Uma vista preparatória dos favoritos para o GP da Espanha

O que vem por aí, neste fim de semana recheado de F1, será uma prova de que uma reviravolta muito grande pode acontecer no campeonato, com o início da Fase Europeia. Talvez esta mudança de fronteiras não signifique algo marcante, mas as inovações técnicas que as euqipes preparam para Montmeló são, no mínimo, relevantes para um bom desempenho em pista, já nos treinos livres que começam bem cedinho na sexta.

Dando uma “geral” na situação, e focando nas 4 melhores times posicionados até aqui, o principal atributo que se usa é, fatalmente, igualdade- e superação. Por isso, vamos a seleção dos fatos do que se espera no disputado GP espanhol.

A equipe de Woking está com ânsia de ter sua liderança no campeonato assegurada pelo menos até Mônaco, onde o MP4-25 se alia as condições do circuito. Até lá, em uma pista que todas as equipes já conhecem de cor (exceto a Hispania) por relação aos testes pré-temporada em fevereiro, uma meta que se possa ter é ser superior.

Button está na sagrada 1ª posição na tabela com duas vitórias, metade das que foram corridas até agora. Uma interessantíssima notícia me foi dada a partir do post no blog de Felipe Motta. Trata-se de uma conversa de avião que ele teve, junto a Livio Orrichio, com John Button, pai de Jenson. Durante o papo, o pai do campeão de 2009 revelou um fato que deixa curiosos nós espectadores. Deixo o trecho to texto aqui de primeira para vocês, vale a pena:

Disse o pai de Jenson Button que seu filho competiu nas quatro corridas com um freio que não se encaixava plenamente em seu estilo. E que a partir de Barcelona o equipamento será trocado.

Para explicar melhor, dou exemplos. Lewis Hamilton, companheiro de Button, tem estilo de freada forte, brusca. “Soca” o pé no freio e pimba! Jenson, por sua vez, freia progressivamente. Tem estilo suave de pilotagem. Portanto, nas quatro primeiras etapas, nas quais venceu duas vezes, o líder do campeonato teve de adaptar-se.

Se a troca dos freios (a marca nova é a Brembo, a mesma que tinha na Brawn, ano passado) der resultados, Button pode melhorar.- Felipe Motta

Então vejamos que dado interessante temos em mãos. Sinceramente, não sei a mudnaça e em que efeito isso pode mudar o estilo e o desempenho de Button, mas há indícios de que uma melhora apareça.

A essa altura, Hamilton deve estar roendo as unhas, e ainda está metido no maior clima de rivalidade com Massa, Alonso e seu companheiro por motivos óbvios, está posicionado e disposto a vencer pela 1ª vez neste ano. Logo, dos que ainda não tem sua vitória, Lewis e Massa disparam na frente, com um tímido Rosberg e um retumbante Webber logo atrás.

E, por falar em Webber, a Red Bull está no dilema da Asa duto para este fim de semana que se aproxima. Das 4 melhores, ela será a única que não utilizará o tal sistema que dá uma vantagem, mínima, de velocidade nas retas a e acopla o carro para contornar melhor as curvas de Catalunya. Eu, particularmente, acredito que o F-Duct não seja tudo aquilo que se pensa, mas ser exceção as vezes não é agradável. Newey e seus homens já estão em plena produção do aparato para Monte Carlo. Por sinal, o RB6 deve levar uma ligeira, mas pequena, como eu insisto em dizer, vantagem em Barcelona.

Falando brevemente da polida dupla dos touros, Vettel é o franco favorito para a Pole-Position (basta dar uma retrocedida nas outras provas para constatar tal situação), mas Mark não fica atrás no quesito não. Se a Red Bull será muito superior nas terras de Alonso, eu não creio, mas é uma das favoritas a vencer os batalhadores “Men of Woking”…

A Mercedes é a que, tecnicamente, está atrás das concorrentes para vencer, apesar de eu tratar Rosberg como o 2º candidato a vitória. Isso porque a regularidade do alemão se mostra eficiente e em um traçado tranquilo e não tão difícil como é Catalunya, não seria exagero apostar as fichas em Nico. Por enquanto, eu viso meus olhos em Alonso, mas o alemão está ali, quieto mas observador..

O outro alemão que está passando por alguns “technical problems” é Schumacher, mas, se depender de sua força de vontade e das mudanças no W01, procurando colocar o carro em regra para o seu estilo de pilotagem, os pontos podem vir. A hora da reação é essa, não há para onde fugir, mas também não podemos jogar toda a responsabilidade em Michael, que estará guiando um monoposto totalmente diferente do que as outras 4 corridas e não deverá mostrar todo seu potencial.

E agora chegamos em um ponto chave de um dos times mais contraditórios da temporada: a Scuderia Ferrari. Massa e Alonso passam, literalmente, por uma “crise emocional” em um duelo interno que a cada dia se mostra mais incompreensível e duvidoso. O GP da Espanha está ali, cara a cara, e junto com ele chega uma tremenda responsabilidade para os dois.

Obviamente que ambos estarão pensando no campeonato, principalmente Massa que está em uma situação mais delicada do que Alonso, mas o foco maior é uma vitória, para igualar com a McLaren e se posicionar em uma escala mais impotente para seus adversários. Fica a dúvida sobre o novo chassis do F10 para Felipe além do que supostamente vem a ser o sistema da Asa Duto completo e atualizado e os novos motores revisados já para Barcelona. Ou seja, um esquema tático perfeito e que se espera, na medida do possível e necessário, que surja efeito.

Massa também chamou a atenção no seu Blog dentro do site da Ferrari sobre a nova posição dos retrovisores nos carros. Isto, que percebi não foi assunto importante nas discussões por blogs aqui no Brasil, pode ser um fator que coloque a Scuderia em desvantagem. Isso porque a McLaren já havia incorporado o novo posicionamento já em Xangai e não deve ter problemas. É ficar atento e ver como estes surgirão na manhã de sexta…

Aqui, vocês podem observar detalhes da Asa Duto que a Ferrari vem preparando para o início da Fase Europeia. Cliquem nas imagens para ampliá-las:

A questão que quero deixar para vocês aqui é: Qual será o real potencial da Ferrari para este fim de semana? E a Red Bull, comprovará seu favoritismo para pista seca,já que as chances de chuva diminuíram?

Tudo isso, e a questão McLaren & Mercedes, na nossa sessão de comentários.

27 comentários em “Uma vista preparatória dos favoritos para o GP da Espanha

  1. Ola Tomas !!

    Boa noite.

    Eu so nao concordo com a relação de forças.

    Td vai depender do clima. se tiver clima bom a favorita como sempre Redbull ou se o F-duct funcionar a Ferrari. Depois vem Mclaren um pentelhinho a frente da Mercedes e da Renault.

    Nao podemos esquecer que as ultimas corridas foram corridas que ganhou quem acertou o momento exato da troca de pneus. Mas se verificarmos nas classificacoes com tempo seco, ficou sempre RedBull sobrando, e depois Ferrari.

    • “Nao podemos esquecer que as ultimas corridas foram corridas que ganhou quem acertou o momento exato da troca de pneus”

      Sem dúvida Claudio. Ainda mais se levarmos em conta que o circuito de Barcelona é crítico com os pneus, e sabemos que a Red Bull poupa muito os compostos.
      Exatamente por isso digo: a igualdade poderá ser fator chave.

  2. Amigo Tomás !
    A Red Bull não vai deixar por menos e vêm sem dúvida nenhuma , para a Espanha , continuar a confirmação da sua supremacia técnica , revelada até então nas quatro corridas iniciais desta temporada .
    Até o presente momento isto é , antes de começar qualquer coisa na Espanha , são as três grandes equipes contra a Red Bull , que por sinal , essa ” pequena ” equipe austríaca , no meu ponto de vista , entra em definitivo pra história desafiando de maneira soberba não só as poderosas Ferrari , Mercedes , Mclaren como também outras não menos como Williams e Renault .
    Portanto com pista seca ou molhada ( como eu disse ; antes de começar qualquer coisa )é a franca favorita porque tem carro e piloto , principalmente piloto , não só no seco , como na chuva .
    A Ferrari , parece que ” fugiu ” finalmente da terrível ameaça da tal falta de confiabilidade , resta agora saber se as tais soluções mecânicas e aerodinânicas testadas por Fisichella durante essa semana , trarão resultados claros e objetivos para ” brigar ” de igual para igual com a favorita Red Bull .
    Quanto a esses ” amados ” pilotos da Ferrari , é o que falei no post anterior , o Massa correndo atrás da sua primeira vitória na temporada e o Alonso , competindo em ” casa ” com aquela maldita obrigação de ganhar a corrida frente ao seu fanático povo .
    A Mclaren taí , por enquanto ” bela e formosa ” muito embora liderando o campeonato e sendo copiada por Ferrari e Mercedes com certeza não vai ” dormir no ponto ” e logo logo estará prometendo mais .
    Quanto aos pilotos ” Mclaristas ” , Button com um ínicio extraordinário , simplesmente fantático tá rindo a tôa pois lidera o campeonato , o Hamilton hoje é o piloto com o maior ” repertório ” de ultrapassagens , veloz , não desiste nunca ( parece até brasileiro …rsrsrs…) e com ele nós temos ” briga ” até o fim , pra concluir essa dupla está em paz … é até bonito .
    O carro da Mercedes , agora com a distância entre eixo maior ( coisa que sinceramente não entendo ), que vai de encontro aos estilos de pilotagens de Nico (?) e Schumacher , não sei não Tomás , se mesmo melhorando a estabilidade , distribuição de peso , e durabilidade dos pneus vá chegar perto da Red Bull .
    Quanto aos pilotos da Mercedes a impressão que tenho é que o Rosberg caminha a passos largos para não só ” engolir ” o Schumacher como também para a conquista da sua primeira vitória na categoria , e quanto ao Schumi , mesmo ainda não correspondendo não vou por enquanto subestima-lo , pois vejo que precisa de mais um tempo , vamos ver agora com o novo carro .
    Por fim sendo assim , falei pra caraca e nunca mais vou falar assim !
    Grande abraço Tomás .

    • Boa Marco!
      Falou pra caraca mas deu um belo comentário!
      Concordo sim, e o engraçado de tudo isso é que teremos 15 corridas depois da Espanha. Estamos no grão de areia apenas!
      Mas, na parte psicológica (e do campeonato também), interessa bastante.
      Ferrari no páreo, com o carro muito modificado.
      Os treinos de amanhã, a Scuderia se assemelha a uma postura mais tranquila, para mostrar tudo no Qualifyng;
      Mudando de assunto,, alguém confia no potencial de Kubica??

      • Tranqüilamente confio no grande potencial desse grande piloto Tomás .
        Na minha opinião ,esse regulamento privilegiou muito esse fantástico piloto , pois , além de ser técnico , é também muito rápido , com isso , sabe concluir as corridas sem desgastar muito os pneus .
        E lembrar o amigo , que este piloto ( Kubica ) , foi no meu comentário da ” promoção ” , o piloto escolhido por mim para merecer a conquista desse ou de outros campeonatos.

      • “E lembrar o amigo , que este piloto ( Kubica ) , foi no meu comentário da ” promoção ” , o piloto escolhido por mim para merecer a conquista desse ou de outros campeonatos.””

        Claro que lembro Marco!
        Ele é um ótimo piloto na minha opinião, lembro que em 2008 muitos apostavam nele e Alonso para candidatos ao título em 2009 (isso porque Alonso viveu um final de campeonato fantástico na época e Kubica era a sensação da BMW), mas no ano seguinte os carros os trairam.
        Essse ano, Alonso é candidato certo, e para os que não sabem, Kubica está apenas com 1 ponto a menos que Massa na tabela.
        é… Kubica vem aí!

  3. Pra mim a briga pela vitória vai ficar entre Red Bull e Ferrari mesmo. A McLaren tem sido consistente mas ainda não está tão rápida quantos as outras duas. Mas acho que agora a Red Bull não vai estar tão melhor assim e a Ferrari vai estar mais emparelhada em desempenho. Ja da Mercedes, sinceramente não sei o que esperar, mas tomara que melhore.

    • “A McLaren tem sido consistente mas ainda não está tão rápida quantos as outras duas.”

      Carlos, é justamente o contrário, a McLaren é que está mais rápida, inclusive já citei tal fato em uns artigos. O que na minha opinião a McLaren vem perdendo espaço é no set-up seco, já que eles estão mais para molhado.
      Como as corridas vencidas foram debaixo de chuva, as condições se deram.
      Vamos ver agora;;;

  4. McLaren ganha se chover mesmo. RBR pode até ganhar, mas tem que se ve se os caras vão ter rit,o de corrida pq falta issoa eles. FAlta a ferrari se acertar mesmo também, quero muito uma vitoria do felipe massa rsrs abraço

    • “quero muito uma vitoria do felipe massa ”

      Se isso acontecer, o fim do mundo chega na Espanha. rsrsrs

  5. Depois de três semanas teremos boas novidades. A Ferrari estará com o F1 Duct, testado pela McLaren, buscando levar vantagem nas retas.

    Os ingleses, ainda buscando melhorar o carro, vão para manter a liderança na tabela de classificação, enquanto Ferrari, Red Bull, Mercedes e Renault buscarão tirar a vantagem dos ingleses.

    Na Espanha, acho que Vettel e Alonso vêm mais fortes. Felipe Massa, a McLaren e a Mercedes também estarão no páreo. Mark Webber, na minha opinião, é uma incógnita. Renault e Force India poderão surpreender. A Williams, não aposto muito, o carro é muito limitado.

    • ” A Williams, não aposto muito, o carro é muito limitado.”

      Sim, é interessante falar da Williams, eu sinceramente pensava que o carro saira pelo menos razoável, mas pontuar já está se tornando muito difícil,
      eles não conseguiram evoluir em um bom ritmo..

  6. Se, eu tivesse bola de cristal, eu arriscaria um chute. As ultimas corridas tiveram resultados tão pouco esperados, que seria prematuro dar palpites nesse momento. Vamos esperar os carros irem para a pista, vamos ver como se comportam, e depois, quem sabe, arriscar um palpite. Nem mesmo a chuva, pode ser fator determinante depois de todas as mudanças realizadas nos carros, e esperar para ver.

    • e fomos falar em resultados não esperados, aposto minhas fichas no Kubica, com plena certeza.
      Mas como Barcelona é tedioso, pode ser o obvio mais o obvio..

  7. Começo informando que o Shumi, voltou e vem para tentar sua primeira vitória, com um carro perfeito para seu estilo de pilotagem!
    Rosberg, vai tentar a primeira vitória da Mercedes GP, se não conseguir, vai continuar marcando pontos importantes para no final levar esse título!

    Button, sem freios é o líder do campeonato, para a Espanha, colocando o novo freio Bembom, pode fazer barba, cabelo e bigode, quer dizer, pole e vitória!
    Lewis, vem com tudo para mostrar que não é só o homem show, ali na pista, não tem para ninguém, é o piloto que está ensinando para os outros pilotos que até nessa pista, onde o difícil é ultrapassar, que ultrapassa qualquer um por dentro, por fora, na entrada do box e na reta interna do box e com seu estilo próprio onde descobriu uma nova técnica para não ser ultrapassado que ele chama de ZZZ ultra rápido, esse é o piloto para a vitória!

    Vettel, é o menino de ouro da F1, já está a alguns anos na categoria e os críticos o olham com um piloto novo e com isso todos seus erros são permitido, típico de critérios de dois pesos e duas medidas, tem o melhor carro, uma equipe eficiente que na teoria tem o título nas mãos e é o principal nome para vencer na Espanha.
    Webber já é o escudeiro do Vettel, não contam mais para disputar o título, só não informaram para ele, ai vence uma, gosta e entra nessa disputa como no ano passado, como tem o melhor carro, tem uma grande chance de sair vitorioso no Domingo.

    Kubica, é outro queridinho dos críticos, passou anos na BMW perdendo em pontos para um alemão, mais continua sendo uma promessa e com um pouco de sorte, muita sorte pode até vencer!

    Alonso, com um novo, confiável e mais potente motor Ferrari, com o novo equipamento para arrasar as retas, com o grande apoio do Santander$$$$ para permitir que ele faça qualquer coisa dentro e fora da equipe, a pista da Espanha, tem que ser unica e exclusivamente para um piloto espanhol a vencer!
    Massa, estréia um novo chassi, um novo motor, novos equipamentos e nessas três últimas semanas, fez uma nova visita ao hospital e comprovou que nas transfusões que recebeu, tinha um sangue de barata(dizem as informações não muito confiáveis que era de um tal de Angelo Junior), correu atrás para novos doadores, seu grande amigo o Dom F.A., se prontificou a doar, mais tinha uma grande quantidade de veneno e fel no sangue que mataria o Felipe na hora, agora Massa está 100% e é contado para vencer esse GP!

    Na teoria, a evolução das equipes grandes é bem mais rápida, com isso a distância para as outras deve aumentar muito.

    • excelente Luiz!
      Eu ri muito, muito mesmo com isso:
      fez uma nova visita ao hospital e comprovou que nas transfusões que recebeu, tinha um sangue de barata(dizem as informações não muito confiáveis que era de um tal de Angelo Junior), correu atrás para novos doadores, seu grande amigo o Dom F.A., se prontificou a doar, mais tinha uma grande quantidade de veneno e fel no sangue que mataria o Felipe na hora, agora Massa está 100% e é contado para vencer esse GP!

      hahahaha, ficou ótimo!
      Vamos ver se a última frase se concretiza..

      abraço

      • Eu, nunca vi 9 vencerem a mesma prova????

  8. Muito boa suas colocações, concordo com todas. Acho que se chover, a Mclaren é favorita disparada. Se ficar no seco mesmo, RBR favorita e Mclaren um pouco atrás. A Ferrari na minha opinião ta ficando um pouco pra trás, mas vamo ver essas atualizações.
    Creio eu que você passou uma informação errada, você diz “Isso porque a McLaren já havia incorporado o novo posicionamento já em Xangai e não deve ter problemas.” A Mclaren sempre utilizou os retrovisores acoplados próximos ao cockpit e nunca naqueles aparatos perto da entrada de ar como a Ferrari e a RBR.
    Muito bom o blog, continue assim

    • Valeu Viktor!

      “Creio eu que você passou uma informação errada, você diz “Isso porque a McLaren já havia incorporado o novo posicionamento já em Xangai e não deve ter problemas.” A Mclaren sempre utilizou os retrovisores acoplados próximos ao cockpit e nunca naqueles aparatos perto da entrada de ar como a Ferrari e a RBR.”

      OLha, para ser sincero com você, eu acredito que ela incorporou na China mesmo, mas pode ser que não, eu vou verificar este erro sim, pode deixar.

      um abraço!

  9. oLA tOMAS
    A RBR TEM O SEU FAVORITISMO SIM…

    MAS AINDA ACREDITO NA FERRARI, AINDA MAIS NA CASA DO ALONSO….
    Ele deve estar indo para sua casa com muita vontado, e eles devem tirar tudo do carro..
    Massa tbm deve vir bem, já que precisa dar uma reagida no campeonato…

    A minha aposta para o fds é no Alonso….

    Gradne abraço

    • ” e eles devem tirar tudo do carro..’

      Xi, eu acho que aí está o problema Gabriel..
      ALonso tirou tudo do carro em Malásia e se deu mal.
      Então, é tudo ou nada para eles confiarem nas melhoras da Ferrari desta vez!

  10. Essas são as 4 grandes equipes, e cada um está preparando algo novo, mas aposto em Mclaren e RBR, a Mclaren por ser confiavel, e RBR por sempre ir bem nas qualifições, mas não me surpreenderia se tivesse uma vitoria de uma Ferrari. Mas temos de lembrar que carro novo, é nova historia…

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: