Anotações Pré-GP: Austrália

Uma corrida que promete grandes emoções, e não só na pista, como psicológicas também. Temos muitas pressão para o lado da Red Bull, apesar da dobradinha, em ver se o RB6 é capaz de uma prova sem problemas, e por aí vai.

Estou inaugurando uma seção, que como vocês podem ver no título, se chama: Anotações Pré-GP. Aqui discutiremos, após o treino classificatório de cada Grande Prêmio, a situação geral e tudo mais. Então vamos ver o que, de mais interessante, temos nestas 5 Notas Pré-GP.

Nota 1: Vettel quer terminar a corrida

Não cabe dúvida que, após aquele problema do carro no GP do Bahrein, Vettel deve ter ficado muito preocupado com a sua situação que estaria o monoposto em Melbourne. Apesar de tudo, provou-se que a máquina é muito competitiva, e, se não tivermos uma corrida anormal, a vitória fica com o alemão. Claro, isto seria até estranho, já que Albert Park é caracterizado pela entrada do Safety Car, e Sebastian foi precavido, a dizer que espera somente completar a prova:

Acho que a coisa mais importante é terminar, ver a bandeira quadriculada. Agora temos uma idéia do que acontecerá no domingo, ou seja, todo mundo vai largar com o tanque cheio.

O carro será instável e mais difícil de controlar. Será uma corrida longa. Acho que demos um bom passo na classificação. Perdi um pouco na última curva, que leva pra a reta principal, mas foi uma volta muito boa. Estou muito feliz e o resultado diz tudo. Estou ansioso para amanhã, é muito bom para começar na frente.

Nós não sabemos quanto a corrida pode ficar confusa, sempre acontecem muitas coisas em Albert Park.

Nota 2: Alonso satisfeito com 3ª posição

Para quem pensava que, a Ferrari estava “triste” com a 3ª posição de Alonso, se enganou. Pelo menos o espanhol, para mostrar um pouco de calma, se mostrou “feliz” com a colocação atrás dos Red Bull:

A classificação tem sido boa para nós. Sabíamos que para vencer a Red Bull seria uma coisa difícil aqui, então nos concentramos em aproveitar o máximo o nosso potencial, e o terceiro lugar foi um resultado muito bom.

Amanhã a corrida é longa, por isso vamos tentar terminar no pódio, como no Bahrein, e queremos continuar somando pontos. Será uma longa corrida, com carros de segurança, acidentes, problemas e será muito difícil. Não é uma surpresa. Estou extremamente feliz com um lugar entre os três primeiros, mas este é o início do fim de semana e amanhã é o verdadeiro trabalho.

Percebam que todos vão ao ponto de uma corrida difícil, com Safety Cars e acidentes. Ninguém quer colocar a pressão em cima de cada, e a cautela é muito grande.

Nota 3: McLaren reclama da altura da suspensão do RB6

Algo que deu certa polêmica, e que pode mudar alguns fatores na corrida, foi a altura da suspensão do carro de Vettel e Webber. Nosso amigo KBK, do Blog KBK GP, nos explica isso:

Como na classificação o carro está leve, eles utilizam a suspensão para deixar o carro bem próximo ao chão, o que proporciona melhor eficiência aerodinâmica. Já no dia da corrida, eles elevam a altura da suspensão, para que com a carga extra (combustível) o carro não fique baixo demais.
Esse seria o ajuste automático (pois não é autorizado mexer no carro depois do sábado).

A McLaren, como outras, tem de usar a suspensão com ajuste alto desde a classificação, pois será o mesmo da corrida. Ou seja, perdem tempo na classificação.

Nota 4: Schumacher: “fui atrapalhado”

Talvez pelos resultados não tão satisfatórios, talvez por ficar atrás de Nico Rosberg ou talvez mesmo por ser atrapalhado na sua última volta rápida em busca da Pole Position no Qualifyng. O fato é que Michael Schumacher foi tirar satisfações com Alonso porque, segundo ele, o espanhol o atrapalhou na sua tomada de volta. Schummy declarou:

Nós tivemos uma classificação razoável hoje, mas fiquei com o resultado, embora eu tenha sido um pouco prejudicado pelo tráfego na minha última volta rápida.

Fizemos algumas alterações no carro após o treino desta manhã, mas elas não funcionaram perfeitamente. Acho que o grid que vimos reflete bem a situação e o nosso desempenho é provavelmente o máximo para o nosso carro.

De qualquer forma, ainda temos muita coisa em mãos para a corrida. Como todos sabemos, muita coisa pode acontecer no decorrer de uma prova.

Nota 5: Massa preocupado com os pneus

É curioso como, Albert Park, literalmente não vai com a cara de Felipe Massa. Erros foram constantes em suas tentativas de 1º lugar e o resultado foi apenas um 5º lugar. Porém, uma outra explicação mais técnica foi dada pelo brasileiro. Deixo aqui com vocês um trecho bem bacana da entrevista de Massa em Melbourne, falando de tudo um pouco:

O aquecimento dos pneus

Desde ontem, na primeira sessão, com a temperatura mais alta, eu estava super feliz com o carro. Logo de cara, boa aderência, um bom acerto… Mas de repente começou a esfriar, na segunda sessão tivemos uma temperatura pelo menos uns 10ºC mais baixa na pista, então isso fez com que eu entrasse em uma situação onde eu não conseguia fazer o pneu funcionar, os dois tipos, tanto o mole quanto o duro. Isso fez com que […] até a classificação, eu não conseguisse fazer o pneu funcionar direito no carro. Tentei de tudo: acerto, frear mais forte, fazer a volta saindo dos boxes ‘mandando ver’, e não adiantou, então é este o problema com o qual estou sofrendo aqui, fazer o pneu funcionar na temperatura fria.

A estratégia

Aqui, talvez seja possível fazer a corrida inteira com o pneu mole. Isso muda um pouco a estratégia e o jeito de encarar a corrida, mas vamos tentar fazer uma boa estratégia, usar o pneu certo na hora correta, e ver se a gente consegue aquecer um pouco mais os pneus.

Massa vs. Red Bull

Estou largando em quinto. Lógico que sempre fica um pouco mais difícil, mas vamos tentar fazer uma boa corrida e pensar em marcar um bom número de pontos. No momento, eles têm o carro mais rápido da pista.

E aqui, para nos informarmos do grid abaixo do Top 4 e mais, KBK explica:

  • O problema do Hamilton pode ter sido o mesmo que o do Massa, pneus frios.
  • Alonso “tem a manha” de esquentar os pneus desde os tempos de Michelin, na Renault.
  • O problema de tráfego na classificação foi maior porque Albert Park é pista curta. No Bahrain, pista grande, esse problema é menor.
  • A Virgin já está quase sendo alcançada pela Hispania, parece que o carro desenhado só com computação (CFD) vai ser o mais lento da temporada. Mas devem ter combustível suficiente nessa corrida, até por causa da economia das bandairas amarelas (palavra do diretor deles, Nick Wirth).
  • Lotus vai ficar bem isolada e tem boas chances de terminar a corrida.
  • Hispania ainda frágil, mas melhorando o rítmo. “Terminar a corrida seria um milagre” –Chandhok.
  • Renault também com problema de aquecimento nos pneus, mas tempo do Kubica foi bom, deve brigar com Force India e Williams como a “melhor das outras”.
  • Rubinho reclamou do Hamilton também na classificação… Igual ao Schummy.

Ok Pessoal, espero que tenham gostado da ideia e das declarações e podem ficar a vontade para analisar as estratégias, favoritos e claro, a sua aposta para vencedor. Até mais e nos encontramos aqui na hora do GP.

EXTRAS:

CLIMA:

Previsão de Chuva para o GP. Rubens disse agora a pouco no Twitter:

tem previsao de chuva durante a corrida.Esperar pra ver…abraço galera!

E aqui um mapa da situação:

Melbourne rain projection

GRID DE LARGADA:

Virgin sairá dos boxes. Com isso, o grid fica assim:

1 S. Vettel Red Bull 1:23.919
2 M. Webber Red Bull 1:24.035
3 F. Alonso Ferrari 1:24.111
4 J. Button McLaren 1:24.675
5 F. Massa Ferrari 1:24.837
6 N. Rosberg Mercedes 1:24.884
7 M. Schumacher Mercedes 1:24.927
8 R. Barrichello Williams 1:25.217
9 R. Kubica Renault 1:25.372
10 A. Sutil Force India 1:26.036
11 L. Hamilton McLaren 1:25.184
12 S. Buemi Toro Rosso 1:25.638
13 V. Liuzzi Force India 1:25.743
14 P. de la Rosa Sauber 1:25.747
15 N. Hulkenberg Williams 1:25.748
16 K. Kobayashi Sauber 1:25.777
17 J. Alguersuari Toro Rosso 1:26.089
18 V. Petrov Renault 1:26.471
19 H. Kovalainen Lotus 1:28.797
20 J. Trulli Lotus 1:29.111
21 B. Senna HRT 1:30.526
22 K. Chandhok HRT 1:30.613
23 T. Glock Virgin 1:29.592- BOXES
24 L. Di Grassi Virgin 1:30.185- BOXES

13 respostas para “Anotações Pré-GP: Austrália”

  1. Então Tomaz…
    Pra corrida,vou chutar o vettel
    Fica difíucil fazer prognósticos pois não sabemos se vai chover na corrida,apostei em Vettel,porque com sol,ó um problema para ele perder a prova,agora com chuva aí amigo tudo pode acontecer…
    Eu gostaria que chovesse pra ver se algum piloto das nanicas conseguiria tirar um coelho da cartola,Lembrando que Bruno Senna costuma guiar muito na chuva,não sei se genetica ou talento mesmo,mas eu vi uma corida dele de gp2 na chuva e ele deu show!!!

    1. Fala Mayko;

      Tens razão, a chuva, se vir, dará aquele toque especial na corrida.
      Gostaria que chovesse, principalmente porque vi que a Ferrari se dá bem sobre água.
      E pensando bem, o Vettel dá show debaixo de chuva, quando ele venceu em 2008, com a TORO ROSSO, uma Minardi literalmente, o cara foi muito bom.
      Já essa do Senna, sei das suas qualidades em pista molhada, mas o carro não ajuda…

      vamos ver, te espero aqui na hora do GP.

      Abraço!

  2. Tomás, a ideia é boa, penso que podia analisar não só as 4 grandes.
    Fiquei um pouco preocupado pela diferença nos tempos, o equilíbrio seria para mim a tônica desse campeonato e parece que eu estava errado.
    Pista de rua é normal um piloto ser atrapalhado, reclamar ai fica difícil, pelo jeito tinha carro para superar o seu companheiro.
    Suspensão com ajuste automático ou criativo?
    Daqui a pouco, nós vamos tirar todas as dúvidas.
    A pergunta que não quer calar:
    A Virgem, vai parar por quebra ou pane seca?
    Bruno, vai permanecer na pista a corrida toda ou quebra logo?
    Se a temperatura aumentar, Massa vai ter alguma chance?
    Lewis, não foi bem nos treinos, será que ele vai se superar na corrida, vai ser o homem show?

    1. Obrigado Luiz;
      Ah sim, a minha ideia é analisar todas, mas as vezes o tempo é pequeno e tenho que pensar em algo rápido e eficiente.
      Mas na Malásia a coisa já estará bem programada.

      **A Virgem, vai parar por quebra ou pane seca?
      Pane Seca, acho.
      **Bruno, vai permanecer na pista a corrida toda ou quebra logo?
      Depende, do carro, óbvio. Mas acho que sobrevive umas 20 voltas.
      **Se a temperatura aumentar, Massa vai ter alguma chance?
      Sinceramente, acho que o problema mesmo é que Massa não gosta deste circuito, e vice-versa. Mas pode ser.
      **Lewis, não foi bem nos treinos, será que ele vai se superar na corrida, vai ser o homem show?
      Olha, algo interessante, é que ele terá pneus novinhos, e com sorte poderá passar o ótimo Sutil na largada. Mas, se ele estiver nervoso e errar, e for pro fundão, aí sim, ele começará a passar todo mundo..

      Vamos discutir na hora do GP!

  3. Eu tava pensando em fazer um Pré-Race, mas você já fez um muito bom . 😉
    Achei muito bom o formato, afinal, por mais “ligados em F1” que possamos ser, os pilotos sempre terão mais informações.
    -O problema do Hamilton pode ter sido o mesmo que o do Massa, pneus frios.
    -O Alonso “tem a manha” de esquentar os pneus desde os tempos de Michelin, na Renault.
    -O problema de tráfego na classificação foi maior pq Albert Park é pista curta. No Bahrain, pista grande, esse problema é menor.

    Como você cobriu muito bem o pessoal da frente, vou falar um pouco do “resto”.
    -A Virgin já está quase sendo alcançada pela Hispania, parece que o carro desenhado só com computação (CFD) vai ser o mais lento da temporada. Mas devem ter combustível suficiente nessa corrida, até por causa da economia das bandairas amarelas (palavra do diretor deles, Nick Wirth).
    – Lotus vai ficar bem isolada e tem boas chances de terminar a corrida.
    – Hispania ainda frágil, mas melhorando o rítmo.” Terminar a corrida seria um milagre” – Chandhok.
    – Renault também com problema de aquecimento nos pneus, mas tempo do Kubica foi bom, deve brigar com Force India e Williams como a “melhor das outras”.
    – Rubinho reclamou do Hamilton também na classificação…igual ao Schummy.

    Mas acho que chuva, no caso do Bruno, aumenta ainda mais a diferença em relação aos primeiros, mas em relação aos adversários poderia ser uma boa mesmo.

    *Vou fazer algumas anotações ao vivo, durante a corrida, se alguém tiver interesse, passa por lá (clica no nick).
    Abraço

  4. Rapaz, as coisas estão meio mal para o lado da Virgin. Mas eu torço por eles porque é o carro mais bonito do ano. Pode não correr nada, mas pra mim é show. Tomara que pelo menos consigam terminar uma corrida.

    Quanto à suspensão dos Red Bulls… caraca, agora todo mundo tem uma coisinha pra reclamar da grama do vizinho. Bons tempos dos apêndices aerodinâmicos, cada um inventava o seu e tudo era permitido. O auge da velocidade com eles foi 2004. Devo ser o único que sente saudade deles.

    Abraço, visita-me se puderes.

    Forza Massa!

    1. Valeu Raphael!
      Pois é, a Virgin tem um carro muito bonito, mas na pista a coisa nao ta muito bem…

      “Bons tempos dos apêndices aerodinâmicos, cada um inventava o seu e tudo era permitido. O auge da velocidade com eles foi 2004. Devo ser o único que sente saudade deles.”
      Hahah, pois é.

      Sempre visito o seu blog, aliás, recomendo.

      abraço!

  5. Com chuva, acredito que teremos muitas mudanças.

    A Red Bull ainda é favorita, o Vettel anda bem e está com o carro bem competitivo. As Ferraris estão logo atrás. O Hamilton na chuva anda forte, mas dá uma erradas. O Schumacher se dá bem, pode ir melhor.

    Nesta condição, as diferenças entre os carros serão menores, e alguns pilotos com equipamento inferior poderão andar na frente, um deles, o Rubinho, que em pista molhada, consegue ir bem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s