Webber marca a Pole Position para o GP da Espanha

O domínio da Red Bull nos treinos classificatórios mostrou que o time de Vettel e Webber é, praticamente, imbatível. Um duelo bonito entre os companheiros de time deu lances sensacionais de agilidade da equipe dos touros com mais uma dobradinha. Alonso, com um Ferrari que não chega perto dos Red Bull, foi o 4º, logo atrás de Lewis que completou os 3 primeiros.

Button e Schumi seguem logo atrás, tendo a Renault de Kubica em 8º. Já Massa, foi apenas o 9º, e vai ter trabalho duro pela frente neste GP, difícil de ultrapassagens. Destaque para Kobayashi que conseguiu entrar no Q3, finalmente comprovando alguma melhora da Sauber.

Red Bull domina

Depois de ver os tempos na tabela de classificação, ficamos mais impressionados com a vantagem imposta pela Red Bull ao terceiro colocado do grid, Hamilton. São 8,3 décimos de diferença, algo que diz o quanto o RB6 é veloz. O mais interessante disto é que, ao contrário dos outros 3 times que formam o Top 4, é a única que não usa o F-Duct. Estaria aí o segredo para tempos tão baixos se comparados com os concorrentes?

A questão está na estabilidade do RB6, um carro muito eficaz em curvas rápidas, como Montmeló tem, por exemplo, e já se sabia que este traçado era favorável para os Red Bull e uma pole estava mais do que garantida, tecnicamente. Enfim, foi isso o que aconteceu com uma diferença bem grande de tempo. Comprovado então, que Vettel e Webber tem um foguete em mãos.

McLaren se posiciona a frente da Ferrari com Lewis

E a McLaren conseguiu se estabelecer logo atrás da Red Bull com uma volta boa de Hamilton nos instantes finais, superando Fernando Alonso. Button estará logo atrás do bicampeão, em 5º lugar. Pelo que notei, a McLaren foi no set-up seco e foi a que esteve perto da Red Bull, porém superficialmente. Hamilton está em uma posição privilegiada, será bom analisar a atitude que ele tomará na largada amanhã. Não duvido que possamos ter alguma surpresa nesse encontro fantástico.

Alonso tira 6,4 décimos de Massa

Realmente, Felipe não conseguiu ir bem neste Qualifyng. Ficou com o tempo 1:21:585, contra 1:20:937 de Alonso. Uma diferença que contrasta o desempenho dos dois em um momento tão crucial para Massa no campeonato. Largar desta posição, atrás de todos do Top 4 e até de Kubica, que está a apenas 1 ponto de Felipe na tabela, deixa os ânimos mais pesados e turbulentos. Será preciso muito esforço para superar os adversários, além de uma acerto límpido do F10.

Alonso estará em 4º, com chances de conseguir alguma posição importante na largada, principalmente a de Lewis Hamilton. Vettel e Webber, no mais, deverão ir abrindo vantagem e caminhando para a 2º dobradinha do ano. Fica a tarefa para os tifosi realizarem…

E a Mercedes, intermediária…

Tudo o que se especulava sobre as novas entradas de ar na Mercedes acabou ficando em segundo plano. Schumacher foi apenas o 6º, sem falar de Rosberg que ficou e oitavo lugar. Algo que vale a pena ressaltar é que Miachel superou Nico pela primeira vez este ano. Ou seja, o W01 se adequou mais as condições de pilotagem do Kaiser, mas nem chega perto do poder da Red Bull, ainda. A meta para a corrida será um pódio, que não será nada fácil de conseguir.

Williams medíocre

O pífio 18º posto de Barrichello (com a punição de Petrov acaba sendo um 17º) reflete o quanto o time de Grove está sofrendo na temporada. Em vez de progredir contra os adversários, está retrocedendo. Rubens ficou ainda no Q1, junto com os carros da Lotus, Hispania e Virgin. Se discute que o problema estaria na potência dos motores Cosworth,que aliás não vem mostrando um bom rendimento no fim de semana. Só para finalizar, lembro que Hulkenberg tirou 2,68 décimos  de diferença para Barrichello (lembrando que este foi atrapalhado por Bruno Senna na sua volta lançada). E a Williams vive um momento complicado no campeonato…

Tempos do Qualifyng:

1 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m19s995
2 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 1m20s101
3 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m20s829
4 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m20s937
5 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m20s991
6 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m21s294
7 – Robert Kubica (POL/Renault) – 1m21s353
8 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m21s408
9 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m21s585
10 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – 1m21s984

11 – Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – 1m21s985
12 – Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) – 1m22s086
13 – Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) – 1m22s131
14 – Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) – 1m22s191
15 – Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) – 1m22s207
16 – Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) – 1m22s854

17 – Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – 1m23s125
18 – Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) – 1m24s674
19 – Vitaly Petrov (RUS/Renault) – 1m22s139 (punido)
20 – Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) – 1m24s748
21 – Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) – 1m27s122
22 – Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) – 1m25s475 (punido)
23 – Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) – 1m25s556 (punido)
24 – Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) – 1m26s750 (punido)

Obs dos tempos: Petrov(19º) perdeu 5 posições no grid por troca da caixa de câmbio, assim como Glock(22º), Di Grassi(23º) e Chandok(24º).

Agora, meus amigos, fiquem a vontade para comentar na seção de comentários, ela é toda sua!

Obrigado e até breve, Tomás.

66 comentários em “Webber marca a Pole Position para o GP da Espanha

  1. O treino de hoje, provou, que as minhas expectativas estavam bem proximas do que foi a realidade. Só não esperava, que o carro do Massa andasse para trás como aconteceu. Agora, a equipe deixa claro, que o Massa não tem chance alguma de vencer o Espanhol, e ela(Ferrari) trabalha para isso, pois mesmo, que o Alonso fosse um piloto tão superior assim ao Massa(o que não é), não poderia estar colocando meio segundo de vantagem sôbre ele. A Ferrari, fez sua opção, e fez questão de deixar isso claro, o Massa corre agora como coadjuvante, só resta saber, se ele vai se conformar com o papel que a equipe lhe atribuiu. Com um tempo 1 segundo e meio atrás da pole, a Ferrari de Massa lembra mais uma carroça, mas com mais de meio segundo de diferença para a Ferrari do Alonso, fica claro, que é realmente uma carroça, e nem a competição entre eles é possivel no atual estagio.

    • E a situação do Massa é bem delicada Newton, e se, por exemplo, a corrida terminar como está no grid, teríamos o campeonato da seguinte maneira:

      1 Jenson Button 70
      2 Lewis Hamilton 64
      3 Sebastian Vettel 63
      4 Fernando Alonso 61
      5 Nico Rosberg 54
      6 Mark Webber 53
      7 Robert Kubica 46
      8 Felipe Massa 43
      9 Michael Schumacher 18
      10 Adrian Sutil 10

      25-18-15-12-10-8-6-4-2-1

      e os contrutores:

      1 McLaren 134
      3 Red Bull 116
      2 Ferrari 104
      4 Mercedes 72
      5 Renault 52

      Portanto, esta corrida promete!

      • O Campeonato de Mundial de construtores também tá “entrucado” entre as primeiras escuderias do ranking, mas nem tanto quanto o dos pilotos…
        Mas é interessante ver um equipe como a MacLaren que não tem o carro mais veloz tem alguma vantagem nos dois campeonatos por causa da confiabilidade. Não é só a velocidade que determina um campeonato, estratégias, confiabilidade e tantos outros “dados” são essenciais”.
        Deus abençoe vocês!!!
        Fiquem na paz!

      • A McLaren é dona do melhor jogo estratégico do ano até agora..
        Incrível como eles, mesmo se a dobradinha da Red Bull vier a se efetivar, eles continuarão na liderança, e com uma vantagem de 18 pontos (na prática um 2º lugar).
        Esse ano poderemos ter algo raro, o piloto campeão ser de um time diferente do construtor vencedor. 🙂

  2. É incrível como um piloto que está tão decaido pode andar mais rápido que o fantástico, maravilhoso, fenomenal, VETTEL??????

    Michael, conseguiu finalmente andar mais rápido que o Rosberg, pelo menos nos treinos.
    Está comprovado que os chassis da equipe estavam com problemas, o do Nico teve que ser ainda mais reforçado e ficou quase 20 quilos mais pesado que o do Shumi!

    Massa, pelo menos comprovou que o acidente afetou em muito sua velocidade, vamos ver se comprova que o acidente também afetou sua raça!

    Uma equipe nova como a Williams, vai aprender que 3 semanas na F1 é uma eternidade!

    Os novos freios bembom da Mclaren do Button, mostraram que são eficientes, freiou por completo suas voltas!

    Que sorte tem o Bruno, com as punições da equipe Virgem, ele não sai em último!

    De Graça, não achou nenhuma graça em ser quase dois segundos mais rápido que o Senna e sair em último!

    Como dizem, treino é treino, jogo é jogo, corrida é corrida!

    Tomás, vamos ter que aprender a fazer a dança da chuva, se não a emoção vai ficar só na largada!

    Se a raça voltar, faço fé que o Massa consiga pelo menos uma oitava colocação!

    Vamos comprovar amanhã, se é um touro vermelho ou só um boi pintado?

    Gostaria de saber qual é o orçamento da Red Bull, para ela andar tão mais rápido que a Ferrari, que nem o meio segundo que o Alonso consegue ficar a quase um segundos do touros vermelhos?

    • Luiz Sergio, você transferiu o problema do carro para o piloto. Tem certeza, que o Massa tá amarelando, ou os carros da Ferrari estão mais “distintos” do que nunca. A McLaren, tambem esta jogando suas fichas no queridinho da casa, lá Hamilton é absoluto, o Button é que se intrometeu indevidamente. Assisto FI a tempo suficiente para perceber quando a equipe começa a jogar só para um lado, depois qual seria o interesse da Ferrari em contrariar seus patrocinadores espanhois? Nenhum, não é mesmo, e olha que nem falamos na imprensa local e a fanatica torcida espanhola, que abarrotou o autodromo hoje, com certeza não foram lá para ver o Massa ficar a frente do Alonso, a Ferrari que não é boba nem nada, deu o que a torcida queria, ou estou tão enganado assim? Lá na Espanha, ao contrario do Brasil, a torcida quer o piloto da casa na frente, não importa a que custo, lá o pessoal não baba o ovo do Hamilton, nem de ninguém que não seja o Sr. Alonso das Asturias.

      • “Nenhum, não é mesmo, e olha que nem falamos na imprensa local e a fanatica torcida espanhola, que abarrotou o autodromo hoje, com certeza não foram lá para ver o Massa ficar a frente do Alonso, a Ferrari que não é boba nem nada, deu o que a torcida queria, ou estou tão enganado assim?”

        Não, você não está enganado Newton, é isso mesmo, pelo menos eu compartilho a sua opinião.
        A minha pergunta é: será que no Brasil a Ferrari jogará a favor do Massa???

      • Newton, ainda é muito cedo para se falar alguma coisa e também não em uma corrida para se analisar, vamos ver ver o que acontece na corrida!
        O bom é curtir, brincar, pois antes da bandeirada final, não tem pontos em jogo!

      • Porque iriam jogar a favor do Massa no Brasil, se aqui, até a torcida local joga contra os pilotos brasileiros. Eu já disse e volto a repetir, as “comadres” no Brasil, torcem para o inimigo é inadimissivel, mas é verdade.

      • “O bom é curtir, brincar, pois antes da bandeirada final, não tem pontos em jogo!”

        Com certeza!

    • Os comentários de Luiz Sergio são sempre mui interessamtes e quase não da margem a pessoas como se meter, mas o faço assim mesmo, na ultima parte de seu comentário, a RBR tem eficiência tecnica, por isso gasta menos e faz mais, trabalha com uma equipe satelite, que eu tenho quase certeza testa algumas coisas sim equipe matriz, e tem o melhor projetista, veras que daqui a alguns anos a Ferrari ou Maclarem cansadas de apanhar, pagarem um caminhão de Grana pra terem Adrian Newey.

      • A Red Bull é um time que conta com pouco orçamento mesmo, mas tem o genial Newey nos seus carros (como o Claudio citou).
        E por isso mesmo a Ferrari e McLaren querem se matar de raiva, já que estas gastam muito mais grana que o time dos energéticos e levam banho…

      • Claudio, você falou a palavra mágica “eficiência”!
        Caminhão de dinheiro a Ferrari tem, pena que o Adrian Newey não é italiano.

      • “Caminhão de dinheiro a Ferrari tem, pena que o Adrian Newey não é italiano.”

        Lembro o caso da Honda, gastava milhões em 2008 e o carro saiu muito ruim, e mesmo com Ross Brawn.
        Em 2009 tudo mudou repentinamente, não sei como…
        E agora a Mercedes sofre para evoluir com Schumacher…

  3. Acredito que a Willians conseguiu progredir em termos absolutos, mas não conseguiu acompanhar o desenvolvimento das adversárias nesse início de temporada européia. E eu acho que aconteceu algo parecido com a Mercedes.
    Apesar do rendimento mediano da equipe alemã, com a melhora do desempenho de Michael, é possível que a equipe angarie até mais patrocínios. Não que o capital seja uma “mazela” para eles, mas de repente isso pode ajudar no melhro desenvolvimento do carro.
    Deus abençoe vocês!

    • Olha Ester, na verdade, acho que acontece o que eu sempre digo: em vez de progredir, a Williams retrocede. Sempre lemos que o Rubens diz que há atualizações e tudo vai melhorar, mas na verdade não é bem assim.
      É preocupante, para Rubens que quer pelo menos vencer na Williams e para a estrela precoce Nico que precisa se desenvolver em um carro de ponta…

      • O Rubens já esclareceu o motivo da pessima performance do carro hoje, ele foi todo picotado por pedras, que furaram até a suspensão do carro. Parece que o Hamilton em uma manobra, escapou(para variar) para a brita e lançou uma chuva de pedras no carro e capacete do Rubens. Alias, ele só fez a vontadade do torcedor brasileiro, que adora malhar o “Judas” da hora.

      • Uau…
        Então era isso, eu havia visto um título declarando sobre tal coisa mas não abri. Agora pesquisei por várias fontes pelo mundo e recebi boas informações.Então, será que ele seria bem superior ao Hulkenberg se o acidente não tivesse acontecido?

  4. “Só para finalizar, lembro que Hulkenberg tirou 9,9 (quase 1 segundo) de diferença para Barrichello. ” Tomas ele só tirou essa diferença pq o Barrichello foi atrapalhado pelo Bruno Senna. Não existe isso de tirar 1 segundo de uma corrida para outra!!!

    Quanto as Red Bulls não resta dúvida de que são os carros a serem batidos. Na minha opinião as Mclarens são melhores em ritmo de corrida e isso é uma vantagem para o time prateado!

    Abraço a todos!

    • Ops, Valtinho, acabei colocando os tempos do Q2 do Hulkenberg!!
      Agora sim, já está arrumado, são 268 décimos, bem menos por sinal.
      valeu pelo toque e um abraço

  5. Amanha teremos um GP chato na parte da frente eu acho, a não ser se houver uma largada espetacular de alguém, o que seria muito legal, tomara! Quanto ao final, aposto em Vettel como o vencedor, seguido de Webber e Hamilton (se não fizer uma de suas besteiras).

    • Aposto em uma largada pegando fogo entre Alonso e Hamilton. Os dois estão famintos por vitórias, Hamilton quer superar o companheiro e Alonso quer vencer em casa!

  6. Sobre o momento da Red Bull é o que eu disse no post sobre o F-Duct. Serve mais para pistas onde temos grandes retas.

    O F-Duct para ser um diferencial competitivo, deve estar acompanhado de boa eficiência aerodinâmica, que no momento é o às na manga dos energéticos.

    • “O F-Duct para ser um diferencial competitivo, deve estar acompanhado de boa eficiência aerodinâmica, que no momento é o às na manga dos energéticos.”

      Sem dúvida, lembrando que a Red Bull já trabalha no seu para depois de Mônaco.
      Eu me pergunto se tal coisa iria piorar a situação, está tudo tão fantástico para eles, no momento acredito que F-Duct não é necessário,,

      • É, Tomás, sobre essa parte técnica, eu não vou saber bem dizer. Mas de qualquer forma, a Red Bull demorou muito para instalar o difusor duplo ano, e mesmo ano passado estavam com o carro muito forte. Mas quando instalaram o equipamento, ele não veio para trazer problemas.
        Pode ser que o F-Duct também seja assim.. Porém, de qualquer forma, eu não sei até quando vai o domínio da Red Bull, a pista de amanhã os favore consideravelmente. Mas ainda temos muitas corridas, e principalmente, equipes com potencial para evoluir rapidamente durante a temporada e com pilotos também acima da média!
        DTA!

      • Olha, parece que a Red Bull apostou no lema simplicidade em 2010!
        ao contrário das outras 3…

  7. Vc falou tudo da Williams, o carro está muito, mas muito ruim, simplesmente ele n progride, regride. Os motores Cossworth parece ser até um pouco, UM POUCO, confiável; Mas é muito fraco.
    Agora as RBR estão muito rápidas, quase 1 segundo em relação ao 3º colocado, isso começa a intrigar já, já esta dando ar de alguma falcatrua por aí. Pelos menos eles não estão sendo tão consistentes nas corridas.

  8. É TOmas…
    Como você disse, tarefa MUITO dificil para Massa. ELe só tem piloto competente na frente dele…..
    O que achei estranho é que ele tinha achado um bom acerto para o carro, e estava muito perto do alonso, quando n na frente…
    parece q houve alguma coisa, ou simples falta de concentração….Enfim, uma pena…
    agora resta torcer para uma boa largada para ele….

    Alonso ainda pode aprontar alguma….no post da previa do GP disse q ele ainda podia fazer algo…acho q dentro das possibilidades ele fez uma boa volta….E ainda pode se superar na corrida…AInda mais em frente da sua torcida!!!!

    Quanto as RBR´s…Dominio puro, só se acontecer algum problema para a dobradinha nao sair…VAntagem foi a topnica dos dois carros….Fantástica volta de webber!!!!

    • Eu, na mais sinceridade possível, acho que Massa está passando por algo que um piloto de F1 nunca pode passar: APATIA…

      • Acho que Massa fez aquilo que estava dentro de seus recursos e que o carro dava, o Alonso ta na frente por ser um cara extremamente capaz e tirou leite pedra com o equipamento que tem.

        É cedo pra julgar o Massa, o carro é ruim e acho que daqui a 4 ou 5 corridas, tanto massa como Alonso serão coadjuvantes, e perceberão que o pior não vai ser massa nem Alonso e sim o carro.

      • Mas, não é que muitos dizem (não é o seu caso) que o Massa é mais capaz que o Alonso no F10?
        Eu não estou aqui para julgar ninguém, mas, desta vez, Felipe vacilou e feio..
        Vai ter que recuperar na corrida mesmo…

  9. Turma, vocês viram o show dos F-cut?
    Cada equipe se aprimorou nessa fantástica artimanha, e a Mercedes Gp se suplantou o carro ficou horrivel.
    PQP e a equipe Red Bull, sem a papagaiada arrasou com os tempos??????
    Hum, Hum, as equipes e seus projetistas vão voltar para analisar, a porca mágica da Ferrari onde a equipe perde mais tempo nas trocas dos pneus, f-cut o carro ganha 10 km na reta e perde uma eternidade para uma equipe que da asas a imaginação, SERÁ QUE AS EQUIPES NÃO DEVERIAM IR A FUNDO NO CARRO TÃO, TÃO MAIS RÁPIDOS ????
    O importante não é criar na F1 e saber copiar, e o carro a ser copiado é o da Red Bull, esqueci de informar para os grandes chefes das equipes, não é para copiar as cores e sim o projeto do foquete!

    • É Luiz Sergio, a Red Bull é a única que não tem a Asa Duto, como eu já falei muito aqui no blog, e isto pode ser o grande diferencial que todos se perguntam.
      Mas agora, como a Ferrari, McLaren e Mercedes vão copiar a Red Bull, sendo que esta não tem F-Duct e as outras três citadas têm?
      “”Tirando”” o F-Duct? não….

      • Faz sentido os comentários sobre os tais dutos, na F1 tudo se copia, mas copiar da equipe certa é o mais inteligente, e nisso Ferrari, Mercedes tão perdendo a mão do carro e o rumo do desenvolvimento, ano passado eles levaram mais tempo para copiar o difusor duplo, porem a unica equipe que chegou perto da Brawn GP, foi a RBR que não deu tanta enfase em copiar o Difusor, mas sim desenvolver seu carro e o problema que eles tinham em relação ao motor, não deu ano passado, mas esse anoeles vieram melhores, acreditando naquilo que eles criaram e desenvolvendo o proprio carro não copiando os outros.

        Se você copia algo ficará pra tras, ou seja copiar quer dizer melhorar copiando, mas apenas para andar atras com um pouco mais de dignidade, mas se não copiar da equipe certa até a dignidade vai embora.

      • Ou seja, a Ferrari copiou da McLaren que copiou da Red Bull que copiou da Ferrari que copiou das duas?? rsrsrs

        Copiar melhor, esse é o lema.. 😉

  10. As Red Bull, se 60% das corridas forem em condições normais levam o titulo, Vettel será o piloto campeão então, a Ferrari vem mostrando o que eu comentava, enquanto a RBR ja nasceu bem e o Maclarem evouluiu bem a Ferrari ainda corrige erros e perde terreno, na minha opinião perderá mais terreno. Ja diria o Sábio Compadre washington “Carro que nasce torto nunca se indireita”, ou seja a ferrari já perdeu terreno para a Maclaren se não se cuidar, perder espaço também para a Mercedes, Ninguem pode viver a ilusão do 4º lugar de Alonso, ali foi mérito do piloto que tirou leite de pedra.
    Caso Williams, e uma estrutura profissional que não deixa desejar as grandes, a diferença e que falta grana pra ter os melhores projetistas e tecnicos, (lembrando que o corpo tecnico espalhado por Ferrari, Maclaren, Mercedes e Red Bull, ja passou pela Williams), agora anda meio perdida no quesito qualidade tecnica dos parceiros (motor), devia ter um parceiro tecnico que ajudasse e estivesse no seu nivél, se a Mercedes não quer mais fornecer motor, tenta a Ferrari, se não conseguisse a ferrari pelo menos a Renault, a Cosowrth é parceira de equipe novata, não de uma Williams, quanto ao que aconteceu hj, faltou competencia a equipe de ter colocado Barrica sem trafego na pista, acho um fato normal vendo que Ferrari e maclarem ja fizeram pior, o problema é Ferrari e Maclaren, tem um equipamento melhor e mais chance de recuperação em situação adversa, no casso de Rubinho esse erro no treino, colocou uma pá de cal no seu fim de semana.

    Amanha vou ver o GP, mas sem chuva confesso que vai dar sono.

    • Amanhã, GP no seco, chatíssimo, com dobradinha da Red Bull e uma Ferrari ou McLaren em terceiro..
      Duvido tanto que chova, mas ao mesmo tempo quero muito que as condições climáticas sejam favoráveis para isso, porque, um GP como o de Barcelona sem chuva, só é agitado na largada mesmo…

      Como diz Luiz Sergio, façamos a dança da chuva! rsrsrs

    • Claudio, já não concordo com você, sobre o motor da Williams, não é só a Williams voltar para o topo é também esse motor Cosworth, essas são minhas paixões antigas, incluindo também a Lotus.
      Gostaria que pilotada pelo brasileiro, entrasse nas pistas para disputar vitórias.

      • É Luiz, não sei o que você pensa a respeito, mas para mim essa Lotus é uma equipe sem graça e desacreditada, apenas com uma faixa lembrando as épocas de ouro e pintada de verde),nada a ver com a Lotus “verdadeira”, que dava paixão de ver correr (apesar de eu nunca ter visto “ao vivo”).
        Acho que foi errado colocar o nome de Lotus a uma equipe que está “quilômetros luz” dos rivais e ainda tem Kövalainen como piloto (em compensação, Clark, Fittipaldi, Hill, Peterson, Andretti, nas épocas antigas, pilotos de nível altíssimo).

        Foi muito bom o fato da Brabham não ter voltado.
        Já a gloriosa Lotus não resistiu a tentação…

  11. Sempre esperei que fosse o Vettel a conseguir a pole, mas o Webber esteve bastante bem.

    Grande Abraço!

    Kimi_Cris

    • Estou gostando dessa sua ideia de colocar os “tweets” dos times e equipes em seu blog, muito bacana mesmo!
      Lá, muitas “revelações” interessantes saem..

  12. Tomas , só mesmo pra não ficar ausente deste tão novo mas,já clássico blog , vou dar um leve pitaco já que hoje , e sempre é um sucesso .
    Eles ( nem precisa mais cita-los ) dominaram fácil fácil os treinos e , fizeram da Catalunha a passarela particular de seus desfiles .
    Esse time austríaco que vem fabricando a sua bonita história na categoria , colocou mais de meio segundo da melhor Mclaren/Hamilton e , pásmem quase 1s na Ferrari/Alonso .
    Portanto , sobraram em cima da concorrência , neste caso , não dá para negar que o duelo ( em pista seca ) pela vitória , está simplesmente restrito a essa dupla Vettel/Webber e , vai ganhar aquele que se der melhor , pois ambos tem muito folgadamente carros para vencer .
    Abraço .

    • Sem dúvida Marco.

      O insuportável Galvão Bueno tem uma solução para estragar a dobradinha da Red Bull: Chuva!!!
      Será?

  13. Declarações de Massa explicando (ou tentando) a 9ª colocação no grid:

    Fernando é um piloto muito bom, mas alguma coisa aconteceu comigo hoje.
    Alguma coisa não está indo como eu quero, por isso não pude fazer o tempo de volta ou dirigir o carro como eu queria.
    Isso é algo que precisamos entender e melhorar. Vai ser difícil para amanhã, porque não podemos mudar o carro, mas precisamos fazer algo para as próximas corridas.

    Eu estava lutando muito para encontrar o justo equilíbrio no carro.
    Precisamos entender o que aconteceu, entender qual direção seguir. Fui em uma direção completamente diferente de Alonso, e depois voltei novamente ao seu jeito. Tentamos tudo.
    Parece que algo não está funcionando, mas não sabemos o quê.

    Pelo que me parece, pessoal, Massa vai sofrer muito com o carro na corrida mesmo…
    Se não pontuar, será terrível. Alguém tem uma ideia do que pode acontecer?

    • Sobre o fraco desempenho do Massa, sem querer lançar um monte de justificativas ao vento, o Ico fez algumas comentários no seu blog (http://blog-do-ico.blogspot.com/2010/05/choque.html) sobre as dificuldades de adaptação do brasileiro ao carro. E nessa mesma entrevista que você citou, Tomás, o Massa também coloca que nos treinos da pré-temporada, ele estava virando na casa de 1.20, hoje virou a 1.21 – mostra alguma dificuldade de adaptação, sim. Mas não é o fim-do-mundo! O ferrarista brasileiro tem feito excelentes largadas, e acho difícil ele não pontuar amanhã.
      Mas caso o Massa não pontue, e ainda por cima Alonso for bem, podem esperar uma chuva de críticas da imprensa (espanhola, brasileira…). Mas também não é, obviamente, uma crise interminável. O Massa já teve vários incios de mundias pifíos, correndo ao lado de campeões mundias. Em 2008, quase levou a taça de ouro.
      Mas eu não acredito que o Massa esteja desanimado não, pelo menos não para correr. Porque os pilotos em geral de outras equipes estão meio receosos por causa da dobradinha hoje da Red Bull, isso é fato. Mas acho que esse brasileiro ainda tem muita garra se esforçar e correr na F-1 ainda por muitos anos. Mas, sem querer dar “chutes”, acho difícil ele não pontuar amanhã. Podemos esperar um piloto combativo em Barcelona!
      Tudo de bom para vocês!

      • Grande ESter!!!

        E mais, isso daria uma boa análise, fiquei sabendo que em agosto temos quase 1 mes sem corrida, ou seja, ali tenho que caprichar nelas…
        Muito a se analisar, trabalho pela frente! rsrsrs

        abraço!

  14. Hum… “Apostas” para a corrida de amanhã, não sou boa nisso não, mas vamo lá:
    1. Lewis Hamilton
    2. Fernando Alonso
    3. Vettel
    4. Weber
    5. Schumacher
    6. Button
    7. Massa
    8. Rosberg
    9. Kubica
    10. Kobayaschi

    Sim, eu baguncei o grid de propósito. E acredito que os 10 primeiros não vai sair do Top 10!
    Abraços,
    DTA!

  15. Top 10:

    1) Vettel
    2) Webber
    3) Alonso
    4) Button
    5) Massa
    6) Kubica
    7) Kobayashi
    8) Alguersuari
    9) Rosberg
    10) Schumacher

    Ou seja, conto com algumas zebras para tirar nota 10 amanhã, rsss.

      • ow boca maldita (no meu caso em particular acho que foi bendita he he he)
        preciso da milhar no bicho, ou dos numeros da megasena por favor!

  16. Não pensei muito, mas vamos lá:

    1 – Vettel
    2 – Webber
    3 – Hamilton
    4 – Alonso
    5 – Button
    6 – Rosberg
    7 – Massa
    8 – Kubica
    9 – Schumacher
    10 – Sutil

  17. Vou chutar qualquer coisa.

    1 – Webber
    2 – Vettel
    3 – Button
    4- Hamilton
    5 – Alonso
    6 – Massa
    7 – Rosberg
    8 – Schumacher
    9 – Kubica
    10 – Kobayashi

  18. Alguém aposta em mais uma estratégia arriscada, mas eficiente, de Button, ou será que vai dar Red Bull de ponta a ponta mesmo?

  19. Tomás, gostei e repasso:

    Coluna Warm Up: A vida chata dos pilotos
    Há um paradoxo na F1 que, cedo ou tarde, terá de ser corrigido. É um esporte em que o esportista está proibido de treinar. Tem alguma coisa errada num esporte que impede seus praticantes de se aperfeiçoarem

    Flavio Gomes

    Há um paradoxo na F1 que, cedo ou tarde, terá de ser corrigido. É um esporte em que o esportista está proibido de treinar. Ele pratica sua atividade apenas 19 vezes por temporada, durante 57 dias, contando os treinos de sexta e sábado. Isso dá 15,6% do ano. Nos outros 308 dias, para falar o português bem claro, o cara fica coçando.

    Claro que há as atividades promocionais que lhe tomam tempo, muito mais, se forem contadas as horas trabalhadas, do que aquele gasto ao volante do carro. São pilotos, mas ocupam a maior parte de suas vidas de atletas como garotos-propaganda.

    Tem alguma coisa errada num esporte que impede seus praticantes de treinarem, melhorarem, se aperfeiçoarem.

    A explicação é lógica e cristalina. Treinar com carro de corrida custa muito mais do que bater uma bola, fazer um rachão, ensaiar jogadas, cruzamentos e cobranças de faltas. Ou mergulhar na piscina, ou correr a pé. Implica deslocar um contingente enorme de pessoas a um autódromo, gastar gasolina, consumir pneus.

    Mas algo precisaria ser revisto nesse negócio. As equipes continuam torrando fortunas para substituir o trabalho de pista por algo que, ao menos, simule aquilo que vão encontrar quando seus carros tomarem contato com o asfalto. São simuladores de última geração, aparelhos sofisticados para preparação física, programas de computador caríssimos, horas em túnel de vento — algo que está sendo controlado, mas ainda custa bastante dinheiro.

    O resultado é que as soluções mecânicas e aerodinâmicas que surgem nas telas de LCD não podem ser testadas entre um GP e outro. Ninguém sabe se elas funcionam direito. Podem dar errado, e aí toda a grana e as horas de trabalho de técnicos e engenheiros escorrem pelo ralo.

    O GP da Espanha, que abre a temporada europeia domingo, mostrará carros bem modificados em algumas equipes, quando se olha para o que foi usado nas quatro primeiras corridas do ano. Ferrari e Mercedes, especialmente, inventaram um monte de coisa nova.

    No caso dos alemães, parece que está funcionando. Mexeram radicalmente na entrada de ar sobre a carenagem e Michael Schumacher encheu o carro de elogios ontem. Os italianos, no entanto, não ficaram muito entusiasmados com suas novidades. Schumacher, aliás, é um dos que mais se ressentem da proibição dos testes. Nos áureos tempos de Ferrari, passava dias treinando na pista particular de Fiorano. Era o primeiro a chegar e só parava quando o sol se punha. Tinha até um modesto quartinho com banheiro e TV pendurada no teto ao lado do circuito, para não perder tempo com deslocamentos. Há quem diga que até dormia de macacão, para acordar e pular dentro do carro sem ter de se trocar.

    Exagero, claro. Mas não há dúvidas de que os milhares de quilômetros rodados naquelas manhãs e tardes desoladas do norte da Itália ajudaram, e muito, nas conquistas de seus cinco títulos mundiais pelo time de Maranello. Michael melhorava sua pilotagem e desenvolvia o carro. Era a total integração entre homem e máquina, que fazia com que ambos parecessem um só nas corridas.

    Sem treinos, fica tudo mais difícil. É verdade que a diferença de orçamento aumenta ainda mais o abismo técnico entre grandes e pequenas quando se tem a chance de testar. A curva de evolução de um carro de time de ponta é muito mais elevada que a de uma equipe que vive com as contas apertadas, vendendo o almoço para pagar o jantar. Mas o que fazer, então?

    Não tenho a menor ideia. E ninguém tem. Por isso, enquanto nada é feito no sentido de se dar a liberdade a um piloto de pilotar, o negócio é arranjar trabalho para eles, que ganham muito bem para ficar sentados em casa jogando Playstation. E tome promoção, tarde de autógrafo, entrevista coletiva.

    Pode parecer bobagem o que vou dizer, mas, por esse lado, ser piloto de F1 deve ser meio chato.

  20. 1º pelotão na largada, nenhuma alteração (1º ao 6º)
    Massa ganhou 2, de 9º a 7º, e Rubens 5 (17º a 12º).
    E a FOM inova em algumas coisas também….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: