A Red Bull deveria usar F-Duct?

A uma semana do grande prêmio da Espanha, um dos assuntos que mais se discute pelo paddock é sobre o F-Duct, novamente. Não é a toa, porque Ferrari e Mercedes estão tirando todas as suas forças para evoluir seus sistemas e achar uma solução para os defeitos de seus carros. Entre tudo isto, aparece a Red Bull única equipe do Top 4 a não ter o tal duto (e não o terá em Barcelona) mas que mostra interesse e já diz estar criando-o. Então, a Red Bull deveria usar F-Duct?

De início, acredito que não haja uma exeção a Red Bull com relação a Asa duto. Tem um carro rápido, não tanto quanto o MP4-25, mas que se encaixa nesses padrões de velocidade. Com o conceito básico do F-Dcut, que é maior velocidade e estabilidade nas retas, viria perfeitamente para o RB6, um carro realmente muito bom, mas que ainda peca na confiabilidade (post abaixo).

No GP da China, Horner já havia dito em seu interesse de inserir um duto no RB6. Mas, com o caos aéreo que se alastrou pela Europa por causa da erupção do vulcão Eyjafjallajokull (!) o projeto acabou se atrasando e não ficou pronto para o GP da semana que vem (mesmo com 3 semanas de intervalo).

Sem dúvida a ideia é montar o novo componente o antes possível, mas antes Newey e seu time tem que estar seguros de que a introdução do F-Duct será benéfica para os carros de Vettel e Webber (o que é difícil de dizer).

Webber explicou na sexta-feira:

Será muito bom ter o F-Duct quanto mais antes possível, mas tenho certeza que não será em Barcelona.

Não sabemos quando vamos tê-lo pronto, mas estamos buscando algo, como estou seguro que todos os outros times estão fazendo.

O que é óbvio, por trás de toda essa história, é que Adrian Newey deve estar montando um super duto, digamos assim, estudando cada milímetro dos F-Ducts de seus concorrentes e vendo o que se pode fazer para ter algo mais eficiente, diferente e revolucionário (como se caracteriza fazer).

Ou seja, assim como alguns discutiam a demora da apresentação do RB6 lá no começo do ano, alegando que estaria tendo problemas e tudo mais, o esmo dizem agora. O que foi provado é que o Red Bull saiu um carro excelente e sem maiores problemas. O mesmo, acredito eu, está acontecendo neste momento.

Uma asa duto bem projetada esttá sendo feita, e quem não sabe ela não aparece já em Montmeló, para surpresa de todos. E claro, para Newey, a pressa é inimiga da perfeição…

E para vocês, o que acham desta decisão? A Red Bull deveria usar F-Duct? Tudo isso e muito mais na nossa seção de comentários, como sempre. Um abraço a todos, Tomás.

18 comentários em “A Red Bull deveria usar F-Duct?

  1. Tomas…
    Os projetos do Adirna Newey sempre demoraram mais q os outros…]
    No inicio do ano demorou p ser lançado…e agora é a equipe q mais demora no desenvolvimento do F-Duct….
    Eu acredito q seja pelo q vc falou no post…A RBR deve estar preparando uma peça q de fato vá fazer com q o carro ande bem mais…
    Não adianta colocar o aparato para ficar na mesma, como vem acontecendo com a Sauber…

    • “Eu acredito q seja pelo q vc falou no post…A RBR deve estar preparando uma peça q de fato vá fazer com q o carro ande bem mais…
      Não adianta colocar o aparato para ficar na mesma, como vem acontecendo com a Sauber…”

      É Gabriel, a Sauber piorou a sua situação com o F-Duct até..
      Por isso é importante calma e fazer tudo direito. como eu disse, nesse caso, a pressa é inimiga da perfeição,

  2. Claro que deve usar. Por melhor que um carro seja, não se pode descartar uma melhoria. Agora, já pararam pra pensar nisso? A Red Bull já é um carro bastante estável e poderia ganhar mais velocidade ainda nas retas com o F-Duct. Assim sendo, colocariam mais asa ainda que o normal, já que o F-duct anularia o arrasto provocado pela asa na reta. O carro ficaria não só mais rápido de reta, como mais estável e consequentemente mais rapido nas curvas também. Só falo uma coisa. Ninguem pegaria eles. O campeonato entraria num marasmo e provavelmente Vettel sairia campeão sem muitas dificuldades.

    • “Só falo uma coisa. Ninguem pegaria eles. O campeonato entraria num marasmo e provavelmente Vettel sairia campeão sem muitas dificuldades.”

      Se isso acontecer, o que não é exagero, a F1 está perdida… tá na cara que Bernie quer igualdade, ultrapassagens e muito mais. tem coisa aí???

  3. Vamos lembrar que o F-Duct não é uma vantagem o tempo todo. É bom quando se tem longas retas, como foi o caso do GP da China. Em circuitos mais travados não é muita vantagem não.
    Até porque o carro tem de estar em reta mesmo.

    Outro caso interessante para o F-Duct é o GP da Bélgica e Itália. Quanto aos GP de Japão e Brasil, eu deixaria o duto fechado o fim de semana todo.

    Quanto a Red Bull, o Newey deve estar avaliando o F-Duct pois a peça deve estar integrada as características do próprio carro. Geralmente ele acaba praticamente redesenhado a parte do carro onde vai a peça.
    Ano passado ele redesenhou todo o assoalho para por o difusor duplo.

    • “Vamos lembrar que o F-Duct não é uma vantagem o tempo todo. É bom quando se tem longas retas, como foi o caso do GP da China. Em circuitos mais travados não é muita vantagem não.
      Até porque o carro tem de estar em reta mesmo.”

      É isso mesmo Bruno…

  4. Tomas, había omitido verdaderamente que habías cambiado de dirección en el sitio, de manera que ahora acabo de actualizar tu link en mi sitio. Como siempre, espectacular el blog. Felicitaciones!!!

  5. Olá, gente! A Red Bull costuma ser cautelosa antes de instalar as “novidades” nos carros que circulam pela F-1 :)! Foi assim com o difusor duplo, com o tal anunciado KERS, acho que, como vocês já citaram, o Newey deve tá avaliando as vantagens e desvantagens de introduzir o novo sistema!
    Abraços!

      • Só uma correção… percebi o erro agora, kkkk, queria escrever “tão anunciado KERS”, rs, kkkk 🙂
        Sobre o F-Duct, também prefero ele na F-1 que o KERS!
        DTA!

  6. Tomás , na minha opinião , seria fundamental para melhorar o , já bom desenvolvimento do carro , que definitivamente confirmaria a supremacia técnica revelada nas quatro corridas desse ano .
    Mas antes , teria que passar pelo crivo da confiabilidade como falou o Daniel .
    Agora , se um dia a Red Bull , aplicar esse sistema em seus carros e ” disparar ” , fazer o quê !? essa ou isso , é a Fórmula 1 .
    Valeu Amigo , um abraço .

    • “Agora , se um dia a Red Bull , aplicar esse sistema em seus carros e ” disparar ” ”

      É apocalipse na certa, rsrsrs

  7. Tomás, estão colocando esse F-duct, como o rei da cocada preta, mais até agora a diferença está na tal suspensão da Red Bull e parece que ninguém se importa, se não fosse as quebras a equipe do boi vermelho estaria disparada na frente.
    O ovo de colombo ainda é igualar a suspensão mágica, F-duct é ainda um conceito a ser trabalhado, para ganhar alguma velocidade na reta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: