Confesso que quando um grande prêmio é dividido do seu sucessor por apenas uma semana a expectativa é muito maior. Os pilotos tem apenas 3 ou menos dias para descansar e já têm que partir para outro país, e mais uma corrida que lhes pode custar pontos ou estratégias.
Geralmente, por causa das tempestades e clima instável, o GP da Malásia é conhecido por ser difícil para os pilotos, por causa de que exige alguns fatores fatais para o acerto ideal de tudo. É quarta feira, mas as novidades estão a toda e hoje quero mostrar algumas delas para vocês, nesta programação “No Clima de Sepang”. Vamos a elas então:
Foi muito interessante o gráfico feito pelo jornalista italiano Giorgio Piola sobre o volante da Scuderia. Eu até havia pensando em fazer algo assim, mas este está realmente muito bom. Detalhe que, como informa o artigo, ele se baseou no volante de Alonso, mais largo e posicionado mais próximo do corpo do que o usado por Massa: Clicando na imagem, o artigo em português:
Por outro lado é bom destacar que a Ferrari já tem pronto um novo pacote aerodinâmico para o GP. Os destaques ficam pela mudanças feita na tampa que recobre o motor, com a adição de “brânquias” para que a refrigeração seja mais eficiente, coisa que atrapalhou bastante Felipe nos dois GPs anteriores.
Alonso, humilde, mas esperto:
Tem sido um início de temporada incrível. Eu definitivamente não achava que estaria liderando o campeonato após duas corridas. Esta situação é muito mais do que eu esperava”, disse Alonso.
No Bahrein e na Austrália mostramos que somos competitivos e estamos em alto nível. Nós só podemos ficar felizes e orgulhosos do que temos feito até agora, não apenas na pista, mas também na fábrica durante a pré-temporada. O F10 tem provado ser muito bom. É um carro fácil de dirigir. É razoavelmente fácil encontrar um bom acerto para qualquer tipo de pista. Acima de tudo, é muito consistente.
No entanto, não há tempo para relaxar. Nossa meta agora é simples: continuar fazendo o que fizemos nas duas primeiras corridas. Não será fácil, mas temos confiança na nossa capacidade.
Como já pude analisar aqui, não é de agora que sabemos que a McLaren não tem o melhor carro. A vitória em Melbourne, além da arriscada e eficiente estratégia de Button, foi com sorte pela quebra de Vettel. Jenson foi claro nisso, mas é bom ficar de olho:
Não temos o melhor carro, mas temos pontos. Vettel tem o carro mais veloz, mas não conseguiu tirar o melhor proveito da situação. Foram apenas duas corridas, mas estou feliz com o que adquirimos e evoluímos.
Vettel está em uma boa posição, mas não tem confiabilidade em seu carro. Quando eles acertarem isso, serão adversários complicados e muito rápidos.
O problema, ou vantagem para a McLaren, é que está difícil solucioná-los.
Schumi, apesar de tudo, está otimista. A dicussão aqui no blog durante os últimos dias sugeriu que, para alguns, ele pode sim disputar o título. Para outros, será ofuscado. Afinal, ele tem chances? Hoje ele declarou que sim:
Ainda podemos lutar pelo título. Estou bem feliz por ter atingido o máximo das minhas possibilidades até agora.
A novidade de que Liuzzi esteja superando Sutil já foi até admitida pelo próprio. Se bem que esta tem tudo para ser a sua melhor temporada na categoria, se já não é. Curioso que a Force India, que era antes tida como Minardi, agora é a melhor (depende o ponto de vista) fora do Top 4. Com a palavra, Tonio:
Tive uma corrida realmente sólida quando voltei em Monza (substituindo Giancarlo Fisichella, que foi para a Ferrari na época), e agora estamos marcando pontos. Quero dar o máximo de retorno ao time, pois eles acreditaram em mim.
Infelizmente é difícil para igualar a velocidade de Red Bull, Ferrari, Mercedes e McLaren, mas a equipe está trabalhando bastante.
A força de vontade e a garra posta por Rubinho nestes doi primeiros GPs da temporada são dignos de destaque. Primeiro, porque a Williams não tem um carro que consiga lutar pelo pódio e as vezes nem sequer pelos pontos, mas Barrichello tem 5. E segundo por estar superando, seja na sorte ou na competência, Hulkenberg. Mesmo assim, ele espera melhoras no FW32. Aqui um trecho de uma entrevista:
Pergunta:O Sam Michael (diretor técnico da Williams) o elogiou dizendo, entre outras coisas, que você é o melhor piloto possível, que traz o carro sem cometer erros, que é rápido e um acertador incrível. Como você recebe essas declarações em sua 18a temporada de F1?
Rubens Barrichello: É sempre bom receber um elogio assim principalmente em um time de guerreiros como eu, que dão a vida pelo carro e pelo seu desenvolvimento. Fiquei bem feliz e vamos continuar batalhando dentro e fora das pistas.P:Como você espera o desempenho do FW32 na Malásia?
RB: Será um bom teste para o nosso carro. Vamos ver se os problemas em relação ao calor que tivemos no Bahrein foram solucionados. O Objetivo é sempre marcar bons pontos até o momento que melhorarmos para chegarmos ao pódio.P:O que você acha do traçado do circuito malaio?
RB: Eu realmente gosto desta pista. Um dos melhores traçados do mundo… Fisicamente, é a mais difícil também. Então, tudo somado é um grande fim de semana para quem gosta de velocidade.
VIRGIN:
A equipe de Lucas di Grassi pode estar melhorando, mas realmente isso não se notou. Pior que a Hispania está chegando e a pressão aumenta no carro feito totalmente por computador. Positivo mesmo só a esperança de melhorar, agora em Sepang. Di Grassi diz que quer o fim dos problemas, e segundo ele, o time evoluiu:
Temos algumas atualizações e algumas melhoras em relação à confiabilidade do carro, principalmente no que concerne aos problemas que tivemos e que nos prejudicaram na Austrália, como a bomba de combustível e detalhes na parte hidráulica que serão modificados e tratados com mais atenção durante o final de semana”, disse.
As altas temperaturas prejudicam a durabilidade. Está bem mais quente aqui do que estava na Austrália. Isso sem falar na umidade, que é muito alta e aumenta a sensação de calor
Por causa disso, o carro em geral trabalha bem mais quente, e isso não é bom. Por isso estamos tão focados nestas melhorias, porque o objetivo é, antes de qualquer coisa, terminar a corrida.
O carro melhorou e a performance está boa. Espero pelo menos brigar com os Lotus, o que não aconteceu em Melbourne, já que eles estavam um pouco mais rápidos e nós estávamos economizando combustível
Em termos gerais, deveremos ter uma melhora em relação à última corrida, e o mais importante é terminar a prova. É disso que realmente precisamos: fazer uma corrida inteira sem problemas. E, claro, continuar evoluindo.
HISPANIA:
Chandhok completou em Melbourne, o que já é um grande avanço. Agora falta completar na mesma volta que o líder, o que parece fora de alcançe agora. Bruno ainda não sabe o que é cruzar a linha de chegada em uma corrida. Vai tentar isso na Malásia, mas, como sabemos, é quase impossível. Quase:
Só quando começarmos a mexer nos amortecedores é que poderemos estabelecer o acerto básico. Aqui, isso não é possível. anto aqui quanto na China, precisaremos ter paciência, procurar aumentar a quilometragem e melhorar a resistência dos carros.
E o problema de Albert Park foi descoberto:
Quebrou um bico que pluga nas mangueiras que se conectam à caixa de câmbio – provavelmente por um colapso do material de tanto que o assoalho bateu no chão. Mas essa peça era de alumínio e já foi substituída por uma de aço.
Na verdade, isso já poderia ter sido feito na Austrália, mas não tínhamos nenhuma indicação de um problema. Tanto que o Chandhok correu com uma peça igual e completou a corrida.
E para Sepang:
Quanto maior o número de variáveis, maior a chance de acontecer algo imprevisto que nos beneficie.
Muito bem meus amigos, espero que tenham gostado e na seção de comentários fiquem a vontade para opinar, trazer mais notícias, curiosidades e quem vencerá; Até mais!
espectacular a materia sobre o volante de massa. curti muito
Mclaren pode não ter um bom carro, mais como não quebram e as velas trabalham sempre estão em segundo lugar na tabela, o que devia ser o lugar da Red Bull
e nico na frente de Schumi: mais do que anecdótico, simbólico: o século XXI acabando com as vacas sagradas
A matéria é muito boa mesmo, legal.
“e nico na frente de Schumi: mais do que anecdótico, simbólico: o século XXI acabando com as vacas sagradas”
rsrsr, essa foi boa!
abs.
Tomás , de tudo que você muito bem comentou e mostrou , eu não tenho dúvidas de que a Ferrari sai como franca favorita para vencer essa corrida , isso se o Vettel não quebrar , mesmo com ou sem chuva .
A Mclaren , ainda não é assim … ” uma brastemp “, mas , acredito muito nos seus pilotos .
Quanto a Mercedes e seus pilotos , até agora só vi ” fogo de palha “, penso que deve melhorar mas ,não vai chegar numa Ferrari e Red Bull nunca .
Agora quanto a essa simpática equipe Williams , que realmente tem uma bonita história no automobilismo , seria interessante vê-la voltar a vencer com esses verdadeiros ” guerreiros ” termo este , muito bem dito e usado pelo nosso grande Rubinho .
E para finalizar , com tudo respeito e educação , não vou perder o meu tempo para falar de Hispania e Virgin !
É como “diss ” a Mariquinha aqui em “Ratons” : ” A Hispana e a Virrgi dáum tempo né sôMarco , aquilo não valium kibe sô , olhó lhó lhó …
tás doido .
Fala Marco!
Obrigado!
“E para finalizar , com tudo respeito e educação , não vou perder o meu tempo para falar de Hispania e Virgin !
É como “diss ” a Mariquinha aqui em “Ratons” : ” A Hispana e a Virrgi dáum tempo né sôMarco , aquilo não valium kibe sô , olhó lhó lhó …
tás doido .
”
Tá ficando legal isso, depois temos que faer uma retrospectiva!hahha
abraço!
Muito legal o volante, muita função tbm…
Uma pessoa normal deve levar um tempo ate acostumar…
Uma parte me chamou a atenção, a asa dianteira e sua regulagem…
Pouco se foi falado delas, me lembro apenas de Button ressaltando da importancia da regulagem da asa durante a prova, uma vez que o piloto pode muda-la…
‘Pouco se foi falado delas, me lembro apenas de Button ressaltando da importancia da regulagem da asa durante a prova, uma vez que o piloto pode muda-la…”
Gabriel, vou pesquisar mais e trazer novidades sobre isso!
grande abraço!
Será que não é a Renault é melhor fora do G4?
Minha opinião, velocidade:
1 – Red Bull
2 – Ferrari
3 – McLaren
4 – Mercedes
5 – Renault
6 – Force India
7 – Williams
8 – Toro Rosso
9 – Sauber
10 – Lotus
11 e 12 – Acho que Hispania vai passar a Virgin dentro de 3 corridas.
“11 e 12 – Acho que Hispania vai passar a Virgin dentro de 3 corridas.!
É possível, mas a Virgin também está tentando passar a lotus e se defender da hispania, isso aí está tão embolado, hehe
abs.