Porque Kubica pode ir a Ferrari

É sempre assim, chega um boato de qualquer jornal que afirma algo que ninguém esperava para todos formarem hipóteses a respeito. O fato neste caso não é novidade (se levarmos em consideração o que se tem falado nas últimas semanas), : a ida de Robert Kubica a Scuderia de Maranello.Como já discutimos aqui, no post sobre Vettel e Alonso, uma dupla para a Ferrari, que rendeu bons comentários, o cookpit de Massa corre perigo de ser arranhado pelas garras de pilotos que estão “loucos” por uma vaga na ambiciosa F1 de hoje. A verdade é que, com a chegada do “grande” Alonso, a imagem de líder de equipe de Felipe foi um pouco deixada de lado. Ele próprio sabia que isto tendia a acontecer e quais as decisões e atitudes para serem tomadas para fazer frente a um time maravilhado com um piloto que já tinha muita vontade de dirigir nos carros vermelhos.

Agora, com apenas duas etapas completadas e apesar do ótimo ritmo do brasileiro (33 pontos, 2 pódios e a 2ª colocação na tabela 4 pontos atrás de Alonso), conversas de paddock sugerem que o novo candidato a assumir a vaga de Massa (o contrato com a Scuderia termina no fim deste ano) é Robert Kubica.

O polonês sempre expressou essa vontade (como muito piloto por aí), mas o seu talento aumentam as possibilidades. Vemos nele uma garra de campeão, talvez não o ideal ainda, mas o garoto é jovem e pode aperfeiçoar as suas características na Ferrari. Já passou na BMW-Sauber, onde obteve um pódio na sua 3ª corrida na F1, levou o GP do Canadá de 2008 (1ª e única vitória do time), e fez a pole no mesmo local. E ainda chegou a liderar o campeonato naquela ocasião. Ou seja: ele tem muito talento, já acumula experiência e se encaixa nos padrões da Ferrari. Ou não.

Seria bom para a equipe trocar Massa, que está acostumado com os mecânicos, o clima do paddock “vermelho”, e ainda que sempre tem bons resultados?

Realmente é difícil apontar o desfecho dessa história, mas um desses três personagens irá fazer dupla com Alonso em 2011:

  1. Felipe Massa
  2. Robert Kubica
  3. Sebastian Vettel

Então, alguma opinião sobre quem tem mais chances da vaga?

Vale lembrar que em 2008, lá no início do campeonato, Massa havia tido resultados abaixo do esperado e com só três etapas do mundial a imprensa já o colocava fora da Ferrari em benefício de Alonso. Porém, o brasileiro se recuperou e não vence o campeonato por 500 m. Nisso, Fernando ficaria esse e o próximo ano na Renault. Uma prova de que a mída fala, fala, fala mas  no fundo é para vender. Afinal, títulos assim chamam a atenção, não é?

Em contra do brasileiro, temos os contratos, que já mencionei aqui:

  • Felipe Massa: contrato com a Ferrari até o término da temporada de 2010;
  • Robert Kubica: contrato com a Renault até o do campeonato deste ano.

Nesses termos, tudo se encaixa, mas também não quer dizer nada. O fato é que Felipe, se quiser tirar toda essa montanha de pressão das costas, terá que vencer, e logo, se não quer perder o seu lugar em um dos melhores times de F1 do planeta. Só depende dele, e dos seus resultados. Será?

20 comentários em “Porque Kubica pode ir a Ferrari

  1. Parecem que querem colocar todo o mundo na Ferrari… rs. É muito comum aparecerem boatos sobre a entrada de “promessas” na Ferrari, até Rosberg já apareceu nessa lista. Mas vamos esperar pelo time de Maranello, o tempo dirá alguma coisa,
    Bj,
    Ester

    • “Parecem que querem colocar todo o mundo na Ferrari… rs.”

      Agora ouvi que querem colocar o Chandhok na Ferrari..
      ‘kkkkk

      pois é, mas só um fica no final.

      abs”!

  2. É verdade tomas…só depende do Massa mesmo..
    Bons resultados fazem as pessoas se calarem…
    Acredtito que a possibilidade de kubica ir para a Ferrari existe sim..Ainda mais pela relação q o polones tem com Alonso…
    Além de seu talento, é claro…
    Mas tendo em vista o contexto atual..Acho q Massa pode ficar na ferrari (pelo afto de depender só dele- bons resultados e o brasileiro garante seu acento)…E dependendo do seu desempenho no ano, o polones pode ir para o time vermelho….Vettel acredito que ainda tem possibilidades, mas o alemao pode ficar mais tempo na Red Bull, ja falou que la se sente a vontade no momento…
    vamos ver como irá terminar essa novela…Muitas dessas coisas são movimentos de imprenssa, principalmente da espanhola…

    • “Acho q Massa pode ficar na ferrari (pelo afto de depender só dele- bons resultados e o brasileiro garante seu acento)”

      É justamente esse problema Gabriel.
      Duas corridas que o Massa errar ou bater, já é suficiente para a mídia descer o pau nele (menos a brasileira, claro).
      E aliás, nesse início de campeonato ele está muito bem e mesmo assim surgem boatos, então imagina se não estar.
      Para a Ferrari, creio eu, seria bom mudar os ares e renovar um pouco. Talvez Felipe possa ir a Mercedes, Red Bull, Mclaren, Renault, bom, isso é hipotético, NADA SE SABE AINDA.,,,

      abraço!

  3. poderá até não ocorrer, mas massa e kubica com contratos vencendo no fim do ano não há duvidas que acontecerá alguma mudança de equipe para um desses dois (ou os dois)

  4. Apesar de não estar torcendo para isso, to achando que nesta corrida teremos a contagem dos pontos pela metade como foi no ano passado. Espero que não, mas se cair a chuva que caiu ontem à tarde…….

    • Chuva vai cair.
      Então fica difícil nao ter surpresas, e uma delas, que não é novidade, é que esta seja interrompida.
      Aí serão 10 da manhã aqui e todos vão estar esperando voltar (ah, isso é impossível, já que ficaria escuro demais)

      imprevisível……

  5. Perfeito essa substituição, para Alonso/Santander/ferrari.
    Vamos analisar:
    Em todos os anos na BMW, Kubica foi o nome para ser falado como de grande futuro, é um piloto rápido, parece se encaixar perfeitamente no novo perfil da equipe Santander $$$ferrari.
    Se encaixa perfeitamente, pois nos três anos na BMW, em todos ele, no final do campeonato seu companheiro tinha mais pontos, era bem mais constante.
    Kubica, anda muito bem em uma prova, até pode vencer e logo depois já não tem o mesmo desempenho, nada que afete o piloto principal.

    Já escrevi aqui, uma equipe que queira ser campeã, só pode focar em um único piloto, a história da F1 mostra isso, eu não conto os anos que a Mclaren, com o Prost e o Senna foram soberanas, não tinha nenhuma outra equipe para fazer frente.

    Aos poucos podemos estar vendo um novo reinado com
    ” BANCO SANTANDER$$$$/ALONSO e ferrari.”

    • “Aos poucos podemos estar vendo um novo reinado com
      ” BANCO SANTANDER$$$$/ALONSO e ferrari.””

      Como foi com Schumi, essa é a ideia na verdade. senão eles teriam ficado com o Kimi….

      • Como foi com Schumi, essa é a ideia na verdade. senão eles teriam ficado com o Kimi….

        Tomás, nessa parte você se enganou, Kimi seria a opção do Fernando, só não foi pelo acidente do Felipe Massa.
        Alonso e Felipe, são pilotos com sangue latino, Kimi, estava cada dia mais se fechando, isso era tudo que o don Fernando queria para sua nova equipe, a segunda hipótese seria o Massa não voltar em plena forma física e psicológica e esse é o maior problema.
        Quem é esse piloto companheiro de equipe do Alonso?
        Massa, é o único piloto que eu conheço, que ainda está em plena evolução, o próprio Alonso, já é um piloto completo, não se percebe a diferença do Alonso, campeão na Renault, bi, da Mclaren, da Ferrari.
        Quem é o Felipe Massa, da Sauber, piloto reserva da Ferrari, Sauber novamente, Ferrari ele como com o Shumi, no primeiro ano do Kimi, segundo com o Kimi e seu terceiro com até o acidente e esse inicio com o Alonso, a cada dia se percebe que o Massa evolui e amadurece.

      • “Tomás, nessa parte você se enganou, Kimi seria a opção do Fernando, só não foi pelo acidente do Felipe Massa.”

        Desculpe Luiz Sergio, mas não entendi.
        Eu quero dizer que o Alonso está no papel de ser vencedor, já de 1ª diferente de Massa, me parece.
        Depois vc me explica melhor, mas lendo o texto dá pra entender sim.

        abraço;

  6. Grande Tomás .
    As notícias aqui correm mais que a Fórmula 1 meu !
    Tinha um complemento do meu comentário pra fazer no post do Vettel – Alonso … mas já era , não tem importância , fica pra próxima .
    Quanto a esse novamente bom post , só digo o seguinte : Realmente o Alonso vai mandar na Equipe por um bom e longo tempo , e , a primeira atitude , vai ser a contratação do seu grande amigo Kubica .
    Grande abraço Tomás .

    • “As notícias aqui correm mais que a Fórmula 1 meu !”

      Fala Marco!
      hehe, valeu!
      Pode ser, na verdade todos já sabíamos.
      O negócio é se Massa fica ou não…

      abração!

  7. Acho que para a Ferrari também interessa desenvolver talentos… OAlonso não deve ser capaz de decidir tantas coisas dentro da equipe, tipo, acredito que nenhum piloto tem esse poder de veto na Ferrari, ; e o Santander é apenas um entre tantos outros patrocínios que a escuderia tem.
    Além disso, se fosse para ter um piloto escudeiro na equipe, tinha que ser um piloto constante, logo atrás do piloto principal, como foi o Barrichello com os vice-campeonatos dele quando era parceiro do Schumacher.
    A diferença entre os ferraristas não é tão grande assim para que a equipe trabalhe em prol, praticamente, de um apenas um piloto. Ainda mais no início do campeonato. Isso pode ocorrer no fim do campeonato, como foi com Kimi em 2007 e Massa em 2008. Um piloto ajudando o outro que tinha mais chances na briga pelo título. O que também deveria acontecer esse ano… Se não fosse tão fácil desconfiar do temperamento e do ego de um certo asturiano…rs… Mas por enquanto e principalmente se os dois estiverem na ponta brigando pelo título até o finalzinho do campeonato, acho que a Ferrari deveria seguir o exemplo do Tio Ross Brawn em 2009 e deixar que a disputa seja resolvida na pista, até que seja matematicamente impossível um dos vencer o campeonato… A única dúvida que paira sobre isso é – desculpe os fãs e Alonso – se um certo espanhol não vai querer ser mimado demais e querer toda a atenção do time logo no início, rs…. naquele mesmo estilo que ele fez birra em 2007!
    Sobre o futuro dos pilotos em geral, é difícil especular… Mas eu acho que o Kubiça está criando vínculo bacana com a Renault, mesmo o carro não sendo lá essas coisas… Ele está conquistando a equipe e devem querer ele lá por muito tempo!
    É desejar sorte para os pilotos brasileiros…

    • Uau Ester, seu comentário já o coloca entre os comentaristas de respeito do blog.
      parabéns!
      Aliás, queria saber se vc é mulher ou homem, não me leve a mal por isso, é que Ester pode ser tanto masculino ou feminino. (me corrijam se estiver errado)

      enfim, excelente comentário e até mais!
      abs.

      • Sou menina, 20 anos, fã de Fórmula 1! Valeu pelo elogio, Tomás!
        DTA, bjs para todo o mundo que acompanha o blog!
        obs: e Ester é só nome feminino, viu!!! kkkkkkkkkkkkk, tudo bem! rs 🙂

  8. Pingback: O que há por trás da história de Massa na Renault « Blog Fórmula 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: