O que aconteceu com o STR5 de Buemi?

Um dos fatos que mais chamou a atenção no FP1 foi, sem dúvida, o incidente da Toro Rosso com Buemi. O piloto simplesmente estava acelerando na reta do sinuoso traçado chinês quando de repente as suas rodas voaram e houve uma “explosão” na parte dianteira do carro. Confesso que nunca vi nada igual e isto merece ser investigado pela FIA.O acidente, em uma visão geral, foi uma reação das condições da pista. Ela tinha uma notável ondulação no trecho, com o que fez o STR5 vibrar e ter essas conseqüência maiores. Mas não foi nada comum.

A equipe explicou que foi um problema de fabricação do carro, o assoalho estava modificado e o braço da suspensão era novo, nunca tinha sido utilizado. A preocupação não parece tão grande na equipe, mas é bom ficar de olho nessas novas peças introduzidas.

O incidente foi realmente inusitado, mas não podemos chamar o STR5 de frágil. Foi um problema isolado, causado pelas novas peças testadas. A FIA não se pronunciou, e dificilmente punirá o time. Porém, as rodas poderiam ter machucado alguém da platéia.

Buemi delcarou:

A pista estava realmente muito longe ali, fugindo muito de mim. Pareceu muito espetacular de fora do carro mas, dentro do carro, não foi tão grande. Depois que o carro parou, levei algum tempo para entender o que havia acontecido, mas não foi tão ruim.

Algo quebrou, e isso acontece. Mudamos algumas partes do carro e ele estará bom para sair novamente. Como piloto, não posso pensar nisso novamente”, completou Buemi, dizendo que não ficou impressionado com o ocorrido.

Estávamos colocando o assoalho no carro novamente. Toda a frente estava bem, mas perdemos por alguns minutos. É difícil porque não sabemos exatamente como está o carro. Temos os dados do Alguersuari, então vamos estudar isso para amanhã.

Vendo o vídeo, notamos que alguma peça se solta alguns segundos antes das rodas saírem da suspensão, praticamente, ou até mesmo no exato instante.

Um motivo para elas terem se descolado no mesmo momento é por causa de que os pneus estão acoplados a parte que quebrou.

Enfim, não teremos maiores preocupações, mas esta pista chinesa está trazendo alguns problemas para os times. Logo mais, análises com os F-Duct, uma prévia do QUlaifyg e mais sobre o Bate-Papo-Gp, que rendeu uma boa conversa ontem.

Fique a vontade para comentar e até mais. Obrigado, Tomás.

8 comentários em “O que aconteceu com o STR5 de Buemi?

  1. Foi um acidente espectacular e esperemos que nao se volte a repetir, porque desta vez nao houve vitimas mas para a proxima pode haver.

    Grande Abraço!

    Kimi_Cris

  2. Uma roda daquelas na cabeça de um piloto, um comissário ou alguém próximo seria uma tragédia. Assim como já ocorreu no circuito de Merlbourne a pouco tempo, onde uma roda saltou após um acidente e atingiu um comissário, ou mesmo o acidente na GP2 que acabou com a morte de um piloto.
    Está faltando mais segurança, o que aconteceu com os antigos chicotes que seguravam as rodas?

  3. Eu analisei tudo e cheguei a conclusão que foi um problema de Lanternagem, aconteceu algo parecido com o chevete do meu vizinho um tempo desse…Brincadeiras a parte, isso se deve a uma pilotagem agressiva e uma pista problematica em ondulações, quem se lembra do Rubinho e sua Ferrari que desmontou do nada, acontece de vez em quando, e ninguem reclama, agora a vida dos pilotos gringos quando vem ao Brasil é reclamar de tudo, e interlagos é bem melhor que aqueles circuitos de Procisão europeus….

  4. Foi a coisa mais impressionante que eu já vi. Do nada e em linha reta.
    E o mais curioso. No video onboard é possível ver que mesmo sem as rodas o Buemi ainda virou o volante desesperadamente.

  5. Cara foi muito massa e ao mesmo momento estranho, como nosso amigo Kimi_Cris disse:
    “porque desta vez nao houve vitimas mas para a proxima pode haver.”
    Agora depois que as rodas se soltaram, Buemi ainda tentou virar o volante, para evitar o Guard-Rail.

  6. Tomas;
    Ainda bem que não foi no meio de uma da retas, se não…
    Espero que ele esqueça isso, porque se não ele não consiguira correr, pensando no roda que pode voar…

    Abraços

  7. cara, foi impressionante aquilo, o cara só escuto uma explosão e viu o buemi dobrando desesperado enquanto as rodas voavam :X
    imagina se isso acontece numa pista como Monaco q quase não tem area de escape?

  8. Realmente pessoal;
    imagino que a FIA tenha que tomar alguma providência, mas até agora nada foi dito.
    Um problema desses não pode ser esquecido tão fácil.
    vejamos que é a suspensão, o piloto poderia ter se machucado e as rodas que saíram voando terem machucado alguém da platéia….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: