No Clima de Xangai- McLaren com vantagem nas retas? E mais…

O circuito de Xangai, que não chega a ser aquela “maravilha”, mas pode apresentar bons pontos de ultrapassagens em algumas de suas curvas, isso é verdade. Porém, Felipe Massa, nos alertou de que a McLaren, que optou por evoluir mais o seu carro nas entradas de ar (isso não é novidade), como por exemplo o Snorkel, logo a frente do Cookpit, e o F-Duct, e pode ter vantagens nas longas retas que se apresentam ao longo do circuito chinês, como na entrada da reta dos boxes e na que se desenvolve depois da curva “Campsa”.

Exatamente por esse motivo é que a Ferrari, provavelmente, irá com algumas novidades aerodinâmicas em seu F10.

  • Mclaren mais veloz em retas?

Felipe após concluir que, logo depois da curva 14, que antecede a reta do pits, a McLaren possa ter maior velocidade e passar alguns adversários, esclareceu o seguinte:

Precisaremos ser cuidadosos naquela reta este ano, porque vimos que a McLaren tem uma ótima velocidade final, então se houver uma briga com eles, temos que tomar cuidado para defender nossa posição.

Se, por um lado a equipe de Woking ainda peque em potência, o que intriga, já que o que se discutiu aqui no blog é que o motor Mercedes é muito resistente mesmo. Mas, resistência não significa potência. Vale lembrar, para quem não sabe, que tanto Lewis como Jenson testaram nos simuladores do time e assim já devem ter algumas repostas para dúvidas comuns, assim como as outras equipes. O segredo estará, igualmente, nos pneus, mas isso dependerá se teremos chuva.

Não duvido que mesmo com tudo que a McLaren já colocou a prova para ser testado, ele não chegue com alguma novidade logo na sexta. Quem sabe, o objetivo real, não seja mesmo adquirir mais potência nas retas, porque Ferrari e Red Bull devem estar trabalhando para superar a força inglesa neste fim de semana.

  • Felipe fala do traçado e das melhorias da Ferrari

Será interessante ver como a Scuderia vai encarar esse fim de semana. Temos o lado bom para os tifosi que, apesar da quebra do motor de Alonso em Sepang, o epsanhol poderá usar aquele que foi trocado no Bahrein para este GP. Ou seja, o 4º motor temido ainda está intacto, pelo menos é isso o que se sabe…

Para Felipe, o clima é tranquilo, mas o “bicho deve pegar” para ele no máximo, sábado. São muitos pilotos na briga pela Pole, e vamos ver se a Ferrai não comete o erro que complicou a vida dos seus pilotos na Malásia, já que, em Xangai, a previsão é de pista molhada..

Dentro do clima, Massa já diz:

Meu histórico em Xangai não é tão ruim, já que estive no pódio duas vezes. Fui segundo em 2008 e terceiro em 2007. É um circuito legal, e a longuíssima reta com uma curva fechada no fim significa que há possibilidade real de ultrapassagens.

Estou empolgado com o fato de termos alguns novos componentes no carro que podem melhorar a performance, e espero que eles nos ajudem na nossa luta, especialmente contra as Red Bulls e as McLarens.

No geral, em Xangai são várias curvas rápidas e algumas mudanças bruscas de direção, então espero que nosso carro seja muito competitivo aqui e nos permita fazer um bom número de pontos. Como sempre, podemos esperar frio e condições climáticas variáveis durante o final de semana, como costuma acontecer nesse evento. Então, precisamos estar preparados para lidar com a possibilidade de tempo estranho.

  • E Senna correrá com motor novo

A Hispania, que está tentando encontrar algum sentido para evoluir o HRT 001, vai vendo onde errou, e arrumando os inconvenientes. Bruno prometeu que um câmbio, nem que seja mínimo, aconteceria na fase Européia, então, este seria o GP que o time buscaria a evolução em pequenas coisas. Para Xangai, um motor novo será introduzido e o tanque, que foi problema para a Virgin também, foi um pouco modificado.

Terminei o GP da Malásia com pouca gasolina no tanque, e não faz bem para o motor trabalhar meio no seco. Por isso, vamos utilizá-lo apenas nos treinos livres da sexta-feira e deixar o novo para os dias seguintes.

Não teremos nenhuma evolução, nada que possa melhorar substancialmente o rendimento. Por enquanto, o que podemos fazer nesta fase é mexer em algumas coisas, como na distribuição de peso.

No mais, Bruno transmite que não esperemos nada dele, que fuja dos padrões normais para a equipe, na China.

  • Rubens realista com o “acerto”

Depois do problema na largada em Sepang, que segundo Michael Schumacher já está solucionado, Rubens, digamos, não está otimista como sempre, mas sim, aglo que é bom por um lado, realista.

Segundo ele, a sua “porcaria” não deve encontrar um bom acerto no traçado:

Xangai é um circuito muito interessante. Ele tem uma boa combinação de curvas e aquela longa reta no final da volta que é perfeita para ultrapassagens. Para uma boa volta rápida, o carro exige mais força aerodinâmica e mecânica, o que é sempre muito difícil de alcançar.

Juntamente com o fato de que a volta também é muito longa, com muitas variáveis, ajustar o carro perfeitamente é muito difícil.

Mas as esperanças de vitória, lembrando 6 anos atrás, continuam…

Muito bem, aqui já temos uma “prévia” no início do Clima de Xangai. Teremos emoções, sem dúvida, e as equipes já estão trabalhando a todo vapor nos seus carros. Um fim de semana muito atrativo nos espera, com o Top 4, que a cada dia apresenta mais diferenças, e semelhanças, se formando. Porém, Renault, Force India e Williams prometem incomodar a “turma da frente mais uma vez”.

Massa? Alonso? Hamilton? Vettel?

Na seção de comentários, opine a vontade, incidanco algum favorito, quem você acha que pode levar vantagem- ou não, enfim, o espaço é todo seu.

Obrigado, Tomás.

18 comentários em “No Clima de Xangai- McLaren com vantagem nas retas? E mais…

    • “talvez pelo motivo da Mercedes inventar de ter uma equipe própria na F1”
      Rsrss, mas acho que está dando certo, foi um “volta triunfal?”

      abraço Willian

  1. pues, estan diciendo que mclaren es fuerte desde hace mucho,., y yo no se lo veo.. pero no nos podemos confiar que lo que ha pasado es qeu an cometido muchos errores… habra que ver.. saludos!!

  2. Tomas;
    Hehe, fiz minha conta no wordpress, sobre a Mclaren, acredito nisso mesmo, a Mclaren terá sim vantagem na reta e com certeza passarão dos 300 km\h mais rápido do qualquer outra equipe, sobre o Senna, na minha opinião não é nesta corrida que ele ira bem, isso por causa de não conhecer a pista.

    “Segundo ele, a sua “porcaria” não deve encontrar um bom acerto no traçado” rsrs; O Barrichello não está tão bem agora, principalmente depois da declaração dele sobre a ” porcaria”…

    Abraços

    • Opa Lucas, legal, te recomendo a passar ao WordPress, beeem melhor…

      Sobre o Barrica, tudo o se fala dele dá polêmica, como assim???
      rrssrs

      abraço!

  3. “Segundo ele, a sua “porcaria” não deve encontrar um bom acerto no traçado”
    Tomas pega leve… ele não disse isso!!! Ele falou apenas que é dificil encontrar o acerto e não que era impossível, muito menos que não conseguiria acertar o carro!

    rsrsrsrsrsrsrs
    Sempre o Barrichello pra gerar polemica!!!

    • ‘Tomas pega leve… ele não disse isso!!! ”

      Valtinho, eu entendo, mas no fundo ele gostaria de dizer uma porcaria..hehe
      bom, se ele não tivesse dito isso, não estaríamos falando DISSO agora, rsrs

      abração!

  4. Mesmo chovendo, espero que a equipe faça o qualifying direito dessa vez, e que se a expectativa de maior velocidade em retas não se concretizar, que pelo menos marquem mais pontos que a Ferrari, que lidera o mundial…

    P.S: Quem gostar de vídeo game, dá uma lida no post que publiquei no meu blog!

    Vlw, Tomás!

    • Na verdade se baseia nisso mesmo Alan…

      Opa, parabéns pelo Post no seu blog, já opinei lá…

      abraço!

  5. O acerto para esta pista é medio, o mais veloz nas retas não vai ganhar corrida, tirar asa para andar bem de rede vai perder muito tempo na parte sinuosa, A RBR pra mim continua Favorita, tem o Carro mais equilibrado, por isso consegue andar com o minimo de asa, para compensar seu fraco motor, e no traçado sinuoso ninguem barra os RBR.

    • É Claudio, vale lembrar que ano passado a Red Bull dominou debaixo de chuva em Xangai na época que a Brawn era favorita, no seco e molhado.
      Obviamente não se pode dizer se ele vencerão, mas tem tudo para isso.

      abs

  6. A McLaren ainda está um pouco atrás de Ferrari e Red Bull, e tem arriscado mais que os adversários, buscando tirar uma ligeira desvantagem que possui.

    Acho que a Red Bull continuará mais rápida, mas se chover, pode mudar tudo. Vettel está muito bem, além de contar com um carro competitivo.

    Será uma disputa interessante. A pista possui alguns pontos de ultrapassagem, o que tornará contribuir para algumas brigas por posições durante o fim-de-semana.

    • Quero ver mesmo como será na saída para a reta dos boxes na 1ª volta, onde os carros ainda estarão juntos e ali há pontos de ultrapassagem.
      Sem falar do frio que pode mudar a situação…

  7. Acho que se a Ferrari trabalhar direitinho o Massa tem sim chances boas de vitoria. E o Massa tambem tem que achar a soluçao pro aquecimento dos pneus. Pra mim, a grande duvida fica se a Red Bull ainda sera o melhor carro nesse circuito. E mesmo que seja o melhor, nao quer dizer que vá ganhar, ja que os carros dos touros tem uma confiabilidade duvidosa.
    Pra concluir, uma coisa que eu não concordo e nao entendo pq tem muitas pessoas dizendo isso. Tem muitas pessoas dizendo que a Ferrari está atras da McLaren. Por que? Nao entendo. Se formos analisar fria e racionalmente as tres corridas veremos que a Ferrari ainda é mais carro que a McLaren. Claro que isso pode mudar mas no momento a Ferrari é mais carro. Só está atras da RBR. No Barein andaram melhor que a McLaren em classificação e muito melhor em ritmo de corrida. Na Australia, o Button ganhou mais na estrategia inteligente do que pelo carro que tinha. E na Malásia, com as duas equipes saindo lá de tras, a Ferrari foi melhor. O Felipe ja tava chegando na cola do Hamilton no final (lembrando que ele largou atras dos outros) e também ultrapassou o Button sem muita dificuldade. Ate o Alonso com problemas de embreagem chegou e pressionou o Button e só não passou pq tinha problemas e quebrou. Portanto No meu ver a Ferrari é mais carro ainda que a McLaren e é candidata a vitoria com qualquer um dos pilotos. E eu sou mais
    Massa.

    Abraços.

    Carlitos.

    • Carlitos, ótimo comentário.

      “Tem muitas pessoas dizendo que a Ferrari está atras da McLaren. Por que? Nao entendo. ”
      É por causa de que a evolução da McLaren é maior que a da Scuderia, mas é um tema controverso…
      é para analisar mesmo.

      abs!

  8. Mclaren tinha com Lewis o carro mais rapido da Malasia, isso foi visto nos treinos livres…Mas graças ao engenheiros, ele não teve chance de mostrar isso!!! Acho que dessa vez, Lewis leva!!!Ta merecendo, o melhor atualmente em corridas de recuperação!!!

    • ‘Mclaren tinha com Lewis o carro mais rapido da Malasia, isso foi visto nos treinos livres…”
      Uma prova de que nos treinos livre pouco se sabe.
      mas, como você disse, foi mesmo culpa da equipe sim…

      abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: