabar passando reto…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: