McLaren em busca de vitória em Melbourne- explicações técnicas

Há uma certa preocupação em torno de como a McLaren entrará em cena daqui a alguns dias no circuito de Albert Park, Melbourne. Os problemas que assolaram o time no último mês, como a polêmica da asa traseira ilegal (que no fim foi legalizada), a entrada de ar, Snorkel, copiada por alguns times, a irregularidade no seu difusor, que terá que ser trocado ou modificado para os próximos dias, deixam aquela dúvida em relação ao rendimento da escuderia na Asutrália.

Mas a base é hipotética, poderíamos dizer. Claro, porque não sabemos o quanto as mudança feitas no MP4-25 irão influir no rendimento do carro. Vamos então a uma rápida visão de essas polêmicas:

  • ASA TRASEIRA

Algo que por ser tão engenhoso, deu dó a FIA ter legalizado. É incrível como a McLaren está se superando em soluções aerodinâmicas para este ano e o mais óbvio seria que desse certo. Porém, tantas “soluções” podem estar virando um problema. Aqui uma explicação simplificada da asa:

A asa é parte de um engenhoso complexo aerodinâmico que inicia-se com uma pequena abertura logo à frente do carro e que seria, SUPOSTAMENTE, acionada pela perna do piloto. A abertura filtraria o fluxo de ar através de um duto até a barbatana conectada à asa na porção traseira do carro.

Sim, o famoso Snorkel, que falamos a seguir:

  • SNORKEL

Isso deu mais polêmica do que se pensava. Afinal, a engenhosa (mais uma vez) entrada de ar na parte a frente do cookpit do carro é móvel ou não? Nosso amigo Francis Junior explica:

Aquela “entrada de ar móvel”, na verdade é um Snorkel, e ele não é móvel (que é proibido pela FIA) e nem é uma peça aerodinâmica. O que é móvel é uma válvula que abre e fecha o fluxo de ar interno que vai, por dentro de um “tubo” e despeja esse ar próximo à asa traseira, aumentando ou diminuindo a quantidade de ar que chega à asa aumentando ou diminuindo o “downforce” na parte posterior do bólido…

Ou seja: a FIA proibiu uma peça móvel, então o piloto é responsável por isto. Uma curiosidade é que a Ferrari NÃO tem essa entrada, e sem dúvida a veremos nos próximos dias em Melbourne. Times como Renault foram mais além e se arriscaram.

  • DIFUSOR

Acontece o seguinte:

Na parte em que o difusor se encontra, parte traseira abaixo da asa, existe uma abertura em benefício da ignição, em caso de acidentes e imprevistos com o monoposto. Porém, a McLaren e algumas outras equipes, como espertas que são, se “aproveitaram” desse espaço gerado pela abertura para criar um novo canal para saída do fluxo de ar. Isto daria uma leve ajuda aerodinâmica, mas é difícil dizer com precisão qual seria a força da mudança.

Existe um artigo no regulamento da FIA que explica a função:

A superfície aberta neste local serve apenas para que se possa efetuar a entrada do dispositivo com segurança, sem intervenções aerodinâmicas.

Explicando: De acordo com o regulamento técnico da F-1, um buraco no difusor pode existir para a introdução da peça que liga o motor.

Voltando a atualidade, e como você pode observar aí acima, é um espaço no mínimo complexo e que muitas equipes podem beneficiar com pequenas entradas de ar, que ao mesmo tempo ajudam na o desenvolvimento do carro, ou não. A McLaren terá que confeccionar o seu difusor para que este se modele as normas impostas pela FIA. Tarefa difícil?

Como já disse aqui, será complicado saber as reações das mudanças no modelo, mas Lewis e Jenson se mostram,no mínimo, esperançosos para uma boa corrida:

Hamilton foi mais simples e declarou:

Estou ansioso para Melbourne. Gosto do circuito, acho que iremos bem lá e não penso que teremos os mesmos problemas que nos prejudicaram em Sakhir.

Já Button foi mais técnico:

Olhando para este ano, acho que vamos para Albert Park com mais confiança em nosso ritmo geral. É um contraste com Bahrein: apertado, com setores de baixa velocidade e algumas curvas muito rápidas. Achamos que a configuração completa deve favorecer nosso pacote.

Aprendemos algumas lições muito úteis sobre o MP4-25 na corrida de abertura, e toda a equipe está empenhada em colocar em prática o que aprendemos no próximo final de semana.

Como convém, ficam aquelas dúvidas básicas para serem debatidas:

O novo pacote da McLaren será eficiente? A dupla de pilotos se adaptará a ele, e se sim, quem se sentirá mais a vontade?

Pelo desenrolar das coisas, a vingança de Button pode estar vindo..

Fique a vontade para opinar.

8 respostas para “McLaren em busca de vitória em Melbourne- explicações técnicas”

  1. legal as resoluções da Mclaren p o regulamento..
    achei a ideia do snorker bem engenhosa….porem a FIA q manda, entao eles deverao refazer o difusor….

    qnto a disputa, acho q em Melburn Button vai se dar melhor….n sei pq exatamente…é mais um chute…
    me parece q button vai se dar melhor no circuito, sua pegada na direçao me parece mais adequada a F1 de hoje…

    mas só vamos saber disso na corrida mesmo..Hamilton é um grande talento…e podemuito bem massacrar button esse ano

    1. Legais mesmo…
      A engenhosidade é magnífica, grandes profissionais o time de Woking tem…

      Sobre Button, eia a minha visão, mas como você disse, apenas um chute.
      Vamos ver quem se dará melhor com o “novo” carro, mas ambos tem chances,,,

      abraço Gabriel!

  2. Mclaren é Mclaren, então acho que ela vai atrapalhar sim, atrapalhar apenas, pois com o Button acho que não vai muito longe, mas temos de esperar pra ver.

    Abraços

  3. Não tenho dúvidas que a Mclaren vem muito forte na Austrália. A pergunta que se faz não é quando eles vão chegar nas outras 2 concorrentes e sim o quanto vão abrir delas no decorrer do campeonato, é um time primoroso, muito embora tenham ganhado muito pouco na ultima década.

    1. ‘A pergunta que se faz não é quando eles vão chegar nas outras 2 concorrentes e sim o quanto vão abrir delas no decorrer do campeonato”

      essa só o tempo dirá, mas não creio que seja tanta..

      abraço Hugle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s