E Webber vence o monótono GP da Espanha…

A receita de uma corrida perfeita foi mostrada por Mark Webber com seu fantástico Red Bull agora pouco nas curvas do traçado de Montmeló.  Largando da pole, o australiano dominou uma prova monótona que só levou uma pitada de emoção na última volta, com uma batida que tirou Lewis Hamilton do GP.

O que por sinal mudou totalmente a tabela do campeonato e deixou, em uma situação privilegiada, Alonso, de cara para o 2º lugar, algo que colocou os espanhóis e tifosis em total êxtase e sentindo o gosto do pódio novamente.

Vettel, que parecia ter um segundo lugar garantido, foi traído por seus próprios erros. Foi ultrapassado por Hamilton na saída do box e depois, quando teve que parar novamente, perdeu a posição para Alonso, porém o choque do inglês fez ele estar no pódio novamente.Mas viu Webber encostar na tabela classificação, a apenas 7 pontos de Sebastian. Esta briga interna promete em 2010.

Schumacher, que parece ter voltado de vez, contou com a sorte dos problemas de seus rivais, se defendeu muito bem de um insistente Button e levou o 4º lugar. Rosberg teve uma corrida recheada de problemas e foi apenas o 13º.

Button e Massa vieram logo a seguir, com Sutil fazendo um ótimo trabalho adiante de Kubica, 8º, e Barrichello que ganhou 8 posições na corrida e levou 2 pontos. Alguersuari,da casa, mesmo com Drive Trought, ficou em décimo e levou um pontinho para a Toro Rosso.

Red Bull, imbatível?

Webber talvez não tenha deixado dúvidas de que a Red Bull dá um banho no seco depois de conseguir a sua 1ª vitória no campeonato de ponta a ponta. Mas, pelo menos eu, notei que o time dos energéticos não é, digamos assim, a “máquina mortífera” que todos pensavam. Webber foi o dono da maioria das voltas rápidas hoje em Barcelona, obviamente também porque estava de cara ao vento e sem ninguém que lhe incomodasse.

Mas, a volta mais rápida da corrida não foi dele mas sim de Hamilton, com um carro equipado de F-Duct, em um tempo de 1:24:357. Será, então, que o que falta para a Red Bull ser imbatível é introduzir a Asa Duto no RB6? Realmente, não se sabe, mas em vários momentos da prova eu vi Lewis e Alonso superando os touros com a cor púrpura em seus respectivos tempos. Obviamente, o banho foi dado, mas não totalmente.

Ferrari completa com Alonso em 2º e Massa em 6º

Se formos tirar um balanço do final de semana da Scuderia, este seria acima do esperado. Claramente, pelo resultado obtido se comparado com as posições iniciais no grid. Alonso ganhou 2 posições no total e Massa três. O pódio que era tão esperado depois da corrida de estreia chegou para Alonso, com uma ajudinha extra. A Asa Duto se mostrou eficiente, com algumas vantagens nas retas e tendo o espanhol como o dono da volta mais rápida da corrida em alguns momentos.

Para Massa, a batida de Hamilton foi um benefício muito grande, já que o inglês ficou com os mesmos 49 pontos que Felipe. Sexto lugar, pouco se formos levar em conta as expectativas da semana, mas muito se analisarmos as condições da corrida. Agora, Mônaco dá as caras para um F10 mais sistemático…

McLaren termina o fim de semana na amargura

Foi em uma fração de milésimo. Era a última volta, Hamilton se encaminhava para um sensacional 2º lugar após fazer uma ótima corrida, mas o pneu jogou suas chances aos ares, literalmente. Para esclarecer, o que ocorreu no composto do MP4-25 foi um estouro, provocado talvez pela pressão exercida durante toda a prova.

Hamilton, que agora estaria em 2º na tabela, foi renegado ao 6º posto, 21 pontos atrás do companheiro, Button, que aliás fez uma boa corrida, pressionando por uma boa parte Schumacher mas sem sucesso. Acabou em 5º, posição que largou, e se segurando 3 pontos a frente de Alonso no campeonato.

Interessante mesmo foi esta briga que foi dita aí acima, entre Button e Schumi. Jenson contava com um sistema de dutos que lhe dava uma vantagem impressionante na reta, vista ocularmente, mas que não foi possível para ultrapassar um razoável Schumacher, adiantando-se ao inglês impossibilitando a ultrapassagem.

Mercedes traz Schumacher “de volta”

O 4º lugar de Schumacher refletiu o avanço do W01 e as melhorias feita no carro para beneficiar o estilo de pilotagem do alemão. Claro que, se Hamilton não tivesse batido na última volta, seria um quinto posto, mas as corridas são assim, circustanciais.

Como eu bem já ressaltei acima, me impressionou o poder de Michael em segurar o campeão Button com um notável MP4-25 superior ao seu Mercedes. Quando o inglês puxava toda a aerodinâmica possível na reta para ultrapassar na 1ª curva na saída dos boxes, Schumacher retrocedia e deixava o espaço para uma possível ultrapassagem nulo. Foi assim durante muitas voltas, mas a tática de “resistêcnia” deu certo. Aqui, pela primeira vez neste ano, o braço de Michael contou de verdade para defender uma posição.

Rosberg não teve um fim de semana feliz, parou duas vezes nos boxes, ultrapassou Hulkenberg depois de uma dura batalha mostrada com ênfase pela televisão mas não pontuou. E caiu para 5º na tabela.

Sutil, Kubica, Barrichello e Alguersuari, os heróis de Montmeló

Com a corrida ruim de Rosberg e a batida inesperada de Hamilton, restaram, hipoteticamente, 4 vagas livres para os pilotos fora do Top 4. Pois esse quarteto citado recentemente, fez uma corrida quieta mas eficiente, bem eficiente.

Sutil, que foi quase invisível hoje em pista, terminou em uma louvável 7ª posição com seu Force India e levou 6 pontos para casa. Porém, ainda, falta bastante para a Force India se solidificar como a quinta força.

Kubica, que sinceramente esperava mais, errou na largada e perdeu três posições. A partir daquele momento, iniciou uma recuperação tímida e finalizou em 8º, a apenas 0,7 de Sutil. Para as pretensões da Renault, que sonha com disputar o título, foi pouco, mas para a evolução do R30, foi muito.

Barrichello, que depois de levar uma “chuva de pedras” de Lewis no sábado, largou em 17º mas ganhou 5 posições na largada. Ultrapassou seu companheiro, imprimiu um bom ritmo e conseguiu dois suados mas merecidos pontos. Um alívio para a fase ruim do time de Grove.

E não foi só Alonso o único espanhol a ser beneficiado com o incidente de Hamilton.Alguersuari, que era o 11º antes da última volta, contou com uma boa dose de sorte e depois de fazer dois pit-stops, um causado por Drive-Trhought, finalizou em 10º. Curioso é que em todas as 5 corridas até aqui, o jovem espanhol foi superior ao, por um lado, experiente Buemi. Só falta a Toro Rosso melhorar um pouco o carro para os pontos serem mais frequentes.

E então meus amigos, o que acharam do GP? A batida de Lewis mudou muito o ritmo de campeonato? Schumacher voltou? Tudo isso será debatido na nossa seção de comentários. Fiquem com os resultados e mais uma vez, obrigado!

Resultado:

1 Mark Webber Red Bull 66 1h 35:44.101
2 Fernando Alonso Ferrari 66 23:24:15.
3 Sebastian Vettel Red Bull 66 23:24:15.
4 Michael Schumacher Mercedes 66 23:24:15.
5 Jenson Button McLaren 66 23:24:15.
6 Felipe Massa Ferrari 66 23:24:15.
7 Adrian Sutil Force India 66 23:24:15.
8 Robert Kubica Renault 66 23:24:15.
9 Rubens Barrichello Williams 65 1 Lap
10 Jaime Alguersuari Toro Rosso 65 1 Lap
11 Vitaly Petrov Renault 65 1 Lap
12 Kamui Kobayashi BMW Sauber 65 1 Lap
13 Nico Rosberg Mercedes 65 1 Lap
14 Lewis Hamilton McLaren 64 Tyre
15 Vitantonio Liuzzi Force India 64 2 Laps
16 Nico Hülkenberg Williams 64 2 Laps
17 Jarno Trulli Lotus 63 3 Laps
18 Timo Glock Virgin 63 3 Laps
19 Lucas Di Grassi Virgin 62 4 Laps
Sébastien Buemi Toro Rosso 42 Retirement
Karun Chandhok Hispania 27 Retirement
Pedro de la Rosa Sauber 18 Retirement
Heikki Kovalainen Lotus 0 Not started
Bruno Senna Hispania 0 Spun off

Melhor volta: Lewis Hamilton- 1:24:357, na 59º de 66 voltas

Campeonato Pilotos:

1 Jenson Button 70
2 Fernando Alonso 67
3 Sebastian Vettel 60
4 Mark Webber 53
5 Nico Rosberg 50
6 Lewis Hamilton 49
7 Felipe Massa 49
8 Robert Kubica 44
9 Michael Schumacher 22
10 Adrian Sutil 16
11 Vitantonio Liuzzi 8
12 Rubens Barrichello 7
13 Vitaly Petrov 6
14 Jaime Alguersuari 3
15 Nico Hülkenberg 1

Campeonato Equipes:

1 McLaren 119
2 Ferrari 116
3 Red Bull 113
4 Mercedes 72
5 Renault 50
6 Force India 24
7 Williams 8
8 Toro Rosso 3

70 respostas para “E Webber vence o monótono GP da Espanha…”

  1. Shumi, voltou!
    Vettel, esse garoto vai longe, é pegar mais um pouquinho de experiência, talvez menos de dez anos e sai campeão do talvez!
    Webber, esse cara não podia estar na Formula Um, não tem capacidade para ser companheiro para o Vettel!
    Felipe, ficou mais rápido com a peça quebrada, o que é isso FERRARI????????????????????????
    Rosberg, a melhoria no seu carro, ficou ótima, ótima mesmo para o Michael??????
    Rubinho, parabéns por mais uma grande corrida!
    Viu Hamilton, o porque que para seu estilo tem mais uma parada no box!
    Alonso, sorte de campeão????

    1. Ah, meu amigo, esta corrida foi monótona, mas trouxe mais perguntas que o esperado!!!
      Sorte de campeão, não sei, mas Button segue firme e forte na liderança!

  2. Corrida monótona, pouco disputada entre os ponteiros. Apenas no pelotão intermediário tivemos boas disputas.

    Felipe Massa não teve um bom final de semana, mas mesmo assim, chegou nos pontos. Jenson Button e Michael Schumacher fizeram uma boa corrida. Mark Webber pouco apareceu, porém manteve a liderança durante toda a corrida, além de vencer com tranquilidade. Vettel foi bem, mas enfrentou problemas, assim como Hamilton, que abandonou por causa de um pneu furado.

    Fernando Alonso teve uma corrida estilo Prost, quieto foi chegando e terminou em 2º lugar, garantindo um pódio diante da torcida.

    Rubinho também teve um bom resultado depois dos problemas de ontem, ficando livre dos problemas no início e somando mais dois pontos.

    1. “Fernando Alonso teve uma corrida estilo Prost, quieto foi chegando e terminou em 2º lugar, garantindo um pódio diante da torcida.”

      Estilo Prost foi boa!
      E olha, quero ver o que os comentaristas acharam da corrida, que mudou o rumo do campeonato!

  3. Concordo, Tomás, nada é tão ruim como parece no início – a equipe dos energéticos ainda precisa evoluir muito para dominar o campeonato de ponta a ponta – bem se isso acontecer. Outros fatores como pilotos, “organização do pit stop – Vettel que o diga”, estrategias e mais um monte de coisa estão jogando na competição.
    Mas foi bom mesmo ver o “furo” que a MacLaren e a Ferrari podem fazer na equipe dos energéticos, mesmo numa pista como de Barcelona, ou quem sabe até de Mônaco, vamos ver semana que vem. A Brawn era a grande aposta para uma dobradinha ano passado, mas não foi o que aconteceu… Ah, e para uma recuperação no campeonato, torço para que o Massa “encontre o acerto do carro”. Imagino que modificações no se chassi precisam ser feitas, urgentemente.
    No mais, acho que o destaque positivo da prova foi Schumacher – e foi uma pena ver o que aconteceu com a prova do Nico hoje. O “hepta” não mostrou ainda todo o potencial que tem, mas está treinando e com certeza a Mercedes deve estar olhando-o com outros olhos agora!
    Vou deixar que a galera gabaritada aqui do Blog comente mais coisas da corrida!
    DTA!

    1. Ester, acredito que o Massa fez uma boa corrida mas não foi a altura que se esperava. A briga entre Button e Schumi o atrasou.

      E o pedaço quebrado, não é que deixou a Ferrari mais rápida???

      1. Ai, ai… Será que a Ferrari vai tirar agora aquela asa do carro do Massa? Rs..

      2. Olha, não seria pensar maluquice não, eles estão procurando tantas soluções, uma apareceu na cara, se eles não se darem conta,bom, deixa para lá….

  4. Huuumm será que o Alonso fica com o título no final da temporada?? Está a comer pelas beiradas (marcando seus pontinhos qdo. se permite), sei não se bobearem ele tasca esta, mas tá difícil comentar pelos blogs pois se digo isto acham que sou um torcedor fanático do asturiano (aprecio a pilotagem do mesmo e só). O Vettel precisa de experiência para dosar o pé duro que tem qdo. conseguir fazer isso vai longe (no bom sentido, claro). A Mercedes até poderia aproveitar alguma “rebarba” com o Rosberg mas a equipe trabalha para o enferrujado Schumacher então vai dançar feio. O Webber nao vejo a disputar título (é como o Couthard e o Barrichello) pois alterna uma boa prova com 3 ruins (pela média sendo bem bonzinho). Entonces creio que ficará entre o Button e o Alonso e talvez, talvez o Hamilton se melhorar a “cabeça e seu sentido de ética, que é bem duvidoso e benevolente aos olhos dos inspetores da FIA).

    1. Fernando, eu também estou começando achar que Button e Alonso vão brigar bonito pelo título. Lewis, eu o vejo um pouco mais imprudente, por exemplo nesta corrida, ele frita demais os pneus, e deu no que deu. Sabíamos que Montmeló é um traçado duro com os pneus, então..
      Vettel e Webber, uma dupla fortíssima, mas parece não contar com a sorte.
      Ainda Massa e Lewis não venceram, e isso não é bom.

      Desviando um pouco, o que acharam do 7º lugar de Sutil? E Barrichello pontuou também!

  5. Vamos aos meus humildes pitacos:

    1) Webber foi o cara, mas continuo achando que o nome do fim de semana, aliás, do ano, é Adrian Newey;

    2) O Nada Sei é preciso como um relógio suiço, por isso estava na hora certa no lugar certo, mereceu o 2º lugar, nem teve de fazer muito esforço;

    3) Vettel, ah!!!! Vettel, cada vez mais a admiração que tenho por esse piloto vai indo embora. Eu aceito muita coisa de um piloto, mas, ser um bundão não é uma delas, e, Vettel está me saindo um grande bundão quando o assunto é disputar posições, deveria ter jogado o Hamilton na PQP, mas acovardou-se. Além disso, é realmente estranho que só o seu carro apresente tantos problemas, começo a desconfiar que ele pode ter parcela de culpa;

    4) E o Schumy, o velho alemão deu uma aula de como segurar um carro muito mais rápido nas retas de Barcelona, prova disso foi a grande dificuldade de Rosberg em passar uma Willians, diria que tem uma galera aí pagando língua do que disse contra o Sapateiro. Se a Mercedes tiver um carro mais rápido de retas é capaz de ganhar corrida ainda esse ano;

    5) Button foi burocrático e, como nada de anormal aconteceu na corrida, saiu no lucro;

    6) Massa foi burocrático e, como nada de anormal aconteceu na corrida, saiu no prejuízo, não durará muito mais tempo na Ferrari, está virando um segundão;

    7) Sutil, como tem andado esse alemão, parabéns a ele;

    8) Kubica, o polonês não teve uma grande atuação, mas vai pontuando em todas as provas, o que, na Renault, é um grande feito;

    9) Barrichello, bela largada e recuperação na corrida, parece que a Willians deu um kit da Pionner novinho para ele (rádio via satélite com MP3, cd de auto-ajuda do Lair Ribeiro e uma enorme mordaça para ele fechar a matraca);

    10) Alguerssuari, vem melhorando a cada GP e pode ser a nova sensação espanhola;

    11) O resto é resto e em um dos GP’s mais chatos da temporada não merecem citação.

    Observações Gerais:

    a) O Brasil, ao que parece, acaba sua participação relevante na F1 com Felipe Massa, pois, para quem pichou Nelson Ângelo Piquet porque tomava tempo do bi-campeão Alonso, ver o que estão fazendo Bruno Senna e Lucas DiGrassi é de dar dó, tenho muita pena desses dois pilotos e não vejo futuro algum para eles na F1;

    b) Estou com o grande Anselmo Coyote, pilotos, na F1 atual, dignos desse nome, diria que são somente três: Hamilton, Alonso e Schumy. Vejam a coincidência, exatamente aqueles que utilizam de todos os meios possíveis (lícitos e ilícitos) para superar os adversários. Minha cruzada pela ética na F1 se mostra uma pobre e ingênua utopia, percebi que, para ser um dos vencedores na categoria, o piloto tem mesmo de mandar a ética e os adversários para fora da pista;

    c) Sendo assim, não me resta alternativa senão torcer pelo Alemão e pelo Hamilton, porque, pelo Alonso, aí já seria demais né;

    Dá-lhe Schumy, dá-lhe Miltão…

    1. “Minha cruzada pela ética na F1 se mostra uma pobre e ingênua utopia, percebi que, para ser um dos vencedores na categoria, o piloto tem mesmo de mandar a ética e os adversários para fora da pista;”

      ótimas avaliações. Sobre o trecho aí acima, a F1 passa por esse momento realmente, e por isso os pilotos éticos não se dão bem. Agora, que é ético e quem não é??????

      1. Ccregazzoni,
        se a equipe Williams, colocar essa mordaça o Rubinho se torna um piloto completo.

      2. “se a equipe Williams, colocar essa mordaça o Rubinho se torna um piloto completo.”

        hahaha, mas………… Porque?

      3. 90% das sua declarações da margem para no mínimo tripla interpretações.

      4. “90% das sua declarações da margem para no mínimo tripla interpretações.”

        Mas, que porcaria!

      5. Na minha opinião, dos melhores pilotos, quem ainda não se envolveu em pilantragens foram: Button, Vettel e Massa. Ponto para o Button que já é campeão.

      6. Concordo contigo regazzoni, e também vale contar que tanto Vettel como Massa são vices. Obviamente, não conta nada, mas para Vettel, ser vice em começo relativo de carreira é um feito. E claro, sem pilantragens, rsrsrs

  6. Temos que lembrar que pilotos mais arrojados como Hamilton e Vettel “detonam” mais o equipamento, pra mim ficou claro que o pneu do Hamilton não aguentou devido ao seu estilo de pilotagem, isso já foi notado em outras corridas, o mesmo pode ter acontecido com Vettel, Webber e Button pilotos mais técnicos chegaram com equipamento “inteiro”, o mesmo aconteceu com Alonso que não forçou sabendo que não ia resolver muito, esperou alguma “supresa” e ela aconteceu com Hamilton e Vettel, corrida bem estilo Prost de Alonso, acabou com um ótimo pódio e a 3 pontos do líder Button na tabela! Senna também não economizava equipamento e muitas vezes era superado pelo Prost que não era espetacular mas sim um piloto eficiente, nem sempre o piloto mais arrojado leva vantagem, muitas vezes fica pelo caminho, ou erra ou fica sem equipamento no final da corrida!Ótima corrida de Schumacher, se tivesse com um carro de ponta estaria na briga pelo título, corrida sem erros, ultrapassagem na pista e segurando o atual campeão com carro superior, Button ficou frustrado ele sabe que tinha carro melhor! O Nico sentiu o mesmo drama de Schumacher, largou mal e depois ficou várias voltas atrás de um carro lento, nada como um dia após o outro…

  7. Parabéns para o engenheiro que projetou essa área maravilhosa onde alguns podem chamar de pista!
    Ver um carro tão mais rápido como a Mclaren do Button, não conseguir ultrapassar a Mercedes Gp do Michael é saber que quem a criou essa área, não gosta, nunca perdeu tempo para assistir a uma corrida.
    Penso que tudo na vida pode ser mudado, pode ser transformado, se não sabem é só pegar um grupo de grandes pilotos e reprojetar essa grande área e a transformar em uma pista de corridas, onde existam realmente pontos de ultrapassagens.
    Gosto muito do grande campeão Shumi, mais hoje ele só fez o normal.

    1. Sério, dava tanta agonia ver o Button chegar umas 50 vezes no Schumacher depois da reta e não ultrapassar…
      E o Nico? Lá trás, e passou o outro Nico na marra!
      Gostei da manobra, pena que Rosberg viveu um fim de semana terrível..

      1. A diferença dessa área em Barcelona para a de Mônaco e que da arquibancada da para acompanhar a agonia dos pilotos tentando inventar um local de ultrapassagem.

      2. Button acho eu foi convecido a desistir pela maclarem, ele meio que tirou o Pé do meio pro final, se ele andasse sem refirgeração no vacuo por tanto tempo o motor dele iria pelo espaço, agora ponto pro shumacher, passar por ele continua sendo dificil…

      3. Eu notei isso Claudio.
        Foi aquela atitude pensando no campeonato, mas ele reclamou bastante da “segurada” de Schumacher, disse que não era correto.
        Ah, tá bom…

  8. Excelente corrida de Recuperação do Rubinho, e pra igualar ao Senna em nº pontos, contou com uma ajudinha do Hamilton que deu o azar de estourar o pneu na penultima volta.

    1. Olha que dado interessante Rochester.
      Mas a nova pontuação contribui muito para isso também.
      Sobre a corrida do Rubens, mostrou garra com um carro que está bem abaixo da média..

      1. A nova pontuação, melhoraria muito se entrasse uma base de três ou quatro corridas para descarte, ai sim os pilotos poderiam arriscar mais.

      2. O grande o sr Bernie, parece que nunca participou de ambiente de corridas.
        Sua idéia levaria o piloto que teve uma má largada, uma rodada ou qualquer outra coisa não tentaria uma recuperação, pararia diretamente no box, pois chegar fora dessas três medalhas não valeria nada.

      3. Exatamente por isso ficou totalmente fora de cogitação.
        é que ele está gagá, coitado… rsrsrsr

  9. Finíssimos comentários, galera! 🙂
    Meus pitacos… Schumacher fez mesmo uma bela disputa de posição com Button, mas o traçado da pista também “colaborou” para dificultar a ultrapassagem de Jesson sobre Michael.
    Ah, e para não esquecer do “guerreiro”, o Rubens fez sim uma belíssima corrida de recuperação. Ele arrumou muita confiança para fazer aquela cinco ultrapassagens, depois daquela classificação “bombardeada” ontem. E foram dois pontos bem merecidos!
    Tomás, foi muito interessante você ter falado que essa corrida mudou os rumos do campeonato. Com certeza, para a Red Bull de certa forma foi frustante por não ter conseguido fazer a dobradinha, mas o campeonato continua sendo aberto. Por causa do novo sistema de pontuação e de termos 7 pilotos “empacados” no início da tabela do campeonato, a disputa para o título de campeão ainda tá bem aberto. Mas Kubica, Massa, Hamilton e Rosberg saíram mais prejudicados nas pontuação geral do campeonato nessa corrida, enquanto Alonso subiu alguns degraus para alcançar o tão cobiçado título. Quanto ao Jesson, está vendo sua liderança no campeonato cada vez mais ameaça, são apenas três pontos de diferença para Fernando, o vice-líder. Só lembrando, qualquer um desses 7 primeiros da lista pode chegar a ser líder do campeonato se ganhar a corrida de Mônaco (contando com o azar das outros da ponta do campeonato também, rs :)).
    Agora, amigos, em relação ao Mundial de Construtores, aí sim temos um Campeonato Embolado. MacLaren continua na liderança na disputa entre equipes, como o Tomás já tinha previsto que deveria acontecer, mas Ferrari e Red Bull acompanham de perto a equipe de Wooking na tabela do campeonato. Bem, isso é um sinal também que o time de Adrian precisa trabalhar vários outros aspectos além da velocidade do carro para conseguir o trófeu de melhor carro do ano!
    Um super domingo para vocês e que Deus os abençoe grandemente!

    1. é isso mesmo Ester.
      Só queria chamar a atençãopara a disputa entre os construtores que você citou, parece que ninguém se importa. Mas eu sim, afinal são apenas 6 pontos dividindo as 3 potências do mundial!
      Opa, mas peraí, e a Mercedes?

      É….

  10. A McLaren tentou convencer as adversárias a permitirem o uso dos dutos frontais na próxima temporada, mas as equipes negaram o apelo e o sistema está banido para 2011

    1. É mais uma para entrar como culpa da FIA por permitir.
      Diminuir custos??? Orçamento?? a maFIA não está nem ai.

      1. Falando em sustentabilidade (palavra amada por todos na F1) a proibição do duto é um tiro no pé, quando diminui a resistencia do ar melhora desepenho e consumo, isso trazendo para um carro de rua seria otimo, para os magos da FIA é burricce, sem contar que se todos desenvolvesse tal coisa teria muito mais ultrapassagens….

      2. É o que eu acho Claudio. Aliás, é o tema principal de amanhã aqui no blog..
        Será que dá para reverter? Tá difícil mesmo…

      3. Caro Cláudio

        Dificilmente esse F Duct, do jeito que é utilizado na F1 – com acionamento pelo dorso da mão e pelo joelho – teria alguma utilidade para o carro de rua, até porque qualquer dispositivo aerodinâmico utilizado em carros esportivos, e que possuam aerofólio, seriam e são comandados elétrica, hidraulica ou pneumaticamente. Aliás esse tipo de dispositivo de permitir que os aerofólios sejam menos efetivos em retas, produzindo menos arrasto, já é utilizado há muitos anos pela indústria automobilística, com aerofólios que modificam seu ângulo de ataque de acordo com as velocidades, por exemplo.

        Na F1, como não se pode, do cockpit, modificar esse ângulo de ataque dos aerofólios traseiros, os projetistas encontraram essa solução.

        saudações

      4. A F1 é um esporte que gasta muuuuuuuuuuuito dinheiro. Essa ideia de diminuir os custos radicalmente não me parece ser boa…

  11. Ah, essa de proibir os dutos frontais ano que vem é a maior palhaçada que já ouvi. FIA, pelo amor de deus, em que planeta você está??????????

    1. Eles alegam que o piloto tem que tirar a mão do volante ou apertar com as pernas, é perigoso, tira a concentração dos pilotos.
      Fico imaginando como o Emerson, Piquet, Clark, etc… conseguiam pilotar, tirando a mão do volante, não só nas retas, também em todas as curvas???????????
      O que eu reclamo, se é para proibir, que se proíba no inicio, sem gastos para todos os times.
      Agora, se o aplique é tão efeciente, por que em uma reta tão grande a Mclaren não conseguiu e se não conseguiu não é nada sobrenatural!

      1. “O que eu reclamo, se é para proibir, que se proíba no inicio, sem gastos para todos os times.”

        Exatamente, nada mais razoável do que isso, não é?

      2. Ola boa noite.

        Eu tb sou a favor de proibirem o duto. Na verdade é a tipica coisa que so tem vantagem esse ano, pois na medida que todos tem nao existiria mais vantagem. Se nos formos pensar que as equipes novas nao tem dinheiro nem para evoluir o carro, o que dirá desenvolver algo novo, que no fundo nao vai mudar nada. Analisando por outro ponto de vista é pior ainda, pois isso so irá trazer uma maior desigualdade entre as novas e as grandes, pois as grandes até o fim do ano ja teriam, e as pequenas talvez nem ano que vem..

        Outro ponto de vista que vi é que aquilo nao vai contribuir em nada para um carro de rua. Li alguem aqui dizendo que iria diminuir o consumo de combustivel, bem eu nao vejo possibilidade nem de longe. Alguem aqui imagina que vao colocar um botao no seu carro de rua para a Tiazinha que dirigi apertar para quando estiver na reta ? Alguem aqui acredita que no mundo normal, onde existem pessoas que nao entendem absolutamente nada de carro, vao lembrar de desligar aqui na curva ? Ou que alguem escutando musica no carro, batendo papo com os amigos, vai lembrar depois de pegar uma reta de 1km que tem de desligar ?

      3. Concordo com a última parte Claudio, isso é verdade sem dúvida.
        Obvio que na F1 é diferente, mas uma boa ressalva mesmo.

  12. Ainda estão investigando o caso do pneu, mas a unica opção descartada até o momento foi o desgaste. A mais provável, segundo os técnicos, foram detritos.

  13. Webber venceu merecidamente, fez uma pilotagem de campeão, e a McLaren teve muito azar, ao contrário da Ferrari, que, com Alsono, teve uma biata sorte.

  14. Acho cedo para apontar favoritos, Alonso sempre foi constante, porem a pontuação mudou não basta ser constante tem que vencer se quiser se campeão, ai fica a pergunta, a Ferreri tem um carro campeão? na minha opinião não, Hamilton não vai se dar bem no tipo de estrategia que a fornecedora de pneus traçou, Pneu duro e muito duro (parece que pra depois de Monaco muda) pois neste tipo de estrategia de um pít só ele não consegue levar o carro com competividade até o final, se vacilar ele não chega, cabe colocar que todo sabe que Barcelona força pneu e freio, mas terão corridas europeias em circuitos rapidos onde o consumo de pneu não acontece com tanta força, ai veremos Hamilton sempre competitivo, Shumacher se estivesse em um circuito onde ultrapassagens não fosse algo tão dificil, seria 7º.
    E pra terminar até que achei a corrida interessante, não sou projetista nem nada, mas uma chicane ou curva de baixa antes daquela reta deixaria aquele circuito muito melhor.

    Até Monaco onde acho que as Red Bull vão ser melhores ainda, e acredito que a maclarem nem tanto, pois se apoia muito na potencia do seu motor e do sistema de duto original, que pelo fato de ser original é o melhor de todos, em monaco acredito em condições normais em dominio da Red Bull e Ferrari correndo atras.

    1. Claudio, só respondendo a sua pergunta inicial, eu acho que o F10 não é um carro para vencer o campeonato. Obviamente, o melhor carro vence o campeonato, e neste quesito colocaria a Red Bull.
      Mas, ainda temos 17 GPs pela frente, muita coisa vai mudar…

  15. Bom…N posso falar muito. Nao assisti a corrida pq acabou a energia da minha casa bem no horario!! :@
    Mas parece q Alonso conseguiu fazer a torcida ir a loucura….Segundo lugar para ele, se pensarmos a situação da Ferrari diante das outras é um excelente resultado..
    O espanhol mostra que veio para brigar pelo titulo, e nada mais vale p ele….
    Massa que precisa ficar ligado, e RAPIDO!!!
    E achei legal a votória de webber, ele é talentoso sim (as vezes nao tao virtuoso)…E mostrou que pode dar trabalho para o prodigio Vettel….
    Enfim….Não posso falar mais que isso pq ainda n vi a corrida…Vou tentar ve-la agora na internet…
    abraço a todos!

    1. Nossa Gabriel, que azar cara!!! 😦

      O 2º lugar de Alonso foi, se formos analisar friamente, por pura sorte.Era até para ele ter ficado em 4º, isso porque além do incidente de Lewis, Vettel teve que parar duas vezes!
      Mas, corridas são assim, um dia a sorte está do seu lado, outra não.
      E Webber deu o grande passo que precisava.

  16. Tomás, no dia 06/05 , eu fiz esse comentário:

    Vettel, é o menino de ouro da F1, já está a alguns anos na categoria e os críticos o olham com um piloto novo e com isso todos seus erros são permitido, típico de critérios de dois pesos e duas medidas, tem o melhor carro, uma equipe eficiente que na teoria tem o título nas mãos e é o principal nome para vencer na Espanha.
    Webber já é o escudeiro do Vettel, não contam mais para disputar o título, só não informaram para ele, ai vence uma, gosta e entra nessa disputa como no ano passado, como tem o melhor carro, tem uma grande chance de sair vitorioso no Domingo.

    1. “Webber já é o escudeiro do Vettel, não contam mais para disputar o título, só não informaram para ele, ai vence uma, gosta e entra nessa disputa como no ano passado, como tem o melhor carro, tem uma grande chance de sair vitorioso no Domingo.”

      Grande Luiz Sergio!!

  17. Estranhei o fato de Petrov ter ficado pra trás com sua Renault. O Shumcher foi melhor que seu companheiro e deu muito trabalho pro Button.
    E o Barrichello fez uma ótima corrida de recuperação e mostrou ser um verdadeiro guerreiro.

    Tomá ,vc ja notou que sempre que colocam o Barrica no fundo do poço ele vai e cala alguns de seus críticos???

    Gostei da corrida. Quero ver como vai ser Monaco com suas ruas estreitas e as novatas segurando o transito.

    Abraços!!!

    1. “Tomá ,vc ja notou que sempre que colocam o Barrica no fundo do poço ele vai e cala alguns de seus críticos???”

      Notei sim Valtinho. E admito, nesta corrida, Rubens mostrou um desempenho muito bom com esse Williams tão fraco.
      Mas para Mônaco, aí é diferente..

      abraço!

  18. Tomás meu caro,

    Analise sobre a corrida absolutamente perfeita. Parabéns!!

    Campeonato em aberto a ser decidido lá em Yas Marina, sem dúvida.

    saudações

    1. Muitíssimo obrigado Celso, bacana de sua parte!
      Eu já estou levando a sério este espaço, então, qualidade é o principal! 😉

      um grande abraço

  19. Olá Tomás , depois de um belo dia das mães aqui em casa , agora que estou chegando .
    Que desfile deu esse australiano de 33 anos , 143 GPs , 12 pódios e emplacou sua terceira vitória coroando a mesma num triunfo irretocável .
    Se a corrida foi monótona , por outro lado temos um campeonato disputado , pois , os resultados dessa corrida fez com que o campeonato embolasse .
    Agora , a F1 com toda essa tecnologia ,mesmo assim ainda é um “jogo” de sorte , onde foi maldosa com Hamilton e por demais generosa com Alonso .
    Grande abraço .

    1. Opa, que bom Marco!

      Então, Webber é aquele tipo de piloto que, se tem um final de semana ruim, já era.
      Mas quando ele acerta a mão, faz pole e vence!
      Assim foi ano passado e está sendo este ano. Se cuida, Vettel!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s