Interlagos deveria mudar seu traçado?

Com a onda que se alastra rapidamente no que se diz a mudanças em circuitos de F1, onde Silverstone foi o último palco de mudanças recentes, algo chama a atenção ao bom e velho circuito de Interlagos, que sedia o GP do Brasil há um bom tempo.Como diz perfeitamente o texto de Livio Oricchio no seu blog ontem, já está na hora do traçado sofrer umas boas alterações, ampliando o tempo de volta que é relativamente curto e colocar pelo menos uma curva de alta velocidade, que não possui.

Para quem não leu o texto de Lívio, já disponibilizo aqui:

A fartura de informações a respeito do novo traçado de Silverstone nos permitiu compreender tratar-se de uma pista espetacular. Não acharam? Nunca entendi um circuito sem ao menos uma seção de alta velocidade.

Silverstone, não. Há vários trechos altamente seletivos, onde um piloto mais capaz tem como ganhar, na base apenas do talento, alguns décimos de segundo em relação aos adversários. Imagino que a maioria dos pilotos vai gostar.

Estou falando tudo isso porque já está mais que na hora de promover uma mudança significativa no traçado de Interlagos. A primeira providência seria introduzir um seção de alta velocidade, desejo dizer ao menos uma curva de alta velocidade, o que incrivelmente não possui.

A maioria dos circuitos passou por alterações nos últimos anos ou é mesmo novo no calendário. Vamos dar nome aos bois: Sakhir, em Bahrein; Catalunha, Barcelona; Silverstone, Inglaterra, Hockenheim, Alemanha; Hungaroring, Hungria, e Spa-Francorchamps, Bélgica. Todos tiveram suas extensões ampliadas.

Com o aumento da velocidade média dos carros, pistas curtas como Interlagos, com seus 4.309 metros, os tempos de volta atingiram a casa do 1min10s. É muito pouco. Não contribui para o espetáculo. Ao menos para o padrão do show da Fórmula 1. Nos circuitos ovais esse tempo é bem menor ainda, mas a proposta lá é outra.

Está na hora de a administração de Interlagos, os responsáveis pelo GP do Brasil, prefeitura e promotores, estudarem um novo traçado para Interlagos, que mantenha o que há de bom na pista, como seu relevo acidentado, ampliá-lo em extensão e, essencialmente, oferecer-lhe o que mais falta, curvas rápidas.

Pouca gente sabe disso: quando Ayrton Senna foi ver o que se estava fazendo em Interlagos em 1989, adequando-o para São Paulo receber de volta a Fórmula 1, ficou decepcionado com o que viu justamente no S do Senna. “Não foi isso que eu sugeri. Vocês fizeram uma curva de segunda marcha e eu imaginei um S de alta, em descida. Não é nada disso.” Quem estava do seu lado, na oportunidade – tive essa sorte -, sabe do que estou falando.

Por que não resgatar o projeto original de Ayrton Senna, repensar o trecho e fazê-lo para distinguir os mais dos menos competentes, corajosos? Outra opção viável e sem custos fora da realidade para executar é fazer a reta que antecede o Laranjinha transformar-se num S de alta, o que valorizaria ainda mais o próprio Laranjinha. Estive inúmeras vezes em Interlagos visando especificamente esse estudo. Levei para Charlie Whiting, no GP da Austrália ainda do ano passado, sugestões do que fazer em Interlagos.

São dois exemplos possíveis de serem executados do ponto de vista técnico, sem deslocamento excessivo de terra e custo dentro do que a Prefeitura, me parece, poderia investir. Muitas outras opções de mudanças no traçado surgiriam a partir do momento que a Prefeitura decidisse levar adiante o projeto. Chegou a hora de Interlagos também ter um circuito moderno, compatível com o avanço da Fórmula 1, a exemplo do que fez a maioria dos autódromos do calendário.- Livio Oricchio.

——

Não é surpresa para ninguém que Interlagos é um circuito de ótima qualidade, aliás um dos melhores do campeonato, mas uma reforma de este tipo colocaria, além de mais velocidade como foi o plano em Silverstone, mais emoção e um perfil adequado com o que os  outros traçados exigem, como Livio diz.

Vendo a imagem acima, que possui o circuito velho de Interlagos em 1973 (lembremos que de lá para a atualidade foram 3 principais mudanças) nota-se que na década de 70 tinha-se um traçado mais veloz, com o retão (literalmente) e a curva 3 (de alta velocidade, por sinal).

O “S” do Senna, tido como ideia para ligar a reta dos boxes a curva do Sol, não ficou como Ayrton queria. Oricchio diz isso e ali é um bom local para umas mudanças. E mais, o relevo da região deveria ser melhor aproveitado.

E para vocês, o circuito deveria ser mudado? Se sim, onde e como? Fiquem a vontade para dar suas sugestões e outras opiniões na nossa sessão de comentários, neste feriado do trabalho e que completam 16 anos da morte de Ayrton, em San Marino 94.

Obrigado, Tomás.

23 respostas para “Interlagos deveria mudar seu traçado?”

  1. A curva um do traçado antigo era feita por poucos pilotos de pé em baixo e para quem elogia Interlagos hoje é por que não conheceu a melhor pista do mundo, falavam na época que Nurburgrin pista antiga era melhor, quem falar isso nunca assistiu uma corrida em Interlagos antigo e a segunda melhor pista do mundo era a falecida pista Nelson Piquet no Rio de Janeiro.

  2. Se visar uma ampliação no traçado, que coloquem pontos desafiadores no circuito, visando pontos de ultrapassagem, que há dois, curva dos boxes e reta oposta. Poderiam ampliar entre a reta oposta e o trecho do Laranjinha e a Ferradura, de forma que houvesse mais um ponto de ultrapassagem.

  3. Pode até ser que o mestre Livio tenha razão, mas o já tradicionalíssimo circuito de Interlagos vem nos proporcionando sempre um GP cheio de emoções, ultrapassagens, e principalmente seguro. Qual o problema do tempo de volta ser curto (apesar de não ser tão curto assim)? E a tal curva de alta, se cair uma chuva como a do ano passado, será que é um bom negócio? Sou da opinião

  4. Pode até ser que o mestre Livio tenha razão, mas o já tradicionalíssimo circuito de Interlagos vem nos proporcionando sempre um GP cheio de emoções, ultrapassagens, e principalmente seguro. Qual o problema do tempo de volta ser curto (apesar de não ser tão curto assim)? E a tal curva de alta, se cair uma chuva como a do ano passado, será que é um bom negócio? Interlagos o ano passado foi eleito o GP mais emocionante da temporada. Sou da opinião que em time que está ganhando não se mexe. Se algum dinheiro tiver que ser investido em Interlagos, que seja em infra-estrutura, que, isso sim, está precisando.

    1. Paulo, disse tudo!!! Todo piloto coloca Interlagos entre os melhores circuitos, todo GP aqui é emocionante, mudar pra que…
      Aqui: investe em conforto dos torcedores.

      Para quem quer mudar circuito: cobre Hungaroring com querosene, taca fogo em tudo e constroi um novo, ô circuitinho de Autorama…

      1. “Para quem quer mudar circuito: cobre Hungaroring com querosene, taca fogo em tudo e constroi um novo, ô circuitinho de Autorama…”

        hahahahahahaa 😉

  5. Salve Grande Tomás ! !
    Só eu sei mas … deixa isso pra lá .
    Pra variar , o Luiz Sergio falou certo , se elogiam Interlagos hoje , não sabem o que foi no passado .
    O hoje Autódromo José Carlos Pace , que é um dos poucos a ter sentido anti-horário , jamais deveria ser mudado , a não ser , somente na sua extensão , e é claro , em mais segurança .
    O antigo traçado não era para qualquer um , e tinha dentre muitas curvas e retas , as famosas curvas um e dois onde alí , diziam que , separavam os ” meninos” dos ” homens ” , como muito bem falou o Luiz , pois os ” homens ” , contornavam ambas de ” pé em baixo ”
    Foi uma pena que estragaram Interlagos , como agora deve virar moda , vamos ver quem sabe talvez um dia , possamos ter um Interlagos com uma cara semelhante a do passado .
    Grande abraço sangue bom .

    1. Uma leve correção : O Autódromo José Carlos Pace , que é um dos poucos circuitos a ter o sentido anti-horário , jamais …

    2. Marco, aquele final da grande reta na pista do Rio, era também fantástica, a reta era tão grande que o motor gritava querendo outra marcha, quando chegava naquela curva de alta, sai de baixo, presenciei grandes pilotos que não tinham coragem de fazer a curva acelerando o tempo todos.

      1. É verdade Luiz , aquela curva também era de ” arrepiar ” , coisa linda !

  6. Tomas;
    Eu não sei não, mas hoje o circuito de Interlagos é um dos mais competitivos do campeonato, e tem um ditado que diz: ” em time que está vencedo não se mexe” (ou alguma coisa do tipo), acho sim que devem mudar algumas coisas no circuito, mas não agora. A mudança que eu acho que deixaria melhor do que está hoje, é amplição do circuito, contanto que não mude o que temos hoje.
    Antes de terminar, explicando que com uma possivel mudança corremos o risco de perder um dos circuitos mais competitivos e rápidos do calendario (como aconteceu com o antigo trajeto, que todo mundo no começo dizia que a mudança foi boa, e hoje muitos reclamam e pedem a volta da antiga Interlagos), mas eu sou a favor de uma mudança, mas não agora.

    Abraços

  7. Boa pessoal, obrigado pelos comentários hoje, dia que nem toquei no computador!hahahaha
    Pois bem, logo mais tem mais Leitor do Mês, convido inclusive Marco e Luiz Sergio a participarem, e um artigo interessante. até mais!

    **PROMOÇÃO**
    O vencedor da promoção do Blog foi Pedro, com 54% dos votos (briga disputada), parabéns!
    No caso, peço a ele quem mande um e-mail a este endereço: tomasliverpool@yahoo.com.br com os dados de envio.
    valeu e abraços a todos!

      1. O Pedrão está de parabéns , fez um excelente comentário , de todos , foi ” disparado ” o melhor !
        Valeu Pedrão , só tem é que aparecer mais por aqui no ” clube ” , não é mesmo chefe ?

    1. Tomás, espero que seja um bom tema pra o leitor do mês , já aviso que não sou bom em pesquisa.

      1. Valeu pessoal…
        Então, estava pensando em me remontar ao passado, a um tal GP de Monaco de 1994. Sabem a história por trás desse GP?
        Com a ajuda de um “amigo” catarinense, pode dar um bom post…

      2. IIh Tomás , aconteceu muita coisa nesse primeiro GP logo após a morte do Senna , você vai fazer o post ou é pra começar a contar ?
        Uma grande batida com um piloto , velocidade no box , homenagens ao Senna … e por aí vai .

  8. Tomás , a Willians alinhou um carro somente , acho que a Simtek não correu por causa da morte do seu piloto em Ímola , aumentava a responsabilidade do Rubinho ( foiu aí que começou a se ferrar por causa da Globo ), quase morre Karl Wendlinger e quase é suspenso o GP,com isso a Sauber se retira , se já estava ruim com essa ” porrada ” então a situação estava começando a ficar mais pra ” urubu do quê para colibri ” .
    Criaram o limite de velocidade nos boxes , se não me engano foi a primeira pole do Schumacher , houve uma homenagen para o Senna que não lembro direito , parece que não foi acupada por carros , mas sim pelos pilotos ( tenho que ver isso ), e o Schimi deu um passeio .
    Não sei quem chegou em segundo…Berger talvez… Ah , me lembrei de uma : Foi a melhor corrida do Christian Fittipaldi chegou bem também , acho que entre os seis primeiros .
    Amigo não sei se fiz ” cagada ” falando isso … não sei se tinha que esperar … fui ” parlando… parlando… “

    1. Não foi ocupada a primeira posição do grid com carros e sim com pilotos , e os pilotos brasileiros seguravam a bandeira do Brasil .

      1. Desculpa , mas me empolguei e fui mandando ver sem muito o que pensar , acho que fiz muita ” cagada ” … e agora … pelo amor de mim ! rsrsrs

  9. Marco, não fez cagada não!!! kkkkkkkkkkk
    aliás, ajudou até, eu já preparava o post desde antes 😉
    e as informações corretíssimas!
    valeu!

  10. PENSO QUE INTERLAGOS DEVERIA SOFRER ALGUMAS MUDANÇAS NO TRAÇADO, DE FORMA QUE TENHA, PELO MENOS, UNS CINCO QUILÔMETROS DE EXTENSÃO E OS TEMPOS DA POLE FIQUEM NA CASA DOS 1:20 MINUTOS, PORÉM SEM MUDAR A CARACTERÍSTICA DAS PRINCIPAIS CURVAS E RETAS.
    PENSO, TALVEZ, RESGATAR O ANTIGO RETÃO E INCKUIR, PELO MENOS MAIS DUAS CURVAS DE ALTA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s