Pouco antes da pré-temporada da F1 começar, em finais de janeiro, muito se especulava sobre a construção de um modelo B do F10, que nem sequer havia ido a pista. Na verdade o projeto se mostrou com um grande potencial e, apesar do problema da Red Bull, fez a dobradinha do GP de Bahrein.
Eis que agora, depois do carro já ter rodado uma boa quilometragem em treinos e corrida, uma luz se ascende como alerta. Não sei se alguém percebeu, acredito que sim, que na corrida de domingo Massa teve que “segurar” o pé, pois o carro estava com um maior consumo de gasolina durante as voltas. Num paralelo, o mesmo que aconteceu com Vettel, como já foi dito aqui. Junto com isto, e como alguns leitores comentaram aqui, os F1 teriam que ter uma faixa de sobra para que não aconteça a idiotice que presenciamos dia 14, onde os pilotos tinham que diminuir o seu ritmo por causa da carga de gasolina. Algo para a FIA tomar consciência.
Continuando, neste caso mais específico da Ferrari, a equipe está começando a projetar o modelo “B” do F10. O motivo, superaquecimento do motor, o que contribuiu com a situação vivida por Massa, segundo Domenicali:
A temperatura do motor é resultado da aerodinâmica do carro, então temos que trabalhar para ter certeza de que não teremos mais esses problemas para as próximas corridas.
O alerta é ainda maior porque pouco antes do início do GP, Alonso e Massa tiveram que trocar os seus motores, porque havia certa preocupação aos problemas que eles haviam tido. A troca de dois motores em 1 corrida é muito complicado, então neste caso mais uma razão para a mudança do chassi.
Nesta missão está Giuseppe Azzollini, especialista na tecnologia CFD (Fluidodinâmica Computacional), que foi contratado pela escuderia no final de 2009, após a saída da Toyota.
A ideia é que Azzollini trabalhe no desenvolvimento do difusor duplo do F10, que no momento não caberia na atual configuração do chassi. E outra novidade que chama a atenção é que a base será o desenho do Toyota TF110, o sucessor do modelo 2009 em hipótese, que foi comprado pela Stefan GP.
A pergunta que cai é se essa mudança dará certo no completo projeto da Ferrari, um conjunto bem extenso, para o resto da temporada, ou se outras mudanças serão necessárias depois de Albert Park.
Com a Ferrari em trabalho duro, a Red Bull tem a chance de, enfim, poder investigar melhor o RB6, grande concorrente da Scuderia este ano..
Tomas;
Não duvido nada que a Ferrari faça um segundo carro, mas acho que não precisará disso não.
Abraços
Será que não precisa?
Vi ele muito preocupados com o aspecto do carro..
abraço
Tomás e Lucas, a Ferrari precisa gastar bastante o orçamento astronômico desse ano, para fazer jus aos
$ 8OO,OO(milhões), assim afasta por completo alguma fabrica concorrente que esteja pensando na hipótese de entrar para a F1, depois o culpado é o sr Morlley, ex presidente da FIA.
Teoricamente o normal seria a Ferrari tentar melhorar o carro que já está ótimo, já conheci algumas pessoas que tinham um pouquinho de dinheiro e qualquer lançamento de um novo carro, essa pessoa o comprava e tinha orgulho de dizer que tinha pago ágio, com muito dinheiro a equipe Ferrari quer mesmo é gastar.
Temos que ressaltar, Luiz, que a Ferrari precisa gastar no necessário.
É precipitado do meu ponto de vista gastar agora, ainda temos 1 prova no campeonato e se o dinheiro for torrado, a coisa pode complicar.
Claro que eles sabem, mas temos que levar em consideração que nem sempre quem mais gasta é a melhor.
Em 2008 a Honda gastou 400 milhões (exp) e teve um campeonato terrível.
Depois Brawn comprou toda a estrutura em com alguns dólares fez um carro genial. As vezes o dinheiro não é tudo..
abraço
Concordo, mais alguém tem que avisar para os executivos italianos sobre gastar somente o necessário.
A pergunta é quem..
Falando de outro assunto, parabéns Sérgio, o seu comentário foi o número 1000 desta etapa no WordPress.
Valeu!
Isso me faz pensar um negócio.
Pela leitura da notícia acima (que inclusive eu postei anteriormente em um post seu tomas) e pelo acompanhamento que temos tido, a ferrari conseguiu que a solução para aquilo que chamam de difusor, está funcionando. Mas no entanto eles consideram como não sendo aquilo que gostariam de ter instalado. Foi feito a abertura lá atras, funciona, mas não está no nível que gostariam. Para instalar o DIFUSOR que deveria estar lá, eles tem que mexer um monte coisas e esse difusor aliado a outras soluções poder resfriar melhor o motor e evidentemente dar alguma perfomance extra.
Então, a dúvida é a seguinte: se a ferrari com seu modelo f10 que até o momento está funcionando bem, se não perfeito, mas bem, os resultados estão aí para comprovar, ainda não tem o difusor que queriam, apesar de vermos algo lá se fazendo passar por difusor, e que precisam reprojetar um chassi novo com o que eles imaginam ser o ideal, o que dizer da Mclaren que a própria FIA já deu indicios que está aparentemente fora das especificações e que vão ter que remoder o seu difusor? Vai ser fácil assim do dia pra noite num estalar de dedos? ou vão assim como a própria ferrari, ter que acabar desenvolvendo seu bólido mais ainda?? hein?
Confesso que essa é situação interessante.
O tema dos difusores parece ter fim hoje, por isso voce pode conferir lá em cima no post.
E pode acreditar wilson, a McLaren irá sofrer com essa decisão..
trabalho duro para os funcionários de Woking (além da Mercedes e Renault)
Abraço
quanto a melhor refrigeraçao, para etapa da australia ferrari tera em seus carros uma nova tampa do motor com recortes maiores para auxiliar nesse processo.
Preocupação maior é para malásia que estima-se temperatura de mais de 40º.
troca de segredos?
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/82754
Essa tá na cara..
😀
Pois muito bem meu Grande Tomás .
A Ferrari não está totalmente feliz mesmo sendo ” proprietária ” dos dois primeiros lugares no Bahrein.
Também , não é para menos , pois a mesma , vem tendo problemas com excessivos aquecimentos nos motores desde os treinos .
Que fez com que os dois pilotos trocassem de motores já na primeira corrida .
E com certeza , vão muito preocupados para a Austrália e , tem que urgentemente , adotá algumas medidas para melhorar essa refrigeração .
Posto isso , já que a temperatura excessiva do motor é resultado da aerodinâmica do carro , não resta outra alternativa senão a construção de um novo carro .
Neste caso estou de acordo com o Lucas .
Valeu meu Grande Mestre .
Grande abraço , e até amanhã !
Marco;
Se formos ver, os dois primeiros lugares são “fictícios”, pois a vitória era de Vettel.
Claro, mérito da Ferrari em não ter problemas sérios e ficar de prontidão na Red Bull, porém isso nao acontecerá sempre, por isso a preocupação da Scuderia.
Vamos ver as novidades na Austrália, sem duvida serão muitas.
Abraço!!!
http://www.guardrailf1.com/2010/03/ferrari-trabalha-no-plano-b.html
sobre desenvolvimento plano b e conjecturas problemas no momento do F10A