E Vettel sofre com os problemas da Red Bull…

As vezes é curioso quando um piloto, mesmo talentoso e incrível, começa a se tornar uma verdadeiro azarão. Você pode contestar a minha afirmação, mas se analisar bem, verá que isso é verdade.Vejamos: Vettel, talento nato, já venceu pela Toro Rosso debaixo de chuva em um sensacional GP da Itália em 2008. Já venceu grandes concorrentes em 2009 a mandos da super-máquina RB5, inclusive o seu experiente companheiro (que não ficou muito atrás não), Mark Webber.

Em 2010, parece que a sorte mudou de lado para o alemão. Não, também sabemos que Webber está com um azar muito grande, porém Vettel parece ter mais. Até o momento foram 2 corridas, 2 pole-positions, um 4º lugar e uma quebra. Isto poderia ser tranqüilamente 2 pole-positions, duas vitórias e a liderança isolada no mundial com absolutos 50 pontos de 50 possíveis. Mas a verdade é que tudo é por causa dos problemas do seu magífico (até certo ponto) carro, o RB6.

Na pista, o jovem piloto mostra superioridade de campeão do mundo. Curvas perfeitas, voltas rápidas e contundentes, e um grande estilo de pilotar sobre chuva ou “quase” qualquer ocasião. No Bahrein, 1ª prova do mundial de 2010, a vitória era sua até que seu Red Bull começou a perder rendimento. Ele nada pôde fazer, a não ser ter que ver Alonso, Massa e Hamilton passarem e o tirarem de uma fantástica 1ª posição a um renegado 4º lugar, que em voltas poderia ser de Nico Rosberg. Sim, talvez se não fosse Vettel naquele carro as coisas poderiam ter sido piores, mas por sorte 12 pontos foram levados para casa. O ânimo não era dos melhores, mas a certeza de um GP vitorioso em Melbourne dava um toque de alegria.

Chegava Melbourne, chegava o dia da classificação e lá estava: Sebastian pole-position liderando a dobradinha com Webber. Perfeito, impecável e bonito. Ah, sim, faltava a corrida. Domingo, 28 de março, Vettel faz uma largada boa e se mantém líder, enquanto o “mundo desaba” atrás dele. Foi uma questão de tempo para o “alemãozinho” começar a acelerar e manter um ritmo de corrida excelente. Nem a chuva, que atrapalhou (e beneficiou) muita gente, o fez refém.

Eis que Vettel liderava com superioridade, até o momento em que as câmeras de TV o mostram na brita. Mais uma vez o piloto era infortunado pelas falhas de seu carro. Desta vez os “culpados” foram os freios, que tiveram problemas. Ele disse:

Tivemos um problema de freio. No início da volta senti vibrações. Não pude fazer nada e perdi o controle do carro. É uma pena, tínhamos a corrida sob controle apesar das condições difíceis.

De quebra, um atrapalhado Webber com um 6º lugar nas mãos joga tudo aos ares a bater na traseira de Lewis Hamilton a poucas voltas do final. Cai para 9º, e leva apenas dois pontos para casa.

A situação:

De 1 vitória e um 6º lugar (33 pontos) a equipe leva uma quebra, uma atrapalhada e apenas dois pontos. Ainda pior: Viu a equipe que lhe assegura os motores fazer um pódio (2º lugar) com Kubica e os passar tecnicamente na tabela.

O clima não é dos melhores no time, e isso pode notar-se pelas declarações de Vettel:

Fico arrasado por não vencer, mas ainda há muita coisa pela frente no campeonato.

A dúvida que fica é a seguinte:

Webber e Vettel seguirão vítimas dos problemas no carro ou darão a volta por cima na disputa pelo título?

36 respostas para “E Vettel sofre com os problemas da Red Bull…”

  1. É uma pena o que aconteceu com o alemãozinho.
    Ele foi o mais rápido em todas as fases do qualifying do Bahrain e Austrália. Andou sempre na frente durante as corridas enquanto seu carro estava OK.
    Essa sequência de problemas enquanto lidera pode mexer muito com o piloto. Sem confiança na equipe as relações podem estremecer…campeonatos já foram jogados fora por bem menos…

    1. “Sem confiança na equipe as relações podem estremecer…campeonatos já foram jogados fora por bem menos…”

      Isso é o que preocupa;;;
      Será que Vettel se cansará disso e deixará o time?
      Não sei, mas algumas coisas tem que ser concertadas…

      abs.

  2. Não podemos esquecer que as outras equipes estão de olho na suspensão inteligente da Red Bull, talvez a grande diferença para sua superioridade, se a FIA analisar e não aceitar, ela perdeu até agora 38 pontos, se voltar a ser um carro desse mundo, vai ficar difícil o Vettel recuperar esses pontos para brigar pelo campeonato.
    Sei que não foi culpa do Vettel os problemas do carro, mais sua falta de experiência em não esconder a superioridade do carro em todos os treinos, isso ele já demonstrou, hoje a Red Bull é o carro a ser batido é o carro a ser copiado.

    1. “Sei que não foi culpa do Vettel os problemas do carro, mais sua falta de experiência em não esconder a superioridade do carro em todos os treinos, isso ele já demonstrou, hoje a Red Bull é o carro a ser batido é o carro a ser copiado.”

      Exato. Vettel é um piloto que tira muito do carro e mostra para todos, diferente de Alonso e Massa, por exemplo, podem controlar isso.
      É esperar até porque Vettel ainda está em seu 3º ano na categoria, dois completos e 1 em andamento (sem esquecer do histórico ponto para a BMW em 2007),

      vamos ver..
      Abraço.

  3. Eu acho que eles perderam a chance de recolher Vettel aos boxes para ajeitar o erro. Vettel, claro, não teve culpa, mas a equipe Red Bull, que faz um carro supostamente vencedor, tem de encontrar logo um jeito de superar isso, pq senão ela perde novamente o título de construtores.

    Outra coisa…Kubica agora tem um carro razoavelmente melhor, senão ele não tinha como resistir a Massa, por melhor desempenho dele piloto na pista.

    Confere lá no Historias e Velocidade nossa análise, minha e do Jobson, no pós-corrrida.

    http://historiasevelocidade.blogspot.com/2010/03/gp-da-australia-2010.html?showComment=1269858462620_AIe9_BHJJqQow7MQ__9hZQxce_XWYnfLLcIj237nLMM5fF1hEhNrn25nbccloGnc9bK9wqgR91w10yCCCVUTpALPQsGnSDyauEEWl5K6-Lg0MUoZh-8yKVLOuZFB5dxaspB3YZurk4FBfVCxb48BAt8KS-WcmqdoEGVyRPWC75swDBl7EUhMTfpNs3aLeAFx6DODO5Jl7GWd9BKOFL1aMu6LwI5yAaUNaCX-Wrpp0mQ4dJ_O1lcaix4#c4898735171933881314

    1. “Outra coisa…Kubica agora tem um carro razoavelmente melhor, senão ele não tinha como resistir a Massa, por melhor desempenho dele piloto na pista.”

      Isto pode ser verdade sim…
      Aliás vou fazer um post do assunto.

      Já estou no Histórias e Velocidade!

      grande abraço!

      1. Tomás, no Japão é o ano de alguns desses animais: hiena, porco, cabra,urubu, etc…, é o ano que ele vai comer grama, brita, areia, barro, concreto, pneus de proteção, tela de segurança, guard rail ou mer…….

      2. Hahaha, quanta maldade com o jovem “alemãozinho!””
        kk, mas é assim, tem que vencer se não a gente critica!!!

        abraço!

    1. Esse negócio de problemas no início de temporada que depois se resolvem não ajudou muito no ano passado.

      O projeto de Adrian Newey é muito bom, mas há que se verificar o processo de manufatura do carro com urgência. Não adianta um projeto bom com manufatura mal realizada.

      Até espero que dê a volta por cima, pois a equipe ganhou minha simpatia desde 2009, porém a cada vez que os problemas são postergados, vai ficando mais difícil para a equipe alcançar os líderes Ferrari.

      1. “vai ficando mais difícil para a equipe alcançar os líderes Ferrari.”
        Era o que eu falava, se olharmos na tabela a diferença é grande…
        Se na 5ª etapa eles não tiverem vitória, fica realmente complicado…
        A não ser se tiverem uma arrancada impressionante..

        abraço

      2. Claro que o problema deve ser resolvido…e rapido..
        Qnto mais tempo demorarem esses pontos irao fazer diferença no final do campeonato…sem duvida nenhuma!!!!
        porem só disse q é uma carcteristica de Newey……Nos anos 90 isso n se evidenciava tanto nas pistas devidos aos grandes testes pre temporada….qm n se lembra de Senna com sua Williams sendo guinchado durante varias vezes nos testes…

        POrem , cmo disse o Bruno, n vai adiantar nada eles terem um foguete na mao…se n resolverem isso…
        Eles podem liderar uma prova e quebrar na ultima curva, eles vao ficar na desvantagem mesmo assim….
        Acredito q esse ano qm vai se dar bem sao os carros e pilotos regulares….

      3. “POrem , cmo disse o Bruno, n vai adiantar nada eles terem um foguete na mao…se n resolverem isso…
        Eles podem liderar uma prova e quebrar na ultima curva, eles vao ficar na desvantagem mesmo assim….
        Acredito q esse ano qm vai se dar bem sao os carros e pilotos regulares….”

        Sim Gabriel, como dizemos aqui, não adianta ser pole 10 vezes e venceu 1;;;
        Senna foi 65, e venceu 41.
        Schumacher foi 68 e venceu 91..
        A sorte também conta… e as circunstâncias…

        abraço!

    2. Eu também acredito Gabriel.
      O problema é que a Ferrari vai disparando, a McLaren já venceu e eles nem pódio ainda.
      A casa tem que ser arrumada agora! hehehe

      abraço

      1. Eu já acho que a questão é mais urgente ainda.

        A equipe precisa muiiiiito de um P1-2 já na Malásia.

        Porém, segundo o site oficial da F-1 dá conta de que já nos treinos livres serão com chuva.

      2. “A equipe precisa muiiiiito de um P1-2 já na Malásia.!

        Com certeza!
        Xii, aí a coisa fica feia, porque pode faltar luz natural, como em um tal ano de 2009..hehehe

        abraço

  4. Estava comentando exatamente isso no Blog Guard Rail F1.

    O Vettel é um excelente piloto, tem o carro mais rápido, mas que até agora não conseguiu ganhar as corridas. É uma pena, porque esse muleque merece ser campeão, mas pra isso o pessoal da Red Bull precisa dar confiabilidade a esse carro.

  5. Vettel é um excelent epiloto mas sofrendo e muito com uma red bull boa apenas em classificação. um campeonato que parecia ter a sua cara, já mostra ter contornos vermelhos…

  6. Daí vizinho !
    Pois é vizinho , que ” pepinos ” desses dois heim ! ?
    O Vettel tem talento de sobra para ser campeão , mas seu carro até o presente momento está frágil demais .
    Trata-se da maior injustiça até agora desse campeonato que se inicia .
    Para esse jovem talentoso piloto , e para a sua boa equipe , o que falta somente é evitar essas armadilhas que estão aparecendo no percurso .
    Será que estamos diante de um Chris Amon ?
    Valeu vizinho !

    1. Marco,
      de maneira nenhuma, Chris Amon era tão azarado que nunca venceu um GP oficial, valendo pelo mundial da F1, dava um show e no final tinha sempre alguma coisa para atrapalhar.

      1. ‘hris Amon era tão azarado que nunca venceu um GP oficial,”
        Isso é verdade, Vettel já venceu algumas…. e oficiais!!!

    2. Hehe, fala vizinho!

      Essa do Chris Amon eu até já falei aqui, naquele post dos 4 carros mais estranhos que a F1 já viu..
      😀

      É isso, aí, dá-lhe Vettel!
      kk

      abração!

  7. Exemplo de transmissão (em inglês):

    Vejam este vídeo da largada de ontem na Austrália.
    [ http://www.youtube.com/watch?v=PUk1qYK6YxA ]

    >>Reparem aos 1:47 na reação do locutor ao ver o símbolo da conversa de rádio. Pasmem….ele fica quieto para escutar!!!

    >>Aos 2:20 o comentarista alerta para um provável problema de suspensão no carro de Schumacher.

    >>Aos 3:02 novamente o comentarista alerta para ficarmos de olho na reação da suspensão de Schumacher.

    Ou seja, em menos de 1 minuto comentaram 2 vezes sobre um possível problema de suspensão na Mercedes do alemão, coisa que a dupla senil da Globo não teve competência para fazer durante a corrida toda.

    Se aposenta Galvão!!!

    1. Paulo;
      aí você vê como a Globo AINDA TEM QUE APRENDER muito sobre transmissão da F1, um esporte tão complexo, com GB;
      É uma pena, porque no Brasil é o único lugar que passa a corrida ao vivo.
      Porém, nosso amigo Marco assiste pelo SporTV
      😀

      Abs!

  8. A RBR Não esta com muita sorte podria já ter duas vitorias neste ano . Más eu falei a Mclaren suprendeu!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s