Vettel: o verdadeiro concorrente da Ferrari

A Prova no Bahrein refletiu a real condição da temporada em um ponto de vista, que, para alguns, possa dar uma pitada a mais de emoção no próximo GP e durante o recorrer do ano.

O fato de Sebastian Vettel, simplesmente uma das revelações do  ano passado, deu muito trabalho ao time de Maranello e dominou a prova sem deixar chances de vitória a Alonso e Massa, até um problema no seu carro obrigá-lo a diminuir de ritmo,pode pesar na consciência da Ferrari ao ponto de ver que o F10 não é o melhor carro do grid, mas “um dos melhores”, o que por si só já deixa concorrentes a frente.

Se observarmos a performace do alemão nos treinos e na prova, o RB5 é um carro muito confiável, assim como o F10, porém este problema com Vettel, além do susto com Webber na largada, são dignos de no mínimos deixar Horner preocupado. Vettel se mostrou realmente desanimado, mas os pontos pelo menos foram importantes para manter a distância com a Ferrari razoável.

Com um estilo de pilotagem extremamente eficaz, Sebastian é um grande explorador dos carros. Até não saber dos mínimos detalhes, a sua ânsia é enorme. Como podemos ver foi ele o responsável pela 1ª vitória da Toro Rosso em 2008, no GP de Monza, son chuva, e também o responsável pela 1ª vitória da Red Bull na categoria, no GP da China do ano passado. Além de lembrar que foi o vencedor do moderno circuito de Abu Dhabi, e teria emplacado duas vitórias seguidas não fosse a falha no motor.

Isso mesmo, no motor, e não no escapamento como foi dito aos quatro ventos pela Globo. Inicialmente, as investigações no monoposto davam como positiva que a falha era do escapamento. Mas depois de uma revisão detalhada, foi descoberto que  o problema era na verdade elétrico com o motor, causado por uma vela de ignição defeituosa. Repentinamente vem as lembranças de 2009, onde a equipe esteve a 1 corrida de perder todos os motores disponíveis. A parte boa é que este não teve danificações.

Portanto meu queridos leitores, a Red Bull é a verdadeira equipe que vai colocar pressão na Scuderia, pelo menos neste início de campeonato até McLaren e Mercedes chegarem a altura.

Provavelmente, Sebastian Vettel levará o papel de estrela e candidato ao título  ao longo do ano, porque esta corrida brilhante o fez mais competente do que ele ainda é. Levemos em conta que esta temporada é totalmente diferente do que o ano passado, e que com um carro na porcentagem de talento que este jovem alemão tem a disposição, não faltarão touros vermelhos no pódio.

Já o papel de Mark Webber, aparentemente, será de escudeiro do pupilo de Newey. É uma pena, pois Mark tem talento, apenas precisa de mais força e confiança em si próprio, e, obviamente, andar igual ou melhor que Sebastian.

Deixo com vocês a aprte mais importante, que é o debate. Teremos a Red Bull pressionando realmente a Ferrari ou não? Quem é melhor, Vettel ou Webber?

Obrigado a todos e até mais.

15 comentários em “Vettel: o verdadeiro concorrente da Ferrari

  1. desculpe tomaz, mas não essa toda a verdade. Faltou-nos alguns dados, informações adicionais para melhor averiguar o que houve na corrida. Vou repetir o post que escrevi no f1 around:

    Ref. nosso primeiro GP da Temporada ( para se analisar mais a fundo e pesquisar )

    Na verdade, além de Massa, a Red Bull de Vettel apresentou problema de ficar sem gasolina se continuasse no ritmo que estava.

    O carro do vettel, no inicio diziam que era problema de escapamento (pessoal da narração da Globo devido baralho como que de andando ou cascalho solto). Depois pessoal REDBULL, alegou ser com a vela. Na verdade, eles estavam com receio nao terminar a prova caso vettel mantivesse ritmo inicial. Consumo foi maior que o previsto.

    A Fórmula 1 tem um lema claro: nunca mostres tuas deficiências e nem teus erros.
    E foi isso que a RBR fez domingo – tentou tampar uma falha estratégica alegando um problema mínimo: uma vela.

    O motor baixou rendimento e havia um ruído, som como que de cascalho, no entanto não perdeu todo rendimento, apenas reduziu seu ritmo, tanto que foi ultrapassado por alonso, massa e hamilton, mas não foi ultrapassado por rosberg, pois ambos estavam rodando na faixa de 2:02.

    Vettel diminuiu o ritmo a pedido do box, para não ficar sem gasolina ao fim da corrida. O começo da corrida exprimiram o máximo do motor com melhor mapeamento do mesmo, mas com contrapartida maior gasto gasolina.

    As Ferrari, foram muito mais conservadoras no início. Com 160 kilos de peso inicial, o gasto de seus carros ficou dentro dos calculos da escuderia. Mostrando que esta temporada, os pilotos tem que com mais cuidado no inicio da corrida para poder terminar um gp. A carga de gasolina que levam está simplesmente calculada num limite extremo. Por isso vimos na pré-temporada carros ficando parados na pista testando diversas quantidades de combustível. (lembram?_)

    Fernando Alonso foi o que mais economizou no inicio, mas também teve que tirar o pé nas ultimas cinco voltas. No caso de Felipe Massa, isso aconteceu antes. Felipe também teve uma peça de seu defletor da parte dianteira arrancada, soltou-se. Vettel não pode conter hamilton, mas manteve sua posição quanto a rosberg. com tempos regulares de 2:02.
    E se lembrarem assim que passou reta chegada, encostou o carro.

    Assim surge outra dúvida evidentemente: Alonso teria conseguido ultrapassar vettel sem sofrer esses problemas? Na ferrari parece que estão convencidos que sim.
    Em suas dez ultimas voltas antes de começar a reduzir seu ritmo (cinco ultimas voltas da corrida) ele marcou seguintes tempos:

    1:58.287 (melhor volta corrida)
    1:58.879
    1:59.405
    1:59.406
    1:59.448
    1:59.528
    1:59.528

    Um ritmo avassalador. E vettel perguntariam? Antes de ter problemas era entre dois e tres decimos mais lento com pneus duros.

    Taí uma incógnita para vermos na austrália. Divirtam-sem

    http://www.as.com/motor/articulo/formula-automovilismo-deportes/dasmotfm1/20100316dasdaimot_1/Tes

    É isso aí Tomaz, a coisa pode ser mais embaralhada do que pensamos, mas certeza, certeza só daqui algumas corridas.

    Estratégia diferente não tem como no momento. Vai todo mundo fazer como no Barein: classificar de macios, correr com esses pneus no inicio e depois tascar duros pro restante da corrida. Em condiçoes bem extremas de calor revelaram-se suficientes. Vamos ver em algum circuito com asfalto mais abrasivo.

    Eu gostaria de ver algum dos ponteiros, dos candidatos ao título fazer diferente, tipo largar com duros e então com carro vazio (menos da metade do tanque) por macios e partir pra voltas esmagadoras, mas para isso não vai poder estar muito ruim na corrida.

    • Wilson, penso que o nono em diante pode sim fazer essa experiência, já imaginou um piloto com pneus macios e com pouco peso o que ele pode fazer no final da corrida é colocar de lado e passar. Isso na teoria, pois também pode ficar tão para trás que não se recupere.

      • Seria interessante de ver, o problema é se alguém se arriscaria..
        algum candidato?

    • Certamente Wilson;
      inclusive eu havia pensado em comparar TODAS as voltas de cada um que possuo no meu arquivo de dados, o speed trap e tudo mais.
      mas pensei que seria um pouco monótono;

      obrigado pelo toque e é assim que eu também vou aprendendo a “escrever como gente grande”” hehe

      abração!

  2. é bom ver como Vettel começou a ser um candidato serio ao título imediatamente depois de deixar de ser uma novidade, sem dar tempo para a desilusão. está semeando uma legião de fanáticos no mundo todo

    • As estimativas são de que 39 % dos que torcedores “torcem” por Vettel.
      acho bastante se formos ver que ele é um novato, mas com o RBR bem confiável ele não decepciona;;

  3. Claro que teremos a Red Bull na cola da Ferrari…
    Ainda mais com Vetell…na minha opiniao um dos melhores hoje, e o piloto que tem minha torcida pessoal…Ae Tomas, assim cmo vc torce p o Alonso, eu torço para o Vettel…hahahha

    Mas na disputa entre vettel e Webber fico com Vettel claro..
    Webber é mais regular, porem foi uma promessa (como MUITAS) que a F1 massacrou, emplodiu…..pelo momento que cada um passa na carreira Vettel acabará recebendo mais atenção da equipe com o decorrer da temporada

    • Eu estou mais achando que será a Ferrari na cola da Red Bull, enfim;

      Então você torce para o Vettel???
      É bom saber, mais um para entrar nos 39%,hehehe

      mas falando sério, eu também aposto muito mais no potencial do alemão, poruqe Webber já passou da data..
      O post reflete isso..

      abraço!

  4. No ano passado as duas equipes que se destacaram, foram a Brawns GP e a Red Bull.
    Esse ano a Red Bull, manteve-se no topo e a Mercedes GP caiu de qualidade.
    Para mim ainda é muito cedo para destacar algum piloto, esse ano o Vettel entrou no último estágio de um piloto fora de série, não pode errar, seu padrão tem que estar no máximo o ano todo e não da a mínima chance para o Webber.

    • ” esse ano o Vettel entrou no último estágio de um piloto fora de série, não pode errar, ”
      isso é interessante de se analisar Luiz.
      Como pudemos ver, isto aconteceu com Hamilton em 2008, onde com um carro para disputar o título erros seriam fatais..
      A impressão que ficou no GP do Brasil daquele ano foi que ele continuava o mesmo garoto errático, apenas um pouco mais maduro.
      Mas, com certeza, a temporada ruim da McLaren ano passado o fez amadurecer muito e agora ele está pronto para a batalha novamente.
      Eis minha opinião.

      abraço

  5. É verdade tomas, Vettel vai dar muito trabalho para a Ferrari, principalmente por ser um dos pilotos mais talentosos do grid, acho que o Lewis Hamilton também, veremos.

    Abraços

  6. acho que o ron groo está falando do seguinte:
    a redbull não quebrar, daí o vettel vai em frente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: