Quais são as chances de vitória para Massa em Xangai?

O clima em Xangai é frio. Um frio que, além de ser incômodo para pilotos e mecânicos, afeta a performance do carro em pista. Se por um lado isso é bom para os times que sofrem com a refrigeração nos seus motores (o que talvez não signifique nada, pois depende da temperatura da pista) não é bom para os pneus.

Felipe já havia expressado a sua preocupação com relação a isso em Sepang, mas agora o caso é diferente.Então, quais são as chances de vitória para Massa na China?

Se formos ver em geral, são boas. Mas isso seria ser superficial, porque o fato de Felipe ser o líder do mundial e ter um carro bom não significa que possa vencer. Mas, sem dúvida, um triunfo no difícil circuito chinês seria muito bem-vindo.

  • Pneus

Se já estavamos falando em pneus, vamos nos aprofundar neles. Para isso, nada melhor do que uma palavrinha do diretor de desenvolvimento de pneus da Bridgestone, Hirohide Hamashima:

O circuito de Shnagai é grave para os pneus. Há muitas forças laterais elevadas e esperamos ver algum desgaste à esquerda dos pneus dianteiros, principalmente causado pelo raio crescente na curva dois e treze. Podemos também ver desgaste na parte traseira dos pneus aqui. Estamos a um passo mais difícil da nossa dotação para este ano em relação a 2009, porque os carros estão mais pesados. O layout do circuito significa que um meio set-up de downforce será usado, pois existem duas longas retas (onde Felipe havia chamado a atenção para a vantagem da McLaren), mas uma grande porcentagem da pista também é muito sinuosa e técnica.

Para as equipes e pilotos, encontrar o set-up correto para fazer o melhor uso de seus pneus será um grande desafio. No ano passado, o desafio era o tempo, e vimos nossos pneus de chuva usados para a maioria da corrida.

Não era a primeira vez que tivemos condições de chuva na China, de modo que o céu será um forte elemento a considerar para este fim de semana.

Notem que neste depoimento, já temos três fatores importantíssimos e decisivos para quem quiser e tiver condições de vencer: Os pneus, claro, a pista e a chuva.

Ainda falando dos tão importantes compostos, veremos na sexta-feira uma grande quantidade de quilometros rodados para que os pilotos saibam qual será o ideial. Teremos os stints que podem ser vistos dentre o tempos requerido, e dali os dados serão revisados para a classificação.

Porém, aí entra o drama frequente: a chuva. Xangai não é tão perto de Sepnag, mas sem dúvida estão no mesmo perfil climático. Exatamente por isso a chuva é esperada. Há duas semanas, ela veio apenas no Qualifyng. Aqui, na China, em 2009, tivemos uma prova com pista molhada- justamente o que Hamashima diz.

Ou seja, é um jogo esperto e imprevisível, com um pequeno detalhe: Temos 50% de chances de água no domingo, além dos dias de testes.

Felipe Motta chama a atenção da importãncia do clima e dos pneus para a corrida:

[…] Para piorar o cenário, a Bridgestone trouxe para Xangai os mesmos compostos utilizados na Austrália – duros e macios.

Ainda é cedo para afirmar se os problemas vistos em Albert Park se repetirão em Xangai, mas pelo menos teremos novas indicações sobre a situação dos pneus.

Para o líder Massa o cenário não parece auspicioso na China. E ele não é o único que deve estar torcendo para que o sol apareça.

  • F10 atualizado e pronto para o embate contra Red Bull e McLaren

É muito importante, e Massa sabe disso, que se quiser vencer Red Bull, seu companheiro Alonso(principalmente) e McLaren que vem evoluindo muito rapidamente, tem que contar com um carro bem equilibrado em com atualizações, comuns entre corrida e corrida.

Neste quesito, os tifosi podem ficar tranquilos que os mecânicos Ferraristas já fizeram as necessárias. Estou particularmente curioso para ver quais serão, até porque é possível que a Scuderia possa ter implantado seu Snorkel, quem sabe.

Felipe declarou:

Nós teremos alguns componentes novos com o objetivo de melhorar o desempenho do carro. Eu espero que essas novidades tenham sucesso para nos ajudar na nossa luta, especialmente contra as Red Bulls e McLarens”, afirmou.

A chegada de novos componentes significa que a sexta-feira não será usada apenas para a usual comparação dos pneus e o trabalho no acerto do carro, mas, também, para testes destes novos elementos. Normalmente fazemos uma comparação com as novas partes em um carro enquanto o outro carro anda com o pacote antigo, ou talvez distribuindo as partes entre os dois carros.

A Red Bull conta com um carro veloz, isso é certo, mas que pelo menos na Malásia não mostrou ter problemas. Mas, no fundo, eu creio que o grande segredo para o triunfo dos touros foi que, tanto Vettel e Webber, economizaram pneus- aí voltamos a questão falada acima.  Aposto que a Ferrari já “deu um jeito”.

Pelo lado do time de Woking, Lewis e Jenson tem um carro potente em mãos, com os grandes aliados motores Mercedes e, possivelmente, algumas configurações novas para o MP4-25, que mostrou um ritmo consistente em Sepang. A sessão nos simuladores deve ter sido importante para compensar aquelas 30 horas de vôo…

  • Otimismo (?)

Se Massa é o atual líder do campeonato pela segunda vez em sua carreira, o mínimo que se podia esperar dele é otimismo, claro, com uma dose de realismo. Realmente fiquei satisfeito com as explicações dadas por ele, tanto que analisou seus pontos fracos e fortes, além de ver a vantagem em alguns fatores dos seus rivais:

É um circuito bom de dirigir e que tem uma reta extremamente longa e com uma curva apertada no fim, o que possibilita uma chance real de ultrapassagem. No entanto, temos que ter cuidado particular com a McLaren neste ponto, já que eles tem uma velocidade final muito alta.

Pelo lado dos resultados passados, digamos que Felipe se encontra em uma situação boa, com dois pódios (2007 e 2008), mas sem vitória. Ano passado é difícil contar, já que o F60 era um carro sem um bom rendimento e sob chuva, a Red Bull dominou e roubou a cena com Vettel.. Porém, ele tem boas chances de se sagrar vencedor esse ano sim, pois o carro é bom e Felipe gosta do traçado. Depende de como ele encarar a corrida…

  • Afinal, dá para ganhar?

Se você se auto-forneceu de informações com este texto aqui emcima e em outros blogs, dê a sua opinião na seção de comentários. Felipe pode vencer? Para qual equipe do Top 4 você acha que tem mais possibilidades de vitória?

Fique a vontade e durante o dia estaremos debatendo juntos.

Obrigado, Tomás.

21 comentários em “Quais são as chances de vitória para Massa em Xangai?

  1. Ótimo post, bem completo. Gostei das citações do Massa e Hamashima.
    Só sobrou pra mim responder as perguntas finais.
    Massa tem chance sim, mas não pode ter problema de aquecimento dos pneus. Superar o Alonso, porém, não vai ser fácil.
    Acho que a Red Bull lida melhor com baixa temperatura.

    • Obrigado KBK!
      Será interessante, pelo menos vejo assim, ver o duelo McLaren x Red Bull. Talvez a Ferrari estaj por trás, mas possa se aproveitar se não for o foco da atenção.
      Aquecimento dos pneus continua sendo o dilema do Massa…

  2. Acho que não, masi um 3º ou 2º cairia muito bem, ele tem problemas com baixas temperaturas, e as Maclarens é que devem duelar com os touros, os mais equilibrados com os mais potentes a Ferrari vai ser franca atiradora no Gp sem alguem vacilar ele entra no meio, com chuva tudo muda de direção, porem so sei dizer que tanto o RBR como o Vettel vao muito bem o piso molhado.
    Hamilton e Massa, ja os vi sofrendo horrores com chuva, Barrica ganha competividade no molhado, mas so seria bom pra ele se rolasse a chuva do inicio ao fim, no seco ele volta ao lugar que o carro dele permite do 8º pra baixo

    • Claudio, é aqui que está a matemática da coisa.
      Se Massa vencer, claro que se garante na liderança do mundial.
      Mas se ele ficar 2º e Alonso, ou Vettel, ou Button ou Rosberg vencerem, ele dá adeus a liderança;
      Claro, é possível que Hamilton vença, e se Felipe não conseguir a vitória ele vai querer ou que Lewis ou Webber estejam na frente para não perder a ponta da tabela.
      é até complexo, mas por um lado simples.
      vencer.

  3. Um piloto com uma Ferrari, sempre tem uma grande chance de vencer, principalmente com essa dupla de pilotos.
    Não posso deixar de comentar aqui minha visão do novo piloto que veio depois do acidente,
    quando vejo Felipe pilotando nesse campeonato, me faz lembrar de um dos maiores pilotos da F1, que também mudou seu estilo de pilotar, não por um acidente e sim por ter perdido títulos imperdíveis, saiu o piloto rápido e entrou o piloto cerebral. Quem acompanha a carreira do Massa, deve concordar que esse não é o piloto que conhecíamos dos campeonatos anteriores, um pouco sem sal, mais bem eficiente!
    Esse novo piloto é bem mais completo e muito difícil de não superar o seu companheiro no final do campeonato, saiu piloto emoção e entrou o piloto razão.
    Não falo em título, pois na F1, a muito tempo que os carros e que faz a diferença, o piloto no máximo supera o seu companheiro, vitórias quem dá é um carro superior, tirando a chuva que nivela um pouco a disputa que passa a ser uma loteria!

    • Tens razão Luiz Sergio;
      o Massa mudou, acho que ele deve ter meditado muito nos meses fora das pistas.
      Talvez, depois de tanto tempo sem pilotar, possa ter mudado mesmo.
      Eu também não quero exagerar, pois não acho que seja o melhor piloto da F1 atual,mas se encaminha para isso;

      Com respeito a corrida, eu estou com medo que toda a conversa de chuva que se deu em Sepang se repita aqui e ela não veio..
      Tempo ao tempo…

  4. Felipe Massa tem chances de ir bem, mas não sei se vencerá, pois o carro da Ferrari não é o melhor no momento.

    Com dois pódios nesta pista, o piloto brasileiro certamente disputará as primeiras colocações na corrida, possui um bom carro, e, caso a equipe italiana melhore, poderá brigar pela vitória.

    Se terminar, acredito que ele chegue entre os 4 melhores.

    • “Se terminar, acredito que ele chegue entre os 4 melhores.”

      Se terminar…
      Bem dito Diego, será que agora é a vez do Felipe ser traído pelo motor???

  5. Bom Dia a todos. Acho q as chances de vitória do Massa não são muito grandes. As Red Bulls são as favoritas, tanto com pista seca qto com pista molhada e Vettel é o principal candidato a repetir o feito do ano passado.

    Em relação as atualizações do F10, não espere pelo Asa-Duto, pois a equipe declarou q trabalha na implementação de um sistema similar ao da McLaren, porém não há pânico ou pressa. Talvez a pressa se instaure depois desse GP em Xangai.

    Massa está preocupado com o sistema q deixa o MP4-25A como o carro de maior speed trap atualmente e com essa imensa reta de Xangai, teme por defender a posição contra um Hamilton impetuoso caso se posicione a frente do Inglês nesse próximo fds.

    A favor, o histórico de Xangai q desde 2004 contou sempre com vencedores diferentes:

    2004 – Barrichello
    2005 – Alonso
    2006 – Schumacher
    2007 – Raikkonen
    2008 – Hamilton
    2009 – Vettel
    2010 – Massa? Button? Webber? Rosberg? ou algum dos vencedores anteriores irá repetir o feito?

    Seria bom para o campeonato um 4º vencedor diferente nessa temporada, somado a mais um vencedor diferente em Xangai e nesse cenário quem preenche os pré-requisitos são Massa, Webber e Rosberg.

    Vamos aguardar, apesar do entendimento do post ser de pista seca as maiores chances do Massa eu acho o contrário, com pista molhada é q as chances dele são maiores. Ano passado com pista molhada, o Massa com a carroça da F60 vinha fazendo uma grande corrida e estava em quarto com boas chances de pódio qdo o carro quebrou.

    Abs

    • Alex, ótimo comentário.
      vejo com grande importância a posição no grid de largada.
      Segundo Massa, as McLarens tem vantagem nas retas (são duas no circuito), e como a 1ª é obviamente a reta dos boxes, a preocupação se instala lá, como você citou.

      Sobre um melhor rendimento do Massa em seco, é um pouco comum, já que na chuva tudo se torna imprevisível. Vimos o que aconteceu no Qualifyng em Sepang. e aliás, quando chove no circuito, na hora da parada as equipes podem escolher os pneus errados, por se a chuva estiver parando, ou vice-versa.

      Lembro em um GP do ano passado que a Ferrari mandou o Kimi com pneus de chuva forte sendo que quando ele saiu a pista ela demorou 5 voltas para vir, e a essa altura os seus compostos estavam deteriorados.
      Portanto, acho que o Felipe deve estar rezando para dar um sol…

      abraço

  6. Engraçado….se pensarmos ficamos em um jogo intrigante…
    A pista é complicada p os pneus…a McLaren tem uma boa velocidade de retas, mas o Hamilton por exemplo acaba desgastando mais os pneus com sua agrassividade na tocada…TEra q existir ai um equilibrioo muito grande…aionda mais na China q alguns setores sao travados, outros com rretas enormes. Quem conseguir isso se dará melhor…

    Massa tem chances de vencer sim, ainda mais com a probabilidade de chuva…. Se ele consehuir equilibrar seu carro e nao sofrer com o aqueciomentos dos pneus, pode levar o primiero lugar…

    Outra que vem forte é a RBR, é nesse momento o carro mais equilibrado, com a aerodinâmica tipica de Newey…..

    Vai ser uma briga boa

    • Gabriel, agora que você estava falando de conjunto, fico pensando: e a Mercedes?
      Ela até o momento não teve grandes problemas com o carro, tem o Rosberg que anda bem de chuva e sem falar do Michael.
      Com um carro razoável na classificação e uma boa largada, podemos ter surpresas;;
      Ou seja, o Top 4 entra de novo em cena..

      abraço!

  7. Olá, minha primeira visita ao blog e o achei muito interessante, voltarei a frequentar, parabéns; Para vitória acho poucas as chances para Massa, creio que brigará por um quarta ou quinta posição; nessa última corrida antes da fase européia, as Red Bulls deverão ditar o ritmo ainda, com Mclarens, Ferraris e Mercedes atrás, nesta ordem respectivamente. Abraço

    • Obrigado José, seja bem-vindo ao espaço então!
      É,a vejo que o consenso até agora no blog está dividido, alguns apostam na vitória do brasileiro, outros não.
      Massa, como já citei no post, gosta do circuito, mas isso não significa nada, já que ele não gostava de Melbourne e foi 3º..

      abraço!

  8. O ano passado deixou bem claro, que apenas o nome não ganha corridas. Ferrari ou não, a vantagem é toda das RBRs., pressinto sérias dificuldades para o Massa na China. As Ferraris já demonstram que não são os carros mais velozes do grid, pelos tempos que tem obtido, fica claro, que além dos problemas com motor, a aerodinamica dos carros tambem apresentam problemas. A Ferrari é quem menos evolue neste inicio de campeonato, só não pode deixar para correr atras quando for tarde demais.

    • Interessante vc ter citado os problemas dos motores, pq para esse GP, tanto Alonso qto Massa, vão ter os dois motores q foram trocados no Bahrein, revisados, é claro. A equipe garante q s motores não vão apresentar problemas.

      A conferir…

      • “A equipe garante q s motores não vão apresentar problemas.”

        Se tiver, pode se preparar para uma onda de criticas a equipe…

    • “A Ferrari é quem menos evolue neste inicio de campeonato, só não pode deixar para correr atras quando for tarde demais.”
      Isso mesmo Newton. Porque esse ano, se eles quiserem lutar pelo título, vão ter que correr atras afora, para poder se igualar pelo menos a Red Bull.
      McLaren de olho..

  9. Se fosse para apostar, apostaria no Massa, e isso por causa dos ultimos anos, nunca teve o mesmo piloto vencendo na China, é claro que eu não iria dizer isso apenas pelo os ultimos anos, mas também pelo o que o Felipe vem apresentando durante este começo de temporada, mas não duvido que tenhamos uma vitoria do Webber ou Rosberg.
    Como você ja disse, o Massa terá que se preocupar com a maioria dos pilotos concorrentes a titulo, qualquer um que vencer tirá a liderança.
    Não tenho muito o que fala, apenas que eu acho que o Massa aguenta mais algumas corridas na liderança.

    Abraços

    • “apenas que eu acho que o Massa aguenta mais algumas corridas na liderança.”
      Imagino que isso deva estar preocupando ele, se Massa conseguir manter a ponta, seria ótimo para ele, mas se não…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: