Ferrari vs Red Bull: a guerra psicológica e técnica toma força

Os lados da briga que, pelo menos até agora promete ser a que chamará mais a atenção em Xangai, Ferrari e Red Bull estão tendo são uma guerra que não parece ter fim, e aliás, pode estar só mostrando as suas primeiras cartas…Vettel, Webber, Massa e Alonso poderiam muito bem ser o “quarteto fantástico” da temporada. Não são pela presença constante e evolução de seus dois rivais que mais lhe dão medo- McLaren e Mercedes. Porém, neste constante equilíbrio de forças que se mostra ser o duelo de “touros vs cavalos”, é complicado apontar quem é que está levando a dianteira, pelo menos até agora.

  • Felipe dá seu “pitaco”

Hoje, dia 12, Felipe Massa entrou na “guerra psicológica” contra a Red Bull. Talvez seja exagero dizer isso, mas estaria ele sendo precipitado em dizer que a RBR não é “imparável”? Bom, leiam a declaração de Felipe primeiro:

Ouvi muita gente dizer que a RBR tem o carro mais rápido nos treinos. Porém, em condições de corrida, preciso dizer que em Sepang eles ficaram praticamente sozinhos. Só que não é uma posição inalcançável. Eles não são imbatíveis, mas temos que melhorar um pouco para estar na posição de superá-los.

Preciso me manter otimista. É muito bom ver seu nome no topo da classificação, como aconteceu após a corrida em Sepang. Mas isso não conta muito após apenas três corridas. Precisamos continuar nos esforçando pelo resto do ano, porque é melhor estar em primeiro no campeonato mais à frente na temporada.

Automaticamente, ao dizer tal coisa, no inconsciente se entende que a Red Bull é sim muito superior. A Ferrari teve sorte com os incidentes da rival, vendo Vettel abrir caminho em Bahrein e vendo o mesmo ter problemas nos freios em Melbourne, abrindo espaço para um 3º lugar de Massa. Mas em Sepang tal fatos não se repetiram, e a Red Bull mostrou, para toos, que pode ser muito superior e vencer tranquilamente, sem ter problemas, o próximo GP, na China.

O estado na Scuderia não é de medo, e sim de alerta. Quando acontece algo deste tipo, que não era surpresa para niguém, o segredo é trabalhar. Trabalhar para superar o inimigo. O próprio Felipe disse:

Mas temos que melhorar um pouco para estar na posição de superá-los.

  • Problemas deixam tudo mais imprevisível

As duas equipes em questão foram, sem dúvidas, atingidas por falta de confiabilidade de seus carros desde o início do ano. No caso da equipe dos enrgéticos, vimos que completar uma corrida foi a grande luta nas primeiras duas provas. Como já dito, Vettel sofreu bastante com este fator, comrpomentendo e muito a sua condição no campeonato, que além de tudo isso não é ruim (3º lugar, 2 pontos atrás do líder). Se, em Sepang o verdadeiro poder dos RBRs foi dito, é melhor se prperar para um massacre, em condições normais. Óbvio que a Ferrari (e McLaren e Mercedes) não estão de braços cruzados para ver de camarote isso acontecer.

Para o time de Maranello, os motores são a dor de cabeça. Massa e Alonso tiveram que trocar os seus momentos antes da corrida em Bahrein, por “precaução”. Naquele GP, Felipe reclamou dos problemas de refrigeração nos propulsores, o que se tornou outra luta para melhorar o rendimento do F10. E, na última corrida, o “baque” foi para Alonso: o seu motor “pifou” a 2 voltas do fim. E a preocupação bateu a porta naquele instante.

Motores usados:

  • Sebastian Vettel (Red Bull) 2
  • Mark Webber (Red Bull) 1
  • Felipe Massa (Ferrari) 3
  • Fernando Alonso (Ferrari) 3

Se, a Ferrari confessa que a Red Bull está realmente melhor em rendimento e confiabilidade (isso seria arriscado de se dizer, já que os problemas  se dividem em praticamente 50% para cada um dos lados), isso tende a esquentar a briga. O fator psicológico está em jogo, e provavelmente Vettel, Webber ou Horner devem “responder” a declaração de Massa. Não que seja importante, afinal a real disputa está na pista, mas ninguém perde em tirar uma casquinha da paciência de cada um…

  • Comparativo técnico

Observe os tempos de cada um do “quarteto” nos treinos livres e classificatório na Malásia:

  • 1º TREINO LIVRE MALÁSIA

Mark Webber       Red Bull 1:35.479
Fernando Alonso    Ferrari    1:35.959
Sebastian Vettel    Red Bull 1:36.043
Felipe Massa       Ferrari 1:36.451

  • 2º TREINO LIVRE MALÁSIA

Sebastian Vettel   Red Bull 1:34.441
Fernando Alonso   Ferrari     1:35.581
Felipe Massa      Ferrari 1:36.602
Mark Webber      Red Bull 1:38.786

  • 3º TREINO LIVRE MALÁSIA

Mark Webber      Red Bull 1:33.542
Sebastian Vettel   Red Bull 1:33.587
Fernando Alonso   Ferrari 1:33.751
Felipe Massa      Ferrari 1:34.174

  • QUALIFYNG

Mark Webber        Red Bull   1:49.327
Sebastian Vettel   Red Bull 1:50.789
Fernando Alonso   Ferrari 1:53.044
Felipe Massa      Ferrari 1:53.283
Entre todas essas marcas, a que menos tem importância é a do Qualifyng. Como lembramos, foi feito debaixo chuva, sem nenhuma condição normal e é impossível analisar qual carro seria mais rápido. Entre os treinos livres, o que mais serve para comparação é o 3º, onde ambos times foram a pista em condições parecidas duelando décimo a décimo.

Assim vemos que, levando este exemplo, o que não quer dizer que seja verdade, a Red Bull tem uma vantagem irreal de menos de 2 décimos. Agora, em um trecho específico (voltas 50-54) da prova malaia, a realidade é diferente:
Vettel:

50 1:38.160
51 1:38.559
52 1:38.158
53 1:37.813
54 1:38.811
Webber:
50 1:39.554
51 1:39.084
52 1:37.970
53 1:37.054
54 1:40.318
Massa:
50 1:38.211
51 1:37.846
52 1:38.905
53 1:38.547
54 1:38.643
Alonso:

50 1:38.432

51 1:38.680
52 1:38.996
53 1:38.926
54 1:38.710

OBS: Vettel estava “livre” na liderança, Webber atrás (4.8) mas sem algo que interferisse as suas voltas, Massa “tranquillo” 4.4 atrás de Hamilton e 10.9 a frente de Button, e Alonso na cola do inglês, por isso suas voltas não foram tão rápidas naquele setor, e logo depois abandonou.


Vendo o quadro, é curioso que tanto Vettel como Webber fizeram as suas voltas mais rápidas na penúltima volta, como destaca em negrito. Massa andou com meio décimo de diferença em relação a Alonso na última volta, o que não é bom já que o brasileiro estava livre e o espanhol no sufoco com Button. Num balanço das 5 voltas, fica 3 x 2 para a Red Bull. Mas claro, pode não significar nada, mas a igualdade é maior do que se pensa por aí…





Bem, depois de analisar este texto e tirar as suas conclusões, nada melhor do que deixá-las expostas na seção de comentários. Neste início de semana, que antecede o GP da China, faremos, um prewiew vendo os fatores tanto técnicos quanto psicológicos. Assim, conto com você e até breve!

Obrigado,Tomás.

42 comentários em “Ferrari vs Red Bull: a guerra psicológica e técnica toma força

  1. por mais que o Massa diga q a RBR não é inalcançavel, nesse inicio de temporada o Vettel (principalmente) ta mostrando que é, mas acho q seja mais mérito do proprio Sebastian do que da RBR, ok eles tem o melhor carro, apesar dos problemas de confiabilidade, porém, o Webber q não é um piloto ruim, não consegue andar no ritmo do alemãozinho, e em muitas vezes nem no ritmo do proprio Massa, Alonso, Hamilton, Button,Kubica, Rosberg e cia (nem citei o véio Schumi) acredito que o carro da RBR não é inalcançavel e que o Sebastian costuma tirar o maximo do carro o que causa uma serta fragilidade como vimos nos dois primeiros gps, porém a Ferrari sofre do mesmo problema, mas, e quando o F60 estiver totalmente confiavel? como vai ser? ja vimos que ele é capaz de andar na cola ou ao lado do RB6, mas tem um adicional , por ter dois pilotos experientes e eximios acertadores de carro.
    acredito que no fim, a disputa final pelo titulo vai ser entre esses 3 pilotos, Vettel, Massa e Alonso .
    Enfim, é bom ver que a F1 mudou para melhor, afinal ja são 3 corridas com 3 vencedores de 3 equipes diferentes, será q em Xangai veremos a primeira vitória da Mercedes ? (não acho provavel)
    preparem-se, para ver em Shangai um Touro alemão se distânciando do segundo colocado que vai ser o Webber, suando pra segurar os cavalos vermelhos que virão furiosos atras…
    abraços

    • Boa análise Jonny 🙂

      “Enfim, é bom ver que a F1 mudou para melhor, afinal ja são 3 corridas com 3 vencedores de 3 equipes diferentes, será q em Xangai veremos a primeira vitória da Mercedes ? (não acho provavel)”

      Estou preparando um post exatamente sobre isso, baseado nas declarações de James Allison hj,,,
      logo mais.

      abraço!

  2. Bela análise! Eu acho que a Red Bull não está tão dominante assim. Acredito que vai depender de cada circuito pra uma ou outra terem o melhor desempenho. A McLaren tambem ta no meio da briga. Esse ano promete.

    Parabéns pelo ótimo blog, Tomás.

    • Obrigado Carlos!

      “Acredito que vai depender de cada circuito pra uma ou outra terem o melhor desempenho.”
      Claro, justamente é isso que vou tratar de discutir na semana…
      Na fase européia, que começa logo depois do GP da China, vamos ter uma noção melhor, até porque como o Claudio diz ali abaixo, o clima nos traçados europeus é mais frio.
      Será determinante,.

      valeu mais uma vez e abraço!

  3. A europa é mais frio e isso pode ser determinante nas melhorias da Ferrari, porem massa reclama de aquecimento de pneus, coisa que não acorre com as RBR e nem com a Ferrari de Alonso, e cada circuito tbm pode inverter a ordem dos mais rapidos, nos de alta a Ferrari pode ser melhor, nos mais travados dá RBR, nos quentes da RBR e na chuva o RBR se comporta muito bem obrigado com pneu intemediário..enfim ainda há muitas nuances a serem realizadas, mas Vejo hoje os Touros a frente.

    Massa rodou apenas meio segundo a frente mesmo com pista limpa em relação a Alonso, masi faltou dizer que massa tinha cerca de oito a dez Voltas de pneu gasto em relação A Alonso e teve que gastar borracha para ultrapassar Button.

    • “Massa rodou apenas meio segundo a frente mesmo com pista limpa em relação a Alonso, masi faltou dizer que massa tinha cerca de oito a dez Voltas de pneu gasto em relação A Alonso e teve que gastar borracha para ultrapassar Button.”

      É verdade Claudio, havia esquecido. Por falar nisso, outro fator muito importante serão os pneus, a escolha certa no momento certo pode ser crucial (vejam o Button em Melbourne). Como disse KBK,
      “A Ferrari parece ser muito rápida com os pneus macios. Mas o Vettel sempre diz que está poupando os pneus…fica dificil saber.”
      é certo, Vettel e Webber economizaram muito os seus em Sepang, fica difícil saber qual tem mais resistência…

      abs!

      • Falando em pneus, acho que quem conseguir extrair o Maximo dos pneus mesmo que em janelas menores pode sim se dar bem, afinal a fornecedora disse depois dos testes de inverno na pre temporada que a Sauber era o Carro que melhor cuidava dos pneus, porem acho que a Sauber ia preferir gastar melhor o pneu e andar mais rapido do que deixa-lo em bom estado.
        Ter o Pneu em bom estado e um carro que anda pouco, não leva a nada.

      • “Ter o Pneu em bom estado e um carro que anda pouco, não leva a nada.”
        Como você disse, Claudio, eu acrescento: A SAUBER QUE O DIGA!

  4. Quem tentou entrar em guerra psicológica contra a Red Bull foi a McLaren, com Hamilton dizendo que Webber iria se aposentar. Whitmarsh e Ron Dennis também deram suas alfinetas na legalidade e confiabilidade das RBR.

    Eu confesso que ainda não tenho opinião formada sobre a possibilidade da Ferrari superar a Red Bull ou não. A Ferrari parece ser muito rápida com os pneus macios. Mas o Vettel sempre diz que está poupando os pneus…fica dificil saber.

    • É, bem lembrado KBK. Na minha singela opinião, a McLaren adora “arrumar uma confusão”. pode ver que nos últimos anos, em tema de brigas e confusão, ela está no meio….
      E a saída de Ron Dennis foi suspeita….

    • Tocastes em tema chave, a Maclaren tem mais é que cuidar do seu nariz, pois se preocupa com os outros e vai perdendo a mão sobre si propria, afinal se todos dizem que a Maclarem leva vantagem aos outros por causa do sistema de ar pro dentro do carro, porem ainda assim anda atras, haverá em certa altura do campeonato em que alguem copiará a Maclarem e será melhor que ele, isso é ruim pra equipe.

      • “Tocastes em tema chave, a Maclaren tem mais é que cuidar do seu nariz, pois se preocupa com os outros e vai perdendo a mão sobre si propria”

        é isso o que eu acho também…
        Por exemplo, a Red Bull sempre cuidou de si mesma e olha onde está, vencendo e com um piloto brilhante;;;

  5. De momento la ventaja en calificación parce tenerla Red Bull, espero que Ferrari mejore eso ya que no se debe estar toda la temporada calificando detrás, saludos

    • Silvio;
      si, por eso Ferrari esta trabajando en su coche.
      a ver si dan la vuelta por arriba o nó, saludos

  6. Parabéns pela capacidade de colocar tudo isso em palavras e de forma simples para o entendimento do público. Ainda acho que a Red Bull vai cansar de ser vencer corridas em 2010 e que a Ferrari não consegue lutar pelo título. Abração!

    • Obrigadíssimo Ylan!
      muito bacana o que você escreveu, valeu!

      Ainda acho que a Red Bull vai cansar de ser vencer corridas em 2010 e que a Ferrari não consegue lutar pelo título.
      rsrsrs, será?

      abraço!

  7. Não acho que se trate de guerra psicológica, principalmente quando falamos do Felipe. É o tipo do cara que mede muito suas palavras, pensa muito antes de falar, e sempre dá opiniões bastante politicas. No futebol seria como “não dar munição pro adversário antes do clássico”. Por outro lado, suas análises são mais realistas que as do Barrica, por exemplo, que sempre tem esperanças que tem o melhor carro do mundo e tal, como se querendo convencer a si próprio. O que o Massa disse, na verdade, é a pura verdade. Estão um pouco atrás, mas não muito (concordo com o Claudio, Vettel faz mais diferença que a RBR propriamente dita). E para alcançar, só mesmo trabalhando pra isso. Agora, é claro que não pode esquecer que a própria Red Bull também trabalha, já que não está exatamente numa zona de conforto …

    • ‘Por outro lado, suas análises são mais realistas que as do Barrica, por exemplo, que sempre tem esperanças que tem o melhor carro do mundo e tal, ”

      haha, é verdade, ser realista é muito melhor do que convencer (entre aspas) os outros de cosas que você sabe que não são possíveis. me digam, vcs acham que o rubinho sabia que o williams não ia ser muito competitivo? claro que sim, mas era a sua unica alternativa..
      voltando ao assunto em pauta, bem lembrado na ultima frase Janus, a Red Bull ainda está a todo vapor, e temos a suspensão ativa também……

      abs!

      • A Williams ainda busca uma forma de ser a melhor mesmo com pouca grana, o Frank e o Patrick são caras incasáveis e persistentes, Admiro os dois que não minha opinião são os que mais respeitam a Formula 1 como um esporte por essencia, ja que as outra veem apenas a oportunidade de ganhar muito dinheiro com isso.
        Os dirigentes da Williams se encantaram com o Barrica por causa de uma caracteristicas deles proprios que o Rubinho tem, afinal pode se contestar muita coisa em relação ao Rubinho, menos a vontade e a persistencia que ele tem, aqui no Brasil ele sempre será visto como um piloto de segunda, mas quem entende de automobilismo sabe que ele é um grande piloto, mas nem sempre grandes pilotos são campeõs, afinal na F1, precisa alem de talento, estar na hora certa e no local certo, afinal o piloto é muito importante, mas sem equipamento ele não vai muito longe.

      • “aqui no Brasil ele sempre será visto como um piloto de segunda, mas quem entende de automobilismo sabe que ele é um grande piloto”

        É verdade…
        Como muitos o menosprezam aqui, mas no exterior ele é muito reconhecido, principalmente nos EUA.
        Agora eu me pergunto: porque?

  8. Tomás, cada dia tem uma pulga atrás da minha orelha.
    O normal seria a Ferrari estar de cabelo em pé, com os problemas de motor, pela tranquilidade de Alonso e Massa, que não estão nem ai para se for verdade, largar aparti do meio do campeonato DEZ posições atrás, fico imaginando se isso não é uma artimanha para poder mexer no carro????
    Outra coisa, para a Ferrari a Red Bull é sua única adversária, parece que a Mclaren e Mercedes GP, estão em um nível bem inferior, não querer ver a evolução dessas duas beira a soberba???
    O engenheiro de Felipe, ter que ensinar ao piloto como se proteger para não ser ultrapassado é outra coisa que não compreendo, se bem que realmente o Massa é um piloto que tem essa falha a muito tempo e é fácil aprender a fechar a porta, sem ser sujo com o Hamilton???
    Se o Alonso forçou tanto o carro que até quebrou, não é o piloto completo como imaginamos???

    • ” largar apartir do meio do campeonato DEZ posições atrás, fico imaginando se isso não é uma artimanha para poder mexer no carro????”

      Luiz Sergio, duvido que seja algo para mexer no carro, mesmo que ele esteja ótimo seria muito ruim largar dez posições atras do rival… mas acredito que os motores naõ acabem, enfim…

      “Mclaren e Mercedes GP, estão em um nível bem inferior, não querer ver a evolução dessas duas beira a soberba???”
      ja vai sair do forno um post sobre renault e mercedes,,,

      “Se o Alonso forçou tanto o carro que até quebrou, não é o piloto completo como imaginamos???”
      O Alonso é o piloto mais completo do grid, nao duvido em dizer, e não é porque eu torço por ele não, a maioria dos jornalistas diz isso,. a quebra do motor nada foi mais do que um forte aquecimento causado pela má refrigeração do carro.
      porém, creio que se Alonso não tivesse atacado tanto, o estouro nao aconteceria..
      então a Ferrari tem que ver isso, ja deve ter feito alguma melhora sim….

      é isso, na minha opinião..

      abraço!

      • Completo Alonso é sim, mas teve um pouco de sangue quente, e quis entrar pra dentro do Button, porem ele é inteligente, afinal se tivesse disputando mais de 10 pontos seria um tanto quanto impensada sua atitude, pois sabia que tinha problemas o ideal era administrar, porem ele perdeu os pontos, trouxe emoção e comprovou que não era um piloto Geladeira, que são uma desgraça para quem gosta de ver corridas, quem quiser ser o Homem de gelo vai correr Rali como o KIMI.

      • “quem quiser ser o Homem de gelo vai correr Rali como o KIMI.”
        hahahahaha
        mandou bem 🙂

  9. Vai ser uma briga muito boa…
    OS quatro pilotos tem condições, até mesmo Webber (tendo em vista a situação incomoda de seu contrato acabar no meio do ano)…
    Acho que quem tem mais a ganhar com essa disputa é massa…Claramente ele n é o piloto mais virtuoso dos quatro, mas ele consegue atingir seu pico de performance quando esta submetido a pressao, ou seja, Felipe tem chances de mehorar muito e mostrar que é capaz de bater de frtente com Alonso e Vettel…
    Alonso, excelente piloto e muito esperiente com essas disputas de equipe, sabe muito bem disso. Não é surpresa nenhuma ele ainda manter uma postura “politicamente correta” dentro da equipe, vmos ver como ele irá reagir daqui p frente, pois na hroa certa ele irá usar sua influencia e a imprenssa a seu favor…
    Na parte técnica a Ferrari tem sim condições de igualar a Red Bull, seria muito ingênua imaginar que nessas duas semanas a equipe da equipe vermelha teria uma “folguinha”. Podemos ter certeza q eles estao trabalhando MUITo para solucionar os problemas do motor, caixa de cambio, consumo, etc, etc e tal!!!

    • ‘Alonso, excelente piloto e muito esperiente com essas disputas de equipe, sabe muito bem disso. Não é surpresa nenhuma ele ainda manter uma postura “politicamente correta” dentro da equipe, vmos ver como ele irá reagir daqui p frente, pois na hroa certa ele irá usar sua influencia e a imprenssa a seu favor…”

      Gabriel, sabe o que andei pensando?
      que mesmo se a imprensa entrar de vez na briga alonso vz massa, isso vai em cada piloto, no modo de concentração, e afinal a briga é na pista. depende do piloto, só dele, naquela hora tão importante.
      porém, como bem falei aqui, o fator psicológico tem a sua importância no técnico, tanto que “misturei” os dois…
      é ter controle e qualidade.

      abraço.

      • O Alonso dentro da pista é inquestionável, fora das pistas tentando costurar o apoio total da equipe, nem sempre se sai tão bem.

      • “O Alonso dentro da pista é inquestionável, fora das pistas tentando costurar o apoio total da equipe, nem sempre se sai tão bem.”
        Quando ele foi prejudicado Claudio?
        acho que ele merecia uma lição, haha, para entrar na linha….
        Lewis que o diga, não?

  10. Eu, ainda acho, que as RBRs., vão melhor que as Ferraris, não fossem as quebras nas duas primeiras corridas, e a posição do campeonato de pilotos e marcas teria hoje Vettel e RBR em primeiro lugar. A Ferrari, parece (eu disse parece) ter o carro que menos evolue entre os ponteiros e como foi relatado aqui, já esta utilizando o seu 3 motor em ambos os carros. Tem algo muito errado e a equipe esta escondendo o jogo. Se, a Ferrari não se mecher, em breve estara atras de Mclarem e Mercedes, além das RBRs., mas o mistério a ser desvendado ainda é o consumo, o que talvez esteja fazendo toda a diferença na performance dos carros Ferrari. Acho, que a China não trara surpresas inesperadas, e as Ferraris vão continuar brigando contra seus proprios carros para se manter a frente. É esperar para ver.

    • “A Ferrari, parece (eu disse parece) ter o carro que menos evolue entre os ponteiros e como foi relatado aqui, já esta utilizando o seu 3 motor em ambos os carros. Tem algo muito errado e a equipe esta escondendo o jogo. ”

      É isso Newton. Aliás, existe a possibilidade de Alonso usar o seu 4º (!) motor em 4 corridas,, se continuar assim, fica complicado sonhar com titulo, porém eu acho que os motores vão render mais a partir da fase européia.
      Acredito que eles estão escondendo o jogo até conseguir “consertá-lo”, mas pode ser que demore, ou não.
      Enfim, não é a situação que os tifosi esperavam…

      um abraço!

      • Sem esquecer que o Problema não é o Motor, que é o mesmo do ano passado e não quebrava com facilidade, inclusive era mais exigido pois tinha o KERS, que elevava o desempenho do motor, esse eles trabalham em ritmo normal o tempo todo, então o problema esta na concepção do Carro, bom aerodinamicamente, porem não refirgera o carro, o problema é alterar o carro sem perda de desempenho, pois seria uma mudança de rasuavel para brusca, se a Ferrari ainda não evoluiu conforme o Plausivel comentário do Newton, pode esta bem pois se andou na frente é por q

      • Sem esquecer que o Problema não é o Motor, que é o mesmo do ano passado e não quebrava com facilidade, inclusive era mais exigido pois tinha o KERS, que elevava o desempenho do motor, esse eles trabalham em ritmo normal o tempo todo, então o problema esta na concepção do Carro, bom aerodinamicamente, porem não refirgera o carro, o problema é alterar o carro sem perda de desempenho, pois seria uma mudança de rasuavel para brusca, se a Ferrari ainda não evoluiu conforme o Plausivel comentário do Newton, pode esta bem pois se andou na frente é por que o carro mesmo problemas tem potencial, se conseguir corrigir é sim ainda candidato ao titulo.

        Ps: para comprovar a eficiência no trato com o motor e tbm dizer que o motor Ferrari não é a ferida, veja o carro irmão da Red Bull, o Toro Rosso, que anda com propulsores Ferrari e não quebra a todo corrida.

      • “Ps: para comprovar a eficiência no trato com o motor e tbm dizer que o motor Ferrari não é a ferida, veja o carro irmão da Red Bull, o Toro Rosso, que anda com propulsores Ferrari e não quebra a todo corrida.”

        E isso ajuda os tifosi a ficarem mais preocupados, vendo a grande Ferrari perder 6 motores e a equipes do touros domesticados, a Toro Rosso, na boa….

  11. A Ferrari e a Red Bull estão sofrendo com problemas de durabilidade no carro, tanto que Alonso e Massa utilizaram 3 motores cada, Vettel teve problemas no Bahrein e na Austrália. Já a McLaren e a Mercedes, ainda não tiveram problemas com o equipamento, o que poderá fazer a diferença nas últimas corridas, pois não perderão posições no grid, algo que os ferraristas já devem se preocupar.

    Se os ingleses e os alemães conseguirem manter-se na disputa, poderão tirar proveito da situação.

    • “Já a McLaren e a Mercedes, ainda não tiveram problemas com o equipamento, o que poderá fazer a diferença nas últimas corridas, pois não perderão posições no grid”

      Por isso mesmo é bom ficar de olho neles, como varios leitores destacaram aqui,,,
      o jogo vira, e todos sabem muito bem disso….

      abs.

    • O motor Mercedes é um cidadão brabo potente e que nunca quebra, o melhor motor que a categoria já teve, se a Red Bull tivesse fechado com a Mercedes o campeonato tava sem graça.

      • “se a Red Bull tivesse fechado com a Mercedes o campeonato tava sem graça”
        Nem quero imaginar o massacre que seria…

  12. E ai Tomas;

    A Ferrari tem um ponto positivo grande em relação a RBR, pilotos, A Ferrai tem dois pilotos que irão brigar pelo o titulo, já RBR só conta com o Vettel, o Webber é +-, mas RBR leva vantagem em um dos pontos mais importante, o carro, não precisa de 2 grandes pilotos para ter 1 Campeão, enfim a briga é acirrada.

    Abraços

    • ‘mas RBR leva vantagem em um dos pontos mais importante, o carro”

      Pode ser Lucas, mas como eu disse no texto ambos tem pontos fracos.
      O que menos tiver, vence.

      abs

  13. Bom Tomás , depois deste belo post , dizer o quê ?
    Embora tenha faturado lamentavelmente apenas uma corrida das três disputadas , a Red Bull vai se mostrar dominante ?
    Esse cenário que ora se apresenta , leva a equipe o título de ” a favorita ” ?
    Não para o Massa , visto o que você apresentou no post .
    Realmente , o Massa parece ter razão quando disse que , a Ferrari e a Mclaren sairam muito atrás no grid e , com isso , não tiveram condições ” brigar ” pela ponta .
    Agora , temos que admitir que por enquanto os carros da Red Bull estão fazendo a diferença e , se não quer admitir que os carros da rival são imbatíveis , tem que melhorar para estar numa posição mais confortável para ” brigar ” com igualdade .
    Meu ídolo , abraços !

    • Meu caro Marco;

      “Embora tenha faturado lamentavelmente apenas uma corrida das três disputadas , a Red Bull vai se mostrar dominante ?”

      Com essa F1 que nos dá tantas surpresas, não posso afirmar nada..
      mas pelo lado técnico, que eu gosto tanto, acredito que a Red Bull é favorita sim…

      abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: