Com tática de pneus intermediários, Webber marca a pole em Sepang

Quando há água na pista, as posições de um grid de largada ou corrida viram loteria. Desta vez não foi diferente em Sepang, e convenhamos que todos já esperavam algo do gênero. Estava mais do que na cara que o clima na região Malaia nesta época do ano é muito instável, e só poderia dar problemas para pilotos e equipes- que ficaram fora.Webber agiu fatalmente bem em sua volta lançada e por mera coincidência do destino, pelas condições de pista e pela grande tacada de escolher pneus intermediários, faturou a pole. Mas, como diz nosso amigo Vettel, pole não é nada, o importante é ver a bandeira quadriculada ao final da corrida, coisa que pode não acontecer simplesmente pela chuva.

  • O Fator decisivo

Ficou claro como a escolha de Webber em ir a pista com pneus intermediários na parte final do Q3 foi determinante para a sua pole position. Isso demonstra que, com uma leve parada da chuva, deu para arriscar e com sorte Mark se deu bem. Será bom analisar as táticas de pneus para a corrida. Interessante o que o Pole-Man Disse:

Tomamos a decisão certa, o Ciaron (Pilbeam, engenheiro do australiano) e eu. Havia muita água em alguns trechos, mas em partes da pista dava para andar com os intermediários, então arriscamos. Não sei se fui o único a andar com esses pneus, mas acho que fui a ‘ovelha negra’ entre os dez primeiros. Foi uma classificação muito difícil e por isso não dá para criticar ninguém. Estava muito fácil cometer erros”.

Fica então mais um motivo para debater a escolha e como será na corrida. Tudo depende da chuva, claro.

  • Como foi, resumo:

No Q1, a surpresa ficou por conta da eliminação de Massa, Alonso e Hamilton. A Ferrari foi muito arriscada em deixar seus pilotos irem apenas no final, e com a chuva forte, deu no que deu. Muitas rodadas e bandeiras amarelas, entre elas a de Button, que ficou na brita e mesmo classificado ao W2, não podia ir mais a pista. Trulli em 18º, Alonso, Massa e Hamilton logo atrás e adiante de Chandhok, Senna e Di Grassi. Senna rodou, e Lucas mal foi a pista;

No Q2, os frágeis Glock e Kovalainen, que por pura sorte entraram nessa fase, não conseguiram nada além das suas condições. A dupla da Toro Rosso, De La  Rosa e Petrov, que bateu a cabeça ao sair de seu Renault (deveria estar bravo), ficaram de fora da briga direta pela Pole.

O Q3 foi claramente abalado pelas fortes chuvas no circuito que deixavam os carros em um rio, literalmente. Restando 7.17 min, o treino foi interrompido. A chuva deu uma calmada e com isso os pilotos retornaram. Volta trás volta, um pole que parecia ser de Force India terminou nas mãos da Red Bull novamente.

Qualifying parc ferme (L to R): Nico Rosberg (GER) Mercedes GP, second; Mark Webber (AUS) Red Bull Racing, pole position; Sebastian Vettel (GER) Red Bull Racing, third. Formula One World Championship, Rd 3, Malaysian Grand Prix, Qualifying Day, Sepang, Malaysia,

Classificação:

P. Piloto Equipe Q3 Q2 Q1
1 Mark Webber Red Bull 1:49.327 1:48.210 1:51.886
2 Nico Rosberg Mercedes 1:50.673 1:47.417 1:52.560
3 Sebastian Vettel Red Bull 1:50.789 1:46.828 1:47.632
4 Adrian Sutil Force India 1:50.914 1:47.085 1:49.479
5 Nico Hülkenberg Williams 1:51.001 1:47.346 1:49.664
6 Robert Kubica Renault 1:51.051 1:46.951 1:46.283
7 Rubens Barrichello Williams 1:51.511 1:48.371 1:50.301
8 Michael Schumacher Mercedes 1:51.717 1:48.400 1:52.239
9 Kamui Kobayashi Sauber 1:51.767 1:47.792 1:48.467
10 Vitantonio Liuzzi Force India 1:52.254 1:48.238 1:49.922
11 Vitaly Petrov Renault 1:48.760 1:47.952
12 Pedro de la Rosa Sauber 1:48.771 1:47.153
13 Sébastien Buemi Toro Rosso 1:49.207 1:48.945
14 Jaime Alguersuari Toro Rosso 1:49.464 1:48.655
15 Heikki Kovalainen Lotus 1:52.270 1:52.875
16 Timo Glock Virgin 1:52.520 1:52.398
17 Jenson Button McLaren S/Tempo 1:52.211
18 Jarno Trulli Lotus 1:52.884
19 Fernando Alonso Ferrari 1:53.044
20 Lewis Hamilton McLaren 1:53.050
21 Felipe Massa Ferrari 1:53.283
22 Karun Chandhok HRT 1:56.299
23 Bruno Senna HRT 1:57.269
24 Lucas di Grassi Virgin 1:59.977

  • Destaques positivos:

  1. Webber pole: Apesar de estar na grande Red Bull, realmente não se esperava que Webber fosse Pole Position. Primeiro pelo domínio da McLaren e segundo porque ele não estava em “casa”. Porém, com sorte e veloz como sempre, o australiano derrubou a má fase no time e largará na frente amanhã. Será que está com ele a “maldição da Red bull”, assim como foi com Vettel?
  2. Rosberg em 2º: É complicado descrever como Rosberg consegue ser mais rápido que Schumacher, em seco, chuva e mais. O alemãozinho é mesmo um piloto a dar frente ao heptacampeão? Até agora se provou que sim, e hoje a diferença (como dizia com histeria típica de um certo GB) foi grande. Durante o dia analisaremos mais a situação;
  3. Sutil, Hulkenberg, Kubica e Barrichello: O quarteto foi muito bem em este treino e provou que Force India, Williams e Renault são as 3 melhores depois do Top 4. Adrian fez uma volta excelente e até se pensava que ele seria o pole, porém a Red Bull foi lá e buscou a ponta. Hulk foi genial e superou Barrichello. Largando do 5º lugar na sua 3ª corrida na F1 não está nada mal. Pontuará? Kubica, com seu Renault, fez o necessário para se manter entre os primeiros e levar o 6º posto. Cercado por Williams, vamos ver a atitude do polonês na largada. E Rubinho, apesar de ter ficado atrás de Nico, fez um bonito duelo com Schumi e levou a dianteira. Claro que será peça chave superar o companheiro, mas a evolução está ótima.
  4. Kobayashi: Nosso “samurai” japonês superou expectativas com a instável Sauber e está na 5ª fila, na frente de Liuzzi e melhor que o seu experiente colega de equipe De La Rosa o 12º. Se pontuar, é lucro.
  5. Virgin e Lotus no Q2: Ok, foi devido aos erros de Ferrari e McLaren, mas me digam: quem previa isso? Na verdade Glock e Kovalainen foram nota 10 e merecem aplausos. Mas nem quero ver quando chegar a hora de serem ultrapassados por uns certos Alonso, Massa e Hamilton…

Ag. / Reuters

  • Destaques negativos:

  1. Schumacher: Ou a chama apagou ao o alemão sofreu com a chuva e o carro. Ou não teve sorte. Porque não é possível que em todas as corridas até aqui tenha sido superado por Rosberg, inclusive nos treinos. É tudo ou nada, reverter a situação ou perder para um companheiro de equipe após mais de 10 anos…
  2. Estratégia da Ferrari: A Scuderia sempre dá aquela escorregada quando o assunto é qualifyng- com chuva. Hoje, demorou para levar a dupla a pista e deu no que deu, fora ainda no Q1. Se tivesse liberado antes, com a pista em melhores condições, não haveriam problemas. Se alguém se lembra, exatamente no GP de Malásia do ano passado Felipe foi vítima da estratégia incorreta. Vamos ver na corrida, porém será difícil pontuar.
  3. Senna e Di Grassi: A verdade tem que ser dita: Bruno sofre com seu Hispania, não se acostumou direito e Chanhok vai sendo superior. Agora, a diferença foi de quase 1 segundo. Ele rodou no treino, isso é certo, mas as esperanças para a Hispania são poucas. E Di Grassi passou pelo dilema da Virgin, com seu tanque e as modificações. Quase nem esteve na pista, foi só no final e com 4 voltas, ficou em último lugar…
  • E a corrida?

Como já está nos planos de todos os pilotos que a corrida seja debaixo de chuva, ao mesmo tempo sabemos que será uma loteria. óbvio que em condições de este tipo, quem larga na frente tende a se dar melhor pelo simples fato da visibilidade. É aí que está a preocupação com o trio do fundo (Alo-Ham-Mas), que disputam o título, em relação a corrida. Poderão eles, que seguramente proporcionarão uma bela largada, completar a corrida sem rodar e problemas? Dificilmente, então fica a expectativa nesse grupo.

Na frente, onde se concentram os outros 5 do Top 8, atenção para a 1ª fila, que conta com a  presença de Webber, o pole. Será essencial que no momento da largada não haja batidas nesse trecho, já que assim colocaria mais perigo aos pilotos quem vêm seguida e seria uma verdadeira epopéia.

Fica como indagação, conseguirá o Pole Position vencer a corrida? E mais, a prova poderá ser realizada sem interrupções ou Safety Car? Ao longo do dia, mais análises.

31 respostas para “Com tática de pneus intermediários, Webber marca a pole em Sepang”

  1. M. Weber com ou sem chuva é sempre um Leão de Treino, foda qualquer tipo de pitaco com o grid assim e chuva amanhã o negocio é esperar e torcer, para alguem da uma porrada no Alonso e Massa fazer alguns pontos…..

    1. “para alguem da uma porrada no Alonso e Massa fazer alguns pontos…..”

      hahah, mas vai ser dificil pontuar…
      A turma de trás que o diga…

  2. O Webber esteve muito bem na Q3 ao arriscar os pneus intermedios, teve sorte… Como se costuma dizer quem não arrisca não petisca.

    Grande Abraço!

    Kimi_Cris

  3. Vamos ver se a corrida não é interrompida nesse ano igual ao ano passado. Webber foi feliz na escolha dele e marcou a pole, destaque positivo também, para N. Hulkenberg que superou o Barrichello.
    Agr é amanha as 5h, GP da Malasia, tende a ser emocionante 🙂

    1. Foi bom para a Williams a 5ª colocação de Hulk.
      Primeiro porque mostra a evolução do time e segundo porque Nico é o futuro menino prodigio da Williams, como foi Rosberg.
      Se ele pontuar já em sua 3ª corrida na F1, chamará muito a atenção de patrocinadores e chefes de equipe.
      vamos ver…

      abraço.

  4. Hoje mais uma teoria vai ser posta em pratica, vamos torcer para ter emoção!
    Já deram como solução, inverter as posições na largada, vamos ver se o quarteto fantástico, mostram se essa teoria é correta.
    Perguntas que não querem calar:
    Hamilton lá atrás, tudo isso é medo do Webber?
    Webber, só fez a pole com medo do Kimi 1°de Abril?
    Até lá atrás o Massa tem que faz tem inferior ao Don Alonso?
    O grande Senna, não consegue acompanhar seu parceiro?
    O 7 vezes campeão mundial, também nessa pista ficou atrás do Mico, ele realmente tem ficado enjoado, dizem que é o cheiro da descarga do carro do Mico?
    A tática de largar fora da primeira posição, pode dar a primeira vitória ao Vettel?
    Aquilo que o Kubica fez é normal?
    Essa é a maneira da Mercedes Benz andar na frente, colocando o seu safetyr car Mercedes Benz na pista, será que anunciar dessa maneira é correto?
    Alguém vai ter coragem de ficar na frente do Webber?

    1. Luiz Sergio;
      vamos tentar responder as suas perguntas:

      Hamilton lá atrás, tudo isso é medo do Webber?
      ** se for o hamilton está perdido…
      Webber, só fez a pole com medo do Kimi 1°de Abril?
      ** Eu também estou deduzindo isso! e para apagar a mancada em Melbourne.
      Até lá atrás o Massa tem que faz tem inferior ao Don Alonso?
      ** Parece que sim…
      O grande Senna, não consegue acompanhar seu parceiro?
      ** Era para ser ao contrario, mas acho que estão colocando muita responsabilidade no garoto só pq ele tem o sobrenome Senna…
      O 7 vezes campeão mundial, também nessa pista ficou atrás do Mico, ele realmente tem ficado enjoado, dizem que é o cheiro da descarga do carro do Mico?
      ** Na verdade o Schumi não estava enferrujado? hehehe
      A tática de largar fora da primeira posição, pode dar a primeira vitória ao Vettel?
      **Sim!, o que quer dizer que Webber já pode se preparar para quebrar…
      Aquilo que o Kubica fez é normal?
      ** O que ele fez?
      Essa é a maneira da Mercedes Benz andar na frente, colocando o seu safetyr car Mercedes Benz na pista, será que anunciar dessa maneira é correto?
      Alguém vai ter coragem de ficar na frente do Webber?
      ** A única coisa que eu sei é que Webber pode vencer, mesmo, como venceu aqui no Brasil por exemplo, o problema é o carro. E o Nico, que estará logo atrás, nao vai arriscar nada, como diz a politica dele, melhor 18 do que 25….

      abs!

      1. “Aquilo que o Kubica fez é normal?” (furou a fila na saída dos boxes no Q3 pra não tomar spray na cara)

        >> Normal não é, mas pelo visto é permitido. Queria ver se ele tivesse feito isso na frente do Schumacher (ele furou a fila na cara dos Force India), iria chover reclamação na FIA. Mas a justiça divina foi feita. O início do Q3 foi adiado devido à forte chuva e no momento do reinício os dois carros da Force India foram novamente os primeiros a sair dos boxes e se emparelharam de forma a não permitir a furada de fila novamente.

      2. Ah, sim Paulo, lembrei.
        Ele foi esperto na hora, mas depois foi muito engraçado quando os FI ficaram lado a lado para o Kubicafurafila não passar. hehe

        abraço!

  5. aí Daniel Lima
    vc não tinha afirmado que o zaca daria um banho no alonso em classificação este ano?
    no momento já está 2 a 1 pro espanhol. Qual a desculpa esfarrapada que vais inventar hoje?

  6. Domenicali admite erro:

    Stefano Domenicali admitiu que a Ferrari cometeu um erro ao não sair para a pista logo no início da primeira fase da qualificação, quando a chuva ainda não caía com grande intensidade. Saindo para a pista demasiado tarde, tanto Fernando Alonso como Felipe Massa não conseguiram passar da Q1.

    “Estamos muito desapontados com a forma como correu a qualificação. Cometemos um erro ao confiar no boletim meteorológico: quando fomos para a pista, a chuva começou a cair com mais intensidade em vez de abrandar. Olhando para trás, é fácil dizer que deveríamos ter saído imediatamente para a pista”, afirmou o italiano.

    “É uma pena porque todos os sinais que tínhamos davam conta de que poderíamos estar bem na qualificação e agora vamos ter de preparar uma corrida de trás para a frente. Mas não vale a pena lamentar as coisas antes de elas acontecerem, porque a corrida é só amanhã. E, como vimos hoje, tudo pode acontecer”, completou.

    fonte: auto sport / portugal

    1. Esse Domenicalli:

      “Mas não vale a pena lamentar as coisas antes de elas acontecerem, porque a corrida é só amanhã. E, como vimos hoje, tudo pode acontecer”

      A corrida é amanhã mas largar em 19º e 21º em chuva na Malásia não é moleza.
      Mas se der aquelas coisas apocalípticas que acontecem em Sepang, eles podem pontuar.
      E olhe só quem ficaria na liderança se a corrida terminar como esta o grid de largada:
      Rosberg- 38
      Alonso- 37
      Massa- 33
      Button- 31
      Webber- 31

      Tudo pode acontecer…

  7. Ferrari e McLarem hoje deram um show de auto-confiança que se transformou em um show de amadorismo beirando a estupidez. Ficaram olhando seus super computadores quando bastava colocar a mãozinha pra fora da janela e ver que a chuva estava aumentando. Até o Galvão sabia disso.
    Se durante a corrida cair a chuva que caiu hoje no início do Q3 a prova fatalmente será interrompida e poderemos ter a contagem de pontos pela metade como tivemos no ano passado. Sorte de quem estiver na frente, daí a vantagem de largar bem em Sepang. Ponto pra Red Bull.
    E o Reginaldo Leme, hein? Com 45 anos de Formula 1 nas costas e ainda não sabe a diferença entre pneus intermediários e pneus “full wet”. Foi corrigido 3 vezes pelo Galvão.
    Mas o ponto forte da classificação de hoje pra mim foi a furada de fila do Kubica no Q3 pra não pegar spray na cara e as Force India depois fechando a porta pra não acontecer isso de novo. Apesar de não gostar de dizer isso, o Galvão tem razão ao afirmar que isso não devia ser permitido.
    Só me resta torcer para mais uma largada ‘espírita’ do Felipe, mas se tivesse que apostar, apostaria minhas fichas no Leonardo di Caprio da Mercedes.

    1. Alguém mais percebeu que o Massa praticamente não foi televisionado durante o qualifying?

      1. “Alguém mais percebeu que o Massa praticamente não foi televisionado durante o qualifying?”

        Verdade Paulo.
        Mas ele mal saiu a pista, e quando saiu estavam Hamilton e Alonso duelando, aí o brasileiro ficou em 3º plano.

        No mais, ótimo comentário.

        abs.

  8. É, está difícil de prever como será a corrida… Mas foi uma boa colocação essa de que todo o mundo deve ficar com medo de ficar na frente do Weber.
    O legal é que Sepang permite ultrapassagens, mas com base na sugestão do Bruno, não ia adiantar tanto inverter o grid de classificação neste GP, já que os três melhores pilotos estão classificando lá trás, e rapidamente iam engolir as menores… kkkk
    A corrida dá as caras de que vai ser muito interessante, com pista seca ou molhada, já que vai ser uma disputa louca por ultrapassagens pelos grandes que estão no fim do grid, e também pelas disputas internas mais na ponta (em especial Mercedes e Red Bull).
    Mas a chuva pode gerar uma situação muito engraçada: já pensou, o GP sendo cancelado logo no início da corrida, as equipes medianas pontuando e as grandes com cara de taxo? (Daí você imagina, estampado nos jornais do mundo todo: a foto de cara amarrada dos chefes dessas equipes grandes, rs).
    O grande perigo da chuva amanhã é: pilotos de carros velozes no fim do grid, desesperados para ultrapassar logo no começo da corrida, com medo da bandeira vermelha! É bom a FIA ficar atenta a isso e interromper o GP logo que notar que a situação tá ficando crítica e perigosa demais. Mas no mais: a disputa na Malásia promete muitas emoções, giros, ultrapassagens, mais surpresas, entre outras coisas que fazem uma corrida ser divertida. E ficamos na torcida para que não haja acidentes graves!
    Abraço, DTA!

    1. “Mas a chuva pode gerar uma situação muito engraçada: já pensou, o GP sendo cancelado logo no início da corrida, as equipes medianas pontuando e as grandes com cara de taxo? (Daí você imagina, estampado nos jornais do mundo todo: a foto de cara amarrada dos chefes dessas equipes grandes, rs).”

      Interessante Ester, se acontecer, o que há chances, teremos surpresas.
      A largada será fundamental, a aí que teremos uma definição da corrida.

      abraço!

  9. Tomás , foi o que nós comentamos ontem : a chuva vai fazer estragonas pretenções de muitos pilotos .
    Depois de uma bela sorte (pelo menos pra mim ) , o Webber , apaga um pouco o seu final de semana na Austrália .
    Comoa corrida é longa , não sei se o Webber agüenta o ” tranco ” até torço pra que isso aconteça , pois gosto dele .
    Huuummm e o Schumi heim ? está sendo meio constrangedor , foi pior do que as outras duas anteriores , o homem tomou 1s ! mas vou dar uma força pra ele : foram os pneus … rsrsrs …
    Vi no Lewis o maior prejudicado ,pois foi o mais rápido em todos os treinos , agora é botar a alma para conquistar o que perdeu .
    O consôlo do Button , é que vai largar na frente do Alonso , Massa e Lewis seus adversários diretos , pensando assim já é um belo dum conforto .
    Não queria estar na pele do Massa nunca , sua situação está por demais complicada , largando lá no fundão com chuva então … e mesmo com sol vai ser muito difícil também .
    Tomás , vejo que essa corrida , mesmo com sol ou com chuva , muitas coisas irão acontecer , será o imprevisto dentro do previsto .
    Grande abrço .

    1. Fala Marco;

      então, o Button pode ter seu consolo mas a diferença é muito pouca. são quase os 4 juntos (Ele, Alonso, Hamilton e Massa), só o pobre do Trulli que será vítima fácil dos três atrás dele.
      Difícil será remar até os pontos. Mas se tivemos uma largada confusa, o que seguramente deve acontecer, alguém pode se dar muito bem, ou muito mal…

      abraço!

  10. Tomas;
    Não acredito que as posições ficaram deste modo na corrida, principalmente e por causa da chuva, então acho que terá muita surpresas, sobre o Alonso e Massa, um pouco de azar e muito erro da Ferrari, pelo menos o Alonso ficou na frente do Massa, mas como o Schumacher, o Massa ainda não está do jeito que eu acho que ele corre, e voltando sobre o erro da Ferrari, acho que isso acontece, não foi culpa de nenhum dos 2, o Hamilton tá experimentando como é largar atrás do companheiro de equipe, hehe, sobre a Mercedes e o Rosberg, não boto fé que o Nico ganhará do Schumacher, ainda acho muito cedo falar algo dos 7 vezes campeão, mas o Nico tá ganhando pontos, e Schumacher poucos pontos, no final do campeonato isso fará uma grande diferença mesmo que o Schumacher ande mais rápido que o Rosberg, enfim acho que devemos esperar, ainda estamos na 3° corrida de 19, então tem muita coisa para acontecer.

    Abraços

    1. “, mas o Nico tá ganhando pontos, e Schumacher poucos pontos, no final do campeonato isso fará uma grande diferença mesmo que o Schumacher ande mais rápido que o Rosberg”

      É isso que deve estar preocupando Michael agora Lucas, E, além de estar perdendo na pontuação, está andando mais lento e se por uma catástrofe ecológica a 1ª fila ficar assim na corrida, Rosberg ganhará muitos pontos.
      Mas claro, falta ainda…

      abraço

    1. Se Webber vencer em uma corrida com a metade dos pontos, será muito azar,
      em vez de 25, ele ganhará 12,5, quase como um 4º lugar.
      E a diferença da valorização da vitória cai de 7 para 3,5…
      Estamos no aguardo…

      abs.

    1. A 7ª posição, atrás de Kubica, Hulk e Sutil não é tão boa, mas Rubinho se dá muito bem em chuva e quem sabe não pinta um pódio ou algo assim….
      Como dizemos aqui, será loteria.

      abraço!

  11. Foi muito bom ter visto a evolução da Sauber! Espero que essa simpática escuderia consiga pontuar amanhã!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s