Um novo caminho pela frente

Apesar de que Felipe Massa esteja com 99,9 % de ter seu contrato renovado com a poderosa Scuderia Ferrari, um novo caminho estará sendo escrito apartir de 2011, ou mesmo a partir deste ano, que marcou várias mudanças e está sendo positivo em termos de resultados e convivência- algo importante para todo piloto que procura se manter em uma mesma equipe por anos.O segredo de toda essa história é o incrível carisma de Felipe. Uma personalidade forte, sem maiores preocupações além de trazer um bom resultado para casa e fazer com que a equipe possa evoluir. Acreditem, não deve ser fácil se estabelezer na maior equipe de todos os tempos da F1, ainda mais nestes tempos que qualquer erro, é fatal.

A imprensa é uma grande aliada de toda esta novela que parece acontecer justamente no momento menos propício para mudanças de cookpit, o início da temporada, onde nem todas as cartas foram mostradas nem tudo está confirmado. Pois é, mídia, ainda mais a especializada em Fórmula 1, é assim. Vimos o que aconteceu no início de 2008, quando Massa começou o campeonato, digamos assim, mal, e já era tido como fora da Scuderia. E todo esse alvoroço veio com apenas 3 provas “abaixo do esperado”.

Alonso foi o grande candidato para estar colocado no seu lugar, principalmente porque a Renault estava em ritmo ruim e o espanhol já estava começando a ser nome constante nas conversas dos Tifosi. Porém, Felipe se recuperou bravamente e começou a vencer, a chegar na ponta do campeonato em Magny-Cours. E aí, os boatos continuavam? Não…

Ano passado aconteceu a mesma coisa. Massa sofria com o carro ruim, nenhum ponto em três corridas e a pressão estava em suas costas. De novo, Alonso era o preterido a vaga. Mas, apesar de não vencer na próxima corrida, já que o F60 não lhe dava condições disso. Segurou bem a “barra” e se manteve, com direito a pódio, até aquele incidente nos treinos para o GP da Hungria. E com Alonso pole, imagina a imprensa. Depois que se soube que Felipe não poderia correr o ano intero, era coisa certa que Fernando ocupasse o resto do ano o cookit do brasileiro.

Mas isso não aconteceu, ele não era bobo em decepcionar na Ferrari (o carro não era competitivo) e tinha seu contrato com a Renault. Nada melhor do que fazer as coisas certas e com calma.

Assim, com o desfecho quase ensaiado, o espanhol “estava dentro”. Chega o atual ano, ele vence a 1ª, Massa dá uma segurada na 2ª e se coloca como líder do campeonato na 3ª. E mesmo assim, lá estava a mídia, fiel como rato em busca de queijo, para criticar Massa e já colocá-lo como fora da Scuderia em benefício de Kubica ou Vettel em 2011. Inclusive, como todos sabem, já discutimos os assuntos aqui, mas a verdade é que Massa está dentro também.

Domenicali pone mala cara

  • A declaração de Domenicali e sua importância

Não é novidade para ninguém as declarações mais do que influenciando para uma renovação com Felipe, mas nada melhor do que lembrar:

Quanto a Felipe Massa, apesar de termos recebido muitas críticas externas nos últimos anos, decidimos estender nosso trabalho em conjunto a um prazo mais longo. E isto significa acima de um período de doze meses.

Nós contamos com Felipe e queremos fazer isso no futuro também. Nenhum piloto se desenvolveu tanto quanto ele nos últimos anos.

Isso dá uma grande segurança ao brasileiro e confiança. Nada mais conforável de saber (porque por dentro do time o futuro deve estar acertado) que seu contrato está lá, prontinho para ser assinado e renovado. Vejamos que tudo está sendo dito bem cedo, já que a Ferrari costuma anunciar seus pilotos no GP de Monza, que este ano ocorre no dia 12 de setembro. Imagino que deva ser pela causa dos boatos, deste modos se acabam com ele, ou não.

Agora, com a tranquilidade de poder trabalhar mais três anos sem pressões (tecnicamente) tudo deve melhorar. Massa está em um momento ótimo de sua carreira, pela segunda vez conseguiu ser líder de um mundial ( a 1ª foi em 008, Gp da França) e ainda com Alonso do seu lado. É bom aproveitar esta chance, que não aparece para todos. Felipe fez seu trabalho muito bem, nada mais do que ele ser “recompensado” com a estadia no time.

  • Kubica na penumbra

Com a “quase” confirmação de Massa na Ferrari por 3 longos anos, Kubica se vê em uma situação não muito agradável: Continua na Renault e uma porta se fecha. Claro que tudo se baseia, além de hipóteses, na publicação da revista FRANCESA Auto Hebbo. Talvez Kubica nem sequer tenha falado com ninguém da fábrica italiana, mas como a sua carreira antes da F1 e de algumas categorias estava residida nesse país, as chances aumentavam. Agora, ou é continuar na Renault e apostar na evolução da equipe, ou se lançar em outro time.

  • Um novo caminho pela frente…

A meta é vencer, desde os tempos do Kart. Neste momento, na posição tão desejada, disputada e valorizada por todos de Nº 1, Felipe tem que seguir o seu caminho. Como sempre, mostrando quem é e fazendo com que seja posto valor em cima dele e de sua pilotagem. Agora, apesar de nada ser oficial, Massa deve querer vencer depois de 1 ano e meio e abrir mais na liderança do campeonato como dizendo: “Vocês acertaram em renovar comigo!”. O Gp, em Xangai, vamos ver as surpresas que ele nos reserva.

Na seção de comentários, aproveite e opine. Vamos fazer deste espaço, conduzido por um “teenage” de 13 anos crescer ainda mais. E claro, agradeço a todos pelas visitas, elogios e opiniões. Até breve!

46 respostas para “Um novo caminho pela frente”

  1. Essa declaração da Ferrari é igual aquelas dos dirigentes de futebol!
    Correto era assinar agora o novo contrato, isso sim, enquanto não tiver as assinaturas não vale nada é fantasia.

  2. Tudo vai depender do ambiente dentro da equipe. Felipe Massa tem contrato até o final do ano, e por enquanto, a relação com Alonso é boa, mas a imprensa europeia, que adora confusão, vai criar boatos e rumores aumentando as especulações em torno do próximo ano.

    No momento, tudo tem dado certo para Massa, mantendo um rendimento constante em pistas que ele normalmente não se dava be, como Malásia e Austrália, e, mesmo sem vencer, é líder do campeonato.

    Por outro lado, existe a velha politicagem. Alonso trouxe o Banco Santander, patrocinador pessoal do espanhol, que poderá influir no negócio.

    1. ‘Por outro lado, existe a velha politicagem. Alonso trouxe o Banco Santander, patrocinador pessoal do espanhol, que poderá influir no negócio.”
      É…
      mas será que ele tem PODER DE DECISÃO?
      acho que não, mas pode se desconfiar sim..

      1. Tomás, o Banco é espanhol, Alonso é espanhol, claro que tem, Alonso se garantiu por completo.

    1. “hehehe…Galvão Buenro estava certo!!!”
      Esse Galvão tem mais cara de detetive… kkk
      Lembra da vez do Nelsinho?
      No final, piquet saiu e ele estava certo.. só errou por uma corrida..

  3. Um fato interessante é ver como essa maravilhosa noticia irá influir no desempenho excepcional do Felipe deste ano!!! Acho que vai estar mais relaxado ainda, e mais tranquilo para enfim liderar como nunca liderou!!!

    O unico empecilho, é a Ferrari não ter o melhor carro hj, e também não ter os melhores estrategistas e engenheiros, (para mim Mercedes, e Red Bull)…

    1. “O unico empecilho, é a Ferrari não ter o melhor carro hj, e também não ter os melhores estrategistas e engenheiros, (para mim Mercedes, e Red Bull)…”
      Como disse Luiz Sergio dias atrás, isso pode influir..

  4. Vejo o saguinte, Alonso é um puta piloto, assim como Shumacher, porem eles brilham muito se, tudo tiver muito bem acertado, carro bom e concorrentes distantes, hoje vejo a Ferrari um pouco atras da Red Bull e com Mercedes e Maclarem no cangote, ou seja dificuldade e pressão, correndo as vezes com equipamento inferior, na Malasia Massa suportou bem a pressão, e no momento decissivo foi melhor que Alonso, agora os torcedores do Massa tem que ser realista, se manter a frente e ser melhor constantemente que o Alonso é foda, então Massa tem que ser cirurgico, fazer o possivel pra treinar melhor que o Alonso, quando não for possivel, ficar perto e largar melhor, sabemos que o Alonso na frente com carros iguais pra passar é dureza, vejo a briga por um novo contrato mais pro lado de tentar tirar tudo do equipamento, mesmo que isso não o leve a vitorias constantes e manutenção da liderança do campeonato.
    Aos discrentes, acho que massa já é um piloto acostumado a pressão, pois já deram como certa sua saída algumas vezes e ele sempre acaba virando o jogo, tambem acho que se a Ferrari se acertar e vir a ser o melhor do campeonato, pois temos que convir uma coisa, a curva de desenvolvimento de Ferrari e Maclaren costuma a ser melhor que as demais, é bom que Massa esteja ou a frente do Alonso ou com contrato renovado, pois acho que esse ano ele tem uma batalha “fudida”, pois com Shumacher ele não tinha a obrigação de ser melhor, com Kimi era pau a pau, sendo que o Finlandes era um cara que ja parecia bem pro final de carreira, agora vejo uma luta dura e cruel contra um adversário forte, mas acima de tudo Massa ganhou bagagem e pode sim existir vida alem da Ferrarri no Circo.

    1. “agora vejo uma luta dura e cruel contra um adversário forte, mas acima de tudo Massa ganhou bagagem e pode sim existir vida alem da Ferrarri no Circo.”
      Vai ser um grande duelo. já está sendo aliás. e se a turma da red bull e mclaren entrar, será melhor ainda.
      sobre a vida além-Ferrari, eu já havia tocado nesse assunto, até porque a Ferrari não é o único time.
      Rubens e Michael que o digam…
      abs.

      1. Pode existir vida fora da Ferrari, mais para disputar título, as portas estão fechadas.

    2. Concordo plenamente com vc…Porém tudo isso que vc disse que o Massa precisa ser e precisa fazer para estar a frente de Alonso, ele esta fazendo!!! E isso não é por acaso, ou que obra do imponderavel. Hj ele é o mais regular da temporada, e isso tem haver com a sua garra, vontade, e superação, e trabalho é claro, muito trabalho!!!O que vejo no Massa é a sua humildade e pés no chão, e coisa que Alonso não tem e nunca teve (vide sua declaração após gp da malasia quando perguntaram sobre se ele ja teve companheiro de equipe que o superou ( e teve, Trulli na Renault (quando briatore o deixou de molho nas ultimas 4 ou 3 corridas)!
      O fato de Alonso não ser cerebral como todos o taxam, e inclusive é, no Gp da Malasia ao ver Massa ultrapassar Button ele ficou desesperado, e ao inves de pensar nos pontos e poupar o carro que ja estava com problemas, ele ficou mais nervoso e tentou a todo custo ultrapassar Button, forçando a rotação do motor e jogando assim todo o esforço da corrida “mais dificil da vida dele”. Aos discrentes, concordo que Alonso é o mais completo, mas hj o Massa o esta superando, e Vettel/Lewis são mais rapidos que Alonso!!!

      1. “O fato de Alonso não ser cerebral como todos o taxam, e inclusive é, no Gp da Malasia ao ver Massa ultrapassar Button ele ficou desesperado, e ao inves de pensar nos pontos e poupar o carro que ja estava com problemas, ele ficou mais nervoso e tentou a todo custo ultrapassar Button, forçando a rotação do motor e jogando assim todo o esforço da corrida “mais dificil da vida dele”. Aos discrentes, concordo que Alonso é o mais completo, mas hj o Massa o esta superando, e Vettel/Lewis são mais rapidos que Alonso!!!”

        Marcello, não concordo com tudo isso não..
        Ok, o Alonso é fanfarrão, pode ser egoísta (ele é espanhol!kkk), mas é melhor que muita gente aí. A “corrida mais dificil de sua vida” ele fez com a caixa de embriagem quebrada, quero ver outro piloto fazer igual (o que nao quer dizer que não possa fazer).
        É claro que o Alonso deve ter ficado nervoso, assim como o Massa ficou em brasil 2008 soube pelo radio que era vice, assim como o Hamilton ficou em brasil 08 quando viu o vettel passá-lo, assim como vettel ficou quando quebrou pela 2ª vez,
        isso é normal.
        mas ele deveria ter se segurado mesmo..isso é fato.
        o que vejo em Vettel e Hamilton é que eles são inconstantes,
        coisa que o Massa e Alonso não são, e isso será decisivo.
        Bem, é isso, vamos logo pra China! rsrs
        abração!

      2. A “corrida mais dificil de sua vida” ele fez com a caixa de embriagem quebrada, quero ver outro piloto fazer igual (o que nao quer dizer que não possa fazer).
        Tomás, qualquer pilota faz o que ele fez, forçar e quebrar o carro. KKKKKKKK
        Brincadeira, ele pilotou muito bem!

      3. “Tomás, qualquer pilota faz o que ele fez, forçar e quebrar o carro. KKKKKKKK
        Brincadeira, ele pilotou muito bem!”
        hahaha, pois é, no final das contas nao deu em nada mesmo..
        😦

        abs!

  5. Tomas;
    Nem todo bom piloto tem um carro á altura do talento dele, esse é caso do Kubica, que é um grande piloto (literalmente) e não tem um carro bom, sobre a Ferrari renovar com o Massa, era Previsível isso, e também achei correto, apesar dele não estar vencendo, ele sempre vem ajudando a Ferrari nos momentos mais difíceis.

    Abraços

    1. Essa do Kubica foi boa.kk
      olha, se a Ferrari renovou com Felipe é porque ela confia no seu potencial (acho) e sabe que ai tem um espírito campeão.
      resta saber se ele será.

      abs.

  6. 1- Vamos imaginar um final de campeonato não muito bom para Massa, mas possível de acontece: Vettel campeão, Alonso em segunto e Massa em terceiro. Seria ruim para Massa, ele tem potencial para ser campeão, mas ainda assim este cenário não seria o suficiente para demití-lo. Ou seja, confio que ele fica se nada de extremamente excepcional acontecer.
    2- Massa ficando por mais tempo na Ferrari, será que o Kubica continua na Renault? É muito piloto para pouco carro. Mas ir para onde?
    Na McLaren, os contratos não vencem ainda.
    Na Mercedez, Nico fica por mais tempo, Schumi não sei como está o contrato, mas acho dificil que depois de voltar ele fico só até 2010. Deve ficar mais.
    Force India e Willians não deve interessar Robert.
    Restando Red Bull! Muita gente fala da aposentadoria de Weber e sempre colocam Kimi como seu possível substituto (até porque Kimi tem patrocinio da Red Bull no rali). Mas porque não o polonês? É muito mais motivado (e, para mim, muito mais piloto) do que Raikkonen. E tem a língua tão afiada quanto a de Weber.
    Não que isto seja motivo para contratar alguém, mas achei cômico a declaração de Weber sobre a rigidez em Victoria (região onde fica Melbourne):
    “It pisses me off coming back here, to be honest. It’s a great country but we’ve got to be responsible for our actions and it’s certainly a bloody nanny state when it comes to what we can do.”
    Mas a melhor de todos foi do Kubica com relação ao caso Nelsinho Piquet:
    “Normally if you go the police and you say you killed someone but you know someone else who killed three people, you will still go to jail”

    1. “Mas porque não o polonês? É muito mais motivado (e, para mim, muito mais piloto) do que Raikkonen.’
      Vito, excelente hipótese. mas não esqueçamos que Kubica pode ficar desmoralizado com um carro ruim. ano passado foi o exemplo claro, com um BMW ruim e ainda foi superado por Heidfeld. Porém eu também escolheria ele do que Raikkonen.

      “Não que isto seja motivo para contratar alguém, mas achei cômico a declaração de Weber sobre a rigidez em Victoria (região onde fica Melbourne):
      “It pisses me off coming back here, to be honest. It’s a great country but we’ve got to be responsible for our actions and it’s certainly a bloody nanny state when it comes to what we can do.”
      Mas a melhor de todos foi do Kubica com relação ao caso Nelsinho Piquet:
      “Normally if you go the police and you say you killed someone but you know someone else who killed three people, you will still go to jail””
      olha ai, eles tem humor! hahhaaha

      P.S.: Vito, você acha que seria interessante um post falando sobre a situação de Webber, a hipótese de kimi e kubica na RBR para este sábado? Isso vale para todos os leitores tb!
      Espero resposta assim já vou preparando!

      abraços

      1. Valeu Vito, estou com muitas ideias aqui, nao sei se vou dar conta!! kk
        posts bem legais vem ai..
        abs.!

      2. Sim, eu acho que falar sobre a situação de Webber vai ajudar a encaixar muitas questões sobre o mercado de pilotos para o ano que vem, e até sobre o campeonato da Red Bull esse ano! Mas, pode ir com calma, não precisa querer se “super-faturar” de posts…rs

      3. Ester:

        “Mas, pode ir com calma, não precisa querer se “super-faturar” de posts…rs”

        Hahah, não, até pode ver que só tem 1 por dia agora…
        entao nao tem problema! rsrsrs

        abraço!

  7. Massa merece ficar na Ferrari…Nao só pela boa reação…mas pelo q ele vemn fazendo…
    Acho q essa temporada será chave para ditar o futuro dele na equipe…
    Massa tem potencial p crescer MUITO, e ate ser campeao mundial…
    porem pode acabar fadado a ser escudeiro de Alonso por um bom tempo tbm…
    O legal é q tudo depende dele….Uma coisa que cala a boca de muita gente e faz a as coisas entrarem no trilho na F1 é andar rapido…
    Massa sendo rápidpo ele terá seu lugar bem confortavel em uma das melhores equipes da F1

    1. ‘O legal é q tudo depende dele….Uma coisa que cala a boca de muita gente e faz a as coisas entrarem no trilho na F1 é andar rapido…”
      É isso aí Gabriel.
      depende só dele. mas qualquer erro pode ser fatal, como disse no post.
      porém, com a declaração de Domenicali, creio que não há mais duvidas, ele fica mesmo se não foi tão bem..
      por isso achei precipitada…

      abraço!

  8. Parabens Tomas!! Legal o Blog carinha, mas acho um pouco demais considerar o Massa 99.9% confirmado. Muito cedo e como eu verifiquei ateh nos bons comentarios ai em cima nao tem carro bom disponiviel para o proximo ano, ou seja, ninguem tah pensando em tirar o massa de Maranello e a Ferrari sabe disso.

    Sendo sincero ateh gostaria que demorasse mais essa renovacao. O Massinha sobre pressao rende muito, e ele com “sangue nos olhos” querendo comprovar que a renovacao eh bom negocio nao tem pra ninguem. VAMO MASSA!!!!

    O que vc acha Tomas??? Abracao!

    1. Valeu Tuba!
      É, por isso é a polêmica.
      O que eu acho?
      Acho precipitado, e como você disse, também gostaria que demorasse mais. Mas enfim, eles devem ter pensado e decidido que o melhor momento era agora, até porque os boatos estavam grandes. Mas segundo a imprensa, nada está assinado,
      mas ele fica sim..

      abraço!

      1. Eai primão do cara, Felipe Motta é show, e sempre com entrevistas imparciais e com revelações que a Globo e a midia não mostram!!!
        Realmente concordo com ti, sobre o que disse!!!Até afirmei que Alonso é sim o mais completo atualmente, o que ele fez na Australia foi digno de mestre, e na propria Malasia ao fazer o punta taco durante a corrida inteira, quando a embreagem estava falhando…Porém, ele ta enfim enfrentando um adversario a sua altura, ou pelo menos que sabe melhor do que os ex companheiros do espanhol, como se portar contra um grande campeão. Alias Massa já teve Villeneuve, Schumacher e Kimi como companheiro!!! So sei que a Ferrari este ano tem a melhro dupla da F1 atual, mas não tem o melhor carro, mas tem o melhor desenvolvimento junto com a Mclaren, basta saber como vai terminar a melhor temporada dos ultimos 10 anos (1999 foi demais)!

      2. Valeu Marcello, também acho.
        só uma coisa, eu não sou primo do Felipe Motta não..
        kkk, é só um sobre nome que por uma enorme coincidência esta comigo e com ele,,,
        mas se fosse, nao seria nada mal! rsrsr

        abração

  9. Eu acredito nas duas coisas. Acredito que exista o tal “contrato redigido mas não assinado” do Massa, acredito que a sua assinatura dependa da performance do brasileiro ao longo do campeonato, e, porque não, acredito que o Kubica possa sim andar ao lado de Alonso na Ferrari no ano que vem. Porém, porque um brasileiro corre pela Ferrari há tantos anos (desde Rubinho)? Porque comercialmente isso é bom pra Ferrari/FIAT, visto que o Brasil é o maior consumidor da FIAT no mundo e o segundo maior mercado mundial da Ferrari.

    1. Eu já acho é que o Massa é quem ta negociando com a Ferrari e a Red Bull, se bobear até outras equipes!!! Pq pelo nivel dele hj, é ele quem dita as regras do contrato e os valores!!! Massa hj tem lugar em qualquer equipe da F1, se bobear eu prefiro ele na Red Bull ano que vem no lugar do Webber!!!
      Massa x Vettel seria show!!!

      1. Marcelo Pazetto,
        Dentre os que o contrato vencem ao final do ano, os dois nomes mais fortes são Massa e Kubica. Dentre as equipes fortes, somente duas vagas abrem ao final do ano: Ferrari e Red Bull.
        O mais provável, para mim, Felipe fica onde está e o Gargamel (Kubica) vai para a RedBull.
        Não tinha pensado por este lado que voce disse… mas é uma possibilidade.
        Polones na Ferrari e Felipe da RedBull… hum… interessante…

      2. Opa surgiu uma boa hipótese aí..
        imagina:
        Ferrari:
        Alonso/Kubica
        Red Bull:
        Massa/Vettel

        iria ser fantástico. mas não entra na minha cabeça o Felipe vestindo um macacão da Red Bull, mas é coisa minha mesmo.. rrs!

        ah, depois dá uma olhada naquele post de 1º de abril, do Kimi na Red Bull
        eu cheguei a cogitar a ideia da Red Bull repetir a dupla da Ferrari em 07/08: Massa e Kimi,
        e não é que agora não está tão descabelada?
        Ah sim, o Vettel iria para a Ferrari e o Kubica, bem, ele ficaria na Renault :/

        vamos ver, mas acho que já é muita hipótese, nao acham?

    2. “Porém, porque um brasileiro corre pela Ferrari há tantos anos (desde Rubinho)? Porque comercialmente isso é bom pra Ferrari/FIAT, visto que o Brasil é o maior consumidor da FIAT no mundo e o segundo maior mercado mundial da Ferrari.”
      Muito interessante Paulo.
      entao estará pintando algum brasileiro para depois do Massa?
      mistéééério…

      1. “Muito interessante Paulo.
        entao estará pintando algum brasileiro para depois do Massa?
        mistéééério…”

        Não, a hipótese mais provável é que Felipe Massa renove de fato por mais 3 anos.

        E depois dele?……sei lá!

  10. Grande Tomás .
    Sei o quanto estamos sujeitos a nos equivocar naquilo que nos toca , e também o quanto devemos suspeitar dos julgamentos de nossos amigos quando são por demais adiantados no tempo .
    Portanto meu grande ídolo , o tempo é amigo e protetor daqueles que usam o juízo para aguardar a melhor ocasião e é inimigo destruidor daqueles que se adiantam sem pensar .
    Posso até dar uma resposta de que o Massa fique efetivamente na Ferrari , mas convenhamos , é realmente muito cedo qualquer tipo de hipótese .
    Não sou partidário dessa política chamada hipótese .
    Grande abrço Tomás .

    1. “Portanto meu grande ídolo , o tempo é amigo e protetor daqueles que usam o juízo para aguardar a melhor ocasião e é inimigo destruidor daqueles que se adiantam sem pensar .”

      Falou e disse Marco.
      um abraço!

  11. Olá, Tomás, belo post! E eu ri muuuuuuuuuito do comentário que você fez do tamanho do post que eu escrevi!!!! kkkkkkkkkk!! Até eu me surpreendi com o tamanho do post…!!! kkkk
    E… sobre o contrato de Massa na Ferrari, eu não acredito que ele possa ser mandado embora da Ferrari, simplesmente se ficar atrás de Alonso no campeonato. O que a Ferrari quer é um piloto constante, que garanta uma boa pontuação para o Mundial dos Construtores: ou seja, quanto mais pontos os dois pilotos fizerem melhor.
    Eu também acredito que Massa vai ter seu contrato renovado pela Ferrari. Afinal, é um piloto que ainda está em evolução e não é de arrumar brigas com seus companheiros de equipe à toa. E que Maranello quis falar sobre a renovação do contrato logo no começo do ano porque devem estar cansados de tantos boatos!! Rs… Como já comentei em outro coment, acho que Kubica não é constante o suficiente para a Ferrari; e quanto a Vettel… Pode até ser que no futuro tenha chance palpaveis de ir para Maranello, mas eu acho que a Ferrari vai esperar ele amadurecer um pouco mais antes de convida-lo para ocupar uma vaga no seu cockipt…
    Já quanto a Kubica na Red Bull… não sei, depende da saída do Webber, depende se a Renault vai querer segurar o polônes por lá. Mas não deve faltar vaga para o polônes correr em alguma equipe ano que vem, pelo menos, se continuar mantendo os resultados que vem fazendo até agora! A mesma coisa digo para Massa quando sair da Ferrari…. O próprio piloto disse que não tem certeza que quer se aposentar na Ferrari. Mas quando ele sair de lá, se continuar se mantendo num bom ritmo, com certeza vai ter vaga numa boa escuderia!
    É isso aí, gente, vamos ser perseverantes! Em tudo!
    Deus abençoe vocês!
    Bjs

  12. Tá muito cedo ainda Tomás. Acredito q o Massa vá renovar sim, mas essa de contrato redigido me parece uma forçada de barra do Galvão. Mas pelas entrevistas do Domenicali, a Ferrari está feliz com sua dupla de pilotos. Qual chefe de equipe não estaria ?

    1. “Qual chefe de equipe não estaria ?”
      É Alex, por isso fica difícil desfazer essa dupla,
      agora que fizeram, que deixem, oras!
      haha, abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s