Massa procura dar a volta por cima na “casa” de Alonso

A situação de Massa não é das melhores. De se ver na liderança de um dos mundiais mais parelhos de todos os tempos, a renegada 6º posição na tabela (o que prova a igualdade entre todos). Ainda por cima, recebeu uma manobra, no mínimo arriscada, do companheiro, e com isso perdeu posições e pontos preciosos. O que fazer agora?

A verdade é que a briga entre ele e Alonso se acalorou depois do acontecido e Felipe tem que partir em busca da virada o mais rápido possível, se quiser continuar na disputa pelo título. A Ferrari conta com um orçamento pesado para fazer jus a capacidade de seus pilotos, e vai tratando de fazer com que seu F10 se torne mais competitivo. Massa sabe disso, e não quer decepcionar.

Os fatores  “Alonso” e “Espanha”

A pedra no sapato que Alonso se tornou para Massa após o GP da China deduz o comportamento do brasileiro. Evitar colocar mais “lenha na fogueira”, se fazer de “vítima” e vencer na pista e com autoridade. Todos sabem que nada se consegue do dia para o outro, muito menos vencer uma batalha que está começando a se desenrolar e que promete sair da barreira automobilística e ir ao lado psicológico. Aliás, é nele que se trabalha primeiro, desde que os dois pupilos Ferraristas desfilavam acenando ao público quando faltavam meses para algo acontecer no asfalto.

Agora, com 41 pontos, 8 atrás do espanhol, a meta é virar o jogo. A diferença não é grande, mas não depende apenas dele se garantir na liderança da tabela. Muito pelo contrário. Com 5 fortes e regulares adversários pela frente, será importante estudar tudo o que possa beneficiar Felipe nesta briga. O próximo GP, daqui a longas duas semanas, será na Espanha, ou seja, o país natal de Alonso e onde a imprensa, junto com os fanáticos colocarão muita pressão sobre o brasileiro. Claro que faz parte do jogo.

Ferrari F10

Neste tempo de descanso, o que menos se consegue é estar em paz. Como já citei aqui, a Ferrari está a todo vapor atualizando o seu carro e concertando os erros que seja possíveis de reparar. A principal mudança estará no F-Duct (ou Asa Duto), que foi pouco testada em Xangai mas deve ser introduzida totalmente em Barcelona. É esperar para ver o efeito que isto dará na performance do carro e principalmente em Massa. Outros pequenos detalhe serão mudados ocasionalmente.

Não podemos esquecer do problemas nas “válvulas pneumáticas”, que foi assunto nestes dias e depende da autorização da FIA e das equipes para que o descongelamento do motor possa ser feito para reparar os defeitos no motor. Fica a dúvida do desfecho da história.

Red Bull, Mercedes e McLaren

Outra preocupação para Massa é, obviamente, seus principais adversários pelo título. Button, Rosberg, Hamilton, Vettel e até Kubica (que tem apenas 1 ponto a menos na tabela) são peças chaves para conseguir pontos importantes na Espanha. A McLaren vem fortíssima como candidata a vitória, com Lewis e Jenson dispostos a tudo para vencer e com um carro excelente em mãos.

Na Red Bull, o objetivo é voltar as primeiras posições novamente depois da má fase na China. Com o tempo seco e um carro bem mais rápido nessas condições, não é absurdo pensar em uma dobradinha do time dos energéticos.

“Por último”, dentro dos que põe em perigo a posição de Felipe está a Mercedes. Rosberg é o segundo na tabela geral, e a equipe já terá um “novo” carro com um chassis mais alongado para colocar Schumi nessa briga. É esperar para ver.

Aqui, para quem quiser comparar o desempenho de Massa em Barcelona, os resultados desde 2002, época que estava na Sauber. Vale lembrar da excelente vitória em 2007, a bordo da Ferrari.

E então meus amigos, Massa poderá dar a volta por cima no campeonato em Barcelona? A briga com Alonso explodirá de vez? Na seção de comentários, é com você.

Obrigado a todos, Tomás.

33 respostas para “Massa procura dar a volta por cima na “casa” de Alonso”

  1. Contando os anos que Massa teve carro de ponta pra brigar pela vitória na Espanha, ele fez bonito, 2006 seu ano de estréia numa equipe de ponta e ano de muito aprendizado com o seu tutor, em 2007 fez brilhante largada mostrando força mental e reação imediata a péssima largada do Gp da Malásia!!! 2008 Massa não teve como competir contra o grande ritmo de Kimi, mas chegou em 2º!!!

    Bom o próximo Gp da Espanha 2010, vai ser de arrepiar, até pq todas as equipes de ponta irão levar pacotões enormes de upgrades para lá, e veremos quem se dará melhor nessa!!! Mas creiou eu que não mudará muito o panorama!!! Apenas que a Ferrari deve e precisa muito melhorar o aquecimento dos pneus em voltas lançadas, isso esta fazendo e muito a diferença no campeonato, até pq quem larga na frente tem 90% de permanecer lá, agora que não terá mais pistas com climas com possibilidades de chuva, o Gp do Bahrein vai ser muito bem lembrado!!!

    1. “penas que a Ferrari deve e precisa muito melhorar o aquecimento dos pneus em voltas lançadas, isso esta fazendo e muito a diferença no campeonato, até pq quem larga na frente tem 90% de permanecer lá”

      Isto é verdade Marcello. Curioso é que apesar de tudo isso, os tempos não são tão ruins. Em Xangai Alonso levou o 3º e Massa o 7º (lembrando que ele errou).
      Ou seja, superar a Red Bull no seco é a meta na fase Espanhola.

  2. Não vejo o Fator csa na F1 influenciar la grandes coisas, principalmente em pistas europeias, onde as categorias de base e acesso da F1 corre, Barcelona nem se Fala, todo mundo testa la, e ainda mas um fatyor pouco se ultrapassa por la também, acho que a Europa vai marcar, primeiro pela evolução de tods e segundo pelo começo da temporada sem agua, ou com pouca chuva, onde aparecerão as diferenças dos Homens para os meninos, Alonso é na minha opinião melhor, mas felipe tem um fator a seu favor, experiencia e persistencia, aliado ao fato de ter corrido ao lado de gente boa, o que o deixa muito proximo ao nivel do espanhol, porem Formula 1 tambem pode ser decidida pelo momento do piloto, as vezes o melhor não ta conseguindo converter seu talento em resultados e Formula 1 é resultado, veja Shummi, se continuar perdendo para seu companheiro em sua briga interna, será julgado com um piloto inferior ao Nico, coisa que ele não é….

    1. Grande comentário Claudio.
      Por isso eu sempre digo, e é algo que me fascina, o lado psicológico do piloto. Ele tem que ser forte e estar preparado para o que vier pela frente.
      Na parte técnica, vejo muita gente falando que a temporada européia é sem chuva, mas não é bem assim. Alguns GPs são com pista molhada.
      Claro, o predomínio é seco, e aí a Red Bull leva vantagem.
      Estas três semanas servem para todas as equipes reverem os set-up e se prepararem para a fase mais importante do campeonato: Europa.

  3. Realmente as F1 é mais momento do que histórico…Massa antes do ultimo Gp foi o cara do momento, lider do campeonato, passou uma Mclaren nas ultimas voltas, asumiu a liderança!!! E o que aconteceu depois??? Foi taxado de passivo, e lento, inferior ao Alonso!!! Cada corrida tem sua vitima!!!Costumo dizer uma frase biblica, fazendo um trocadilho: Basta cada corrida seu próprio mal!!!

    1. “Cada corrida tem sua vitima!!!Costumo dizer uma frase biblica, fazendo um trocadilho: Basta cada corrida seu próprio mal!!!”

      É isso aí. Podem ver que tudo é imprevisível, ninguém apostava na McLaren até pouco tempo, e muitos não apostam mesmo na condição atual. Realmente, é loteria se formos falar de palpites.
      Engraçado o que li ontem em uma comunidade de F1:

      Se Massa ganhar: O cara é foda, ganhou lá na casa do Alonso
      Se Alonso ganhar: O cara é foda, ganhou em casa + O Massa não presta, é segundo piloto desde sempre
      Se Hamilton ganhar: O cara deu show na pista como sempre, Button não viu nem a sombra dele
      Se Button ganhar: Aff, ganhou na sorte como sempre
      Se Rosberg ganhar: Esse menino não vai deixar o Schumi dormir por três meses
      Se Schumi ganhar: Lá vem ele, já ganhou uma agora já era
      Se Kubica ganhar: O polonês é foda só falta um carro melhor
      Se Rubinho ganhar: Aff, foi cagada depois ele volta a andar atrás como sempre

  4. REalmente o MAssa sempre corre bem na Espanha, ano passado o desastre de calcularem mal o nivel de combustivel para o Massa ir até o fim me irritou muito. Vamos ver, mas independentemente do queacontecer a polemica será grande, assim como a confusão rsrs
    abraço.

  5. Tomás, já fiquei satisfeito sabendo que o Massa reclamou muito na hora que o Fernando fez aquilo, você bem que poderia conseguir essa gravação?
    Sobre a disputa na reta interna do box entre Vettel e Lewis, a FIA já redigiu alguma nova regra?
    Quando se libera uma modificação no motor, como a Ferrari está pedindo, fica alguém da FIA olhando a abertura desses motores? O caso da Ferrari o problema é especifico, devido a mudança do ângulo de ficção no chassi.
    Tomás, das equipes novas, será que tem alguma com um bom orçamento para tentar evoluir no mesmo ritmo das equipes médias?
    Li que pode ter mudanças na dupla de pilotos da Sauber?

    1. Luiz;

      *A gravação do que o Felipe disse deve sair, se sair, ao ar nos próximos dias quando a FOM se decidir se coloca isto na compilação da corrida ou não. Realmente, é impossível achar agora, porque os direitos disso são privados e ninguém tem acesso- só a BBC e outras entidades.

      *Sobre Lewis e Vettel,tudo ficou no mesmo, não houve nenhuma mudança pelo que eu sei.

      * Interessante pergunta. Na verdade, se a autorização acontecer, alguém faz a vistoria para ver se tudo está nas regras. Mas como esse caso é específico, como você disse, talvez não haja tanta paranóia.

      * No meu ponto de vista, a que mais tem chances daqui a um futuro é a Lotus, por várias razões. Isso daria um belo post.

      * Isso é boato, pode ter certeza. O Peter Sauber pode ter mostrado insatisfação com Pedro e Kamui mas é muito cedo para qualquer mudança. Exigir algo a mais dele é circustancial, porque o carro é ruim. Veja que foi o único que não pontuou junto com a Lotus, Virgin e Hispania, as renegadas do grid.
      Claro, a opção de substituição não é impossível, e o candidato mais forte no momento é Luca Filippi. Mas eu não acredito muito nisso não, até porque vem da revista que disse que o Kubica podia ir para a Ferrari- coisa que não tem chances de acontecer nesses anos.
      “A publicação indica que Filippi possui € 10 milhões de euros”.
      “Seria um sonho, mas prefiro me concentrar na Auto GP”, despistou o italiano, referindo-se à categoria a qual corre atualmente. Luca já testou carros da Minardi, Honda e Super Aguri, mas não passou de um quarto lugar na temporada 2007 da GP2.

  6. Olhando três semanas parece muito pouco para tantas modificações é nessas horas que algumas equipe conseguem o tal pulo do gato, incluo as 4 grandes e também a Williams para tirar melhor proveito.

    1. A Williams?
      Do jeito que vem duvido que consiga dar o pulo do gato, ainda mais com equipes como Renault e Force India evoluindo muito.
      Vamos ver, vontade não falta…

      1. Torcida também não falta… mas dá pra notar que Rubinho tá fazendo milagre em pontuar com a Willians-motor-de-geladeira.
        Acredito que vai penar igual na falecida Honda.

      2. “mas dá pra notar que Rubinho tá fazendo milagre em pontuar com a Willians-motor-de-geladeira.”
        Hahah, é verdade.
        Ultimamente a Williams está tão decadente, é uma pena ver que o árduo trabalho de Frank e a onda de títulos está nisso agora…

  7. Massa conseguiu bons resultados em solo catalão em corridas anteriores, e, com um bom carro, acredito que possa até superar Alonso, mas o asturiano chegará com muita motivação e vontade para vencer com a Ferrari diante da torcida.

    Além disso, temos que ver como ficarão McLaren, Mercedes e Red Bull após as alterações nos carros. Os ingleses, alemães e austríacos também levarão novidades para Barcelona, buscando melhorar o desempenho dos carros ou até conseguir uma ligeira vantagem frente aos adversários.

    Na Ferrari, o clima será o mais visado, como foi durante a pré-temporada, e ainda mais depois do episódio na China, quando Alonso passou Massa na entrada dos boxes. Se Alonso vencer, Massa terá que em Mônaco, dar uma resposta imediata ao espanhol, por outro lado, se superar o companheiro de equipe em plena pista catalã, chegará cheio de moral ao principado.

    1. “Se Alonso vencer, Massa terá que em Mônaco, dar uma resposta imediata ao espanhol, por outro lado, se superar o companheiro de equipe em plena pista catalã, chegará cheio de moral ao principado.”

      E se nenhum dos dois vencer?
      Se acontecer alguma batida entre os dois?
      Ah, o “e se” faz tantas coisas. Com detalhe que este é futurista…

      1. Além do histórico razoavelmente bom de Felipe na Espanha, tem o fato de ser uma pista de poucos ultrapassagens. Quem se classifica bem sai beneficiado (Felipe), quem se destaca em ultrapassagens (Hamilton, Alonso) pode ser prejudicado.

        P.S.1 Tomás, eu disse que na Malasia não ia chover e que a corrida ia ser show, e acertei (checa no historico 😉 ). Para Espanha, meu palpite é: tédio!

        P.S.2 Sugestão para post: avaliação da quantidade de ultrapassagens em cada circuito (2009 e 2010), a variação entre a posição final e de largada dos pilotos, e a influência da chuva. Por mim, corrida na Hungria nunca mais!

      2. Opa, interessante dica Vito!
        Só uma coisa: você diz avaliar os GPs que já foram e a Espanha?
        Ou todos?
        Acredito que seja melhor só esses 5, deixa isso mais claro 😉
        abraço

  8. Não sei se esse panaca do Massa vai dar a volta por cima na casa do Vampiro astuto , clandestino e anêmico do então Alonso .
    Para o medíocre Massa a mediodricade é uma felicidade !
    O Massa e o Alonso , ambos são decadentes , ambos incapazes de proceder de outro modo , senão de uma maneira dissolvente a inveja ( Alonso )e bondade ( Massa ) .
    E esse tal de Alonso é o Vampiro anêmico da Ferrari e vai reduzir a nada numa só noite essa ação enorme da Ferrari .
    Lanço contra esse Alonso , a mais terrível acusação que jamais alguém pronunciou : esse cidadão é a maior corrupção imaginável .
    Alonso nada poupa à sua corrupção : de cada valor esse canalha faz um não-valor , de cada verdade esse patife faz uma mentira , de cada intregridade uma baixeza .
    Que se atrevam a falar-me ainda dos seus ” humanitários ” benefícios a quem quer que seja !
    Fazer da sua ” humanidade ” uma contradição , uma arte de poluir , uma vontade de mentira a tudo o custo , um desprezo por todos os bons e retos homens da Fórmula 1 !
    Aí tendes os benefícios do Alonso !
    Esse é o parasita único da Fórmula 1 , sugando com seu ideal de anemia e de ” santinho ” tudo que é de bom dentro de uma equipe .
    Dias atrás os esponhóis celebravam o dia que o Vampiro anêmico acabou com um tal Alemão .
    Estou esperando pelo último dia desse parasita !

    1. Ôh cara , cuidado com a necrose dum tecido ,conseqüente a parada de circulação numa artéria que o irriga , isto é : infarto !

      1. ahahahahaaha
        e ai Marco, como anda seu olho? Está tudo certo?
        Hoje tivemos chuvas e trovoadas bíblicas aqui em Florianópolis…

      2. Grande Tomás !
        Como dizia o meu bom e velho falecido pai : ” chove pra burro e o café tá frio ” .
        Valeu amigo , um grande abraço !
        OBS : Como bem lembrou o Luiz acho que o nosso AntiAlonso tá muito brabo , se bobear logo logo o cara morre … rsrsrs…

      3. “OBS : Como bem lembrou o Luiz acho que o nosso AntiAlonso tá muito brabo”
        E tá mesmo!
        só falta o carro quebrar mais uma vez,e o Massa vencer na Espanha! rsrsrs

        abraço!

      1. Agora tudo se encaixa, o Bernie quer um GP em Roma para o ano que vem, é o fim do mundo chegando! Ferrari Vermelha, Vaticano dentro de Roma e o Anti-Cristo dentro desse cenário????

      2. “Agora tudo se encaixa, o Bernie quer um GP em Roma para o ano que vem, é o fim do mundo chegando! Ferrari Vermelha, Vaticano dentro de Roma e o Anti-Cristo dentro desse cenário????”

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        É, sempre todos dão um jeito de colocar a culpa no Alonso-Anti-Cristo e imunizar o Massa-san-santo

  9. Cruz credo, o q é esse Bernardht gente? O comportamento do Alonso não difere muito do comportamento de outros campeões do passado como Senna, Prost, Schumacher, Piquet etc.

    Vamos com calma…

  10. falta de piloto pra torcer não é. tem bastante na praça. talvez quisesse um brasileiro como piquet ou senna p/ torcer

  11. Em alguns esportes a vontade de vencer ultrapassa alguns limites do ponto de vista etico, no futebol isso se chama Catimba, Piquet chamava a mulhe de Mansel de feia e o proprio Mansel de Burro, resultado, levou o titulo na Williams onde o queridinho era o Mansel, pra ti ver que Alonso fez o que fez, mas ta anos luz atras de Piquet Shummi e Prost na Catimba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s