A F1 na terra da “Alonsomania”- e a Ferrari traz atualizações para Montmeló…

Um dos momentos mais esperados do campeonato, o início da fase Européia da F1, traz algo que mostra o quanto os espanhóis se converteram ao automobilismo recentemente, e, o grande causador de todo esse impacto é, como já se sabe, Fernando Alonso. O bicampeonato do asturiano foi o responsável pela “criação” de uma legião de fãs que foi se espalhando com uma velocidade gigantesca por volta do território Espanhol.

A meta agora, principalmente para os interesses da F1, é que os torcedores se empolguem novamente com as chances de vitória de Alonso e lotem as arquibancadas em Catalunya, o que provavelmente deve acontecer. Foi uma mudança brusca, onde a Espanha entrou de cheio no mundo do automobilismo depois de nunca ter um piloto que pudesse vencer:

  • Alonso mania e a tradição Espanhola

A Espanha não tem uma tradição antiga no automobilismo quando falamos do aspecto vitórias e triunfos de pilotos do país. Só para se ter uma ideia da situação, em 60 anos de F1, apenas 9 espanhóis participaram, sendo que deste só 6 pontuaram: Alonso, De La Rosa, Alguersuari, Alfonso de Portago (caso raríssimo e que poucos conhecem, nascido em Londres mas que correu com a bandeira espanhola pela Ferrari na década de 50, e que conquistou um pódio pela mesma. Não é só isso, Alfonso ainda tem o nome mais comprido de um piloto de F1 na história, com 11 nomes diferentes. é…), Marc Gené e Luis Perez- Sala. E sim, Adrian Campos nunca pontuou.

Bom, para não fugir muito do tema do post, a Alonsomania, ela veio a aparecer, obviamente, quando Alonso começou, em 2003, e estourou nos anos de ouro, 2005 e 06. Nem os anos ruins do bicampeão na Renaulenta nos últimos dois anos tiraram esta fúria espanhola. Agora, com Alonso na Ferrari e disputando a taça de campeão mundial, tudo triplica. Isso se soma ao recorde que a Espanha detém na atual temporada, com 3 pilotos de seu país no mesmo ano.

Massa x Alonso- retrospecto e perspectivas

Certamente, as forças ficarão divididas no GP de domingo, que revelará muitas novidades e mostrará os times com mais qualidades para partir na caça do título. Porém, o que mais chama a atenção além de tudo neste fim de semana é, sem dúvida, a briga interna de Alonso e Massa, na casa do espanhol.

Notem que regularmente falamos deste assunto tão polêmico e nunca os argumentos se terminam, sempre existe algo novo para se discutir. Pois bem. Não é surpresa que a mídia, principalmente a espanhola, claro, adora encontrar motivo de briga e ver o circo pegar fogo entre os dois. Já tivemos muitos casos destes episódios, como aquele que a Globo adora estampar na cara de todos, a discussão de Alonso e Massa no “pós- GP” da Europa de 2007, quando o espanhol ainda estava na McLaren,  mas que a imprensa “de lá” repercutiu muito. Muitos dizem que o desafeto começou naquele momento.

Temos também as mais recentes, como o “Porqué no te callas?”, o “passão” de Alonso sobre Massa na China e a resposta do asturiano alegando que “faria de novo“. Todos esses já estão mais do que impregnados nas nossas cabeças de espectador, mas que, SEMPRE, servem para gerar polêmica, as vezes, desnecessária ou fora de hora, mas…

  • Ferrari e as condições de pista

Daqui a alguns dias teremos que observar bem como este duelo avançará. Aposto que os dois estarão o mais reservados e na “paz e amor” possível, porém o ego de cada um é maior que a vontade de ficar “quieto”. A Ferrari está na estratégia otimista mas que não revela muitas coisas das novidades de seu F10.

Anteontem a Scuderia testou a sua nova versão da Asa Duto e deu um novo chassis para Massa melhorar no quesito Aquecimento de pneus, que já é motivo de preocupação para o brasileiro.

Aliás, o “nosso” mestre dos pneus, Hirohide Hamashima, tem mais um de seus pre-races sobre o que esperar dos compostos e eu traduzo aqui para vocês:

O Circuito da Catalunha é um bom indicador do equilíbrio geral do carro e se este estiver em boas condições aqui estará em qualquer pista. Esperamos que o tempo seja muito mais quente do que a última vez que a F1 passou por aqui, nos testes pré-temporada e esperemos não ver a neve que o circuito experimentou em março!

As temperaturas mais quentes fazem a diferença para a potência do motor, a aerodinâmica, a aderência dos pneus e assim por diante, então não há muito o que estudar.  Esta é a primeira corrida europeia da temporada após as primeiras quatro corridas na Ásia e oriente. Os carros já evoluíram muito e por isso vai ser interessante ver as diferenças do início da temporada até agora. A superfície da pista está na faixa média em termos de desgaste e da rugosidade, e nós vamos trazer moles e duros para este fim de semana. O layout do circuito é duro na parte frontal esquerda do pneu e esperamos ver desgastes.

  • ATUALIZAÇÃO:

Com apenas oito motores por piloto e temporada, a Ferrari ficou sem sobras de motores no GP da China, com as contas justas para terminar o ano com nenhum motor contando as 15 corridas que restam. Com isso, a Ferrari estudava a possibilidade de pedir a FIA analizar e reparar seus motores. Agora, a luz verde foi dada e nestas 3 semanas o trabalho foi intenso na fábrica de Maranello,o que permite que Alonso e Massa estreiem esse novo e revisado propulsor depois de amanhã no GP da Espanha, apesar de que o problema não foi revelado.

Alonso desmentiu a hipótese semana passada de que deveria ser um problemas com as válvulas pneumáticas do motor, tal como se disse direto de Alemanha. Ferrari comunicou:

Se completaram muitas sessões de testes no banco de potência e se encontraram várias soluções que, no esperado, resolvam os problemas encontrados em Malásia e Bahrein. Recebemos o OK da FIA para fazer as trocaas dentro da atual regulamentação e essas modifcações já estarão em Montmeló.

Agora, quero saber as opiniões de vocês com relação a briga Alonso vs Massa neste GP e seus palpites para a corrida. E a Ferrari, sofrerá com a confiabilidade mesmo com as mudanças? Tudo isso e muito mais, na nossa seção de comentários.

Obrigado, Tomás.

27 comentários em “A F1 na terra da “Alonsomania”- e a Ferrari traz atualizações para Montmeló…

  1. Tomas;
    Acredito em rivalidade lá em Catalunha, mas não em uma corrida cheia de brigas entre o Massa e o Fernando, ainda mais agora que a Ferrari não deixa ninguém ultrapassar ninguém. Mas o que fará mesmo a diferença na corrida será qualificação, depedendo de quem larga na frente em Barcelona, terá uma boa chance de vitoria.

    Abraços e até mais.

    • “Mas o que fará mesmo a diferença na corrida será qualificação, depedendo de quem larga na frente em Barcelona, terá uma boa chance de vitoria.”

      E é por isso mesmo que a maioria aposta na Red Bull Lucas.

  2. ***Ferrari terá alterações no motor para GP da Espanha***

    Equipe pediu autorização à FIA para poder modificar propulsores

    Ferrari realizou algumas alterações no seu motor para o GP da Espanha visando melhorar a durabilidade. O time italiano recebeu uma autorização da FIA para poder modificar seus propulsores, apesar da regra de congelamento, alegando problemas de confiabilidade.

    Os motores que serão utilizados no GP da Espanha, no próximo final de semana, já terão as atualizações.

    Os propulsores fabricados pela Ferrari apresentaram problemas de superaquecimento na primeira etapa no Bahrein, além de quebras no carro de Fernando Alonso durante o GP da Malásia e nos treinos livres na China.

    “Se han completado muchas tandas largas en el banco de potencia y se han encontrado varias soluciones que se espera resuelvan los problemas de fiabilidad de Malasia y Bahrein. Hemos recibido el OK de la FIA para hacer los cambios dentro de la actual reglamentación y esas modificaciones ya se incorporarán en España”.

  3. A importância do Alonso vai muito além à de outros pilotos, pois ele “despertou” um país inteiro para Formula1. Antes dele, os espanhóis pouco se importavam para Formula1, queriam saber mesmo era de motociclismo, MotoGP em especial.
    Infelizmente, muitos desses torcedores irão embora com Fernando quando este se aposentar.

    Bom que a Ferrari tenha conseguido permissão para alterar seu propulsor. Teremos agora um recomeço na Catalúnia.

    • “Infelizmente, muitos desses torcedores irão embora com Fernando quando este se aposentar.”

      É o que eu acho também..

      “Bom que a Ferrari tenha conseguido permissão para alterar seu propulsor. Teremos agora um recomeço na Catalúnia.”

      Sim, e ainda temos muito a analisar..

  4. Vai ser uma grande corrida. Ainda mais se a previsão de chuva se confirmar. Não sou nem doido de arriscar um favorito pra vencer. Mas acho que vence alguem que ainda não venceu na temporada. E digo mais, os desempenhos dos carros estarão mais parecidos. Acho que a Ferrari e a McLaren vão estar mais juntas da Red Bull. E a Mercedes vai estar melhor também, pode apostar.

    • ” Mas acho que vence alguem que ainda não venceu na temporada.”

      Resumindo, na minha opinião, devem ser Massa, Hamilton e Rosberg não?
      eu incluiria Webber e Kubica aí também.

  5. Eu não sou muito de dar chutes sobre os vencedores das corridas, por isso não vou nem arriscar. Mas, nada pessoal contra o Alonso, mas já pensaram se o Massa ganhar lá? O que a imprensa irritadinha dos espanhóis vai dizer… kkk
    Eles são bem mais tranquilos com a equipe que Alonso está quando ele não tem companheiros fortes na mesma equipe. Foi assim, por exemplos, nos tempos da Renault, não é a toa que Nelsinho e Grosjean não tiveram tantos problemas com a imprensa espanhola…
    Bem, agora é torcer para que tenhamos uma corrida espetacular no domingo!
    DTA!

    • “Mas, nada pessoal contra o Alonso, mas já pensaram se o Massa ganhar lá? O que a imprensa irritadinha dos espanhóis vai dizer… kkk”

      Nossa Ester, vai ser muito interessante ver isso, a mídia espanhola vai EXPLODIR!!!

  6. Eu, espero que a Ferrari tenha resolvido seus problemas, mas pretendo esperar a corrida para saber. Infelizmente, a nova Ferrari, tem sérios problemas para enchergar corretamente os problemas, e falha sempre na hora “H”. Quanto a briga Alonso e Massa, enquanto a imprensa espanhola torce freneticamente pelo Alonso, eu torço pelo Massa. Ao contratrio de muitos brasileiros, que preferem malhar os nossos pilotos, eu, como a imprensa europeia, torço sempre pelos nossos meninos.

    • “Infelizmente, a nova Ferrari, tem sérios problemas para enchergar corretamente os problemas, e falha sempre na hora “H”.”

      E eu não sei se essas mudanças no F10 vão adiantar muito Newton..

  7. Grande Mestre !
    Don Alfonso Cabeza de Vaca y Leighton décimo sétimo marquês de Portago .
    Dai Alfonso de Portago , neto , nada mais nada menos do rei Alfonso XIII , pretendente de sétimo grau à coroa real espanhola ! Queres mais meu ” nêgo ” ! o homem não era fraco não !
    Mas esse não é o tema , desculpa , mas como tenho a biografia dele também …
    Amigo , daquele jeito que você falou , também não deu , então, vai por aqui mesmo .
    Ratones ; Estrada Bento Manoel Ferreira ,650 ; CEP:88052-300 .
    O meu E-mail é esse : marcodibe@bol.com.br , se o amigo quiser bater um papo , agora já sabe .
    E a correnpondência pode vir com o meus primeiros nomes ; Marco Antônio .
    Ah … um detalhe muito importante : vou exigir autografada , se não mando de volta !
    Valeu Tomás um grande abraço .

    • “mas como tenho a biografia dele também ”
      hahaha, sério?
      É item de coleção mesmo hein?!?!?!

      Bom, obrigado por mandar seu endereço, quem sabe eu não passo pessoalmente por aí, nós combinamos um dia, de corrida quem sabe!

      abraço!

      • Valeu , estou no aguardo , é só dá um ” toque ” .

      • Ops, mudança de planos, não vai dar pra ir pessoalmente não Marco, sorry..
        Mas já semana que vem a revista (autografada,rsrs) estará chegando na sua casa.

        abraço!

  8. Com o novo carro do Felipe, com a fera que o Alonso despertou ao ultrapassar o Massa na entrada do box, Domingo vamos ver essa fera que estava adormecida rugir!

    miau,miau….

  9. Olá Tomás !
    Desafio grande para os dois pilotos ferraristas .
    Um correndo pela recuperação , atrás da sua primeira vitória na temporada .
    O outro competindo em ” casa ” , com a obrigação de vencer frente ao seu povo .
    E o meu ponto de vista é esse : como em todo duelo justo , ambos estão com armas iguais , portanto , que vença o melhor .
    Mas , em Montmeló vai dar é fácil fácil Rubinho !

  10. todo el problema de alonso y massa lo exagera la prensa.. de verdad que esta es lo peor para terminar una amistad (yo se que no son amigos, pero es un ejemplo), la prensa comienza a inventar cosas que no son ciertas. Bueno con respecto a la cofiabilidad del ferrari, si ya arreglaron los motores puede que ya no haya problemas con esto, pero me parece que igual los red bull y mclaren están más fuertes.. porque ellos también evolucionaron ahorita. saludos!

    • ” pero me parece que igual los red bull y mclaren están más fuertes.. porque ellos también evolucionaron ahorita.”

      Sin dudas Sil, y Massa llamó atención a eso en su blog, como escribi en la nueva entrada arriba. saludos!

  11. Tomas Bazinga,
    Dah uma olhada no blog do Felipe Motta, http://blogs.jovempan.uol.com.br/f1/
    Talvez isso seja um bom motivo para um post ou futura discussoes.
    Parabens pelo Blog e nao leve muito a serio minhas brincadeiras no F1 Around.
    Um abraco,

    Fernando

    • Fala Fernando;
      opa, que bom que você não levou a mal.. rsrsrs, as vezes eu me enervo! kkk
      sim, o Blog do Felipe está na minha lista de blogs diários obrigatórios aqui..

      um abraço, obrigado e apareça sempre!

      • Beleza ,

        Ele diz algo que acho relevante que o Button correu com freios que nao eram os preferidos por ele e nao encaixavam com seu estilo , que agora nessa prova ele tera um novo conjunto de freios , isso pode ser um diferenciador.

        Ao meu ver o Button esta ainda passando por uma fase de adptacao e surpreendentemente ele ainda tera um aumento grande, uma evolucao na sua performance assim como acredito que o Schumacher tera na Mercedes, nao soh pelas melhorias no carro mas tambem para pegar mao de equipamento e equipe.

        Torco muito para o Schumacher pegar a mao e igual torco muito para a Ferrari do Alonso.

        Vamos ver o que vai dar nesse fim de semana , meu palpite :
        Alonso, Button, Schumacher, Ham,Rosberg,Kub,Barrica,Petrov,Webb e Hulk

        Abraco garoto e continua assim,

        Fernando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: