Vettel tem chances de título?

O que se presenciou em Xangai anteontem foi, mais do que uma amostra do potencial da McLaren, uma prova de que a Red Bull não é invencível. A corrida foi atípica, isso é certo, mas a chuva parece ter atrapalhado os planos de outra dobradinha dos touros “incontroláveis”. Pois pareceu que eles estavam mansinhos na China…

  • Porque Red Bull não dominou em Xangai?

Vettel era o “cara” a ser batido nas terras chinesas. Tinha um carro perfeito (?), a possibilidade de chuva e aliás já tinha vencido a prova ano passado a bordo da Red Bull. Mas, a dose não se repetiu e a McLaren, de um certo modo, conseguiu dominar a prova. Mas não podemos, claro, levar este último GP como base para o GP da Espanha. Isso com certeza não.

Lembremos que a McLaren tinha classificado com Set-Up para chuva no sábado, o que possa ter ajudado na performance do MP4-25 no domingo. Já a Red Bull tinha voado no seco mas não teve chances de disputar a vitória. Porque?

Lewis Hamilton changes his tyres during Q3

Bem, não é em todos os circuitos que o RB6 levará a melhor. Como destacou Claudio Cardoso na seção de comentérios em um post anterior, a Red Bull tem o carro “mais baixo do grid”:

Como já foi especulado por toda a imprensa e vários engenheiros publicamente, o carro da Red Bull é o mais baixo do Grid, sendo assim na chuva ele tem tudo para ser o carro mais sensível nas poças de água do circuito. Logo esse carro hoje em dia na chuva não tem nada haver com o carro no seco em termos de velocidade.

Sim, isto é fato. Portanto, se a dupla da Red Bull quiser disputar realmente o título, terá que preparar seu carro para provas com chuva, onde notou-se que este seja o ponto fraco da equipe. Assim como a maioria dos times, a Red Bull irá trabalhar no “F-Dcut” para seu carro nas próximas 3 semanas. Ou seja, algo pode- e deve- mudar. É esperar para ver…

  • Vettel- favorito ao caneco?

Vettel já conseguiu vencer uma prova com extrema facilidade. Em outras duas foi atrapalhado pelos problemas no seu carro e na última não teve o rendimento esperado por causa da chuva- e de outras coisas adicionais. Não, uma prova, que ainda foi anormal, não serve para comparações sobre o potencial do alemão as chances de título.

Sebastian Vettel, Red Bull, Shanghai, 2010

Sebastian é dono de 3 Pole-Positions em 4 provas desta temporada. Seu carro é veloz, ele já se acostumou a dirigi-lo e consegue extrair o máximo deste. Mas com este campeonato tão regular, onde qualquer posição faz a diferença, talvez ele não possa vencer o campeonato. Claro que é MUITO cedo para fazer qualquer análise a respeito, mas pelo menos vejo a Espanha favorável a ele. Seja pelo carro ou pelo jeito de pilotar, não é uma pista difícil. Porém, as mudanças feitas pelas equipes neste “meio-tempo” serão cruciais para definir que será o vencedor. Aí é por conta de Newey dar seus “toques mágicos”.

Calma, vou falar de Webber também. Eu não vejo ele como candidato ao título, simplesmente assim. Teve chances de atacar Vettel, mas as desperdiçou. Teve chances de se aproveitar de erros do companheiro para tirar o “coelho” da cartola. Mas infelizmente isso não aconteceu, e apesar de ser um piloto extremamente veloz e competente, não tem o “feeling” que Vettel tem. Fique a vontade para discordar.

Vettel and Hamilton banged wheels in the Shanghai pitlane

Enfim, resumo que Vettel pode vencer, mas não será tão fácil quanto se pensava. A Red Bull deu um passo para trás em Xangai- e dependerá somente dela dar dois a frente em Barcelona. Button, Rosberg, Alonso, Hamilton, Massa e o próprio Webber serão candidatos diretos. Mas só o tempo dirá quem será o vencedor.

Então, Vettel tem chances de título?

46 comentários em “Vettel tem chances de título?

  1. Favorito NÃO! Chances, sim (pra mim ñ tem 1 favorito)

    acredito q a Red Bull ainda é o carro a ser batido, isso perceptível nos treinos (sempre dominando).
    Agora Vettel deu “azar” na China e Webber… pista molhada realmente ñ é seu forte

    Abração
    f1trulli.blogspot.com

    • Por isso mesmo que fiz o post.
      Acredito que nessa temporada ninguém é favorito, por isso até agora ninguém se arriscou em nenhum palpite para o campeão.

      abs

  2. Pra mim parece bem obvio. É claro que Vettel tem chances de título. Principalmente se a hierarquia dos carros continuar assim. Em condições normais ninguem ta batendo a Red Bull.

    • Agora imaginem se a maioria das corridas fossem anormais…
      Quem venceria?
      Aí é outro mistério…

  3. Olha vamos ver vettel fazendo ainda algumas poles, provavelmente na espanha também.
    Mas não tenho certeza quanto a vencer a corrida. Todas equipes vão com mudanças grandes para Espanha. A mercedez praticamente inaugura um chassis b. Entre eixos mais longo para melhor distribuição peso e assim tentar reduzir ao minimo tendência carro sair de frente.
    Se acertarem a mão o nico que se cuide.
    Ferrari com tampa do motor nova, asa duto, e talvez, ainda não e´ certeza o seu sonhado difusor duplo (sim porque na verdade por enquanto é um buraco enorme fazendo essa função, não é ainda o desenho que gostariam)

    Eu na verdade estou curioso é pra ver hungria e especialmente monaco.

      • porque no caso de monaco, velocidade de reta não ajuda (ou seja asa duto), motor acelerando trocentos por hora também não.
        Chassi com entre eixos longo idem.
        Precisa é de um chassi bem ajustado, portanto já pensando nessas condições a redbull tem mais chances, e vejo de repente a renault com possibilidade.
        mclaren e ferrari estão com chassis mais longos esse ano, por isso minha curiosidade quanto a monaco.
        Já quanto a hungria é que lá praticamente não tem ponto ultrapassagem, então sempre vemos trenzinhos, então vai ser interessante.

      • Sim Wilson.
        monaco é um circuito exigente mesmo, interessante esses topicos que voce lançou, quando chegar a epoca do GP analisaremos mais a fundo…

  4. É certo que ele tem chances de titulo, e quase certo que ele vai ta la brigando até o final assim como no ano passado, Vettel e Newey é uma dupla fantastica, pois tem o melhor piloto alemão pós-schumi , com td respeito aos fãs da bibinha rosberg, hulkenberg e sutil (este último filho de uruguaios, a terra onde eu fui criado), dotado do maior feeling assim como o Tomás ressaltou ali em cima, num nivel , acho q maior q do próprio Vettel, pois ele aparentemente é mais maduro, enfim, puro talento, aliado cm a lenda da engenharia e aerodinamica, que fez o Schumacher amargar dois anos esperando por um titulo na Ferrari (sim, ainda acho que os titulos do finlandes foram muito mais pelo carro do que pelo piloto)
    mass é isso, acho q uma combinação melhor que éssa, apenas se o Alonso fosse companheiro do próprio Vettel na Ferrari, com o Newey no comando..
    ou seja, pra atual F1 , o Sebastian é um dos favoritos e tem o dever de chegar na frente…
    e mais, uma lenda feito o Newey não estaria com seus trocentos anos na F1 pra perder, Vettel vai andar na frente 😉

    • “ou seja, pra atual F1 , o Sebastian é um dos favoritos e tem o dever de chegar na frente…”

      E é dever do Alonso, Massa, Hamilton, etc, etc.
      Hehe, ninguém se livra da responsabilidade?

  5. É rápido, mas seu carro não é o mais constante. Webber também é um piloto rápido, mas falta regularidade do australiano. Anda bem, mas tem cometido alguns erros, como na Austrália.

    Sebastian Vettel tem sido constantemente mais rápido nos treinos de classificação, mas nas corridas, não consegue transformar a superioridade em vitórias.

    O carro da Red Bull ainda precisa melhorar, principalmente nas corridas, aí sim, o alemão tem boas chances de levantar o caneco.

    • Isso se justifica porque o ritmo de corrida é muito mais duro que o de treino.
      Talvez a red Bull não tenha o melhor carro, mas faz os outros pensarem que tem…

  6. Tomás, pelo o que você escreveu, esse ano não vai vencer o piloto e sim o carro, vou analisar só o piloto Vettel, que é o tema do blog.
    Depois do Senna, nenhum piloto apareceu tanto na chuva que o Vettel, nem o Lewis, já era considerado o rei da chuva, se todas as corridas desse ano fosse na chuva, Vettel ganharia o campeonato com mais de 400 pontos, ele é o mais rápido, mais completo???????
    Não, hoje é muito difícil, alguém falar que esse ou aquele é o melhor, a pista está mostrando que entre os pilotos o nível é muito parecido.
    Posso dizer que esse campeonato até agora não tem favoritos, agora com certeza depois desses provas tenho algumas decepcões com pilotos, como são grande pilotos cada um deles pode reverter tudo e mudar, Vettel está incluído nesse grupo, fico pensando que até aquela saída na outra corrida onde Vettel estava liderando, pode ter sido realmente erro do piloto, como já li a respeito.
    Pela estrutura das equipes Ferrari, Mclaren e Mercedes, até no próximo grande premio daqui a três semanas, a vantagem da Red Bull, pode ter desaparecido e o que a Red Bull fez até agora com sua grande vantagem?
    A Red Bull o símbolo é um Touro Vermelho ou um simples boi com pinta de bravo ou um touro castrado???
    Massa, ainda tem uma desculpa para deixar o Fernando ultrapassar na entrada do box, pois são pilotos da mesma equipe, já o Vettel, tem certas horas que é preferível sair da prova, mais mostrar que dentro do carro tem um piloto que não aceita sacanagem, com direito até a sair do acidente e encher o Hamilton de porrada.

    • “A Red Bull o símbolo é um Touro Vermelho ou um simples boi com pinta de bravo ou um touro castrado???”
      ahahaha, realmente é diícil saber.
      só para citar o Top 4, a mercedes vai ter praticamente um “carro B” e ainda vai evoluir sua asa duto, a Ferrari tem muito a trabalhar e a asa duto entra dentro de uma dessas tarefas, a Red Bull também quer ter seu F-Dcut, e provavelmente a pista espanhola pode ajudar Vettel,
      quanto a McLaren, no meu modo de ver, é a favorita.
      talvez minha opinião mude ao longo da semana, pois já estou preparando o balanço técnico da temporada. vamos ver o que sairá.

  7. F1trulli o disse: aqui não tem um favorito. mais ele tem chances, sim.

    pra mim, o mais importante para chegar ao final do campeonato na liderança vai ser a constância. com tantos genios disputando o titulo e tantos pilotasos cometendo erros de largada o de estrategia, cada ponto vai contar em novembro. a regularidade pode trair as esperanzas de Alonso e Hamilton, que estão fazendo uma excelente campanha, e já levou Massa ao topo da tabela, que ainda não ganhou nem uma corrida

    • “e já levou Massa ao topo da tabela, que ainda não ganhou nem uma corrida”

      E acho que pela primeira vez se mostrou o verdadeiro valor da vitória nesse ano, com Button. Nas duas vezes que ele terminou na frente, tirou 14 pontos de vantagem, que se converteram em 10.. ano passado seriam apenas 4.
      ou seja, todos vão querer vencer mais do que nunca a partir de agora.
      por isso acho que na Espanha começará a “2ª fase” do campeonato.

  8. Tem sim!!!
    Ele manda bem….é novo e do meu ponto de vista já mostra uma certas maturidade…
    Claro q a disputa é grande, cmo vc mesmo falou…Ate agora tivemos algumas corridas atipicas..Mas vettel n pode ficar esperando as corridas “normais” para poder vencer,,,
    A RBR deixou a desejar nesse ultimo GP, achei q mesmo na chuva eles iriam andar melhor…
    Agora vao ter 3 semanas, tres semanas de agonia p quem gosta de F1, mas p as equipes é um belo tempo p trabalhar e evoluir seus carros…
    A Ferrari dvee estar alucinada, correndo p deixar o carro da melhor forma p seus pilotos….Imagine só, uma corrida na casa de Alonso, ela n pode fazer feio…
    A Mercedes tbm, promete algumas mudanças, será q o carro vai começar a ser modelado ao estilo de Schumacher? ou Rosberg está de fato melhroando e superando o experiente companheiro?

    • Olha Gabriel, com relação a sua ultima citação, é possível, o Schumi está tendo dificuldades, e até sabemos que a Mercedes vai fazer um modelo “B”.
      Seria ele ao “Stilo Schumi”????

  9. “O dia em que Fernando Alonso se tornou ‘capitão’ da Ferrari”
    http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/84089

    Usar coisas da imprensa espanhola seria querer ser linchado por aqui, então vamos ao que gente mais tarimbada da Itália pensa:

    A frase é da Gazzetta dello Sport, do conhecido jornalista Pino Allievi, que ‘desmontou’ bem tudo o que se passou no seio da Ferrari no GP da China. O incidente entre Fernando Alonso e Felipe Massa na entrada das boxes está a criar, naturalmente, grande celeuma, e será naturalmente um assunto a ser discutido internamente na Ferrari. Apesar da equipa tentar por todos os meios controlar o ‘dano’, a verdade é que está aberta uma ferida que poucos sabem como ou se algum dia vai sarar.

    Felipe Massa, como se sabe, optou por desdramatizar, mas a verdade é que dentro de portas deverá ter algumas coisas para dizer, porque esta foi uma atitude, digamos, diferente, de Alonso, que tem o seu quê de significado. Para a Gazzetta dello Sport, foi o “dia em que Fernando Alonso se tornou ‘capitão’ da Ferrari”

    Pino Allievi vai mais longe, ao dizer que uma manobra destas nunca foi vista antes entre dois pilotos da Ferrari, e Alonso jogou com a imprensa italiana da mesma forma que enfrentou Massa: “Se estão à espera que diga algo errado estão a perder o vosso tempo. Nada aconteceu, ele patinou as rodas e eu consegui sair melhor da curva e passei-o. Se os dois carros fossem de equipas diferentes ninguém dizia nada.”, referiu Alonso.

    Stefano Domenicali sabe que o assunto está para lavar e durar, e a sua intervenção ‘política’ é essencial, especialmente numa altura em que já se fala da possível não renovação do contrato de Felipe Massa para 2011: “A única questão é que aconteceu onde poucos esperavam, mas a verdade é que isto é um episódio normal das corridas, pois eles são dois pilotos profissionais.”, lembrou o italiano, referindo-se ao facto de já não ser a priemira vez este ano que entre os dois pilotos da Ferrari há lutas e ultrapassagens em pista, pois basta recordar no Bahrein quando Alonso suplantou Massa na partida, e na Austrália Massa aguentou Alonso atrás de si mesmo parecendo ser mais rápido.

    A verdade é que Alonso sentiu que aquele era o momento certo para trocar de pneus e nem hesitou. Desconhece-se se antes houve problemas nas transmissões rádio, pois a equipa nunca os mandaria às boxes ao mesmo tempo, e como se sabe, esperava Massa. O que se vai passar daqui para a frente, ninguém sabe…

  10. enquanto isso…
    em outras paragens…
    nosso amigo kimi kaxassa vai fazendo o que gosta e melhorando.
    Prova anterior oitavo lugar
    Desse fim de semana quinto lugar
    Vai que ele toma jeito nessa categoria. Não vorta jamais pra f1

    • É muito bom isso, estou gostando de ver.
      Acho que sua “era” na F1 já acabou, fez certo em mudar, já foi campeão em 2007 pela Ferrari, o que mais quer;
      tomara que não cometa o erro de voltar, como muitos fizeram… (tirando Lauda, Prost e alguns outros.)

  11. Ainda é muito cedo para especularmos sôbre os provaveis campeões desse ano, que vem sendo marcado por corridas atipicas. A McLarem tem se dado bem na chuva, as Ferrari despencam a olhos vistos, os RBRs., precisam ser mais regulares tanto na chuva quanto no seco, senão suas chances diminuem bastante. Vamos aguardar mais um pouco, temos ainda muitas corridas pela frente, e não vamos nos esqucer das Renault, que além de melhorar muito seu conjunto tem um grande piloto, Kubica.

    • “e não vamos nos esqucer das Renault, que além de melhorar muito seu conjunto tem um grande piloto, Kubica.”

      Sim Newton, mas vejo a Renault atrás, será dificil disputar o titulo. Mas quem sabe, gostei da prova do time na China, ele poderia ter ido bem melhor, e mesmo assim foram muito bem..

  12. esse episódio do massa e alonso me lembrou uma canção muito cantada por nós aqui no brasil, do geraldo vandré: Pra não dizer que não falei das flores

    Caminhando e cantando e seguindo a canção

    Somos todos iguais braços dados ou não

    Nas escolas nas ruas, campos, construções

    Caminhando e cantando e seguindo a canção

    Vem, vamos embora, que esperar não é saber

    Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

  13. O Vettel tem chances sim. Muitas. O carro dele é o mais veloz do grid, disparado, mas pouco confiável. Mas o problema não é só esse. Como piloto ele tem que melhorar, e muito.

    Tomar umas aulas com o Hamilton é o melhor começo.

    Abs.

    • Coyote

      Concordo com tudo e assino embaixo.

      Gosto do Vettel, bom de tocada e muito inteligente, mas.. ainda falta ousadia para ele. Capacidade para ser ousado ele tem de sobra. Todas as vezes que ele está no meio do bolo, tem certa dificuldade em negociar ultrapassagens, de enfiar a cara. Tem que ser piloto de barata “meia boca” também, ou seja, ser mais do que o carro em circunstâncias desfavoráveis. A corrida do Brasil, ano passado, demonstra bem isso, quando ele e o Hamilton sairam lá de trás. O Lewis conseguiu ultrapassagens bem convincentes e rápidas, enquanto que o Sebastian sofreu mais para fazer a mesma coisa.

      Falta mais exuberância em sua pilotagem, em condições adversas, para que ele possa se enquadrar entre os grandes da F1.

      saudações

      • “Falta mais exuberância em sua pilotagem, em condições adversas, para que ele possa se enquadrar entre os grandes da F1.”

        Exatamente como Hamilton faz.
        Agora, pensem, quando Vettel “conseguir” isso, ele será multicampeão????

      • Concordo com vc Celso, mas qdo ele larga na pole, ele é praticamente imbatível. Até agora o RB6 cravou 4 poles. Virá a temporada Européia, se as outras equipes do G3 não se aproximarem da Red Bull, correm o risco de ver o Vettel disparar na tabela e vir para a parte final Asia-América só para administrar seu wdc. Espero q não e q possamos ter uma bela disputa pelo título no Brasil ou mesmo na última corrida em Abu Dhabi com três ou quatro pilotos no páero, mas vejo o Vettel o principal candidato ao título sim.

    • É isso aí Anselmo.
      o garotinho é esperto, e concordo plenamente com você, tem que aprender muito ainda..

      abraços

      • Tomás

        Se o carro sempre for um foguete, sim. Se não ele vira abóbora 😉

  14. 1. Analisando o piloto: está no seleto grupo dos melhores pilotos das melhores equipe da melhor categoria do automobilismo (junto com Alonso, Hamilton, Button)

    2. Nas condicoes normais de temperatura, pressão e Formula 1, tem o melhor carro. Se não tiver mais corridas com 6 pit-stops (China) ou algum padre louco correr pelo asfalto (aí o Rubinho ganha), dá Red Bull.

    3. Confiabilidade: sofreu no início (2x em 3 provas) e não vai mais ser táo frequente (se acontecer mais 2x nas proximas 17 corridas, é muito!).

    Pois eu disse isso depois da 2a corrida e volto a repetir depois do quarto GP:
    VETTEL SERÁ O CAMPEÃO DE 2010!

    • “Pois eu disse isso depois da 2a corrida e volto a repetir depois do quarto GP:
      VETTEL SERÁ O CAMPEÃO DE 2010!”

      Gosto da sua aposta principalmente porque tem fundamento Vito.
      Ele é candidato, favorito acho que não.
      tomorrow never knows..

  15. Se tiver uns 4 gps em condições normais ele volta a ser o Favorito, sem contar que quando o duto deles ficar pronto e funcionando ai o bicho pega…

    • Claudio, concordo!

      Mas acho que a Red Bull não vai fazer duto… acredito até que já se posicionaram quanto a isso. Não sei se li isso por isso… ou pensei ter lido numa dessas madrugadas loucas de Formula 1 😉

  16. A Red Bull foi mal na China pois o Horner não é bom estrategista. Ele não consegue ter boas sacadas como Ross Brawn e os Race-engineers da Mclaren.

    É isso. A Red Bull parece ser muito dependente de Vettel e Newey.

    • “É isso. A Red Bull parece ser muito dependente de Vettel e Newey.”

      Isso eu nunca tive dúvida Bruno.
      Eu também acho e mesmo que contrariem, é a verdade.

  17. Destas 4 primeiras corridas, só a do Bahrain que foi “normal”, e nesta o Vettel era líder até ter problemas mecânicos. Se carro continuar como melhor, Vettel é o favorito.

    Christian Horner: “Nós teríamos vencido no seco”
    A vantagem de Button é pequena, e mesmo assim, ele não é a maior ameaça a Vettel. Na minha opinião é Alonso e Hamilton. Ou, se a RBR for bem superior, Webber.

    • “Christian Horner: “Nós teríamos vencido no seco””

      Aí outra coisa óbvia. A Red Bull é a melhor equipe no seco. Mas como duas corridas foram no molhado e em uma no seco eles tiveram problemas, nao estão liderando o campeonato.
      Se bem como vc disse, uma diferença de 15 pontos não é grande coisa.

  18. Acredito q o Vettel é favorito ao título SE o RB6 resistir, e q ele sai da temporada Européia líder do campeonato, para administrar a parte final asia-brasil-oriente medio e levar o wdc. Qto ao wcc, não acredito. A briga vai ser intensa entre McLaren e Ferrari, q conta com as melhores duplas. Se o Schumi pegar mão do carro, a Mercedes pode embolar o wcc.

  19. Acredito no favoritismo de Vettel, por ter o carro mais veloz nas mãos, e por que entre as equipes de ponta Vettel tem o companheiro de equipe mais fraco, e que com certeza não vai ser um adversário ao título, somente na pista, agora Alonso tem Massa, Hamilton tem Button e vice e versa. Acredito que Vettel tem essa vantagem tb, pra mim Webber é mto fraco, 28 pontos no campeonato até agora com 1 foquete nas mãos, atras na classificação da Lada do Kubica, e do Mercedes do Rosberg…
    Webber o cara errado no lugar certo…

    • Muitíssimo bem lembrado, Dorfão.
      Os outros pilotos tem companheiros-concorrentes… Vettel não.
      E, daqui a 4 corridas, quando abrir 1 mol de pontos na frente do australiano, Weber passa a ser Berger, o fiel escudeiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: