Massa em busca do ponto fraco de Alonso

A temporada de F1 de 2010 acabou de começar e a disputa, tanto em pista como psicológica, tende a aumentar a cada Grande Prêmio. O motivo, bom, esse já é conhecido: a vitória. Até o momento o clima anda, digamos assim, calmo, se levarmos em consideração que a 1ª prova do ano não foi o que se esperava, em termos de emoção e ultrapassagens.

Alonso, pelo fato de ser bicampeão mundial derrotando a Ferrari de Schumacher, ganhou um espaço maior na equipe do que Massa. O que acho totalmente injusto de um ponto de vista que vemos o brasileiro trabalhar no time desde 2006, disputar título e só não vencê-lo por pura incompetência da Scuderia nos boxes, diga-se de passagem. Mas o dinheiro movido pelo espanhol em recorrência de seus patrocínios, Banco Sntander influiu (apesar de vários dizerem que não) na escolha dele para ocupar o lugar deixado por Kimi Räikkönen, são de mexer com qualquer um, neste caso Montezemolo. Claro, dinheiro não significa competência, e esta vaga foi conseguida além disso pelo seu talento como piloto.

Massa, que como dito já tem a Ferrari como a sua casa, conta com o apoio de vários membros do time e da equipe, que deposita sua confiança em ele também, porque se não fizesse isso seria falta de educação. Assim como Alonso, Felipe conta com um carisma enorme e consegue muitas vezes o que quer, apenas com as palavras.

Esta é uma parte interessante do duelo, em que cada um fará o possível para se conter e evitar deslizes como o de Nurburgring em 2007, quando Alonso, após a vitória, chamou as câmeras de TV para mostrar “a ferida” feita por Massa no seu McLaren.

Sim, se você pensou que este é um ponto fraco de Alonso, está certo. O espanhol não se contém quando algo é feito contra sua vontade, e, ironicamente, na pista também. Naquele episódio memorável, Massa ficou preocupado em manter a ponta da corrida, mas como contava com um carro notavelmente inferior que o da rival McLaren, ficava difícil manter a 1ª posição da prova. Alonso, como esperto que é, foi na dele e entrou na curva para passar Massa diretamente. Houve um pequeno toque entre os carros, o que deve ter atrapalhado a manobra do asturiano.

Só assim para entender a briga gerada com Massa logo depois. Mas, como inteligente que foi Alonso depois, pediu desculpas e se redimiu.

Então?

Massa seria capaz de encontrar esse ponto fraco novamente em 2010?

A princípio, sim, já que se depender do brasileiro, ele estará disputando a vitória em todas as corridas assim como o companheiro. Problema maior é que as atuações de domingo não podem repetir-se se Massa quiser realmente explorar este ponto e vencer a disputa direta. Como foi notado na corrida, Felipe foi obrigado a “soltar” o pé em recorrência do maior consumo de combustível do seu F10. Sem mais nem menos, cai outra questão: Será que esta é a verdade ou a Ferrari estaria beneficiando o espanhol?

Algo quase impossível de ter resposta, porque o próprio piloto alegou que o carro não estava em seu melhor momento.

Concluindo, sabemos que Fernando enfrentará um piloto a sua altura, diferente da moleza de 2008 e 2009, tendo o ‘contido” Piquet e um desaparecido Grosjean como “concorrentes” na equipe. Felipe, ao mesmo tempo sabe as qualidades do bicampeão e se quiser conquistar, e não disputar, algo totalmente distinto, terá que mostrar o seu potencial o quanto antes, porque em Bahrein, Alonso venceu a 1ª do ano…

Para você, que está lendo este texto agora, fica as perguntas já descritas aqui:

  1. Massa seria capaz de encontrar esse ponto fraco novamente em 2010?
  2. Será a Ferrari estaria beneficiando o Alonso neste início de campeonato?

Obrigado por interagir e fique a vontade para interagir!

32 comentários em “Massa em busca do ponto fraco de Alonso

  1. Tomás, parece que não assistimos a corrida, pelo menos o que aconteceu foi uma largada do Massa não tão eficiente, onde teve que lutar com Lewis pela posição, só isso nada mais.

    Um F1 hoje não pode carregar nem 10 litros a mais porque vai fazer uma diferença nos tempos, os pilotos então não podem fazer uma corrida agressiva, porque no final vai faltar combustível, dona FIA não imaginou uma regra fácil e simples, se os carros com combustível pesa mais ou menos 800 quilos, determine que o peso mínimo seja 850, isso seria mais justo até com aqueles pilotos mais pesados, Todos os pilotos na primeira corrida tiveram de poupar combustível, ”ANDARAM DEVAGAR PARA TERMINAR A PROVA, ISSO É UM ABSURDO.”

    • Foi só isso mesmo..
      Uma das mais chatas que vi.
      O que salvou, no meu ponto pessoal, foi a dobradinha da Ferrari, nada mais.
      Mais tarde irei falar sobre a FIA, um tema que está levantando várias opiniões por aqui..

      abraço

  2. va a ser difícil que encuentre puntos débiles a Fernando, pero son compañeros y deben pelear en pista, ninguno parte con la ventaja inicial de todo para él, Ferrari es así, Fernando es el piloto que Ferrari necesitaba para regresar a la cabeza, saludos

    • Yo creo que no será dificil, poruqe Massa va a querer ganar.
      tengamos claro que la victoria de alonso la tiene en el cuello, y el quiere ser el ganador en Melbourne..

      saludos

  3. Eu acredito nas duas hipóteses. O Massa tem condições de superar Alonso, mas deve evitar erros que o prejudicam, como na Malásia, em 2008, quando caminhava para terminar em 2º e errou sozinho. Naquela temporada, a equipe também o deixou na mão, mas ele cometeu falhas na Austrália, Malásia e Inglaterra, comprometendo as chances de título.

    Quanto as vantagens oferecidas a Alonso, não duvido. É público que o Banco Santander é patrocinador pessoal do asturiano, que além de ter levado a marca da instituição financeira para a McLaren, que ainda permanece e poderá ficar no time inglês através do Banco Abbey, filial britânica, pela popularidade conquistada com Hamilton, agora ele levou para a Ferrari, que pode pesar na disputa entre o espanhol e o brasileiro. Raikkonen disse que a empresa espanhola teve influência na sua demissão, portanto, acredito que eles possam interferir novamente.

    Alonso é genioso, e nisso, Felipe pode levar vantagem. Nelsinho Piquet frisou que as equipes têm medo de pilotos como o espanhol, por ter títulos e voz ativa, além de talento e tirar a diferença em situações desfavoráveis.

    • Muito bons os dados que você citou Diego;
      como já disse no post, temos os dois lados da balança, vamos ver se será equilibrada.
      Ainda hoje vamos falar sobre a FIA e a polêmica generaliada..

      abraço

  4. Eu acho que a direção da Ferrari e a propria felicidade de Massa ao final da corrida mostra que não houve ordem ou beneficiamento para o espanhol…Até pq Massa teve carro para fazer a pole, e inclusive fez sua pole particular ao largar na frente do espanhol (que estava louco para faze-la)…E a tal situação de patrocinio e bla bla bla, foi a mesma historia e mesmo filme quando Kimi chegou na Ferrari, e o que aconteceu??? Massa disputou o titulo até não ter mais condições, e dpois trabalhou justamente por Kimi…O que ocorreu o mesmo no ano seguinte, mostrando que não tinha nada de patrocinio o ordem de equipe ou contrato, que fizesse Massa tirar o pé antes da definição final…Acho que isso ficou para traz com a saida de Schumacher, e com o episodio ridiculo da Austria 2002…Por que Massa é diferente, Felipe tem auto confiança, tem inteligencia, sabe comer pelas beiradas, sabe aprender com seu companheiro de equipe…Veja o ritmo de Massa apos fazer seu pit stop, foi o melhor ritmo pos troca de pneus da corrida, e que deixou ele a 1.1s de Alonso…Sem contar que ele não perdeu o espanhol de vista e sempre manteve uma distancia em que a lei da fisica da F1 permite…BOm é isso, Massa promete este ano, e vem muito mais forte que anos anteriores…Até pq este ano vai aprender mais ainda com o espanhol, como os fez com Kimi e Schumacher…

    • A grande diferença aqui é que Kimi era isolado, calado, mas rápido e consistente também.
      Alonso, em termos de carisma, é totalmente o contrário, ele sabe muito bem o que e quando falar, e por isso conseguiu a vaga na Ferrari, além de seu talento claro.
      Massa já correu com 3 campeões em suas equipes (Villeneuve-Sauber///Schumacher-Ferrari///Räikkönen-Ferrari) e agora Alonso também na Scuderia.

      O GP da Austrália não é bom para Felipe, então aí pode estar a preocupação em melhorar a todo o custo o carro..

      Valeu pelo ótimo comentário e até mais.

  5. ATENÇÃO, URGENTE: Uma nova regra é necessária já para a próxima corrida, os F1,
    carro vazio = 650 KG, com combustível= 850 KG
    é incrível que muitos pilotos tiveram que diminuir pois colocaram o mínimo de combustível nos tanques e se acelerassem não completariam a prova, pois na F1 “moderna” 5 quilos a mais faz uma diferença que pune os otários que estão assistindo.

    • URGENTE é pouco..
      tem que ser agora!
      Mas é incrível a cara de pau do Bernie:
      “AS REGRAS NÃO SERÃO MUDADAS”
      Bom, essa temporada já começou mal…

  6. Confirmado,

    SP: 95 ultrapassagens na Indy

    Confirmando a impressão que o Hélio Castroneves teve após a SP Indy 300, de que teria sido uma prova com mais ultrapassagens do que o ano de 2009 inteiro (misto e de rua), o site oficial tem números da prova e calculou 95.

    F1= ?????????????????????????

    • Número de “ultrapassagens” na F1:
      Vamos ver..
      ALO em MAS; **ALO em VET, **MAS em VET, HAM em VET
      (com asterisco, porque nem são ultrapassagens)
      e algumas lá trás..

      a coisa tá feia…

  7. Tomás……Assisti o video da largada varias vezes.Massa já estava a frente do Alonso,quando inexplicavelmente jogou o carro pro lado sujo da pista atrapalhando o Hamilton.O que deu a chance do Alonso ultrapassalo,pois tinha a preferência na curva seguinte,ele fez tudo certo,largou na frente e foi pro lado limpo da pista na frente do Alonso,depois jogou o carro novamente pro lado sujo.Talvez ele tenha achado que o Hamilton poderia ultrapassalo pelo lado sujo o que acho pouco provável.
    Conclusão,Massa se classificou melhor e largou melhor que o Alonso,se não fosse a bobagem que fez na largada,teria ganho a corrida.
    Mas um raio não cai no mesmo lugar 2 vezes,que venha a Australia

    Abraço!

    • O erro do Massa foi ter olhado para o Hamilton..
      enquanto isso Alonso foi inteligente em ultrapassar Felipe na hora…

      Daniel, a minha intenção não é ficar analisando a largada,
      é analisar a disputa, em seu todo.
      por isso se vamos imaginar que se Vettel não tivesse com o problema, que se Massa não tivesse feito aquilo fica chato..

      Mas a descrição da largada foi boa,

      abraço

  8. ah! claro que cai, e como cai. Ao fim do campeonato nós conversaremos mais de perto.
    Sempre que é pro lado do Brasileiro tudo, pro espanhol é só questão de sorte, porque o outro largou mal (afinal o alonso é um ameba por isso nao deve pensar) porque na outra equipe era o nelsinho, o grojean, o ciclano, porque o dono da escuderia era isso, era aquilo, porque o presidente da fia era ciclano, beltrano.

    Isso. Continue assim. Vai levando assim até o fim do ano, essas desculpas e explicaçõezinhas.

    • “””Sempre que é pro lado do Brasileiro tudo, pro espanhol é só questão de sorte, porque o outro largou mal (afinal o alonso é um ameba por isso nao deve pensar) porque na outra equipe era o nelsinho, o grojean, o ciclano, porque o dono da escuderia era isso, era aquilo, porque o presidente da fia era ciclano, beltrano.””

      Olha, com isso eu concordo,
      não sei porque sempre tem que dar justificativa sem sentido para quando Alonso ganha…
      Haja paciencia..

      P.S.: “Isso. Continue assim. Vai levando assim até o fim do ano, essas desculpas e explicaçõezinhas.”
      Isot é para mim ao para o Daniel?

      abraço Wilson!!!

  9. cedo demais pra dizer que Alonso está beneficiado, Massa largou mal e acabou pagando por isso. Já Se ele vai descobrir um ponto fraco, sim ele tem vários, um deles é não saber ter um companheiro d eequipe alguém que bata de frente com ele, é só o Massa ganhar uma pra ele começar a se preocupar

    • a experiencia de 2007 com Hamilton deve ter servido, mas dois anos com Piquet ai ele desaprendeu.
      Com Massa ele aprende de novo, hehe

      abraço

  10. wilson……….Vc tá trocando as bolas,quem fica com desculpinha,choro são os fãs do Alonso desde 2007,quando ele apanhou do Hamilton.Agora vai acontecer mesma coisa.
    Alonso guanhou no Bahein?parabéns pra ele.Afinal ele não teve culpa do mole do Massa na largada e do aquecimento do motor.Agora nem sempre isso irá acontecer,aí já viu né?
    No meio do ano ele transforma o Alonso em escudeiro,pq segundo piloto Alonso já é.Kimi Raikkonen(que é melhor que Alonso) que o diga.
    Massa F10 n7
    Alonso F10 n8

    • Eu não fico chorando por aí não..
      Alonso tem seu mérito, algo que não sei porque custa sair de voce..
      quando o Massa vai bem, eu elogio e sei falar pros dois lados, mesmo sendo fã do Alonso..
      neste episodio, massa errou e isso é fato.

      Os números não revelam nada…
      Massa tem o 7 pela antiguidade no time, e não por ser melhor.
      E o Alonso não é escudeiro de ninguem, quem concorda comigo.

  11. Que excluir o Tomás do meu comentario.Como fã do Alonso,ele sempre procura ser imparcial e fazer post sem fanatismo.

    • Mas obrigado pelo “ele sempre procura ser imparcial e fazer post sem fanatismo.”.
      Afinal ter discussões é muito bom.

      abraço

  12. Ponto fraco do Alonso? Derrota.
    Com duas ele se desespera e começa a fazer pequenas sacanagens, ele é um mau carater…

  13. quero ver animo dos massistas meio do ano para frente tendo o alonso com vitorias e mais pontos que o massa e o massa fazendo papel de escudeiro.
    Vao inventar de tudo, que é o vento, o difusor, a lua, as estrelas, 2007, preparação de 2011,
    só torcedores fanáticos.

    tanto que a visão de todo mundo que viu a corrida é:
    o alonso se aproveitou de uma mal largada do massa.

    A visão de uma duzia de massistas: (por sinal tava muito boa a que servi final de semana a alho e oleo conforme tinha antecipado pro colega daniel lima e que ainda faria uma ligaçao via vodafone pra um colega ingles e tomaria redbull, lembra disso daniel ou esqueceu?)

    a visão dos massistas é diferente:
    o massa largou mal, se preocupou com o hamilton, pegou parte suja, não tava ligado, etc e tal

    Para ver que essa coisa de visão é de torcedor e de ponto de vista, hamilton reclamou do massa, diz que foi fechado pelo brasileiro:

    ” …O inglês da McLaren largou em quarto, logo atrás do brasileiro, o segundo no grid, e disse ter sido “espremido” pelo ferrarista, o que impediu a disputa com Fernando Alonso e, consequentemente, a vitória na corrida em Sakhir.

    “Não sabia nem quem havia me fechado na hora. Ele [Massa] estava me espremendo; ele me olhou no espelho… Foi muito agressivo. Não tinha ideia o quanto estava à frente, e provavelmente não me arriscaria bater rodas naquela velocidade”, relatou.

    “Se tivesse efetuado a ultrapassagem pelo lado de fora, seria capaz de disputar com Fernando [Alonso]. Honestamente, sinto que poderia disputar, mas “se” não ganha corridas”, completou o inglês, campeão mundial em 2008 contra o brasileiro.
    fonte: tazio.

    Mas não liga não Daniel, você vai ter o resto do campeonato para lamentar e chorar pelo Massa.

    Proxima corrida o massa ainda não conseguiu nem podio, melhor colocação um sexto lugar.
    No mesmo circuito alonso foi

    2004 – alonso 3º (renault) Massa (sauber) : ñ terminou
    2005 – alonso 3º (renault) Massa (sauber): 10º
    2006 – alonso 1º (renault) Massa (ferrari) 9º
    2007 – alonso 2º (mclaren) Massa (Ferrari) 6º
    2008 – alonso 4º (carroçanault) Massa (ferrari – ano que disputou título: ñ terminou prova)
    2009 – alonso 5º (carroçanault) Massa (Ferrari) ñ terminou

    ou seja, o massa não gosta da australia, ou australia não gosta dele.
    Quem tem vencido ali ultimamente: schumacher, kimi, lewis, alonso, button

    • Wilson;
      temos a prova de que uma boa largada será fundamental neste ano.
      Talvez se Alonso largasse em 4º na teria vencido, por isso, quem largar mal, dificilmente terá uma boa corrida.

      Valeu pelas declarações e comparações, logo mais vou postar sobre isso.
      😀

      Abraço

  14. Acho que a primeira vitória do Alonso na Ferrari no Bahrein foi um pouco de sorte, pois tirando erro do Massa e o problema do Vettel ficaria em terceiro, sem mencionar que Hamilton seria o quarto com a grande rivalidade entre os dois, acho Lewis o alcançaria.
    Sobre o ponto franco dele, todos nós vimos isso na McLaren qunado era companheiro do Lewis, e como Ron Groo comentou basta que o Felipe fique na frente dele, seja nas classificações ou seja nas corrridas, pra ele fazer politicagem na Ferrari. Procedendo desssa forma Felipe só tem a se fortalecer ainda que não ganhe o campeonato. Nosso Felipe tem um equilibrio mental muito grande, só teve companheiros campeões, enquanto Fernando só teve companheiros medianos por onde passou com exceção de Lewis.

    • Rafael:

      concordo com a parte de que se Vettel tivesse a corrida sem problemas ele seria o vencedor, agora dizer que Alonso venceu pela manobra errada do Massa, aí não..
      Felipe errou, ok, se não tivesse errado o panorama poderia ser outro, mas não foi algo do carro, foi por ele próprio.
      E acho improvável Hamilton alcançar Alonso em uma suposta disputa, já que Lewis sofreu com o carro…
      Aliás, falamos disso aqui no blog dias atrás.

      Abraço e bem vindo ao espaço!

  15. ioga ajuda muito nesta questão de equilibrio mental. Mas tende a deixar as pessoas muito relaxadas.

    • Ajuda, mas isso é com o Raikkonen, que come sorvete enquanto todo mundo esta preocupado com a corrida.. (Malásia 2009) hehe..

  16. Grande Mestre Tomás ! !
    Como sou extremamente ingênuo apesar de minha idade avançada ,digo que ainda é prematuro apontar um favorecimento da equipe italianapara qualquer um dos seus pilotos .
    O campeonato praticamente ” não começou ” , e agora , como vi no post acima , o carro “ainda não está pronto ” para o campeonato .
    Portanto , qualquer análise neste sentido vejo ainda como prematura , diante da minha ingenuidade .
    Quanto a pergunta sobre um possível piloto privilegiado , acredito que a disputa de ambos estará presente durante toda a temporada até que , um dos , tenha mais vantagens numéricas para tal privilégio .
    Grande ab´raço Tomás !
    P.S : Isso aqui vicia heim ? mas é um vício virtuoso . rsrsrs

    • Fala Marcos!!!

      Pela sua opinião acredito que você saiba bastante, não se preocupe, aqui ninguém precisa saber tudo.. e eu aprendo todos os dias aqui! hehehe

      Vicia mesmo, ainda bem que a F1 está num nível que se possa apreciar, ainda;; 😦

      P.S: qual é a sua “idade avançada”???

      Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: