Alonso e Massa na batalha para ser o “número 1″ na Ferrari

É incrível como esta corrida na China mudou o paradoxo do campeonato. Trouxe McLaren e Button a liderança (com uma boa vantagem) do mundial, mostrou que Red Bull não é tão superior quanto se dizia e entre outras coisas, a primeira faísca da briga que promete, em grande dose, esquentar o mundial: Alonso vs Massa.Sobre a polêmica ultrapassagem nos boxes de Alonso sobre Massa, no post Alonso agiu certo em ultrapassar Massa na entrada dos boxes?, que aliás foi o #30 no Top Posts do dia, a opinião ficou dividida. Uns acham que o espanhol foi “grosso” em pegar uma posição que era para ser de Felipe, até pela ordem de parada. Outros acham que Massa “se descuidou” (ele mesmo admitiu isso) na entrada e por isso sofreu a ultrapassagem. O fato é que não podemos no referir a este duelo apenas pelo ocorrido ontem, mas sim no que ele pode comprometer a relação entre os dois.

Na minha opinião, não muita coisa. Foi um lance de corrida, apesar de que Alonso foi um pouco “além do permitido”. É normal, penso eu, que cada um queira mostrar a que veio. Vejamos que a história muda. Alonso já liderou o mundial, mas agora é o 3º. Massa era o líder mas despencou a 6º posição. Não se trata apenas pelo lado dos números, mas pelo tão discutido lado psicológico.

Barrica e Felipe depois da corrida em Xangai

Felipe não quis colocar “lenha na fogueira” com relação a manobra do companheiro. Disse que está tudo bem, em ares de pessimismo alegre. Não duvido que dentro do time o papo deve estar forte, e Domenicali na balança para deixar tudo bem, porque tudo o que menos ele quer é atrito entre seus pilotos. Massa deveria se impor mais. Um pouco mais de atitude é pedir muito, porque ele está mostrando um perfil fortíssimo e não entra em discussão por qualquer detalhe. Mas ontem parece que algo o chateou.

É simples. Cada um quer levar o time para seu lado. Não sei se Massa é o tipo de piloto que toma esta atitude, mas Alonso é, isso ninguém há de discordar. Fez isso na Renault, tentou na McLaren mas deu tremendamente errado e voltou a fazer na Renault por dois anos. Agora, na Ferrari e com um companheiro a sua altura, a meta é essa.

Alonso faz a polêmica manobra sobre Massa...

Estamos apenas na 4º etapa do mundial, muita coisa vai acontecer e elas podem mudar drasticamente a história do campeonato e da briga interna entre Alonso e Massa. Serão três semanas de “folga”, mas que na verdade servirão para acalmar as mentes estressadas dos pilotos, que além de fazerem uma corrida desgastante terão que voltar a Europa por um vôo fretado, até Roma, será importante. A Scuderia, não podemos esquecer, trabalhará no desenvolvimento técnico do F10 e na Asa Duto.

E Felipe tem uma carta na manga que poucos contaram até o momento: O próximo GP será na Espanha, “casa” de Alonso. Lá, se Massa for superior, dará um passo importante para decidir quem será o nº1 no time. A pressão será grande, tanto como da torcida e imprensa espanhola quanto do próprio Alonso, mas é nesses momentos que se decidem muitas coisas.

O ego de Alonso é grande, e ele não pensará duas vezes em fazer da Scuderia SEU time. Resta a Felipe mostrar resultados e fazer uma briga limpa, na pista, como os bons campeões fazem. Ser eficiente e medir as palavras, ter caráter e, talvez o mais importante: saber perder e dar a volta por cima.

58 respostas para “Alonso e Massa na batalha para ser o “número 1″ na Ferrari”

  1. É um duelo interessante, mesmo.
    O Felipe tinha muito a seu favor: já conhecia a equipe (e a equipe já conhece seu modo de trabalho), já tinha o carinho dos funcionários, estava se recuperando de um grave acidente e…
    Nada disso importa mais, porque Alonso consegue ser bem mais rápido. Não vai demorar para que a Ferrari comece a centrar seus esforços no espanhol.

    Eu esperava que Felipe desse mais trabalho ao Fernando, será que ele não perdeu 1-2 décimos no acidente?

    1. será que ele não perdeu 1-2 décimos no acidente?”

      Não, isso com certeza não. O que acontece é que Massa nem sempre é o melhor, e é absolutamente normal que em algumas corridas ele seja “derrotado” por Alonso, e vice- versa. China era realmente favorável a Alonso, mas as circunstâncias da corrida foram essas, era para Alonso ter vencido. Massa, na minha opinião, sabe que não fez uma boa corrida e vai pela melhora em Barcelona…

  2. Você realmente foi feliz quando disse preciosas palavras em relação ao Massa e Alonso. Analisou completamente o que ocorreu. Mas conhecendo o Massa, alguma coisa o prejudicou, ou deixou ele chateado, talvez FOI UMA ORDEM DA EQUIPE, devido a sua corrente situação negociando uma renovação de contrato da Ferrari. E isso o fez vitima da situação, que agiu como ele devia ter agido. Uma coisa que não esqueço é que Massa sob pressão é muito mais forte do que sem ela. Mas como seu “primo” disse a entrevista com Massa, que o retrospecto dele nas proximas corridas são as melhroes, Espanha, Turquia, Monaco, Valencia, etc. Concerteza a briga tem tudo pra ser acirrada, ainda mais com a Ferrari trazendo um super pack para a gp espanhol. Em relação a posição de nº1 na equipe, concerteza isso só será decidido ao final do campeonato como sempre ocorreu depois da “era Schumacher”.

    1. “Em relação a posição de nº1 na equipe, concerteza isso só será decidido ao final do campeonato como sempre ocorreu depois da “era Schumacher”.”

      Valeu Marcello.
      Então, é isso que pode atrapalhar os planos de título. AS vezes, quando (claro que ainda é MUITO cedo) a equipe “escolhe” um piloto, seja por pontos, por vitórias, a coisa fica mais fácil. Mas obviamente, eu também quero isso, seria muito interessante se os dois chegassem com chances a Abu Dhabi, ou pelo menos a Interlagos.
      Só o tempo dirá…

  3. Comentario interessante que vi em um blog:

    “- E, apesar de ter feito uma corrida ruim hoje, terminando em nono, Felipe Massa sobe cada vez mais no meu conceito. Ao término da prova, foi abordado por Carlos Gil, que lhe ofereceu um púlpito para que começasse um show de reclamações. O repórter da Globo pontuou que “A manobra de Alonso não foi ilegal, mas não foi muito legal do ponto-de-vista do companheirismo” e perguntou o que Felipe achava disso. A resposta foi seca, sem chorumelas: “Eu saí mal do cotovelo, ele pôs do lado de dentro e teve mais vantagem na entrada da curva”. Gil ainda insistiu perguntando se nenhum regulamento interno da Ferrari tinha sido ferido e Massa foi político mais uma vez: “Não, está tudo bem”.
    – Pode até ser que as coisas não estejam bem, mas Felipe Massa é maduro o suficiente para entender que esse tipo de roupa suja se lava em casa. Soltar os cachorros no microfone não resolveria absolutamente nada, além de criar uma polêmica vazia. Se não gostou da ultrapassagem ou se ela feriu algum acordo interno, que se resolva internamente. É assim que se mantém um bom clima na equipe e se trabalha de forma leal, sem jogar para a torcida.”

    1. Nossa, refletindo aqui, penso que a F1 está cada dia mais vazia mesmo..
      Como um piloto pode reclamar de ser ultrapassado?
      acho que Felipe errou aí.

  4. Tem muitas variantes no que tem acontecido com o Felipe, será que o acidente levou dois ou três décimos do brasileiro? Em uma equipe que dispensou o Kimi em pleno contrato, como isso pode ter afetado o Massa, esperando uma renovação? Analisando as outras equipes de ponta, Massa, não tem opções em uma eventual saída da Ferrari? Onde está a raça e a velocidade, que eram a principais qualidade do Felipe?

    1. Luis, quanto tempo, rsrs

      Bom, como eu dizia para o Marcello, não gostei da atitude dele, em reclamar. Eu sei, Alonso, se ele fosse o ultrapassado, também reclamaria, mas não foi assim.
      Se Massa errou, ok, não vamos “crucificá-lo” por isso, todos tem corridas boas, e ruins…

  5. Tomás, como eu falei na semana passada, o Shumi VOLTOU, será que o mito vai fazer o que ninguém mais conseguiria? Agora se ele não se recuperar, ele próprio derruba todos os seus recordes, já que ele andou em uma época praticamente que reinou sozinho.
    Para quem tem o melhor carro, é o piloto rei da chuva, é é é, é falta muito para ser tanto elogiado, Vettel????????
    Rosberg, na frente disparado e, e, e, mais uma vez, fez besteira????
    Essas três semanas, você vai ter muito o que comentar!

    1. Luis Sergio;
      essa é uma opinião particular minha, você pode discordar:

      acho que Schumacher errou em voltar, ele já tem 7 títulos, 91 vitórias, e todos os recordes que um piloto pode almejar, fama, dinheiro, já tem 41 e o que ele tem que fazer é aproveitar a vida!
      com a sua esposa, seus filhos e se desligar um pouco da F1!
      Ele bem que tentou, mas o seu desejo e paixão é tão grande pela F1, que não resistiu, e voltou.
      Eu não sou quem para julgá-lo, mas uma volta frustrada, mesmo com tudo o que ele já fez, pode apagar um pouco de seu brilho.
      é isso o que eu acho…

  6. Como já disse na matéria anterior, o Alonso não agiu com lealdade, assim como o Hamilton em cima do Vettel. Fazer ultrapassagem em entrada de box é perigoso, acho que ambos deveriam levar um drive trough.

    O Massa foi prudente, mas vamos ver até quando ele vai segurar o jogo do espanhol. Com certeza, o Raikkonen, embora o próprio brasileiro já disse, fala pouco, só que foi um bom companheiro de equipe.

    Agora Felipe vai ter que lidar com toda a politicagem imposta por Alonso e a imprensa espanhola.

    1. “Agora Felipe vai ter que lidar com toda a politicagem imposta por Alonso e a imprensa espanhola.”

      É, aí onde justamente é que a polêmica pode aumentar, por isso Massa vai ter que “ensaiar” sua palavras…

  7. o duro não é aguentar essa churumela se foi legal, se não foi.
    o duro é observar que pessoal não se atem a analisar o que tem acontecido nas ultimas corridas.
    o espanhol nas duas ultimas corridas (fora essa em que se classificou bem na frente do massa e andou mais que o massa, gente…!! acordem: o espanhol parou cinco vezes e chegou em quarto!.
    Nas duas ultimas corridas o espanhol andava mais rapido que massa, mas não tinha como passar o massa e deixou de ter pontos preciosos.
    Ontem ao dar o bote conseguiu ir pra frente.
    só isso.
    ficasse quieto atras do massa os dois tavam em setimo, oitavo.
    isso não é bom pra ninguem.

    1. eu acho que é simples:
      a imprensa brasileira está irada com isso, vê que realmente alonso foi superior e do seu jeito “Dick vigarista”
      mas Felipe é esperto, e botou água no fogo..
      na espanha, é só alegria, claro, porque alonso foi melhor,
      mas quando Massa leva a melhor, o panorama muda.

      sempre será assim…

  8. lento do jeito que está, fica difícil pro felipe ser número 1.

    se pelo menos ele desafiasse o alonso em velocidade, eu até acreditaria nessa possibilidade.

    1. Eu acho que se o Felipe conseguiu levar a melhor pelo menos em uma temporada sobre Kimi, que era muito veloz, pode levar sobre Alonso.
      o que acontece é que Alonso é mais completo, tem uma personalidade mais forte.
      por isso eu digo, o fator psicológico importa muito,…

  9. Ótimo Post Tomás e a guerra está aberta. Quem irá vencê-la só saberemos daqui alguns meses. O Favorito todos sabem como se chama: Fernando Alonso, mas temos 375 pts em jogo no wdc e a diferença entre os dois é de apenas 8 pts, ou seja, 2,13% do total de pontos q vão ser disputados a partir da fase Européia agora em Maio.

    Em relação a corrida de ontem, no q se diz respeito entre essa guerra de team mates na Scuderia, há q se destacar:

    Posição no Grid: Um erro na última curva, custou ao Massa dois décimos em relação ao Alonso o q o fez largar 4 posições atrás. Isso faz bastante diferença, qdo todos largam bem.

    Largada: Alonso poderia jantar as Red Bulls, mesmo q não queimasse, porém se preciptou e comprometeu seu ótimo trabalho do Sábado. Massa, fez uma largada conservadora e permaneceu em sétimo.

    Corrida: Independente de toda polêmica da ultrapassagem do Alonso na entrada dos boxes, e toda confusão inicial do chove não molha, troca não troca de pneus, a verdade é q, depois do último SC, aquele q juntou todos os carros novamente, Alonso (10º) e Massa (12º) só tinham o Barrica (11º) entre eles, e é, a partir da relargada q tem q ser analisado, pq o Massa não subiu no grid igual o Alonso:

    Ultrapassagens: Massa fez uma ultrapassagem a mais nessa parte final da corrida do q Alonso: Alonso fez sobre Schumacher e Sutil enquanto q o Massa fez sobre Barrichello, Alguerssuari e Schumacher.

    Agora a explicação para Alonso em 4º – Massa em 9º.

    Enquanto Alonso com suas duas ultrapassagens, limpas, perfeitas e sem vacilo avançou, Massa, pela sua afobação, tomou X do Barrichello e do Schumi, o q comprometeu todo seu ritmo de corrida, tendo q remar tudo de novo para realizar a manobra e perdendo bastante tempo com isso.

    Sorte: Alonso foi beneficiado, com o SC q o permitiu juntar-se ao pelotão de duas paradas, enquanto ele com 4 paradas e 1 penalty, ficaria muito prejudicado se não houvesse o último SC. Massa tb foi ajudado com o carro de segurança.

    Na relargada, as Red Bulls se atrapalharam com Vettel e teve Webber posto fora da pista por Hamilton, o q beneficiou o espanhol q não teve q disputar a posição com os azuis.

    Petrov Rodou sozinho bem a frente do Espanhol, q não o fez perder tempo para ultrapassar uma surpreendente Renault, veloz todo o fds.

    E na última troca de intermediários para intermediários, Alonso ganhou a posição do Kubica, evitando um confronto q já se mostrou indigesto para a Ferrari. Ultrapassar o polaco, não é fácil.

    Alonso, para alcançar o pódio precisaria ultrapassar o Rosberg, mas isso ele não conseguiu.

    Massa pagou pelos erros de tomar X dos veteranos, o q não lhe permitiu imprimir seu ritmo de corrida e o 9º lugar era o máximo q ele poderia almejar, dada as circunstâncias

    Abs

    1. Obrigado Alex.
      Bacana, muito boa a sua análise. se me permitir, usarei esses dados para outros posts, afinal, nessas três semanas é precisa muita força para exprimir assuntos interessantes todos os dias!!! hehehe

      abração.

      1. Fique a vonts Manezinho!!!!

        PS: meu sobrinho tb é manezinho da ilha e meu irmão mora em São José aí do lado.

  10. ou seja,

    erros.
    A idéia acho que a maioria acabou pegando e por isso que estão zangados.
    O alonso ao ter feito aquela manobra acabou indo pra frente. Não tivesse tido iniciativa naquele momento teria se enroscado com massa e mais uns quatro pilotos. Não teria chegado em quarto, teria chegado em sexto, setimo, oitavo (coisa do tipo) além de ter se exposto mais.
    Daí ainda teria que ficar atrás do massa pelo que vimos nas duas ultimas corridas (coisa da equipe).

    Com aquela manobra ele deixou a equipe ficar pensando: olha vamos colaborar com alonso porque com ele nos podemos chegar mais na frente. Essa foi a mensagem que aquela manobra deixou.
    Não acreditam? então conversamos daqui umas quatro corridas, lá pelo gp do canadá.
    A não ser que o massa encarne algum alter ego, tipo SUPERMASSA!

    1. Eu classificaria como “coisas de corrida”. Sim foram erros, mas até onde eu sei, não há piloto infalível. Por serem humanos, todos erram. Alonso errou na classificação do Bahrein e Massa largou na frente. Erros vão acontecer ao longo da temporada e quem aproveitar melhor as chances, como Alonso ontem, vai se dar bem.

      Não acredito nessa política de favorecimento, qdo vamos para a quinta corrida apenas. Ninguém seria louco de prejudicar outro piloto, qdo se tem um mundial de construtores q para a Ferrari é mais importante do q o de pilotos, já q há uma placa em seus esportivos, cada vez q ele é vencido.

      Repito, Alonso-49 / Massa-41 – 8 pts de diferença, sendo q temos 375 para serem disputados ainda.

      1. “Repito, Alonso-49 / Massa-41 – 8 pts de diferença, sendo q temos 375 para serem disputados ainda.”

        É pouco, com certeza. Falta muita coisa ainda, mas, algo eu adianto: teremos surpresas…aha!

  11. Vocês vão pensar que tudo eu só reclamo da FIA, não vejo o por que Lewis ou o Alonso agiram errado, penso que a volúpia desses dois, onde para ganhar alguma coisa vale tudo, DONA FIA é que já deveria proibir as ultrapassagens fora da pista, onde um risco de acidente é muito grande, a omissão e a demora em rever conceitos ou analisar friamente o andamento de uma corrida , por exemplo dar advertência para o Vettel onde quem agiu errado foi o Lewis é brincadeira, não colocar regras para ter uma fila unica para entrar nos treinos, em uma pista de corridas o piloto não fazer a entrada do box local de ultrapassagens, são coisas simples, feita no primeiro momento que surgiu o problema.
    Punições deveriam ser bem fortes para que os pilotos não pensassem em tentar burlar.
    Queimar uma largada deveria ser uma punição para que nenhum piloto fizesse isso, não só uma passada pelo box, isso é para entrar ou sair em velocidade superior ao permitido.
    Na F1 de hoje, onde muitos pilotos não tem noção de cidadania, onde seus direitos terminam quando começa o do próximo, é a FIA que deve impor a lei do bom convívio.

    1. Concordo Luiz Sergio;
      advertência não adiantam de nada, tem que dar uma “lição” mesmo. Mas é tão difícil da FIA punir ultimamente…
      esse ano já são alguns fatos que passaram em branco..

  12. Tomás, que F1 é essa atualmente, antes um piloto em um carro mais lento, deveria permitir ao piloto que estava ultrapassando para dar uma volta , que esse piloto fizesse isso nas retas, fazer as ultrapassagens nas curva, beira ao ridículo.

      1. As equipes pequenas não estão correndo, parece que fazem da corrida um treino, até nas curvas os pilotos não fazem direito ficam no cantinho da pista para não atrapalhar, pelo menos esses pilotos deveriam fazer uma curva normal, nem na época das Minardis da vida acontecia isso.

      2. Ah, sim..
        O nível apresentado por Hispania, Lotus e Virgin é baixíssimo, estão praticamente em outra categoria mesmo….

  13. “Com aquela manobra ele deixou a equipe ficar pensando: olha vamos colaborar com alonso porque com ele nos podemos chegar mais na frente. Essa foi a mensagem que aquela manobra deixou.”

    Wilson, acabei de ver qual a consequência q aquela manobra poderia ter trazido: DESCLASSIFICAÇÃO para ambos. Se a Ferrari coloca no carro do Alonso os pneus q estavam preparados para o Massa, ambos seriam desclassificados e faria ZERO pontos. Sorte q os mecânicos foram rápidos e conseguiram consertar a “ousada”, “perfeita”, “honesta”, blá-blá-blá, manobra do espanhol.

    “Enquanto a McLaren celebra – cada piloto à sua maneira – um sucesso transcendental, os concorrentes precisam lidar com problemas mais mundanos. Como a Ferrari, que experimentou pela primeira vez o fato do compromisso de Fernando Alonso com o sucesso estar, para ele, acima dos interesses da equipe. A manobra sobre Felipe Massa foi bonita em sua execução e absolutamente dentro das regras. Mas seu alto risco poderia ter causado uma batida e um abandono dos dois carros do time. Ou poderia ter outra implicação desastrosa: os mecânicos estavam prontos com os pneus alocados para o carro de Felipe Massa e tiveram de reparar a ordem da troca na correria. Deu certo, mas se o time não atentasse a esse detalhe, os dois carros seriam desclassificados.” Blog do Ico

    1. Bom texto Alex, justamente havia lido ainda hoje cedo.. rsrs
      Eu não sei, é impossível afirmar, mas será que estava preparado?
      será que para eles não andarem em 7ºe 8º, a equipe não arriscou com um piloto, neste caso Alonso?
      bom, acho difícil, para mim foi algo de última hora mesmo…

  14. Bom dia a todos.

    Oi Tomas.

    Acho que é cedo para podermos especular qualquer coisa sobre a real diferença dos carros. Mais perigoso ainda é falarmos que um carro que fez todas as poles esse ano, nao é o mais rapido. No momento estamos tendo corridas loteria, onde esta ganhando quem advinha qual pneu mudar na hora certa.

    2o SE (sei que ele nao existe em formula 1, no caso aqui estou usando apenas para exercicio de velocidade dos carros), o Alonso nao queimasse a largada, muito provavelmente teria ganho a corrida, vamos lembrar que alem de tudo ele fez 1 parada a mais que o Button e perdeu muito tempo atras de carros mais lento.

    3o Red Bull. Como ja foi especulado por toda a imprensa e varios engenheiros publicamente, o carro da Red Bull é o mais baixo do Grid, sendo assim na chuva ele tem tudo para ser o carro mais sensivel nas poças de agua do circuito. Logo esse carro hj em dia na chuva nao tem nada haver com o carro no seco em termos de velocidade.

    4o A questao Massa x Alonso. O Massa nao esperava aquela manobra. É valida é. Arriscada ? tambem. Mas permitida, sendo assim nao tem porque nao ser tentada. Formula 1 sempre foi ambiente de competitividade, e tem uma frase muito comum no automobilismo que diz: O primeiro carro ao ser batido, é o da garagem ao lado.

    Nao é um lugar onde esteja-se procurando lealdade, amizades e companheirismo.

    ———————————————————————————————-
    Diego Wendhausen Passos PERMALINK
    Como já disse na matéria anterior, o Alonso não agiu com lealdade, assim como o Hamilton em cima do Vettel. Fazer ultrapassagem em entrada de box é perigoso, acho que ambos deveriam levar um drive trough.

    E ai DIego tudo bem ?

    Discordo um pouco, se nos formos levar em conta a questao do perigo, 99% das ultrapasssagen teriamos de dar Drive Trouhg, somente as ultrapassagen das equipes mais lentas nao seriam punidas, onde se ponhe de lado na reta, passa e some.

    1. Oi Claudio;
      ótimo comentário, bacana.

      “Discordo um pouco, se nos formos levar em conta a questao do perigo, 99% das ultrapasssagen teriamos de dar Drive Trouhg”

      Porque? aí já não seria F1…
      Todos gostam de uma ultrapassagem arriscada, Bernie também, ele sabe que isso dá audiência.
      veja que o GP da China bateu recordes de audiência e a repercussão da manobra de Alonso é mundial..

      1. Exatamente o que eu disse 🙂

        Que se fossemos levar em conta o perigo 99 % das ultrapassagem teriam de ser dadas o drive trhohg

        E eu nao acho que deva ser dado nao. Somente no caso das anti desportivas.

        Quem queria a penalizacao foi o Diego por criterio de ter sido perigosa, apenas quis dizer que se for por perigo praticamente nenhuma ultrapassagem seria valida.

      2. Sim Claudio, eu entendi.
        É a nova F1, mas manobras antidesportivas faz algum tempo que não vemos..

  15. Disputa promete mesmo Tomas…
    Acho q no proximo GP seria a oportunidade de Massa dar “o troco” em Alonso. E ele sabe disso, acho q Massa sabe fazer jogo de equipe tbm….
    POde ter certeza q ele esta se preparando p essa corrida….E sabe q se conseguir ir melhor q alonso lá, vai dar um grande passo p o titulo…
    Muito provavelmente eles irao ou ja conversaram sobre a manobra do espanhol, e acredito que a conversa n foi tao politica como a entrevista de massa p a Globo…

    1. “Muito provavelmente eles irao ou ja conversaram sobre a manobra do espanhol, ”
      Ah, isso não há dúvidas, até Massa disse.
      o que eu tenho dúvida é, COMO FOI essa conversa..
      ou tudo fica bem, ou tudo estoura de vez..

  16. Bom… não quero alongar-me muito no assunto, mas a manobra é legal. Agora, as pessoas tem de entender que para certas coisas, Alonso é agressivo e oportunista. E egocêntrico, claro. Mas tem maturidade suficiente para que não pode entrar na Ferrari comportando-se como se fosse o Rei de Espanha. A experiência na McLaren deve ter sido mais do que suficiente para que ele tenha calma para marcar o seu lugar na Scuderia.

    Agora… o chato é este ruido à volta disto. A imprensa espanhola comporta-se de modo nacionalista, no seu pior, e gosta muito de agitar as águas. Querem ser juiz, juri e carrasco, dando o apoio moral para que ele seja o sucessor de Michael Schumacher. E claro, o Massa é um empecilho para os seus planos.

    Espero que qualquer problema que tenham, resolvam entre si. A Formula 1 e a Ferrari não precisa de mais roupa suja. Prejudicam-se mutuamente e só vende jornais e alimenta blogs…

    1. Concordo Spedder;
      e acho incrível como essa manobra de Alonso sobre Massa tirou o mérito da vitória de Button e da dobradinha da McLaren, poucos falaram sobre isso…
      eu ainda tocarei no assunto, porque não deixa de ser interessante.
      A McLaren evoluiu, e a Ferrari sabe disso…

      abraço

  17. A briga vai ser boa, e com certeza vai até o final do ano, duvido que seja tão grande quanto foi o Lewis e Fernando, mas será muito boa, apesar da Ferrari tentar abafar tudo isso…
    Mesmo que eu não goste do Briatore, tenho que concorda com ele, acredito que o chefão da Ferrari, que eu esqueci o nome, não ira conseguir controlar a briga entre eles.

    Abraços

  18. A Mclaren suprendeu não esperava que ganharia e com dobradinha gostei muinto do hamilton deu um show.Já na Ferrari começaram os proeblemas com o Massa e Alonso espero que não aconteça a mesma coisa que aconteceu na mclaren .Quem não foi bem foi a RBR largaram na primeiras posicões acabaram não indo bem agora vamos ver o que vai acontecer em barcelona.

    1. “Quem não foi bem foi a RBR largaram na primeiras posicões acabaram não indo bem agora vamos ver o que vai acontecer em barcelona.”

      Sim, inclusive como foi dito aqui, como a regulagem do RB6 é baixa, com chuva a coisa comlica mesmo,
      Barcelona é um pista simples, monótona, talvez aí a Red Bull recupere a ponta, que nunca teve esse ano na verdade…

  19. Com esse novo sistema de pontuação, e essa alternancia de vitorias eles aida estão muito proximo um do outro, Fiquem de olho no Rosberg, esse sim esta sabendo correr com a nova pontuação, pois quando lidera Predomina alternancias entre Ferrari RBR e Maclarem ele sempre é o q ta logo atras e se não fosse aquele Safety car de arraque o Nico seria 2º, quanto aquela briga vi de outro modo, Alonso sempre foi assim, quando quer algo parte pra cima com volupia, lembre-se nossos dois maiores Idolos da F1 eram longe de ser santos e agiam parecido com Alonso, Falo de Senna e Piquet, Sujo seria as manobras de Shummi que se parecem com as manobras de outro campeão do Passado Prost.
    Para Massa resta não se abater e trabalhar, sabe-se que Alonso é melhor piloto quando o Campeonato ta na mão e vejo a Ferrari cada vez mais perdendo a mão no campeonato.

    O Sr Bernie falou para o pilotos pararem de se preocupar com Hamilton e cuidarem de sua pilotagem, ou seja espere muito mais absurdos do Ingles esse, espero que ele não mate ninguem.

    1. “Fiquem de olho no Rosberg, esse sim esta sabendo correr com a nova pontuação, ”

      Interessante seu comentário Claudio. Com relação ao Rosberg, é verdade, tanto que ele é o segundo no campeonato, e não venceu ainda….

  20. alex-ctba
    se vc deseja um campeonato bom moçismo, se curvar pro adversário, jogo limpo, regras claras então vai ter que acompanhar xadrez, gamão, esgrima e coisas do genero.
    F1 não é para bom moço.
    Sabe qual foi ultimo bom moço que ganhou na f1?
    Isso… vai pensando… faz tempo.
    Senna não era bom moço (por isso ganhava)
    Alain Prost? muito menos.
    Niki Lauda? não, também não.
    Piquet? erri, egua. Muito menos.
    Schumi? KKKKKK
    Jacques Vileneuve? decididamente não.
    O motorista taxi londrino? mas nem em sonho.
    Taí a resposta do porque massa não foi campeão ainda.
    Te digo mais: podes não gostar…
    o alonso pode até não ganhar título desse ano (torço para que sim por várias razões, mas não vem ao caso) mas vai disputar o título durante algum tempo.
    O massa vai acumular uns pontos aqui, outros ali. Ficar alguma corrida na frente do alonso que parece ser o que ele deseja para dar impressão que consegue bater o bicampeão.
    Mas vai ficar atrás na pontuação.
    Se renovar com a ferrari vai passar mais dois, tres anos sem título e depois vai para outra equipe.
    A manobra que o alonso fez aliado a outras condições da corrida o fizeram chegar em quarto lugar mesmo com quatro pit stops e um drive trough.
    O alonso ficou algumas voltas atras do massa e estava tirando meio segundo por volta, mas sempre que chega no massa ele tem que ficar fazendo fila indiana.
    É bom que acabe qualquer camaradagem, política boa vizinhança entre os dois agora no inicio. Tem que ser declarado igual era prost e senna. Hoje em dia o prost sente saudades do senna, era quem dava motivação para ele estar na f1.
    O resto é besteira e especulation.
    Próxima corrida: espanha. Casa do espanhol que até com a carroçanault ano passado conseguiu se classificar bem. Alonso vai estar com vontade acima normal. Massa p… da vida.
    Vamos ver no que dá.

    1. Minha conclusão:
      a manobra de Alonso foi arriscada, ele poderia ter posto tudo a perder e sabia disso, mas fez. Deu certo, melhor para ele. Mas poderia ter dado errado.
      Também sabemos que se Massa tivesse “se defendido” melhor, não teria sido ultrapassado.

      1. E o Button ganhou “limpo” porque o carro se adequava perfeitamente ao seu estilo…
        então é algo de conjunto.
        por isso é curioso como a McLaren fez um carro que se equipara com Hamilton e Button ao mesmo tempo, sendo eles tão distintos entre si…

  21. Todos esquecem que o Massa depois de corridas mediocres, volta muito mais forte…Que o diga Espanha 2007, alias Alonso deve se lembrar bem disso.
    E ah, a Ferrari vai trazer um novo pacotão para a o gp da Espanha, incluindo um novo chassi para Massa, já que o carro atual foi construido para o estilo de Fernando Alonso, e isso influi muito no rendimento de Massa guiando um carro que não é para o seu estilo, alias foi o que aconteceu com Kimi em 2008, e em 2007 tbm, porém a Ferrari lhe entregou um novo chassi a tempo de conseguir guiar no limite e vencer corridas onde a Mclaren era favorita absoluta no ano de 2007, Silverstone e outras!!!
    Para os que não lembram, Massa é um grande piloto em qualifys e sempre fei poles espetaculares como Cingapura 2008, Espanha 2007, Malasia, Bahrein 2007 e outras, porém em nenhum momento a Ferrari teve carro pra disputar a pole este ano, e o Stefano ja disse que onde a Ferrari vai evoluir seu carro é nesse quesito!!!

    1. “porém em nenhum momento a Ferrari teve carro pra disputar a pole este ano, e o Stefano ja disse que onde a Ferrari vai evoluir seu carro é nesse quesito!!!”

      Exatamente Marcello. Até Alonso disse que o 3º lugar conquistado no grid em Xangai era o máximo que ele poderiam conseguir. Nesse quesito, sem dúvida, a Red Bull leva a melhor. Vamos ver o que muda em Barcelona, daqui a 3 longas semanas…

  22. Montezemolo manda recado para Alonso
    No blog oficial da Ferrari, o presidente da Ferrari Luca di Montezemolo, mandou um recadinho para Alonso, este infringiu uma regra da equipe e para beneficiar a si proprio, pondo risco a “equipe”.

    Montezemolo: “Our drivers know well what they have to do”

    Maranello, 20 April – “There is no dispute between Alonso and Massa, they know well what they have to do and will continue doing it, because they know that they are racing for Ferrari and not for themselves.”

  23. certo, quando a ferrari contratou alonso voces acham que estavam esperando contratar um aprendiz, um cordeirinho, um egresso dum seminário…
    Conta outra!
    Quebrou esquema?
    tiveram que acelerar com o pit?
    cara todo dia somos obrigados a quebrar paradigmas. pra chegarmos a existir foi luta com bilhões de espermatozóides, será que o que nos fecundou junto ao óvulo não fez uma ultrapassagem indevida, não se adiantou aos outros? fez tudo certinho, respeitou fila indiana, linha imaginária acolá… Acredita nisso realmente?
    As coisas acontecem assim, de uma hora pra outra.
    Criou saia justa? criou.
    vai haver rusgas posteriores? vai.
    O que vai acontecer? não sabemos.
    Mas alguém precisava acionar o detonador.
    A ferrari não é um convento, é uma escuderia de f1. tem seus objetivos, tem uma centena de funcionários, tem seus adeptos.
    Se as pessoas ficarem fazendo só que é mandado fazer, o que é convencional estaríamos na idade média e a maioria morando na europa, asia, oriente médio e africa.
    Regras são feitas para serem quebradas e pronto. Tem que vai gostar, tem gente que vai ficar odiando, mas é um mal necessário. Levam a novos caminhos e resultados.

    Fui supervisor numa empresa e tive dois funcionários que se encaixavam como no perfil do massa e alonso. Os dois vendiam bem. Os dois gente fina. Um tinha que detalhar tudo, o que podia, o que não podia. Um me trazia menos problemas, vendas mais certinhas. O outro me arrumava sempre alguma coisa extra que tinha que resolver, mas vendia um pouco mais, era mais ousado e criava evidentemente saia justa com o outro. Na frente era obrigado a dar algum pequeno sermão, dar a entender que situações assim (passar por cima das regras da empresas comumente aceitas) não poderia acontecer mais, etc e tal.
    Por trás, chame do que quiser chamar essa atitude, era obrigado a dar apoio e dizer que era obrigado a ter essa atitude de repreênde-lo para manter um certo grau de organização, liderança, motivação na equipe. Meu gerente me cobrava resultados e ele mesmo me dizia:
    “fulano incomoda mais né wilson? e eu respondia: sim. E ele completava: mas vende mais não é mesmo? eu dizia: sim, isso mesmo. E terminava: não me perde o cara, o resto a gente resolve.”
    Voces acham que é diferente nas organizações mundo a fora e num esporte como a F1?
    Se for diferente e mudar o curso da história, favor escrever tese, comprová-la e me enviar cópia que estarei mudando meus conceitos.

    Se ele não tivesse feito a manobra que fez estaria se lamentando, contabilizando não um quarto lugar, mas um setimo, oitavo, coisa do genero.
    É por isso que gosto da f1: é coisa pra quem quer vencer, tem ambição.
    Se sou dono de uma empresa, presidente, administrador duma escuderia como a ferrari queria ter dois alonsos e não queria ter dois massas.

    muito blá blá inútil. O negócio é trabalhar o acerto do carro e que ganhe o melhor, o com mais sorte, o com mais …., o com… qualquer coisa a mais.

    1. É isso aí Wilson, gostei de seu comentário.
      falo um pouco mais disso no post mais recente do blog, e estou pensando em fazer uma boa analise “analisando” tudo isso.
      será interessante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s