Renault capaz de superar Mercedes em Xangai?

O que se diz pelo paddock- e na Renault- é que o time francês poderia superar a Mercedes no decorrer dos próximos GPs. Mas não se trata apenas de um boato, e sim de uma forte declaração de James Allison, diretor técnico da equipe. Estaríamos presenciando, neste começo de temporada, uma incrível evolução para um time que era dado como fraco no início da temporada?A verdade é que o R30, que se mostrava um projeto errático e com problemas logo no início dos testes pré-temporada, foi mostrando, pouco a pouco, seus pontos fortes e está em forte evolução, afinal James não tinha obrigação nenhuma em dizer tal fato. Aliás, aqui um trecho da conversa sobre as esperanças que rondam os boxes do time francês:

Penso que podemos bater a Mercedes, porque no momento eles estão apenas à frente de nós no ritmo de treino classificatório, ao passo que parecemos ter o ritmo exato na corrida em Malásia. Nós teremos mais atualizações na China, incluindo um novo piso e uma asa dianteira alternativa. Embora que isto não possa ser suficiente para chegar à frente da Mercedes na qualificação, deve nos aproximar do rendimento deles. E se podemos passar à frente deles no início de uma corrida, estou confiante de que temos o ritmo para ficar à frente.

James também disse que a equipe tem acelerado a velocidade de desenvolvimento aerodinâmico em grande parte graças ao(CFD:

Nós não fazemos segredo de que nossa intenção é de desenvolver o nosso carro de forma agressiva em 2010. Um desenvolvimento agressivo significa ter idéias eficazes e levá-las para a pista o mais rápido possível. Nossa taxa atual de desenvolvimento aerodinâmico está em uma elevação de todos os tempos, é pelo menos o dobro do ano passado.

O CFD é um componente fundamental para qualquer serviço aerodinâmico hoje em dia, e sem ele nós simplesmente não poderíamos desenvolver o carro no ritmo atual. No momento, os derivados do projeto CFD estão fornecendo mais da metade dos ganhos aerodinâmicos que, eventualmente, nos ajudam a dar retoques finais no carro.

Depois dessas declarações realmente otimistas de Allison, a pergunta que fica é se elas, por parte do que se diz a superar a Mercedes, serão concretizadas. O plano geral que se tem é que a Mercedes está melhor, não talvez pelos pontos na tabela, mas sim pela evolução apresentada e pela constãncia nos resultados.

O time pontuou nas 3 corridas, e em 2 com os dois pilotos, Nico e Schumacher. Já a Renault pontou em 2 apenas com Kubica (Petrov quebrou em todas), mas o 2º e 4º lugares dão uma pontuação alta. Como bem destacou James, o que a Renault mais se preocupa para conseguir dar o pulo do gato é no Qualifyng. Geralmente a Mercedes leva a sua dupla ao Q3, enquanto a equipe francesa tem dificuldade para isso, levando apenas Kubica, que dificilmente se classifica nos 4 primeiros. Até aqui, esta é a comparação de posições no grid de largada em Bahrein, Melbourne e Sepang:

Bahrein:
5-Nico Rosberg                 Mercedes GP 1:55.241 (Q3)
7-Michael Schumacher  Mercedes GP 1:55.524 (Q3)
9-Robert Kubica                Renault 1:55.885 (Q3)
16- Vitaly Petrov               Renault 1:56.619 (Q2)
Austrália:
6-Nico Rosberg                   Mercedes GP 1:24.884 (Q3)
7-Michael Schumacher   Mercedes GP 1:24.927 (Q3)
9-Robert Kubica                  Renault 1:25.372 (Q3)
18-Vitaly Petrov                 Renault 1:26.471 (Q1)
Malásia:
2-Nico Rosberg                 Mercedes GP 1:50.673 (Q3)
6-Robert Kubica                Renault 1:51.051 (Q3)
8-Michael Schumacher  Mercedes GP 1:51.717 (Q3)
11-Vitaly Petrov                Renault 1:48.760 (Q2)
Média Classificação Mercedes: 5,83
Média Classificação Renault: 11,50
E posições nas respectivas corridas:
Bahrein:
5-Nico Rosberg Mercedes GP
6-Michael Schumacher Mercedes GP
11-Robert Kubica Renault
21-(nc) Vitaly Petrov Renault
Austrália:
2-Robert Kubica Renault
5-Nico Rosberg Mercedes GP
10-Michael Schumacher Mercedes GP
19-(nc) Vitaly Petrov Renault
Malásia:
3-Nico Rosberg Mercedes GP
4-Robert Kubica Renault
19-(nc) Vitaly Petrov Renault
21-(nc) Michael Schumacher  Mercedes GP
Média Corrida Mercedes: 8.33
Média Corrida Renault: 12,66

Ou seja, para quem percebeu, se confirma: a Renault vem evoluindo assim como a Mercedes, tanto que ambas as equipes conseguiram suas melhores posições no grid na última etapa: Robserg (MER)- 2º, Kubica (REN) 6º. Na última ocasião, se não fosse pela chuva, talvez Petrov tivesse se qualificado para o Q3.

Portanto,podemos ter essa disputa “paralela” em Xangai: Renault vs Mercedes. O time “amarelo” aposta em Kubica e nas novas configurações for carro para conseguir mais uma boa posição e entrar de vez na disputa pelo título. As atenções estão com Petrov igualmente, já que este pode ter seus primeiros pontos e completar sua 1ª corrida na categoria.

O time “prateado” está de olho na liderança da tabela, com Rosberg tendo como principais inimigos Vettel, Massa, Alonso e Button, os que estão a sua frente em pontos. Se o alemão vencer, a ponta é dele. Por outro lado, Schumi com certeza irpa tentar se qualificar bem e ter sorte para ir ao seu primeiro pódio depois de 3 anos fora das pistas….

Agora, fica com você, na seção de comentários, opinar a vontade. A Renault evoluiu mais que a Mercedes? Quem levará a melhor na China?

Obrigado, Tomás.

20 respostas para “Renault capaz de superar Mercedes em Xangai?”

      1. “Sim é fato, Shumacher recuperando o time de andar em um F1 deixará bem dificil a Missão dos Franceses.

        OBS: Porém, se ele quiser vencer, vai ter que se intrometer nos cavalos e touros. não?

  1. A Renault está melhorando, aquele Russo não é bobo não, e o Kubica é o Kubica, mas desta vez aposto em uma melhora da Mercedes, em especial uma melhora do Schumacher, que já disse que os Chineses não iram se arrepender, ou sairem despontados com a crrida dele

    Abraços

    1. “em especial uma melhora do Schumacher, que já disse que os Chineses não iram se arrepender, ou sairem despontados com a crrida dele”
      Ele também disse que ia disputar o titulo, que ia voltar no lugar do Massa, que ia se retirar campeão..rssr
      enfim, ele pode vencer, mas não aposto nele…
      aliás, vendo que este tema é bom, amanha tem post do schumi…

      abs

      1. “Tomás, você só tem olhos para o Ferdinando.”
        Ferdinando?
        hahah, ri muito aqui! 😀
        Não, meu ponto de vista é bem aberto, mas em algumas coisas o cara merece elogios.
        e eu respeito o Schumi, ainda me lembro daquele fantástico 2006, bons tempos, e eu nem sabia muito de F1…

        abraço Luiz!

      1. Só gostaria de saber porque na BMW, Kubica, perdeu para o seu companheiro todos os anos.

      2. “Só gostaria de saber porque na BMW, Kubica, perdeu para o seu companheiro todos os anos.”

        Mas, e em 2008?

  2. Bom acho que o segredo da Renaul esta no tempo de desenvolvimento do carro, o carro campeão do ano passado BGP001, na verdade era uma carro feito pela honda antes da metade do ano 2008, quando eles perceberam que fizeram mais um carro porco, abandonaram o evolução do carro mal nascido e começaram a trabalhar no Carro pro ano que vinha, A Renault também esta neste mesmo caso, ou seja começou a construir seu carro bem antes dos outros, porem o combustivel financeiro da Renault e menor, porem há também o fator piloto, Kubica andava acomodado, pois a BMW tinha como meta dar a ele um carro campeão, e não dava e ele ia tocando o Barco sem se extressar, agora disseram a ele: o negocio aqui é dificil, tu quase ficou a pé, então que se recupere aquele jovem bravo e raçudo piloto do inicio de carreira, ele assim esta fazendo, porem a curva de rendimento da Mercedes deve ser melhor, tem mais grana dois pilotos melhores, enquanto a Renaul tem menos grana e um piloto pagante, que convenhamos esta agora pela grana, poderá ser um grande piloto no futuro? sim! porem agora ele mais atrasa do que ajuda a equipe.

    1. “agora disseram a ele: o negocio aqui é dificil, tu quase ficou a pé”

      ai vemos que o Kubica é muito, mas muito talentoso, e pode evoluir um carro.
      Mas como bem destacou, a Mercedes á um grande time, isso pelos funcionários e pilotos quem tem..
      estava pensando em escrever sobre a nova geração da F1, novíssima na verdade, e vejo o Petrov com futuro, ele é bom, e lembremos que o russo tem apenas 3 corridas na F1…

      vamos ver, e vamos ver tambem quem leva a melhor nessa briga..
      abraço

  3. Tomás , estou torcendo pra que isso efetivamente aconteça !
    Não só em Xangai , mas em todo o campeonato .
    As duas últimas atuações dos pilotos da Renault ou vice-versa , não tem dúvida , foram no meu modo de ver , excelentes , pois a Renault estava meio que , desacreditada perante a opinião de todos os entendidos do assunto .
    Essa era ou e a realidade , ou estou enganado ?
    Nada como bons resultados para animar não só seu diretor técnico , como toda a equipe e , com isso , alcançar quem sabe ultrapassar a Mercedes .
    Agora com novo assoalho , asa dianteira nova também , será que não é o começo da arrancada da Renault ?
    Espero que sim , pois como disse eu : É a minha torcida , porque o Kubica merece .
    Grande abraço meu ídolo !

    1. “pois a Renault estava meio que , desacreditada perante a opinião de todos os entendidos do assunto .
      Essa era ou e a realidade , ou estou enganado ?”

      É isso mesmo Marco, estava muito desacreditada mesmo, mas não era a toa, pois ela andava, as vezes, apenas na frente do “Z3”. Foi uma melhora sensacional, estou ansioso para ver esta nova arrancada em Xangai.
      É a chance de Kubica, se conquistar um pódio,ou não, poder prestar homenagem a morte trágica do presidente do país.

      um abraço Marco!

  4. A Renault está bem melhor do que se esperava, mas a Mercedes ainda tem uma vantagem significativa em relação ao time francês.

    Os alemães, acredito que ainda tem muito a melhorar, Schumacher ainda vai ganhar ritmo ao longo do ano, e Nico Rosberg, certamente vai progredir junto.

    A Renault também está fazendo um bom trabalho, e Petrov vem mostrando serviço, mas deve começar a pontuar logo, senão vai atrapalhar os planos dos franceses.

    1. “A Renault também está fazendo um bom trabalho, e Petrov vem mostrando serviço, mas deve começar a pontuar logo, senão vai atrapalhar os planos dos franceses.”.

      Acredito que, por agora, o Petrov está adquirindo quilometragem, o ruim é que até o momento não completou nenhuma corrida.
      É melhor reagir logo, senão,já sabe;;;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s