GP do Bahrein: a hora da verdade

Depois de um treino que definiu a força da Red Bull com seu carro e mostrou que Vettel é sim favorito a vitória, Quem ficou abaixo do esperado foi o autraliano Webber, que levou uma lição do alemãozinho. Se formos prestar atenção em sua “privilegiada” posição no grid, no meio dos Mercedes, com Schumi atrás, ele pode se dar mal.

  • Estratégias:

Mas quem tem que se preocupar mesmo é a Ferrari. O fato de ter ficado atrás do tão poderoso monoposto dos energéticos pode complicar a situação para o lado dos tifosi. Motivo: a Red Bull está mais consistente nas voltas, pelo menos foi isso o que vimos hoje, e deve atrapalhar os planos de uma vitória brasileira. Claro, é bom ficar de olho na resistência do motor Renault no carro da RBR, que foi o inimigo da equipe no passado. Por isso, se Massa quiser ter chances de vencer a corrida, será interessante não ficar longe de Vettel na hora da largada, e óbvio, se conseguir efetuar uma ultrapassagem, seria fantástico. Olhando para o lado de Alonso, a sua preocupação deve ser mesmo Felipe, em princípio. Assim como o brasileiro ele deve estar preocupadíssimo em não perder este “1º round”, e a luta pelo segundo luagr, no caso de Vettel abrir e essa diferença foi difícil de ser tirada, será épica.

E ao mesmo tempo é interessante olhar um pouquinho par trás, onde temos Hamilton colado em Alonso, seguido de Rosberg, Webber e Schumacher. Aposto que o alemão “na casa dos 40” será cuidadoso, mas ao mesmo tempo arriscará tudo para passar Webber, já que, como no caso dos Ferari, seria complicado passá-lo durante a prova. Tudo pode acontecer, enfim.

Os grandes beneficiados da história podem ser Sutil e Barrichello. A Force India parece estar realmente competitiva, e a corrida traz circusntâncias diferentes que os treinos. Já Rubinho pode se beneficiar pela escolha dos pneus inicialmente para conseguir na largada, a 10ª posição. Uma chande ótima se ele quiser pontuar. E existe um outro, fator, que falarei depois…

Lá trás o clima será de tensão, mas de outro gênero. Glock lidera o “grupo do fundão” com o objetivo claro de completar a corrida. Porém vejo a Lotus com um potencial maior para isso. E a Hispania, bom, é outra coisa completamente distinta. Senna e Chandhok estarão atrás, e o desafio será completar. Só torço para que Massa não tire uma volta de Bruno, seria muito ruim, principalmente para Galvão, que tentará disfarçar de qualquer modo para preservar a imagem do sobrinho de Ayrton. Boa sorte na sua estreia, assim como a Di Grassi, Chandhok e Hulkenberg.

  • Opinião dos pilotos:

Para ver como andam os pilotos, aqui estão os comentários dos 5 primeiros do grid, além de Schumacher, Button e Barrichello:

Sebastian Vettel:

Foi uma grande surpresa. Nos testes de inverno ninguém realmente sabia até onde este carro iria. Está claro que há quatro equipes muito fortes, mas estão próximas umas das outras. O treino foi muito bom. Estou muito feliz de estar na pole, os meninos(mecânicos) não conseguiram dormir muito no último mês. Após uma série de testes em um curto espaço de tempo, vir aqui, onde os pilotos  mostram o quanto são fortes, é uma sensação agradável. Ninguém sabe o que vai ser acontecer amanhã. Pode ser muito emocionante ou muito chato. Nós queremos uma corrida calma, mas é uma situação difícil. A primeira parte será fundamental, e não é nenhum segredo que é preciso cuidar dos pneus.

Felipe Massa:

É muito bom estar de volta e lutar por uma boa posição depois de tudo o que aconteceu comigo. Após o acidente, fiquei em casa assistindo às corridas pela TV. Eu me preparei bastante fisicamente e corri de kart para voltar em um ritmo competitivo. Graças a Deus estamos em uma boa posição. Ter um carro competitivo e ficar entre os três primeiros mostra que a equipe fez um excelente trabalho desde a última corrida de 2009. Claro que seria fantástico largar na pole, mas já é um ótimo sinal. A corrida vai ser difícil no domingo. A gente vai aprender com tudo o que mudou no regulamento da melhor maneira possível.

Fernando Alonso:

Estou muito feliz. É a primeira corrida e muitas respostas ainda precisam ser dadas. Após um longo inverno, os primeiros treinos serviram como testes, mas você nunca sabe como os rivais estão andando. Ficamos animados com a classificação, porque temos um carro muito competitivo. Você nunca sabe como vai começar um campeonato após tantas mudanças no regulamento. Para mim, é ainda pior, porque troquei de equipe. É importante marcar pontos desde a primeira corrida, mas não sei como será minha estratégia aqui. Ela precisa ser flexível e inteligente. Não será planejado, dependerá de como a prova vai se desenrolar.

Lewis Hamilton:

Fiquei realmente surpreso com o resultado. Nós não tivemos o mesmo ritmo que a Red Bull e a Ferrari. Então, fiquei realmente surpreso em ficar logo atrás. Mas acho que está ótimo para nós. Um grande ponto de partida e espero que amanhã nós possamos apenas manter a posição, ou quem sabe ganhar algumas. Eu acho que é a pressão aerodinâmica. Nós geralmente somos bastante fracos no setor de meio do circuito. Eu acho que perdemos quase um segundo lá.

Nico Rosberg:

Para ser honesto, esperávamos um pouco mais para hoje, embora não tenha faltado muito para desafiar os pilotos da frente, por isso não estou muito decepcionado. Será muito importante cuidar dos pneus na corrida de amanhã. No geral, é um bom começo para mim e, com um pouco de sorte, devemos ser capazes de lutar por um lugar no pódio amanhã.

Michael Schumacher:

Estou satisfeito com o sétimo lugar de hoje, justamente por estar afastado da Fórmula 1 por um período tão longo. Mas por coincidência, é exatamente a posição que eu tinha quando comecei minha carreira no GP de Spa, em 1991. Foi divertido trabalhar com minha nova equipe, e agradeço a todos por seus esforços para me apoiar. Os meninos são muito bons, e eu sinto que nós temos melhorado passo-a-passo no fim de semana. Estou ansioso para a corrida, e espero ainda que ainda haja mais por vir.

Jenson Button:

Minha primeira volta no Q2 foi durante um congestionamento de carros na pista, e a segunda foi um pouquinho melhor. O carro estava bom, então estou feliz, mas no fim ele não foi tão bem. Alguma coisa no carro estava errada, precisamos observá-lo. Lewis Hamilton está em quarto, que não é uma posição muito ruim, mas quando você olha a diferença do primeiro colocado, mais de um segundo, é uma grande surpresa.

Rubens Barrichello:

Acho que a Williams andou bem neste sábado, mas não tão bem quanto gostaríamos. Tivemos problemas na sexta-feira por causa de pequenos problemas e andamos mais para nos recuperar neste sábado. Mas o balanço é positivo. Eu e os engenheiros conseguimos nos entender muito bem. Quase passei à superpole, fiquei pouco atrás de Jenson Button. Não foi tão ruim. Pelo menos terei pneus novos na largada, ao contrário dos dez primeiros do grid.

  • Pneus- o fator decisivo

Sim meus amigos, há algo com os pneus. Para quem não se lembra, e como bem lembrou Rubens ali acima, os 10 primeiros não trocarão seus compostos antes da largada. Já do 11º para baixo, sim. Então, que segurem Barrichello que ele pode se dar muito bem se fizer uma boa largada. Kubica estará muitoperto dele, e com pneus novos a visão geral muda. Pode não parecer, mas 11º é ,elhor que 10º, 9º ou 8º, até.

O fato da importância dada aos pneus em si se deve a que como os carros estarão com seu tanque lotado de combustível, o desgaste será maior e o carro pode ter reações diferentes, dependendo do seu estado naquela hora. O acerto é fundamental, por isso também a preocupação de Button com seu MP4-25.

Aqui um pensamento:

Posso utilizar os macios para conseguir uma posição melhor no grid, mas que rapidamente se desgastarão ao longo da primeira perna de corrida, ou me classificar com os duros e me colocar em posição melhor para a corrida.

————————————–

Surpreendente a opção de quase todos por largar com pneus mais macios, priorizando a classificação. Imaginava exatemente o inverso, com os macios sendo usados só no final da corrida…

Exato. E foi isso o que aconteceu, só que ao inverso. As equipes grandes optaram por macios, que vão se gastar mais rapidamente, ao contrário de outras, com duros e durabilidade garantida. É uma jogada para a sorte.

Mas fica claro o cuidado de todos com relação a isso. No final, quem pode se dar melhor nisso tudo é Hamilton. Qual é a sua opinião?

GRID DE LARGADA:

1 S. Vettel
Red Bull 2 F. Massa
Ferrari
3 F. Alonso
Ferrari 4 L. Hamilton
McLaren
5 N. Rosberg
Mercedes GP 6 M. Webber
Red Bull
7 M. Schumacher
Mercedes GP 8 J. Button
McLaren
9 R. Kubica
Renault 10 A. Sutil
Force India
11 R. Barrichello
Williams 12 V. Liuzzi
Force India
13 N. Hulkenberg
Williams 14 P. de la Rosa
Sauber
15 S. Buemi
Toro Rosso 16 K. Kobayashi
Sauber
17 V. Petrov
Renault 18 J. Alguersuari
Toro Rosso
19 T. Glock
Virgin RT 20 J. Trulli
Lotus
21 H. Kovalainen
Lotus 22 L. Di Grassi
Virgin RT
23 B. Senna
Hispania RT 24 K. Chandhok
Hispania RT

Apostas:
Como eu havia prometido, fiz um levantamento das opiniões de leitores sobre quem será o vencedor. Qualquer mudança entre ontem e hoje, só avisar;
Felipe Massa/ Ferrari-
*Gabriel Pogetti
*Luiz Sergio
*Diego Wendhausen
*Daniel Lima
*Lucas Voltolini
*Valtinho
Lewis Hamilton/ McLaren
*Marco
*Wilson
*Valtinho
Michael Schumacher/ Mercedes GP
*Richard
*Francis Junior
*Lucas Slater
Fernando Alonso/ Ferrari
*Tomás Motta (eu)
*Fábio Mota
*Pró_Mágica
*Wilson
*Silvio
*Sonia
Sebastian Vettel/ Red Bull
*Ron Groo
*Wilson
*Valtinho

Mas a que chamou mais atenção do pessoal foi a de Francis Junior:

SCHUMACHER, ganha largando em 6º, Alonso bate em Webber e os dois saem da prova, MASSA chega em Segundo depois de boa briga com VETTEL que completa o pódium…
Querem mais?
4º Hamilton
5º Barrichello (depois de uma troca a menos que os outros)
6º Rosberg (depois de ter furado um pneu logo depois de passar pela entrada dos boxes, caindo para 14º e fazendo uma corrida de recuperação).
7º Button com problemas de cambio nas ultimas voltas (estava na cola de Hamilton antes dos problemas)
8º Kobayashi

E vejam que curioso:

Ele só errou a posição de largada de Schummy por 1!

Massa em 2º, depois de briga com Vettel. Muito provável de acontecer

4º Hamilton- ele largará em 4º.

5º Barrichello (depois de uma troca a menos que os outros),- há chances, já que ele tem pneus novos, o que dá mais durabilidade.

Então, vamos ver se Francis estará certo e espero vocês para o bate-papo durante a prova, apartir das 8:30. Largada oficial prevista para 9:00 hs, horário de Brasília.

Fiquem a vontade para opinar desde já e até mais!

20 comentários em “GP do Bahrein: a hora da verdade

    • Pois é…
      ele nao deu as caras depois disso..
      talvez se Schumi vence ele queira recompensa!!!
      kkk

      abraço Gabriel

  1. Tomás, gostei muito desse seu comentário, colocou de tudo muito bem com pontos alegres das nossas opiniões.
    O bom quando uma equipe tem um piloto bem mais rápido, como é o caso da Red Bull seria colocar pneus duros no carro do Webber, Mclaren com Hamilton e Button, Ferra….brincadeira para quem é Alonso.
    Olhando friamente a equipe do Bruno, tirando a parte de fragilidade do projeto novo e o lançamento, ela não faria feio na corrida de GP2.KKKKK

    • Obrigado Luiz Sergio, achei interessante postar para ver quem tem “uma noção” ou é por sorte mesmo.
      Eu aposto no Alonso, mas em caso de algum inconveniente, Vettel aparece depois na minha lista. Não sei porque, mas o Massa não me parece tão seguro..
      são apenas hipóteses..

      bom, abraço e até amanhã de manhã, para comentar ao vivo na corrida!!!

  2. Vettel é o cara, buscou a pole e ainda colocou mais d 1seg em cima de Webber
    levando em consideração q o ritmo de corrida d Vettel é ainda melhor (q em treino), fica com o favoritismo absoluto, + tudo pode acontecer. ñ da pra descartar Hamilotn e Rosberg…

    Abração
    f1trulli.blogspot.com

    • É o cara mesmo…
      e temos que levar em conta que ele ainda é jovem!!
      este é o seu ano, mas não será fácil vencer o mundial..

      expectativas a vista.

      abraço!

  3. Continuo apostando no Massa. Ele sempre teve bons desempenhos nos Bahrein. Em 2007 e 2008, superou o Kimi Raikkonen. Quanto aos treinos, Nico Hulkemberg, da Williams, acertou os favoritos, Ferrari e Red Bull. Os dois times estão a frente de McLaren e Mercedes. Ambas certamente irão reforçar componentes no carro ao longo do ano, principalmente o time inglês. Terão que melhorar logo, senão ficará difícil. Nesse princípio de ano, acredito que a escuderia de Maranello e a matriz das bebidas energéticas estarão melhores, mas os cromados e os prateados poderão dar trabalho, antes mesmo da temporada europeia.

    • Massa é favorito, mesmo antes de se saber que ele largaria na 1ª fila.
      Agora, que isso é certo, o favoritismo disparou.
      Mais do que nunca a largada será crucial.
      Creio que haverão batidas..
      segundo Francis, Alonso e Webber vão se chocar..
      será?

      só na hora da corrida!

      abraços Diego e até a corrida!

      • O Galvão ontem chamou a atenção o fato do Alonso e do Hamilton estarem na segunda fila. Só que ele é torcedor nato, está doido para que os dois se enrosquem.

        Quanto aos dois, a mesma situação. A imprensa coloca chifre em cabeça de boi. Falam até hoje que os dois são desafetos. Mas o Hamilton quando foi campeão, falou que o Alonso estava lá o esperando e o cumprimentou, e o inglês enalteceu a atitude do espanhol. E no ano passado, o Alonso falou na coletiva do GP da Espanha que nunca teve nada contra o Hamilton, frisando que a questão foi como a McLaren havia administrado a briga de equipe.

        Na minha opinião, ficou bem claro. Pessoalmente, não há problemas. Acho que será uma disputa como qualquer outra entre os principais pilotos. O Alonso quer vencer a McLaren, seja qual for o piloto que estiver lá, pelo ressentimento que ficou do time inglês, por conta das desavenças com o Ron Dennis.

  4. Tá tudo muito bem , tá tudo muito legal , mas vou bater muito ” nessa tecla ” ( ou nessas teclas ) .
    O perfil do piloto vencedor de amanhã , tal qual o vencedor do campeonato deste ano , no meu ponto de vista tem ter os ingredientes dos pilotos ” das antigas ” , ou perto disso : rápido , mas ao mesmo tempo frio , saber quando acelerar , ser um estrategista brilhante , se adaptar a situações adversas , errar muito pouco ,bem como saber poupar equipamentos , gastar menos do que os outros com o mesmo carro no mesmo ritmo e por último , ser um brilhante acertador de carros .
    Tirando casos e ocasos fora , eis na minha opinião o perfil do vencedor .
    Valeu Tomás , e amigos do blog !

    • Muito bem colocado Marco, mais uma vez.
      se formos juntar tudo isso, digo que esse perfil é Alonso.
      Porque?
      Porque Vettel ainda é jovem e erra forte as vezes, e isso é crucial na corrida.
      Porque Massa não o achei tão seguro,
      Porque Hamilton também erra e a McLaren não está OK.

      Sim, Alonso também erra eu sei. Mas dentro desses 4, fico com ele.
      Outras opiniões, aceitarei com absoluta certeza.

      Abraço MARCO!!!

  5. Bom dia para todos! a Corrida vai começar, quem estiver a postos para comentar aqui, bem vindo.
    obs: Ferrari teve que trocar os motores de Alonso e Massa

    vamos lá

  6. alonso primeiro (tomas nem vem me enche o saco no mns, fdp) massa 2° e hamilton 3°

  7. Equipe Ferrari “VC TEM QUE POUPAR,PENSANDO EM OUTRAS CORRIDAS”
    Equipe da Globo: A Ferrari pensa na equipe, sei, tempos atras esse pensamento de pensar na equipe, só existia se fosse para um so piloto, conta outra Burti. Será que teremos de volta aqueles campeonatos, onde acordavamos cedo pra ver quem era o Segundo, Ferrari sempre destruindo o espetaculo, ultrapassagens só se viu entre as carroças, ou quando um carro dos energiticos perdeu a energia, espero algo mais parelho em um proximo GP.

    Uma analise pertinente, que gostaria de falar aqui é que longos periodos com o mesmo jogo de pneu, rendeu um final de carros se arrastando, acho que, se alguem souber fazer dois pits e andar no limite vai se dar melhor.

    • Será Claudio?
      bom, tomara que não, espero que haja pelo menos igualdade.
      a Ferrari talvez se deu bem com o traçado, e decepou as chances dos rivais, menos Vettel.
      o desafio será manter esse ritmo, claro.

      daqui a duas semanas, Austrália nos espera.

      abraço

    • Pois é Wilson…
      tambem achei.
      é uma pena, já que poderíamos ter trocado ideias.
      com certeza se o massa vencesse ele estaria aqui.
      mas ele é um bom comentarista.
      vamos ver se depois ele aparece.

      😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: