Button vence o GP da China debaixo de chuva

Uma prova realmente de tirar o fôlego. A chuva deu um toque magnífico e a partir desse momento, foi um verdadeiro SHOW. Muitas ultrapassagens, alguns lances polêmicos que serão revisados após a corrida e uma vitória merecida para um Button que largara timidamente mas que começou a se expor e é o atual líder do campeonato, com duas vitórias. A McLaren chegou, isso é fato.

Numa visão geral, foi uma prova bastante confusa. Desde o primeiro lance, quando Alonso “queima” a largada, até as voltas finais. Na verdade foram tantas coisas que será difícil contá-las todas aqui, por isso a tarde teremos outro post.

Pois bem. Button vai plantando, semente a semente, a sua ida ao Bicampeonato. Ninguém acreditava, todos o julgavam mas Jenson veio a dizer que nem Hamilton, e nem a chuva o podem parar. Dever de casa feito, e a McLaren foi realmente perfeita.

Vejamos que Button venceu, a 2ª prova em 4 corridas, assume a liderança do campeonato com 10 pontos de vantagem e junto com Hamilton leva a McLaren para a liderança entre as equipes.

[foto de la noticia]

Sim, as condições da corrida não foram normais. Entre as polêmicas, temos a “queimada” de Alonso, o “passão” de Alonso sobre Massa na entrada dos boxes, e um que ainda (até o momento que estou escrevendo este post) está em aberto: a passagem de Lewis pela parte de dentro da linha dos pits em um duelo com Vettel. Houve debate no “Bate-Papo-GP” do Blog e o que foi quase unânime é que sim, Lewis deveria ser punido. Resta a FIA decidir qual atitude tomar nas próximas horas.

Ferrari não vive um momento bom, e os números já mostram isso. Massa perdeu a liderança e caiu para um longínquo 6º lugar na classificação, o que o deixa em uma situação bem desfavorável após o 9º lugar. Fez uma corrida média, ficou um pouco preso no “trânsito” mas acabou fazendo a ultrapassagem em cima de Schumacher.

Porém, o fato de sair do 1º lugar e ser renegado ao sexto com uma desvantagem de 19 pontos deve abalar um pouco as estruturas da Scuderia. Mas Felipe sabe resistir…

Por outro lado Alonso fez uma prova razoável, passou por Drive-Trought e mostrou que não está para brincadeira a Massa na entrada dos boxes. Levou um ótimo 4º lugar, dadas as condições em que se encontrava, e ainda pode figurar no pódio com uma possível punição de Lewis Hamilton, 2º colocado. Tem 49 pontos (empatado com o inglês) e se mantém forte na briga. Daqui a três semanas, o GP em sua terra natal…

Red Bull saiu em um prejuízo enorme ao se ver na 1ª fila a um 6º (Vettel) e 8º (Webber) lugares na corrida. Mark foi atrapalhado pelo Safety Car e Vettel não surpreendeu como se esperava. Resultado: Perda de pontos preciosos e a distância ao ponteiro.

[foto de la noticia]

Já a Mercedes, em especial Rosberg, vem se mostrando a cada dia mais regular e de cara para disputar a taça. Nico foi 3º hoje, e assume, inacreditavelmente, a 2ª posição na tabela. Regularidade compensa… E Schumacher foi “maltratado” pela chuva e ultrapassado por muitos pilotos. Sofreu com o carro, os pneus,enfim,não foi o seu dia, mais uma vez…

Destaque para a Renault, que já soma 40 com Kubica e 6 com Petrov, até o momento o melhor estreante da temporada. Devagar se vai longe…

Realmente, fantástico…

Pos Piloto Equipe Tempo Voltas Grid
1
Reino Unido Jenson Button
Reino Unido McLaren 1:44:42.163 56
5
2 Reino Unido Lewis Hamilton Reino Unido McLaren +1.530 56 6
3 Alemanha Nico Rosberg Alemanha Mercedes +9.484 56 4
4 Espanha Fernando Alonso Itália Ferrari +11.869 56 3
5 Polônia Robert Kubica França Renault +22.213 56 8
6 Alemanha Sebastian Vettel Áustria Red Bull +33.310 56 1
7 Rússia Vitaly Petrov França Renault +47.600 56 14
8 Austrália Mark Webber Áustria Red Bull +52.172 56 2
9 Brasil Felipe Massa Itália Ferrari +57.796 56 7
10 Alemanha Michael Schumacher Alemanha Mercedes +1:01.749 56 9
11 Alemanha Adrian Sutil Índia Force India +1:02.874 56 10
12 Brasil Rubens Barrichello Reino Unido Williams +1:03.665 56 11
13 Espanha Jaime Alguersuari Itália Toro Rosso +1:11.416 56 12
14 Finlândia Heikki Kovalainen Malásia Lotus +1 volta 55 21
15 Alemanha Nico Hülkenberg Reino Unido Williams +1 volta 55 16
16 Brasil Bruno Senna Espanha HRT +2 voltas 54 23
17 Índia Karun Chandhok Espanha HRT +4 voltas 52 24
NC Itália Jarno Trulli Malásia Lotus Abandono 26 20
NC Brasil Lucas di Grassi Reino Unido Virgin Abandono 8 22
NC Espanha Pedro de la Rosa Suíça Sauber Motor 7 17
NC Suíça Sébastien Buemi Itália Toro Rosso Acidente 0 13
NC Japão Kamui Kobayashi Suíça Sauber Acidente 0 15
NC Itália Vitantonio Liuzzi Índia Force India Acidente 0 18
NC Alemanha Timo Glock Reino Unido Virgin Não largou 0 19
Karun Chandhok e Lucas di Grassi largaram dos boxes. Timo Glock não largou.

Campeonato Pilotos:

1 Reino Unido Jenson Button McLaren 60
2 Alemanha Nico Rosberg Mercedes 50
3 Espanha Fernando Alonso Ferrari 49
4 Reino Unido Lewis Hamilton McLaren 49
5 Alemanha Sebastian Vettel Red Bull 45
6 Brasil Felipe Massa Ferrari 41
7 Polônia Robert Kubica Renault 40
8 Austrália Mark Webber Red Bull 28
9 Alemanha Adrian Sutil Force India 10
10 Alemanha Michael Schumacher Mercedes 10
11 Itália Vitantonio Liuzzi Force India 8
12 Rússia Vitaly Petrov Renault 6
13 Brasil Rubens Barrichello Williams 5
14 Espanha Jaime Alguersuari Toro Rosso 2
15 Alemanha Nico Hülkenberg Williams 1

Campeonato Construtores:

1 Reino Unido McLaren
109
2 Itália Ferrari 90
3 Áustria Red Bull 73
4 Alemanha Mercedes 60
5 França Renault 46
6 Índia Force India 18
7 Reino Unido Williams 6
8 Itália Toro Rosso 2

No mais, comente a vontade, analisando a corrida, se a vitória de Button foi merecida e mais. O espaço é todo seu.

Obrigado, Tomás.

17 comentários em “Button vence o GP da China debaixo de chuva

  1. Button mais uma vez guiou mais com a cabeça e com estrategia do que com os pneus…Mas foi genio ao arriscar com pneus de pista seca na chuva, enquanto todo mundo pois pneus biscoitos!!!
    Nico pra mim é o mais regular da temporada!!!
    E Schumacher esta de volta!!!
    Massa foi ultrapassado injustamente por Alonso ao entrar nos boxes, e isso mudou a historia da corrida, sem contar que o SC migué da FIA mudou a historia da corrida, mas não tirou a vitória do grande campeão que é Button!!!

    Massa ainda conseguiu fazer dois pontinhos que podem a fazer a diferença no final!!!

    Enfim, para mim a Mclaren já alcançou ou igualou a Red Bull em velocidade e desenvolvimento. Já a Ferrari mais uma vez mostrou que seus engenheiros são mediocres em arriscar e pior fazem cagadas demais!!!

  2. BAZINGA!!! F1 mais disputada dos ultimos sei la quantos anos!!! Ta demais!!!
    Mas graças a varias corridas com chuvas, e a imcompetencia da Ferrari na Malasia e agora na China!!!
    E VETTEL decepcionou denovo, junto a Webber que tem pifios 28 pontos com um canhão na mão, e nem de perto teve os problemas que Vettel teve!!!

  3. Tenho duas coisas pra falar,mais tarde volto por aqui pra ler e opinar, então vamos lá, o que será que é preciso o Hamilton fazer para ser punido, e o Galvão é uma Joia rara, Shumacher estava sendo ultrapassado por piriquito, papagaio e a torcida do Flamengo e o Galvão dizendo ele ta so se divertindo, so se ele for sádico….

  4. Claudio, se vc for o Luis…Essa é pra vc…Que disse que minha opnião estava errada a respeito de que a Mclaren não tem o melhor carro hj!!!

    “The good thing is our pace was very good today. It wasn’t just the call of weather, it was good pace. At the end we were two seconds a lap quicker than other people. We will don’t know where we are in the dry, but we will forget about it at the moment.”

    By Button,
    http://www.autosport.com/news/report.php/id/83009

  5. Mais uma…

    “Really important, it made the race,” he said. “If we didn’t have the safety car later in the race for debris we would have been a long way up. The safety car definitely helped the situation for those who stopped for inters.

  6. Parafraseando um professor que tive, que sempre falava isso após resolver “aquela” expressão de cálculo: “Lindo, lindo, lindo!!!”

    Uma 1-2 e de quebra a liderança dos 2 mundiais anima o domingo de qualquer torcedor! Confesso que não vi a corrida, o cansaço foi mais forte e mesmo com alarme, não consegui acordar. Vou ver depois. Até por isso, não li o post e nem qualquer outra matéria sobre, pra ter ao menos uma graça de ver

  7. O Rubinho/Galvão devem estar com os cotovelos roxos de raiva(bem feito), “se” Rubinho tivesse batido Button e se tornado campeão em 2009, hoje poderia estar no lugar do inglês na Mclaren, pois na Mercedes ex-Brawn não ficaria pois ela queria 2 pilotos alemães! E Rubinho com o título teria crédito para entrar no lugar de Button na Mclaren mesmo não sendo inglês! Todo mundo passou o Schumacher hoje na corrida, advinha quem não passou? Ele, Rubinho…deve ser karma.
    É isso gente, o Button entrou na F1 como o Kimi entrou, sendo uma “promessa” e questionado pela super-licença, foi FRITADO em algumas equipes, foi inteligente e fez um contrato milionário com a Honda por 5 anos(deu até briga na Williams) e foi lá que começou “A SURRA” part 1 em cima do Rubinho, depois teve “A SURRA” part 2(o retorno) na BrawnGP, não desperdiçou a chance e foi campeão, hoje na Mclaren é líder do mundial com 2 vitórias históricas na chuva em cima do veloz Hamilton bom de chuva! Button já tinha dado show na chuva vencendo o Gp da Hungria em 2006 pela Honda, o inglês sempre foi um ótimo piloto, foi terceiro no mundial em 2004 pela Honda, mas nos últimos meses esta arrasando. Ele merece, pois é constante, NÃO ERRA , sabe acertar um carro e arrisca na hora certa! E dessa vez ninguém pode vir com aquele papo furado de que o Rubinho é quem acertava o carro para o inglês…

    • Se rolasse mais algumas voltas até o Bruno Senna ia passar o Shummi, Na formula 1 ao se avaliar pilotos tem que levar em conta carros bons e a gerência da equipe (que piloto Manda), escolhas na F1 também dizem tudo hj Rubens escolheu estar onde esta, e Shummi ao meu ver escoheu errado sobre voltar, mas ele continua se devertindo…Fala Sério…

    • Mac se eu não estou enganado a Mclaren procurou o Rubinho antes mesmo de procurar o Button (se não estou engando foi no GP do Brasil). Acho apenas que o problema da Williams é o motor Cosworth que é muito bom em velocidade final (basta ver que estão entre as maiores velocidades alcançadas) mas não tem pressão nas saídas. Não estou desmerecendo o Button – que mostra pq é campeão do mundo.

      Abraço!

  8. Olá Tomas…
    Acho que a corrida foi boa…com varias variáveis…
    PEna p Massa, nao se deu bem, ainda tomou uma manobra de Alonso (n foi ilegal a manobra, mas que vai dar muita conversa p os dois!!! Massa precisa reagir, tem tempo, mas precisa reagir!!rsrs)
    Button mais uma vez mostrando habilidade nas escolhas…e soube trabalhar na hora q foi preciso..
    Hamilton p mim é o Show Man da F1 hj….Mandou bem…Passou ate a sombra…
    MAs no final, os pneus sentiram o talento dele, mas o cara mandou bem…Vejo nele muitos pontos de campeao!!
    A corrida foi boa, uma das melhores…com gradnes mudanças…Mas o que foi dificil hj foi a transmissão…
    Não sei se por ter tido uma corrida muito movimentada (fica dificil acompanhar TUDO), tanto a transmissao como a narração foram uma piada…INFELIZMENTE…
    =/
    Tem hora que até quem procura acompanhar a F1 todo dia se perde…imagina quem esta la só p ver a corrida?
    fica aqui meu pesar…

  9. Como é bom acordar cedo e assistir um belo espetáculo porque a formula -1 que esperamos é essa, com ultrapassagem, equipes usando estratégia.
    Mas um GP com chuva é sempre diferentes por vários motivos.
    Eu gostei da vitória do Button ele merece é um grande piloto e ficando na frente do Hamilton foi ótimo.
    A corrida que o Lews fez hoje é digna de campeão , foi espetacular.

  10. Eu escrevi ontem que estava sentindo o cheiro de McLaren e acertei! Massa decepcionou mas acredito (e torço) em sua recuperação no campeonato. Com relação à entrada do Alonso nos boxes, os dois já vinham disputando antes da entrada por causa de uma derrapada do Felipe e o espanhol teve vantagem na entrada da curva. Na primeira vez que vi a repetição fiquei inconformado, mas ao ver novamente percebi que foi uma disputa normal. Agora, uma pergunta: dar mais uma volta enquanto aguarda o companheiro fazer a troca de pneus é tão desvantajoso assim a ponto de preferir ficar parado quase 5 segundos esperando???

  11. Button está sabendo lidar com a equipe e logo mais o Hamilton vai começar a ficar incomodado. Button é frio e calculista e Hamilton não sabe perder, apesar de achar que ele é um dos melhores da década. Seu problema é simplesmente não saber lidar com a pressão de um companheiro forte. A vitória do Button foi mais que merecida pois ele mostrou que só ultarpassagens não definem a corrida, pois já é a segunda no ano que ele leva na estratégia e na pilotagem suave. Hoje ele teve uma boa estratégia, ultrapassou quando foi preciso e pilotou suavemente!!!

    E viva a F1 com chuva!!!

  12. Button ta acertando todas, choveu ele sempre se da bem. não erra uma.
    + show msm foi de Hamilton. Eh o cara! Ta pilotando muito

    Abração
    f1trulli.blogspot.com

  13. Menções honrosas para Petrov que largou em 14º e chegou em 7º, e fez uma brilhante corrida sempre entre os 6 primeiros. Outra grande corrida foi de Kovalainen, que sempre brilhou na chuva, foi até mais além do que Petrov, pois este tem uma Lotus na mão e largou em 21º e chegou em 14º a frente de uma Williams do badalado futuro “Schumacher” Hulkenberg.

    Outra noticia interessante é que o campeonato tá muito mais acirrado nas qualificações, pois o gap da Red Bull diminuiu e muito em relação a Mclaren, Mercedes (que evolui demais, Nico é o vice lider com 50) .

  14. Boa corrida. Hamilton, embora tenha cometido alguns exageros, novamente deu show, fez várias ultrapassagens e chegou em 2º lugar. Jenson Button e Nico Rosberg, por outro lado, não fazem show, só que mostram eficiência. Ambos lideram o mundial de pilotos. Na China, ambos se deram muito bem ao fazer uma parada a menos.

    Fernando Alonso pode não ter feito algo ilegal, mas na entrada dos boxes, acho que deveria respeitar. O espanhol vai mostrando a força de bastidores que tem. Felipe Massa mostrou total prudência, não caindo no jogo do espanhol.

    A Red Bull vem mostrando força nos treinos, mas em corrida não tem mostrado o mesmo rendimento. Webber e Vettel também tiveram uma atuação de destaque, principalmente nas disputas com Schumacher e Hamilton.

    Outro destaque é a Renault. Ambos pilotos arriscaram a mesma estratégia de Button e Rosberg e se deram bem. Kubica foi 5º, e Petrov foi 7º, mascando pontos pela primeira vez na carreira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: