Bahrein: um novo começo

Se você pensa que a F1 está chata, sem graça e sem emoção, é porque você não tem ideia do que este ano nos guarda. Uma verdadeira “caixinha de surpresas” lotada de grandes disputas que deixarão a temporada pegando fogo, sem apagar um só minuto. Mas é compreesível que você (como eu) vimos que o GP do Bahrein não foi uma corrida de marcar uma lembrança ou de grandes “pegas”. Foi apenas a abertura da temporada, mas ela teria tido muito mais embalo se fosse na Autrália, como nos últimos 3 anos. Acontece que o dinheiro investido pelos “faraós” da Ásia é tanto, que é difícil resistir (imaginem então como deve ser para Bernie Ecclestone).

E para este ano, mais uma prova “de luxo” na Ásia: Coréia do Sul. O projeto está sendo bem encaminhado e com isso já são 8 (!) provas do continente, de 19 ao todo. Neste claendário podemos observar isso:

arte/GLOBOESPORTE.COM

Mas o fato é que este ano vai nos dar muitas emoções, sim. O próximo GP será muito mais emocionante e promete ter mais igualdade, principalmente por parte das equipes do Top 4.

Foto de famila

Agora, vejamos porque temos que esperar para ver “o circo pegar fogo”:

GP DO BAHREIN:

  1. O GP do Bahrein é um circuito muito “certinho”. Muitas curvas de baixa e uma reta gigantesca tiram a chance de grandes ultrapassagens. Um motivo da falta delas hoje e um motivo para esperar Melbourne, recheada de bons trechos.
  2. Como foi o 1º “teste” em corrida, muitos pilotos foram mais precavidos e não arriscaram tanto. Esse foi o caso de Hamilton, Rosberg e Schumacher. Button foi outro que aderiu a essa regra, e declarou que “economizou muito os pneus”. Aliás foi esse o grande aperitivo da prova no deserto
  3. 4 forças foram impecáveis, com destaque para a Ferrari pela dobradinha, pelos erros imperceptíveis e claro, pela sorte de ver Vettel com problemas. Os 8 primeiros foram todos do “Top 4”, o 9º Liuzzi com Force India (a 5ª força) e em 10º Barrichello, com uma Williams em desenvolvimento.

DISPUTAS INTERNAS- ALONSO vs MASSA

  1. O plano aqui não é colocar fatos antigos ou coisas sem sentido. É dizer a mas clara e pura verdade. Nos treinos, Massa foi melhor, porém na corrida ele errou em ceder a posição a Alonso tão facilmente. Aí não conseguiu chegar muito perto do espanhol novamente. Dou nota 9,5 para Alonso e 9,0 para Massa, que vale muito o 2º lugar obtido. Creio que ele pode reagir, e seria fantástico se na próxima corrida Massa vencesse e o asturiano ficasse em 2º, assim os dois estariam empatados em pontos. Na torcida.
  2. Também é bom deixar claro que esta foi apenas a primeira prova do ano, e seria difícil que a chama ascendesse tão cedo. Imagino que a rivalidade irá aumentar no GP da Espanha, com os fanáticos espanhóis em jogo.

DISPUTAS INTERNAS- HAMILTON vs BUTTON

  1. Hamilton conseguiu o pódio por pura sorte, assim como Alonso venceu. Mas é justo, já que os carros se comportaram bem, diferente  do RB6 de Vettel. O inglês até declarou que era impossível pensar em pódio com esse trio a frente, mas a sorte estava do seu lado.
  2. Button foi mais discreto e se contentou com a 7ª posição. Claro, é uma desvantagem com relação a Hamilton, mas de qualquer forma 6 pontos ajudam. No próximo GP, que ele venceu no ano passado, tem chances.
  3. Como no caso de Massa e Alonso, a disputa ainda não estourou. Será interessante um duelo em pista.

DISPUTAS INTERNAS- VETTEL vs WEBBER

  1. O alemão foi nitidamente melhor que Webber. Fez a pole, liderou até o carro não responder a altura e finalizou e 4º, a compensação do 8º lugar do australiano. Claro que Webber não irá deixar barato e tentará ir melhor daqui a duas semanas.
  2. Sabemos que será complicado, porque Vettel deve estar furioso por não ter vencido e não ter ido ao pódio. E ser a 4º do Top 4 na tabela não é nada bom. as foi apenas simbólico.

DISPUTAS INTERNAS- SCHUMACHER vs ROBERG

  1. Nico foi constantemente mais rápido que seu companheiro. Somente depois de trocar os pneus que Schumacher começou a andar no mesmo ritmo. Pena que foi completamente abandonado pela transmissão, assim como a disputa Schumacher x Button x Webber.- KBK
  2. O que KBK disse está muito certo. E talvez Schummy esteja mesmo “enferrujado” e terá que reaprender a dirigir nesta nova F1, aliás, como todos estão fazendo. Continuo dizendo que essa escolha de voltar foi errada. E acreditem, até ele não vencer, ninguém o colocará na briga pelo título.
  3. Falando nisso, circula que esta seja a briga: ALONSO, MASSA, HAMILTON E VETTEL. Simplesmente a ordem da corrida. Assim fica fácil. Mas convenhamos que a Mercedes precisa rever certas coisas.

E o que os amigos do blog acham? Quem disputará o título? A vitória de Alonso foi merecida? Qual é a 5ª força?

Fiquem a vontade para comentar e até mais.

12 respostas para “Bahrein: um novo começo”

  1. Tomas,

    É verdade que precisamos dar mais tempo para esse novo formato,por outro lado é licito dizer que em circuitos como esse as corridas serão sempre assim,monotonas.
    O grande detalhe é que ainda teremos,Cingapura,Valencia,Monaco,Hungria,Abu Dahbi e quem sabe Coréia do sul que concorrem ao prêmio de corrida mais xarope do ano.

    abraço

    1. Até da raiva ver o calendário e todas essas pistas, sem graça..
      e agora estou começando a pensar pq eles começaram em Bahrein:
      corrida chata para não ilucionar o torcedor de que o campeonato será alucinante.
      é uma pena, e a cada dia restam menos pistas de verdade;;
      ano que vem tiram Monza para colocar Roma, e depois Índia.

      fala serio..

      abraço Marcelonso!

  2. Eu, nunca suportei Mônaco, para mim não fazia nenhum sentido uma pista nula em ultrapassagens, a desculpa era até correta, uma pista de rua, ai a FIA aceita outra pista que não vemos ultrapassagens, Hungria e isso se seguiu de praticamente todas as pistas novas, para nos enlouquecer as pistas maravilhosas, Austrália Adelaide, França Paul Ricard e outras onde pilotos erravam foram saido, hoje é para mim um dia triste, ver tantos campeões, tantas promessas e uma pista que mata uma boa corrida, eu estou de luto.
    Tomás, você só está otimista porque o Alonso venceu, mais a corrida não convenceu!

    1. Luiz Sergio;

      é verdade, cada pista ótima, com trechos impecáveis e curvas de altas, com retas bem posicionadas que davam emoção a prova..
      agora são duas ou três boas e o reto de rua ou do Tilke..

      é, a corrida foi uma chatice. para falar a verdade, ela passou muito rápido para mim, e eu só gostei quando os Ferrari se aproximavam de Vettel, mas logo depois vimos que era um problema..
      bom, é o que está a disposição..

      abraço

  3. E esse excesso de corridas na na àsia é d edoer, mas a grana é que manda,né?

    Eu acredito que a Force India, Williams e Renautl vão diusputar pra ser a quinta força ou até incomodar esse top4 que sequer foi pertuirbado hoje. Vamos aguardar pois em Albert Park as corridas são mais divertidas…

    1. Concordo, como disse, está muito chato…

      Com relação as equipes, aposto na Force India como a 5ª força,,,
      Se Liuzzi pontuou, então aguardem Sutil..

      abraço Marcos

  4. O Schumi parece estar mesmo “enferrujado”, ele disse que este Schumacher que não seria o mesmo que terminou a carreira em 2006 e é verdade este é bem mais lento.

    Grande Abraço!

    Kimi_Cris

    1. Por isso que eu achei um erro ele ter voltado..
      ano passado já deu vergonha quando ele AFIRMOU que ia voltar e desistiu por causa de dores no pescoço..
      agora ele está aí, com compromisso em mãos e pronto para tudo.
      será?

      abraço Kimi!

  5. Tomás e amigos .
    O que vi hoje , foi um comportamento muito ” calmo ” dos pilotos .
    Foram muito estilósos , suas trajetórias suaves , seus comportamentos diante de curvas foram econômicos , sem jamais ultrapassar o limite , muito detestaram brigar uns com os outros , na realidade não empolgaram a ” torcida ” , acredito eu , por causa ainda de um certo ” desconhecimento ” em relação ao comportamento do carro diante de pneus e tanques abarrotados de combustíveis .
    Por isso que concordo com alguns colegas ,e o que salvou a corrida , foi a nossa tal ” caixinha de surpresas “, pois , quem diria que o Vettel perderia essa corrida depois de dominar boa parte dela e , mais ainda os treinos para a corrida .
    Agora ,quanto as disputas internas Tomás , entendo que na Ferrari vai ser como disse o Rubinho : ” Nessa dupla vai sair faísca “.
    Na Mclaren , não sei porque , talvez o meu desconhecimento do assunto , mas acho que o Button deve perturbar um pouco o Hamilton , porém acho que alí a vida de ambos vai ser tranqüila.
    Na Mercedes , acho que o Schumacher não só , vai ser a sensação da Mercedes , como também do campeonato .
    Agora quanto a Red Bull , não vejo o Vettel nitidamente melhor que o Webber não ( como você falou ), vejo este nitidamente , melhor do que todos .

    1. Mais uma vez, ótima a sua opinião Marco;
      não vejo a hora de Albert Park, está na hora de colocar emoção na disputa..
      e pensar que ainda faltam 13 dias!!!
      com relação as duplas, minha opinião está no post, mas no fundo não confio em Button para superar Lewis..
      ele parece desanimado e incômodo com o carro..

      mas vamos ver, a relação ainda está calma..

      abraço!

  6. Não subestimem o Schummy!, Ele estava parado a 3 anos, mesmo assim, se olharmos para as melhores voltas de cada piloto a dele foi mais rapida que a do Rosberg, que diga-se de passagem é um piloto muito bom. Eu acho que mais umas 3 ou 4 provas ele vai estar tinindo.

  7. Fala Francis!!!
    Pois é, este é um período de readaptação a categoria..
    o grande problema pode ser o próprio Mercedes, não sabemos se ele vai disputar vitórias no começo..
    outro problema é que a Ferrari já disparou na liderança..

    abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s