Ferrari descarta o uso da Asa Duto para Mônaco

A Ferrari realmente não pensa em outra coisa que não seja bater a Red Bull em Mônaco. O circuito, que se entende como um máximo carregador de força aerodinâmica, é bem mais rigoroso com o carro e ali o tão polêmico e F-Duct, que pelo que parece, aqui no blog, não é aprovado, não será usado nas ruas do principado esse fim de semana.

Domenicali nos forneceu um dado interessante, alegando que o F10 contará com uma asa traseira e uma tampa de motor convencional, nada que dê muito trabalho aos mecânicos de Maranello:

Em mônaco não iremos usar o F-Duct. Introduzimos esse novo sistema que dá mais velocidade na reta, mas você pode perder downforce na maioria do circuito. É o primeiro estado da evolução do sistema e temos que tentar melhorar a carga aerodinâmica.

Com tudo que possa acontecer já a partir de quinta-feria, teremos noção de quanto a Ferrari tentará se espelhar na Red Bull para ter sua fórmula de sucesso garantida e brigar pela vitória. Não usar a Asa Duto neste circuito não foge do óbvio, mas será uma tentativa de comparar o rendimento do F10 ao RB6 em pista. Dali para diante, teremos uma prova de quanto a Red Bull e Ferrari vão evoluir para as pistas mais abertas no resto da Europa, que contam com retas e curvas de alta. É esperar para ver.

Alonso sempre chama a atenção para uma melhoria aerodinâmica da Ferrari logo, assim como Felipe. Essa é a principal arma para bater o time de Vettel e Webber que dominou no domingo. Loteria?

Em Mônaco pode acontecer de tudo. Pode ser que andemos na frente, ou atrás. É um circuito tão diferente aos outros que simplesmente acontecem coisas imprevistas. Temos esperanças de fazer um pódio em Mônaco e Turquia, e depois, no Canadá, chegarão as evoluções mais sérias do carro, e a partir dali vamos buscar a vitória.

Eu chamo atenção, como imagino vocês devam saber também, que Turquia é um circuito que, além de ser anti-horário, é favorável para Felipe (ele já venceu 3 corrida no traçado). Então se a Ferrari conseguir evoluir Alonso neste local, é um ótimo motivo para se esperar uma dobradinha. Obviamente, no caso, Red Bull e McLaren entram no jogo.

Curioso é que apesar de todos terem a impressão de que a McLaren chegou, Alonso se refere apenas a Red Bull:

Red Bull avançou em sua própria performance. Vimos isso no sábado e na sexta-feira, mas, honestamente, vimos também na corrida com Mark Webber. É uma referência para nós.

Não temos como reagir a isso, mas é algo que precisamos analisar cuidadosamente. Eles  melhoraram a eficiência do carro, então estão fazendo um grande trabalho.

Então, caros leitores, o que vocês opinam sobre esta dura batalha que acontecerá nas ruas de Mônaco? Quem leva aparente vantagem?

Tudo isso, na seção de comentários, claro. Fiquem a vontade.


22 comentários em “Ferrari descarta o uso da Asa Duto para Mônaco

  1. monaco é travadaço, e o treino de sábado será fundamental pra saber o vencedor, só se cair uma chuva é que a corrida se torna uma incógnita…mas acredito que a Red Bull está um passo acima mesmo…
    abs

  2. Aí, Tomás, você não tinha falado de que depois que o Massa perdeu asa do carro em Barcelona tinha andando mais rápido, e a Ferrari poderia até “tirar alguma coisa” do carro para buscar uma solução para o carro andar mais rápido. Aí, ó, descobriram, vão tirar o F-Duct!

    • Rsrsrsrs…
      Ah, mas ele colocarão de volta na Turquia, gastaram dinheiro de mais, agora, voltar atrás fica difícil…

  3. Tem certeza que a Ferrari não vai usar aquela maravilhosa engenhoca naquelas restas de quase 50 metros?
    E qual é a equipe que vai essa maravilha????????????????????

  4. A FerRARI AINDA TEM MUITO O Q MELHORAR, SEM DUVIDA…
    E A RBR É AONDE ELES ESTAO MIRANDO…
    EM MONACO FICA DIFICIL PREVER ALGUMA COISA, É UM CIRCUITO MUITO DIFICIL, E QUE NOS PODE TRAZER MUITAS SURPRESAS….
    ME PARECE Q A ASA DUTO NÃO IRÁ FAZER MUITA DIFERENÇA POR LÁ, JÁ QUE O QUE IRÁ CONTAR É A FORÇA AERODINAMICA DO CARRO…
    QUEM PRECISA FICAR ESPERTO É MASSA, LÁ PODE SER UM LOCAL PARA ELE INICAR SUA REAÇÃO, JÁ QUE NO ULTIMO GP ELE FOI MUITO APÁTICO, COISA QUE PILOTO NENHUM PODE TER (VC, TOMAS, JÁ NOS ALERTOU QUANTO A ISSO!!!)

    MAS PENSANDO HOJE, A RBR DEVE LEVAR VANTAGEM NA PISTA DE MONCACO, JÁ QUE TEM UMA AERODINÂMICA MASI REFINADA!
    ABRAÇO

    • e o massa vai fazer o que? afinal ele não consegue aquecer os pneus adequadamente.
      Enquanto ele não conseguir isso não tem como pensar em melhores resultados.
      E isso pode levar umas duas ou três corridas pelo menos.
      Monaco por ex. não conta força de motor, mas um chassi bem equilibrado, tração legal e quem consegue aproveitar melhor os pneus.

      • “Monaco por ex. não conta força de motor, mas um chassi bem equilibrado, tração legal e quem consegue aproveitar melhor os pneus.”

        Exato. A Ferrari disse que via trabalhar nos problemas de Felipe, mas para Mônaco não dá tempo.

    • Que a Red Bull vai levar vantagem, não duvido.
      Mas essa corrida em Mônaco fugirá das regras…
      Eu digo, e com certeza vou confirmar depois da corrida;;

  5. Mas é obvio que descartaria… O treco é para retas e Mônaco não tem nenhuma. A “reta” de largada é sim em curva. Pode olhar o mapa.

  6. A Ferrari tem um longo caminho a percorrer se quiser alcançar a Red Bull, eu acho que primeiro tem de se preocupar em bater a Mclaren.

    Grande Abraço!

    Kimi_Cris

      • A Mclaren precisa correr atrás de um downforce e eficiência de suspenção da Red Bull. Enquanto que a Red Bull precisa correr atrás de uma eficiente forma de “derrubar” o arrasto aerodinâmico seja com uma f-duct ou uma solução própria e original, e no mínimo tão eficiente quanto a Mclaren. Também precisa de um estrategista melhor que Christian Horner, o cara é muito limitado.

        A Ferrari as duas coisas.

        A corrida no campeonato é essa.

      • Por isso mesmo, cada um tem seus “prós-e-contras”, mas na estabilidade a McLaren parece (parece) estar se dando melhor.

  7. Tomás entendo que não tem sentido nenhum usar o duto em Mônaco por qualquer equipe .
    Circuito de ” baixa ” meio que nivela todos ,evidentemente dentro das categorias existentes na Fórmula 1 .
    E vejo que novamente vai ser mais um desfile das Red Bulls .
    Valeu .

  8. quanto ao felipe eu não sei, mas por ex. o vettel pelo que está na matéria abaixo acabou se dando muito bem (apesar de que poderia ter se dado muito mau)

    Sebastian Vettel foi o terceiro colocado no GP da Espanha, disputado no último final de semana. Entretanto, não fosse pela ousadia do alemão, ele não teria sequer pontuado em Barcelona.

    Isso porque sua equipe, a Red Bull, o instruiu a desistir da prova por conta de um desgaste muito grande nos freios a 15 voltas para o final da prova na Catalunha.

    “Quando voltei do pit stop a equipe me disse que deveria deixar a corrida. Eles disseram que o risco por conta da quebra dos freios era grande. Perguntei se abandonar era necessário ou se eu poderia guiar de forma mais lenta e somar alguns pontos”, revelou Vettel ao jornal alemão “Auto Motor und Sport”.

    “Não recebi resposta. Então eu continuei. No meio da última curva eu recebi a mensagem ‘continue, mas com cuidado’, mas já era muito tarde de qualquer maneira. Eu já havia passado a entrada do pit lane.”

    Para Christian Horner, chefe da equipe austríaca, o pódio conquistado pelo alemão foi resultado de uma boa reação diante do problema.

    “Felizmente conseguimos colocar nossos dois carros no pódio e ficamos apenas a três pontos da soma máxima. Então acho que a equipe lidou com os problemas dos freios muito bem”, completou.

    fonte: tazio

  9. Gp de Mônaco pode ser um desastre…

    Lewis Hamilton prevê uma grande confusão para o GP de Mônaco de F-1, marcado para este domingo, e aponta os retardatários como protagonistas do caos.

    O inglês da McLaren usou um exemplo que viveu no GP da Espanha para explicar os motivos pelos quais classifica a corrida de Montecarlo dessa forma.

    “A corrida pode ser um desastre. Dei quatro voltas em [Lucas] Di Grassi, ontem. Esta é uma das maiores diferenças que já vi na F-1″, disse o campeão de 2008, que reclamou da postura do brasileiro no momento em que disputava posição com Sebastian Vettel.

    “O retardatário não fez um trabalho muito espetacular. Não sei que diabos ele estava fazendo ali. Por enquanto, felizmente, não aconteceram incidentes, mas Mônaco será muito difícil”, afirmou Hamilton.

    “Não digo que isso pode estragar minha corrida, mas fica muito difícil, quando se tem uma grande diferença”, continuou o piloto, que descreve os momentos de tensão quando se aproxima para dar uma volta em carros cinco segundos mais lentos.

    “Você os alcança muito fácil, é irreal. Quando você os vê, você fica imaginando quando que eles vão sair, aí eles viram na posição errada. Eles vão para a parte de dentro e ficam ali quando você chega para passar, e isso dificulta muito.

  10. A Mercedes vai retornar à configuração original do W01 no GP de Mônaco, que inclui uma distância entre-eixos menor.

    A Mercedes vai utilizar uma distância entre-eixos mais curta no W01 para o GP de Mônaco, que acontece neste final de semana. A equipe de Brackley optou por usar uma distância maior no GP da Espanha, disputado no último domingo (9), mas, segundo a imprensa alemã, o time resolveu retornar à configuração que levou Nico Rosberg a dois pódios em quatro corridas neste início de temporada. A decisão se justifica por conta do traçado muito mais lento de Monte Carlo.

    A escuderia comandada por Ross Brawn também vai apresentar inovações específicas para o circuito do Principado. “Estou realmente otimista de que seremos competitivos em Mônaco, assim como aconteceu na Espanha”, disse Nick Fry, diretor-executivo da escuderia prateada, em entrevista à RTL.

    fonte: grande premio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: