Webber vence em Mônaco, Schumacher é penalizado e Alonso recupera 6º lugar…

Foi realmente fantástico. A Red Bull imprimiu um excelente ritmo no GP de Mônaco agora pouco e dominou completamente a corrida com uma excelente dobradinha, liderada por Mark Webber e seguida por um audaz Sebastian Vettel.

O garoto alemão que aliás ganhou a terceira posição de Kubica (que havia largado em 2º) na largada, e a partir daí administrou a vantagem na maior parte da prova, até as últimas 10 voltas, momento em que Kubica chegou perto de Vettel mas não conseguiu a ultrapassagem.

Massa fez o que devia fazer, largando em 4º e chegando na mesma posição, a frente de um apagado Lewis Hamilton e que teve sua corrida atrapalhada por um erro de estratégia. Em 7º, um sensacional Fernando Alonso, que havia largado dos boxes em 24º, e que imprimiu um forte ritmo de corrida, sendo prejudicado pelo desgaste dos pneus na última parte do GP e perdendo um inacreditável 6º lugar na última volta, mais uma vez por um erro próprio.

Schumacher completou novamente a frente de Rosberg, com um 6º posto a frente do oitavo lugar de Nico e de Alonso, que foi ultrapassado por Michael nos últimos metros, após uma escapada do espanhol. E parece que a Mercedes vai se distanciando da possibilidade do campeonato ou de vencer ainda este ano.

Completando a zona de pontuação, uma eficiente dupla da Force India somando com seus dois pilotos, Sutil em 9º e Liuzzi em décimo. 3 pontos de lucro para a equipe Indiana.

Button, o ex-líder do campeonato, abandonou nas primeira voltas por um erro primário da McLaren e caiu para a 4ª posição da tabela. Barrichello e Hulkenberg se acidentaram na prova e ambos abandonaram. E, faltando três voltas para o final, Trulli e Chandhok se encontram e quase sobra para Webber, que era o 1º.

A Penalização de Schumacher

A punição a Schumacher com um acréscimo de 20 segundos em seu tempo de corrida por causa de sua ultrapassagem ilegal sobre Alonso quando supostamente não se podia passar adversários, está gerando muita controvérsias por aí. Eu ainda estou investigando o caso, mas a punição não me parece nada de outro mundo.Só achei injusto os 20 segundos, o que o tirou da zona da pontuação. A FIA ultimamente está deixando muito a desejar em suas desições. E vocês, o que opinam sobre isso?

Red Bull faz o “dever de casa” e a briga Vettel e Webber esquenta

A Red Bull foi simplesmente intocável esse fim de semana e levou mais uma dobradinha para casa. Tudo deu certo e foi se encaixando aos poucos. Webber, que já havia vencido e feito a pole em Barcelona, repetiu a dose e não teve adversários na prova de hoje. Com a vitória, assume a liderança do campeonato com 78 pontos, empatado com um certo de.. Vettel. Ele que ganhou o 2º lugar já na largada diante de Kubica e fez o que tinha fazer. O problema para o alemão é que viu o companheiro vencer duas corridas seguidas, virar líder do campeonato e podendo abrir vantagem na Turquia. Webber, virou o jogo, e Vettel terá que reagir para virá-lo novamente, senão…

Kubica no pódio

O que muitos apostavam, em uma possível vitória do polaco na corrida de hoje, não acabou acontecendo. Mas o 3º lugar ficou de muito bom tamanho para Kubica e a Renault e com isso o time francês põe novamente seu 1º piloto em uma disputa pelo título, pelo menos matemática. Robert tem a mesma pontuação de Lewis, com a poderosa McLaren, e está a 19 pontos do líder. Ser campeão mundial este ano é algo praticamente impossível para Kubica, mas lutar por ele com raça, vontade e ainda por cima bons resultados mostra o quão bom este polonês é.

Massa e Hamilton- nem mais nem menos

Felipe e Lewis fizeram realmente o necessário para não perder e conseqüentemente não ganhar nenhuma posição na prova de agora pouco. Massa teve um perfil bastante sólido, pensando claramente no campeonato e sem cometer maiores erros, fechando com 12 pontos a mais e a 5ª colocação no campeonato. Na Turquia, onde Massa já venceu 3 vezes, a 1ª vitória do ano para o piloto da Scuderia pode acontecer…

E Hamilton conseguiu tirar 10 pontos da vantagem de Button e agora está a 11 pontos do colega de equipe. Fez uma corrida apagada, sem suas grandes apresentações e ultrapassagens, obviamente porque em Mônaco passar é coisa que poucos fazem. A McLaren, graças ao abandono por superaquecimanto do motor de Button, perdeu um pouco de seu território no campeonato e vai correr atrás do prejuízo daqui a duas semanas.

Alonso faz remontada genial e termina em 6º

O que Alonso fez hoje foi algo que chegou muito perto as grandes remontadas de Schumacher e seu irmão, Ralf, já fizeram quando largaram em último lugar em Mônaco, obviamente em anos diferentes. Saindo dos boxes, o espanhol foi totalmente beneficiado pela batida de Hulkenberg na saída do túnel e com isso entrou para a disputa com a Virgin, Hispania e Lotus. Mas, o que fez realmente a diferença nesta 6ª posição foi a arriscadíssima estratégia da Ferrari em mandar Alonso aos Pits logo no início da prova, trocar os pneus e ir assim até o final.

Com isso, ele começou a série de ultrapassagens que incluíram um valente Lucas di Grassi, que deu trabalho mas acabou abrindo, Timo Glock e Jarno Trulli, todas essas sem maiores porblemas. O que a Ferrari fez, no entanto, foi evitar o confronto de Alonso com Alguersuari, Kobayashi, Petrov e cia, já que quando este estava chegando os outros faziam suas respectivas paradas.

O que freou a remontada do asturiano foi Hamilton, que saiu dos boxes a frente do espanhol e chegou assim até o final, até porque os pneus de Alonso, com 16 voltas a mais que todos, sofriam bastante. A partir deste momento, sem condições de lutar pelo 5º lugar, Alonso tomou uma atitude de conservar seu carro e completar em sexto. Até que, nas últimas curvas, quando o Safety car que havia entrado pelo acidente de Trulli e Chandhok saia, Fernando errou a saída da curva, balançou seu carro e com isso Michael o ultrapassou, conquistando assim o 6º lugar.

Para quem ficou na dúvida, a ultrapassagem de Schumi teoricamente foi legal, afinal o Safety Car havia saído de cena. Porém, a regra diz que não podem haver ultapassagens até se cruzar a linha de chegada, que neste caso significa o final da corrida. Alonso errou e Schumacher passou, assim eu vejo que não hajam controvérsias. Mas que a Ferrari vai recorrer, isso vai.

ATUALIZAÇÃO: Schumacher punido

Resultado da corrida:

Pos No Piloto Equipe Tempo Voltas Grid
1 6 Mark Webber
Red Bull +0 voltas 78
1
2 5 Sebastian Vettel Red Bull +0 voltas 78 3
3 11 Robert Kubica Renault +0 voltas 78 2
4 7 Felipe Massa Ferrari +0 voltas 78 4
5 2 Lewis Hamilton McLaren +0 voltas 78 5
6 8 Fernando Alonso Ferrari +0 voltas 78 24
7 4 Nico Rosberg Mercedes +0 voltas 78 6
8 14 Adrian Sutil Force India +0 voltas 78 12
9 15 Vitantonio Liuzzi Force India +0 voltas 78 10
10 16 Sébastien Buemi Toro Rosso +0 voltas 78 13
11 17 Jaime Alguersuari Toro Rosso +0 voltas 78 17
NC 12 Vitaly Petrov Renault Abandono 73 14
NC 20 Karun Chandhok HRT Batida 70 23
NC 18 Jarno Trulli Lotus Batida 70 19
NC 19 Heikki Kovalainen Lotus Abandono 58 18
NC 21 Bruno Senna HRT Abandono 58 22
NC 9 Rubens Barrichello Williams Suspensão 30 9
NC 23 Kamui Kobayashi Sauber Abandono 26 16
NC 25 Lucas di Grassi Virgin Abandono 25 21
NC 24 Timo Glock Virgin Suspensão 22 20
NC 22 Pedro de la Rosa Sauber Abandono 21 15
NC 1 Jenson Button McLaren Superaquecimento 2 8
NC 10 Nico Hülkenberg Williams Acidente 0 11

PUN- 4- Michael Schumacher- Mercedes- punido

Campeonato equipes:

1 Red Bull 156
2 Ferrari 136
3 McLaren 129
4 Mercedes 78
5 Renault 65
6 Force India 30
7 Williams 8
8 Toro Rosso 4

Campeonato de Pilotos:

1 Mark Webber 78
2 Sebastian Vettel 78
3 Fernando Alonso 75
4 Jenson Button 70
5 Felipe Massa 61
6 Robert Kubica 59
7 Lewis Hamilton 59
8 Nico Rosberg 56
9 Michael Schumacher 22
10 Adrian Sutil 20
11 Vitantonio Liuzzi 10
12 Rubens Barrichello 7
13 Vitaly Petrov 6
14 Jaime Alguersuari 3
15 Sébastien Buemi 1
16 Nico Hülkenberg 1

116 respostas para “Webber vence em Mônaco, Schumacher é penalizado e Alonso recupera 6º lugar…”

  1. Luciano Burti, falou pouco explicou tudo, o RBR é um carro super equilibrado, anda bem em circuito de Baixa de alta enfim, é o carro mais desenvolvido, a não ser que a Ferrari faça algum milagre em termos de desenvolvimento Alonso tem chance, porem na proxima corrida, as RBRs devem continuar na frente, Massa anda bem lá e as Maclarens tbm vão incomodar as Ferrari, ou seja, Alonso tem carros a altura para incomoda-lo, as RBRs não tem, por isso a Turquia é o divisor de Aguas, se der de novo dobradinha da RBR o Campeonato vai se desenhar muito pra eles, caso o contrario embola tudo de novo.

    1. “por isso a Turquia é o divisor de Aguas, se der de novo dobradinha da RBR o Campeonato vai se desenhar muito pra eles, caso o contrario embola tudo de novo.”

      O mais impressionante é que Vettel e Webber estão empatados. Sem ordem de equipes, os dois vão valorizar cada posição dentro dos 10 primeiros. Quem levar a melhor, vence a batalha. Mas a guerra…

  2. Corrida até que foi divertida
    E o Schummi aprontou da suas pra cima de Dom Alonso das Astúrias 😀

    E o diabo da Williams…
    Meu Deus como trabalham mau, jogaram fora as 2 posições do Rubinho, ganha na largada e depois o pneu ainda estourou :S

    1. Um dia há muito tempo, eu roguei uma “praga” no Schumi, que um dia ele correria em um carro “normal” de FI e sem os “auxilios” da FIA. Como quem espera sempre alcança, eu vejo o alemão na situação de piloto de carro e não de herói cheio de superpoderes. O alemão sofre, apanha do carro como qualquer mortal, mas hoje…, bem hoje, ele acabou por lavar minha alma, mirou bem no meio do Alonso, que um pouco antes, arrogantemente xingava pilotos com carros mais lentos, que iam a sua frente, mas, que disputavam a posição, o alemão, fez o Alonso provar do proprio veneno, assim que o sinal ficou VERDE, ele pisou fundo, fez o espanhol “rebolar” e o ultrapassou chegando a sua frente e conquistando a sexta posição. A FIA (como sempre) pode punir o cara, podem tirar os pontos dele, tudo isso não tem importancia, importante foi ver a cara do Alonso quando se viu pego na propria armadilha. Fazia anos, que eu não ria tanto ao final de um GP de FI, vibrei pelo Webber, Kubica e Massa, pilotos que precisam ser bons para estar onde estão e matar um Leão por dia para se manterem lá, e precisei correr para não molhar as calças de tanto rir do Prepotente Imperador da Espanha. Eu sei que os meus comentarios desde ontem parecem replicas dos diarios espanhois, acidos e mau humorados, mas hoje, depois de muito tempo, eu tive a alma lavada duas vezes, e não poderia deixar de dividir a minha alegria com voces. Viva a realidade alternativa…..

      1. tudo isso por causa de uma ultrapassagem ilegal? cara, eu queria me agarrar às pequenas coisas da vida como vc! virei seu fã.

      2. Newton, eu entendo sua alegria.
        o que não entendo é porque há tanta, digamos assim, raiva com Alonso. (talvez eu esteja me expressando errado, mas o caso não é especificamente com você).
        o cara fez uma corrida boa, ultrapassou os “carrinhos ruins” e depois, garças a estratégia da Ferrari, ficou 6º. pronto, não fez mais nada.
        Schumacher fez?
        vejamos que na ocasião da ultrapassagem de Schumi em Alonso, que eu achei legal e muito eficaz, fez Alonso até rebolar como você diz, os carros estavam todos colados e poderia acontecer qualquer coisa com eles.
        a Mercedes é a grande culpada, e não Schumacher. uma das poucas vezes que vi Ross errar,e feio.
        deu no que deu, o sr. alonso das aturias, elsonso, nada sei, vigarista, dick vigarista, perdedor, rebolador ou como for, levou a melhor de forma ridícula neste ponto crucial (porque mesmo eu torcendo por ele admito isso), mas o que importa são os pontos para ser campeão, hoje ele teria levado nenhum mas levou 8.
        e também a corrida de recuperação que ele fez foi com méritos.

      3. “tudo isso por causa de uma ultrapassagem ilegal? cara, eu queria me agarrar às pequenas coisas da vida como vc! virei seu fã.”

        rsrsrs

  3. O que dizer? A ultrapassagem de Michael sobre Fernando na última volta foi impressionante, e óbvio, a Ferrari vai recorrer. Vamos ver o que vai rolar.
    Um erro primário da MacLaren deixando o motor de Button explodir. E pobre do japonês, acho que está com o talento meio disperdissado na simpática Sauber – espero que eles arrumem mais patrocínio logo. E… que coisa, hein? Isto é corrida em Monte Carlo: menos da metade do grid terminou a corrida!
    Uma ótima semana para todos!

    1. 12 carros terminaram, foi realmente uma batalha campal em pista.
      e o trulli, foi em cima do Chandhok e tirou ambos da prova?
      é o desespero…

  4. Poucas emoções na etapa, mas o safety-car conseguiu dar algum suspense, e, logo na volta final, Alonso perdeu o 6º lugar para Schumacher, aproveitando-se de um erro do espanhol na curva Rascasse.

    A Red Bull finalmente assumiu a liderança que tanto vem buscando nas duas classificações. Mark Webber, muito criticado no início do ano, passou a liderar o mundial de pilotos, com Vettel em 2º, ambos com 78 pontos.

    Robert Kubica, com um carro limitado, vem fazendo um bom trabalho visando levar a Renault de volta ao topo da tabela, superando Ferrari, McLaren e Mercedes durante o final de semana.

    A Force India também colocou os dois pilotos nos pontos, mostrando a força da Mercedes. Cinco dos seis carros equipados com os compostos das três pontas, terminaram entre os 10 melhores. Somente Button, que abandonou no início, foi o único bólido da marca alemã a não pontuar.

  5. Manobra absolutamente legal, se Alonso e a Ferrari reclamarem é puro choro de perdedor, reparem no video que as luzes de sinalização já piscavam em verde e o fiscal de pista tambem ja acenava a bandeira verde no momento da espetacular manobra de Schumacher sobre Alonso. É o espanhol disse que estava com saudade de correr contra o alemão, vai dormir com essa…

    1. Legal eu acredito que foi, só foi um tanto “surpreendente”. Vamos ver o que a Ferrari vai argumentar com a dona FIA…
      DTA!

    2. eu acredito que tenha sido legal também, mas..

      at the end of the last lap and the cars will take the chequered flag as normal without overtaking.

  6. Aprendi mais uma, eu sempre pensei que em uma relargada o piloto só pudesse ultrapassar depois da linha de de largada, essa do Michael, vai ficar na minha memória para sempre!
    Um grande campeão tem algo mais, nota 10 com louvor para o Alonso e sua troca de pneus, pelo amor de Deus, não diga que foi sorte, foi tática para um piloto fantástico.
    Penso que não precisamos falar do Shumi, ele fala por si e mostra o porque que a Mercedes Benz gastou uma fortuna para tirar o alemão da sua aposentadoria, ele tem algo mais.
    Rosberg, está tendo lições com o campeão, se não aprender algo mais, vai continuar sendo um bom piloto, sua permanência por ficar na pista atrás do Webber, tirou a chance de ganhar duas posições, com já tinha perdido uma na largada, fez novamente uma corrida burrocrática, depois não vai chorar que a Mercedes Gp, vai investir suas fichas no Shumi.
    Webber, ganhou essa corrida por duas pilotagem perfeitas, no sábado a pode e na corrida fazer a primeira curva na frente, tem calado a boca dos seus críticos, mostrando na pista que tem todas as chances de ser campeão.
    Vettel, não ficou atrás, conseguir ganhar uma posição na largada era o máximo que poderia.
    A FIA deveria investigar os dois acidentes com os carros da Williams, muito estranhos é perigosos.
    Em uma pista onde é “quase” impossível ultrapassar, a do Shumi vai fazer história, o Rubinho alegre comentando a esperteza da ultrapassagem, hoje mais maduro compreendeu que com o Michael, BOBEOU DANÇOU!
    CORRIDA SÓ TERMINA DEPOIS DA BANDEIRADA FINAL!!!

    1. Essa regra mudou agora, se fosse ano passado não valeria, pois só podia ultrapassar apos a passagem pela linha…..e que a anta do Galvão e o Reginaldo que tá ficando burro por osmose não se atentaram, se não fosse o Burti caomentando os dois iam falar tanta besteira que ia doer.

      1. Concordo Claudio, ia ser um vexame. Mas na verdade todos estamos na dúvida da legalidade ou não…

    2. Eu vi, que, Alonso balançou e Schumacher simplesmente passou, até porque ele já vinha no embalo.
      Mas, a regra diz que não se pode ultrapassar antes da linha de chegada quando o Safety car sai da pista. Schumacher fez isso, mesmo não querendo, e é aí que eu acho onde está a confusão.
      Schumi não passou, foi Alonso que errou.

      1. Meus pêsames para os amantes da F1, aceitava até que eles devolvessem o sexto lugar do Alonso, devido ao regulamento, agora punir o Michael É A MAOIR SACANAGEM.
        Novamente a máFIA usa dois pesos para analisar os problemas nas corridas:
        a pouco tempo um piloto ficou balançando seu carro perigosamente na frente do outro piloto para não ser ultrapassado, dona FIA ficou omissa;
        em outra corrida uma corrida na reta interna do box, que poderia ter consequência terrível , dona FIA novamente omissa, as ultrapassagens perigosas na entrada do box, onde não foi projetadas as ultrapassagens dona FIA não falou nada.
        Agora vem punir um piloto que só fez o que sua carreira toda foi pago, ultrapassar um piloto que perdeu o controle do seu carro e deu a oportunidade, sem esse erro e os fiscais acenando bandeira verde, os sinais da pista mostrando luz verde, qual é o piloto que não ultrapassaria????
        Nota ZERO, para quem não tem sensibilidade, para quem não suporta a F1.

      2. ” ultrapassar um piloto que perdeu o controle do seu carro e deu a oportunidade, sem esse erro e os fiscais acenando bandeira verde, os sinais da pista mostrando luz verde, qual é o piloto que não ultrapassaria????”

        concordo Luiz Sergio, e aí que a FIA está errando. mas não é novidade para ninguém e ninguém está surpreso. não é a 1ª nem a última vez que acontece..

    3. Eu tambem achei, que não podia ultrapassar na entrada do Pit, e o Alonso tirou 3 posições do Massa com essa manobra. Um dia do Dick II outro do Dick I. Viva Schumi.

      1. “Eu tambem achei, que não podia ultrapassar na entrada do Pit, e o Alonso tirou 3 posições do Massa com essa manobra”

        Porque Massa deu a oportunidade. Assim como Alonso deu a Schumacher agora;

  7. Corrida previsível na frente. A única coisa que aconteceu nas 3 primeiras posições foi o Kubica ter perdido a posição pro Vettel na largada. O resto foi só desfile de carros.

    A Ferrari esteve bem no fim de semana e McLaren não muito.

    Agora, quanto a manobra mais polêmica do GP:

    Schumy alegou ter ouvido a mensagem “pista liberada”. Parece que a princípio ele foi punido mas a Mercedes vai recorrer alegando que se o Schumacher não tivesse passado o Alonso, poderia ter provocado um acidente. E outra, eu vi bandeira verde na pista. Será que foi erro de sinalização? Enfim, isso ainda vai dar muito pano pra manga.

    Abraços. Carlitos.

    1. Sim, bandeira verde havia sido dada. Acredito que erro de sinalização não foi, mas a minha dúvida é porque a FIA não mostra logo a decisão,a final de o regulamento não mente e Schumacher passou na volta da saída do Safety Car, estria errado.
      mas se a bandeira verde estava posicionada..

  8. direto do grandepremio:

    Regulamento diz que ultrapassagem de Schumacher em Alonso é proibida

    A manobra foi ótima, apimentou o fim de prova em Mônaco, mas o que Michael Schumacher fez sobre Fernando Alonso entre as curvas Rascasse e Anthony Noghes não é permitido pelo regulamento da categoria.

    O safety-car entrou pela quarta vez na corrida deste domingo (16) em Monte Carlo em virtude do feio acidente entre a Lotus de Jarno Trulli e a Hispania de Karun Chandhok, engalfinhadas na Rascasse. Por faltarem três voltas para o fim, e porque não haveria um tempo para um recomeço, o GP deveria terminar sob bandeira amarela.

    Conforme o regulamento esportivo da F1, mais especificamente no item 40.13, casos desta natureza requerem a entrada do safety-car nos boxes para que, digamos esteticamente, a corrida não termine com o SC na frente e os pilotos possam receber a bandeira quadriculada. Mas o artigo é claro: não são permitidas ultrapassagens.

    Desta forma, o bote do ‘espertinho’ alemão da Mercedes, então sétimo cololocado na prova, sobre o espanhol da Ferrari, é inválida e deve até gerar uma punição para Schumacher.

    A FIA já anunciou que os comissários da prova avaliam o caso.

    1. Tomas, para mim eles podem ficar avaliando até o proximo milenio, na vai apagar a rebolada do espanhol na frente do Dick I, imagina só a cara dele quando chegou nos boxes da Ferrari e deu de cara com os amigos da imprensa espanhola, como é que explicou para os caras que os seus suporpoderes falharam na hora “H”. Deve ter sido mais comica que a ultrapassagem do Dick I. A punição da FIA salva a cara da imprensa espanhola, que pelo menos vai poder contar que Dick II recebeu a posição de volta no tapetão, não é hilario.

      1. Newton, já estou enjoando de ver os “grandes” comentaristas lá nos sites de F1 da Espanha, principalmente Marca. Schumi está concorrendo com Alonso como a pessoa mais odiada da fase da terra!!!

  9. Engraçado e ao mesmo tempo intrigante… Foi só o Briatori voltar ao Paddock, um carro bate na hora certa beneficiando a estrategia de corrida de Alonso, hummmm!!!!…..

      1. Rs, Ah, sim, essa eu tinha visto. Esses dois amam brigar juntos… Acho que Michael voltou da aposentadoria porque não aguentava de saudade de brigar com Fernando…. E o asturiano também devia estar sentindo muito falta de discutar com o alemão, kkkkkkkkk.
        Esses dois se entendem direitinho ;). Deve acabar igual o Piquet e o Salazar, quando eles tiverem “de vez” aposentados, um vai na casa do outro tomar um cafezinho, rs. kkkkk
        Uma super boa-tarde, Deus abençoe vocês!

      2. Rsrsrs, verdade ester!
        detalhe que eles gostam de duelar, mas nenhum quer perder!
        na sinceridade, um dos melhores lances do ano.

    1. Francis, você tambem notou a coinscidencia? E a tampa que esqueceram no carro do Jason, que recoloca o Hamilton de volta no campeonato, outra coinscidencia bizarra não é mesmo?

  10. Olha gente, se valeu ou não a verdade é que o espanhol nunca mais vai se esquecer dessa ultrapassagem, ainda mais sendo do Schumacher, na pista ele TOMOU do alemão e é isso que importa, Schumacher fez tudo que o torcedor queria ver, um lance genial! Oras, se era para terminar com bandeira amarela, então pra que dar a luz verde??? O alemão fez sua parte, Schumacher superou Nico na largada e fez um lance genial na última curva, o homem esta de volta! O Nico deve estar put…dessa vez Schumacher com o carro “velho” foi melhor, o problema é que Nico não é genial, na última corrida Schumacher “segurou” o atual campeão Button com um carro inferior, hoje Schumacher largou bem não errou na corrida(aliás Schumacher não errou nehuma vez esse ano, estar sem ritmo é outro caso, mas a “ferrugem” parece estar sumindo nos últimos GPs). Se a Mercedes gostou do que viu na Espanha, pode ter certeza que gostou muito mais do que viu em Mônaco, é isso que a Mercedes espera dos pilotos, lances geniais. Nico é bom, mas tem muito que aprender, até agora só levou o carro até a bandeirada, na pista não fez nada sensacional até agora pode até acontecer, mas Schumacher já saiu na frente e a equipe gosta de pilotos assim. Depois não reclamem que a equipe vai para o lado de tal piloto, o que se faz na pista fica marcado e o espanhol não vai esquecer tão cedo desse “baile”…

    1. Mercedes, eu vejo a manobra de Schumacher como excelente.
      mas estou na dúvida se foi legal ou não.
      Posso adiantar o que Ross Brawn disse:
      “Imagens mostram bandeiras verdes sendo acenadas antes de Michael ultrapassar Alonso”

      1. Enquanto a decisão dos comissários não sai, se por acaso a manobra for mesmo considerada ilegal, Michael pode escapar de alguma posição por conta das “bandeiras verdes” na pista. Ou quem sabe, o processo possa passar para a equipe, por ter dito a Schumacher via rádio “pista liberada”. Michael ultrapassou no impulso, acho que não deveria ser punido não.. Mas aí vem a decisão dos comissários para resolver o caso ou ocasionar mais recursos… rs!
        DTA!

    2. não é.
      código 40.13

      If the race ends whilst the safety car is deployed it will enter the pit lane at the end of the last lap and the cars will take the chequered flag as normal without overtaking.

      traduzindo:

      Se a corrida terminar, enquanto o safety car for implantado vai entrar no pit lane no final da última volta e os carros terão a bandeira quadriculada como normal, sem ultrapassagens.

      Piloto além de saber lidar com seu carro (seus dirigentes também) tem que ter na ponta da língua e na cabeça o regulamento técnico afim evitar dores de cabeça por interpretação equivocada do pé direito.

      Passou mas não levou. AH! que linda ultrapassagem!
      Eu digo: mas que merda schumacher, que idiotice brawn.
      Regulamento é bem claro: só é permitido ultrapassagem após safety car ir pros boxes e os carros, no caso o líder ultrapassar linha chegada/largada.
      Como era ultima volta como vossas senhorias imaginam ser possível ultrapassagem dentro dessas circunstâncias? Nenhuma.

      Aliás, seja a nível individual ou coletivo desportistas e equipes tem perdido em suas carreiras por não conhecerem profundamente as regras e regulamentos de seus esportes.
      Simples assim.
      O resto é procurar pêlo em casca de ovo.
      Discussão do sexo dos anjos. quem veio primeiro: ovo ou a galinha.

      1. só digo uma coisa, a polêmica está longe de terminar. Schumacher e seu apelo:

        Minha corrida de hoje teria sido muito normal, sem a decisão dos comissários. A prova foi interessante e de acordo com o plano. O resultado no final, que me colocou de volta ao décimo segundo lugar é decepcionante para mim e eu posso dizer que estamos apelando esta decisão. Nosso entendimento foi que a mensagem “Safety Car, pista limpa” significava que estávamos de volta para condições de corrida, então eu fui para cima e ultrapassei Fernando.

        E Ross Brawn:

        A razão para o carro de segurança ter sido removido, foi o anuncio da FIA dizendo que o Safety Car volta naquela volta e que a pista já estaria livre para os controladores da corrida. Isso foi provado quando os oficiais mostraram bandeiras e luzes verdes. Na última volta, portanto, nós aconselhamos nossos pilotos à manter sua linha e Michael fez a ultrapassagem sobre Fernando, indo para o sexto lugar. Vamos apelar sobre esta decisão dos comissários.

        Vamos ver no que vai dar…

    3. conheço velhinhos que jogam dominó e lembram pro resto da vida quando ganham de outro oponente, quando outro jogador ou dupla leva de zero.
      Resumir a corrida pela ultima volta da corrida numa merda que schumacher e sua equipe fizeram é igual caso acima.

      O que resumiu fim de semana é que o nada sei, largando dos boxes em ultimo, chegou em sexto.
      Isso é extraordinario.
      Já tem torcedor que vai achar que piloto que largou em quarto lugar e que assim ficou ate fim da corrida o maximo.
      Tem piloto que saiu em quinto e assim terminou.
      Então imagina um piloto que largou em ultimo, se tivesse largado a frente, tipo segundo, terceiro? teria ido ao pódio ou até ter ganho a corrida, ainda mais em mônaco.

      Isso sim é analise da coisa. O resto é se contentar com migalhas.

      1. Talvez tenhamos visto corridas diferentes, pois os tres pilotos ponteiros em momento algum deixaram de pisar fundo e fazer os melhores tempos do GP, portanto, ultrapassar um piloto nesta situação, em Monaco é praticamente impossivel, mesmo quando o quarto colocado conseguiu fazer 1.15.5 o ponteiro fez na volta seguinte 1.15.2, e todas as vezes que o piloto que vinha atras enconstava no da frente, esse abria logo pelo menos um segundo de vantagem. Ultrapassar nessa situação é impossivel, a não ser que o pneu deteriore de vez, ou quebre alguma coisa no carro e o piloto da frente facilite a passagem, caso contrario, em situação normal de corrida é impossivel ultrapassar em Monaco.

      2. Wilson, uma corrida tem sempre vários pontos de vista.
        Em um todo, a corrida foi extremamente chata.
        porque imaginemos alonso largando “normal”, em 3º,4º, enfim, ele faria uma corrida como todos os outros, afinal ninguém é mágico para ultrapassar tanto em Mônaco.
        O grande atrativo da prova foi sem dúvida a remontada de Alonso, tanto que a TV mostrou em quase toda a prova o F10 do espanhol.
        Foi isso, nada mais.

        o ingrediente que colocou a emoção na corrida foi a batida de Trulli e Chandhok, pois assim os carros se juntaram novamente na última volta e Schumi e Alonso se estranharam. vejam que estamos falando 99% da manobra de Schumacher e sua punição. se isso não tivesse ocorrido, seria só um GP de Mônaco como todos os outros. sorte que foi pelo contrário.

      3. Interessante o que Alonso disse antes:

        “Desde el equipo me ordenaron que no adelantara porque no se podía, que fuera con cuidado. Él lo ha hecho, así que peor para él porque lo sancionarán”.

        Ou seja, a Mercedes errou na interpretação do regulamento ou se fez de boba…

  11. Vasculhando na internet descobri um artigo do regulamento da F1-FIA:
    “40.7 All competing cars must then reduce speed and form up in line behind the safety car no more than ten car lengths apart. In order to ensure that drivers reduce speed sufficiently, from the time at which the “SAFETY CAR DEPLOYED” message is shown on the timing monitors until the time that each car crosses the first safety car line for the first time, drivers must stay above the minimum time set by the FIA ECU.
    With the following exceptions, overtaking is forbidden until the cars reach the first safety car line after the safety car has returned to the pits.”
    Fala que ultrapassagens são proibidas até que os carros alcancem a “Linha do Carro de Segurança” depois da entrada do safety car nos boxes.
    O video a seguir mostra que a ultrapassagem aconteceu sob BANDEIRA VERDE e APÓS a linha do carro de segurança, portanto LEGAL. SCHUPA ALONSO!!!!

  12. Nossa que vontade de MATAR UM lá na FOM por bloquear o vídeo!!! Em todo caso vlww ao Francis Junior por enviar!

  13. Tem blog por ai divulgando que Schumacher tomou 20s de penalty, mas no site da fia ele aparece em sexto, vcs est]ao sabendo de algo mais concreto?

  14. CONFIRMADA A PUNIÇÃO RIDICULA DE 20s AO SCHUMMY… A FIA ta fazendo de tudo mesmo pra acabas com as ultrapassagens, que vergonha…

      1. Andre, se um dia eu pensar em montar um fã clube, eu aviso você, por enquanto obrigado pela deferencia, é sempre bom saber que existe gente por ai que aprecia o que é bom. Grande abraço.

    1. isso demonstra que não conhece o regulamento tecnico.
      rídiculo eh schumacher e sua equipe não sabem as regras ao pé da letra (pelo contrário só sabem quando é para levar vantagem com algum artificio)

      Se sou o schumacher, fechava o motor home chamava brawn, engenheiro e mêcanicos e mandava estudarem o regulamento antes de dizerem bobagem.
      Mandaram ele acelerar. Ele acelerou e passou. Faltou alguém dizer que sendo ultima volta e estando até aquele momento safety car teria que se manter as posições pois não seria mais permitido ultrapassagens.
      Erro da equipe.

      leia o codigo 40.13 sobre safety car

      40.13 If the race ends whilst the safety car is deployed it will enter the pit lane at the end of the last lap and the cars will take the chequered flag as normal without overtaking.

      E outra, para terminar
      estão vendo ultima volta da corrida.
      Corrida não foi só isso.
      Tem piloto que saiu em quarto e assim ficou ate o fim, tem piloto que saiu em quinto e chegou em quinto.
      Já o alonso saiu em ultimo, não na pista, mas dos boxes (26º) e chegou em sexto, isso é o que foi a corrida, não uma tentativa aloprada da mercedes na ultima volta de ganhar uma posição.

      1. wilson, você esqueceu de mencionar um que largou em sétimo e terminou em 12º.

      2. todos tem um pouco de picareta dentro de si..
        Schumacher viu que naquele instante ele poderia deixar Alonso para trás. o fez.
        mas, eu não sei o que vocês acham, independentemente de se torcerem por Alonso ou Schumacher, que estas regrinhas estão tirando o brilho da F1.

    2. regulamento foi feito para se aplicado. corridas atras o alonso queimou a largada: foi penalizado. Hoje shumacher foi orientado por sua equipe a acelerar e ele fez assim.
      Regulamento é bem claro, imagino que eles o saibam perfeitamente.
      No mínimo tentaram induzir direção de prova ao erro.
      Portanto, tirar vantagem sabendo-se o que é válido nas regras=penalização!
      Não tem dedo, cutuvelo, mafia, má intençaõ.
      o que se tem é gente que não sabe o que faz e induz ou tentar induzir os outros a erro ou validar suas manobras as vezes questionaveis.

    1. Que se dane a punição ao Schumi o estrago para o Alonso já esta feito, ele vai ter que engolir essa, afinal na pista ele CAIU DO REBOLADO…….

      1. Eu penso uma coisa Newton:
        Schumacher não está “danando-se” para a punição que o tirou dos pontos. Para ele era muito importante somar em Mônaco. Acabou que, por um lance que foi por puro impulso (afinal alonso errou e deixou um espaço suficiente para que um carro passasse) ele saiu em um prejuízo muito grande.

  15. Penso que poderia até dar a sexta colocação para o Alonso, mais de forma nenhuma punir o Shumi. Mais a máFIA, ela é soberana nos seus erros ou furtos.

  16. a punição foi errada. a fia não podia ter mostrado o sinal verde. sinal verde é universal. significa LIVRE.

    1. leia o regulamento antes de se pronunciar.

      40,13
      Se a corrida terminar, enquanto o safety car for implantado vai entrar no pit lane no final da última volta e os carros terão a bandeira quadriculada como normal, sem ultrapassagens.

      Portanto, o que vimos? ultima volta, safety car indo para os boxes e os carros recebendo bandeira quadriculada normal.
      O que aconteceu? sr. brawn e equipe pelo radio a schumacher: vai acelera. passa.
      Não sabiam o regulamento ao pé da página, induziram seu piloto ao erro e teriam que estar se ajoelhando pedindo desculpas nesse momento.
      E eu se fosse schumacher estudava a fundo o regulamento e pedia pra alguém tê-lo na mão, na cabeçã de cor e salteado na proxima vez antes de autorizar algo indevido.

      1. calma! não precisa ser tão rude.

        eu concordo que o schumacher não podia ultrapassar. mas dar uma punição de 20 segundos é demais, pois eu não vejo sentido em mostrar bandeira verde se a ultrapassagem está proibida. o mais sensato é voltar o alemão para a 7ª.

        se o regulamento prevê mostrar bandeira verde e proibir ultrapassagem ao mesmo tempo, ele tem de ser mudado.

      2. Andre e Wilson;
        isso prova que por mais claro que o regulamento seja, custa até para um time de ponta da F1 ser compreendido. Está na hora de haver mais simplicidade nessas regras, tão estúpidas e infundadas que são.

  17. é que bandeira verde não é, ou não autoriza somente ultrapassagens.
    Bandeira verde quer dizer:
    Pista livre após incidente.
    Não diz: acelere e passe quem quiser.
    só isso.
    Injustiça?
    pobre do schumi. vou chorar um monte!

    1. Justiça seja feita, Wilson, e de qualquer forma, eu também não sou fã de Michael. Mas com essa ultrapassagem desse blog deu para sentir o como tá o nível de “afinidade” da galera desse blog com o alemão!
      Tudo de bom para vocês, galera!

      1. Eu quero que o Alemão se dane e o Espanhol junto com ele, tá cheio de gente muito melhor no grid que nunca pode e não pode contar com as maracutaias, que já beneficiaram esses dois elementos. Vibrei hoje com a merecida vitória do Webber, o pódio do Kubica e o quarto lugar do Massa. No meio deles varios outros merecem os nossos aplausos, pois se conseguem alguma coisa é no braço e quando a equipe não interfere, já o Jason não teve a mesma sorte e viu seu carro morrer afogado, esse sim, o maior prejudicado do dia

      2. Button se viu em um labirinto completamente sem fim. Ele tinha a chance de se manter bem mas um erro do time o tirou da liderança. O que ele pode fazer agora?
        Pensar na Turquia e torcer para que não aconteçam esses erros LAMENTÁVEIS!

  18. Deveriam punir o Schumi, mas não agregando 20 segundos.
    é a lógica.
    anula a ultrapassagem e devolve o 6º lugar, colocando Schumacher em 7º;
    concordam?

  19. Ok, houve quebra de regulamento ;). Só comentar também que é difícil dizer se Brawn pensou rapidamente e decidiu agir e má-fé. Mas concordo com a ideia de que a FIA também errou a colocar aquela bandeira verde naquela hora…
    E… com que cara será que o povo da Ferrari tá agora (especialmente Alonso, rs)? E a torcida italiana, que perdeu Michael, seu ex-pupilo, para a equipe alemã?
    -Não vai ser nada estranho se nos próximos dias vermos os jornalistas perguntando o que ele achou da manobre e punição do seu “irmão mais velho”
    E a cara do Petrov agora, que mesmo Schumacher levando 20 segundos, o russo conseguiu ficar depois de Michael na classificação – http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/18392/. (Vamos dar um desconto para Jarno e Karun que bateram).

    1. Ester, Petrov quebrou na corrida, perto da última volta.
      assim não tem jeito mesmo..
      E ninguém disse nada de Buemi, que herdou um pontinho para a Toro Rosso!!!

      1. Opa, desculpa, tinha me esquecido dessa quebra do Petrov, foi mal gente! Quanto a Buemi, foi muita “sorte”. Mas o tororrossiano também deve estar de olho nos recursos da Mercedes, vamos ver no que dá!
        Uma excelente semana para todos!

  20. jo no concords! apesar de quem errou foi equipe, essa sim deveria ser penalizada. foi ela que autoroizou.

  21. A punição pela ultrapassagem? Eu não sei se o regulamento já prevê alguma penalidade para esse caso, mas eu particularmente achava que a Mercedes porque ela que deu o aviso que “a pista estava livre”, segundo Michael. Apesar que só vendo no rádio, até onde sabemos por enquanto, a equipe não mandou ele ultrapassar, e se mandou, Schumy obedeceu porque quis, rs, kkkkk, rs, sem querer ser grossa, obviamente. Só para citar o lado que vocês colocaram que o Michael também devia saber do regulamento ;).
    Mas qual seria uma boa punição para a equipe alemã? Perder os pontos que Schumacher teria nessa corrida? A última vez que ouvi algo do tipo, salvo engano, foi no escândalo de espionagem da MacLaren em 2007 – vocês devem se lembrar bem -, quando a equipe de Wooking perdeu todos os pontos do campeonato, dando o trófeu de Mundial de Construtores para a Ferrari antecipadamente, óbvio que tirar todos os pontos da Mercedes já é demais, rs!
    Deus abençoe vocês!

    1. “óbvio que tirar todos os pontos da Mercedes já é demais, rs!”

      Com certeza Ester, seria um absurdo.
      Foi só uma ultrapassagem com o Safety car na pista, nada que necessite algo mais drástico. Por isso, acredito que já passou dos limites essa história de punir e agregar 20s ao tempo de Michael foi injusto.

  22. Pelo que eu vi, Felipe Massa e Robert Kubica passaram sobre a linda amarela na saída dos boxes. Por que não foram punidos? Sinceramente, não entendo.
    E

      1. Este acidente foi impressionante. O Trulli fez besteiras, mas, graças a Deus, ninguém se feriu.

  23. também tive a impressão de que massa invadiu a área além da linha amarela.

    alguém consegue o vídeo?

    1. também não tenho o vídeo, mas por ex. o victal martins do ig também falou sobre isso.
      Bola fora dos fiscais. Supostamente ainda, mas a ser visto em vídeo, kubica teria feito o mesmo, passado em cima linha amarela na saída dos boxes, portanto teria que serem punidos massa e kubica.
      Fizeram vista grossa nesses casos.

  24. Em entrevista logo após o final da corrida, publicada na UOL, o piloto Fernando Alonso afirma que o Di Grassi deveria ter dado passagem para ele, cedendo assim sua posição na corrida, afinal ele disputa o Campeonato. Seria o mesmo que dizer para os times coadjuvantes de qualquer campeonato de Futebol do mundo, que eles tem a obrigação de entregar o jogo quando se confrontam com times “provaveis campeões” indicados pela critica como favoritos apenas pelo nome que ostentam. Entregar o jogo para mim, é ser desleal com os demais competidores, que por acaso tenham sido apontados tambem como favoritos ao titulo. Portanto, se o Sr. Alonso realmente declarou tal barbaridade, deveria ser punido, pois incitou seu colega de profissão a “entregar o jogo” e agir de forma desleal e arbitraria com todos os demais competidores.

    1. Essa atitude de Alonso foi realmente péssima.
      coisa sem sentido, mas não é tão importante para levar punição.
      aliás, acho que algo verbal não leva punição na F1..

  25. Cottida ate q legal..
    N foi aquelas coisas.,..mas foi bom ver Kubica andando bem com uma renault…e o alondo papando posi~ções…
    Di Grassi ainda lutou com ele, mostrou uma certa habiliadade, mas as realidades patalelas dos dois carros fez com que alonso superasse toda a “classe B” da f1 atual…
    O mais legal é ver Webber andando bem, um tempero legal para o campeonato, ainda mais para uma disputa interna que a maioria das pessoas dava como Vettel tendo vantagem garantida.

    1. Sim, foi muito boa a competitividade de Lucas di Grassi, ele já tinha avisado que ia brigar pela posição com Fernando, como se briga com qualquer outro concorrente!

  26. Tomas;
    A corrida foi muito boa, a RBR mostra novamente porque é a mais rápida, o Alonso fez uma corrida boa, mas claro que com muita sorte, sobre a punição, eu vi varios vídeos, e sinceramente, achei errada a punição, o Schumacher passou quando estava com bandeira verde, mas fazer o que. A corrida foi muito boa mesmo assim, e ainda sobre o Schumacher, eu acho que ele andou muito bem, ficou a frente do Rosberg praticamente a corrida inteira, e ainda com a configuração de Bahrein, mas como eu fui neutro no começo do campeonato, serei agora, ainda é cedo dizer que começou o “massacre” do Schumacher sobre o Rosberg.

    Abraços

      1. Se eu soubesse como, eu montaria um video do Alonso xingando o Di Grassi e logo em seguida sendo “driblado” pelo Schumacher e levando assim o maior carão. Pela arrogancia e prepotencia, merecia um filminho especial.

      2. “Se eu soubesse como, eu montaria um video do Alonso xingando o Di Grassi e logo em seguida sendo “driblado” pelo Schumacher e levando assim o maior carão. Pela arrogancia e prepotencia, merecia um filminho especial.”

        kkkk

      3. Lucas, valeu pelo link, até porque o video que o Francis já disponibilizou foi bloqueado pela FOM (nao sei porque).

        abraço

    1. “serei agora, ainda é cedo dizer que começou o “massacre” do Schumacher sobre o Rosberg.”

      Rosberg já perdeu bastante terreno. Turquia é a próxima parada, Schumacher estará mais faminto do que nunca..

  27. O mais importante para a Mercedes é que Schumacher nas duas últimas corridas deu show e ofusco Nico na pista, hoje Rosberg “tomou” do velho alemão na largada! Na corrida Nico errou ao ficar muito tempo atrás de Webber, perdeu tempo e não conseguiu recuperar a posição perdida na largada, de novo só levou o carro a bandeirada, se Nico quiser atenção a mais da equipe tem que fazer alguns lances geniais na pista. O que eu vi na Espanha e Mônaco foi um Nico “apagado”, já Schumacher mostrou na pista que esta bem VIVO, se Nico ficar só fazendo essas corridas burocráticas sem mostrar algo brilhante a Mercedes vai focar em cima do velho alemão(e com razão), pois ele já mostrou que pode fazer a diferença, Schumacher esta só começando a busca pela velha forma, tem muita coisa pra mostrar na pista. Se o carro fosse melhor Schumacher iria se recuperar e brigar pelo título na reta final, com essa pontuação a liderança oscila muito e tudo pode acontecer entre os 5 primeiros na tabela. Mas a realidade da Mercedes é outra, ela é somente a quarta força, então só resta escolher, ou tenta vencer pelo menos 1 GP na temporada ou esquece 2010 e se foca para o carro de 2011, acho melhor se focar para 2011, o carro atual é muito lento em pista normais, brigar por título talves só em 2011, mais certeza em 2012, acho que Schumacher vai renovar seu contrato até 2015, pra mim Schumacher só sai da Mercedes depois de conquistar um título, até os 45 anos é possível. Falam muito de Prost/Piquet e Mansell(Senna fica fora pois a Tamburello o aposentou), mas eles não tiveram a coragem de encarar pilotos de novas gerações, esses lances genias do Schumacher na pista depois dos 40a anos mostra que ele é um piloto ímpar. Nico pode até chegar a frente nos pontos, mas isso não é tudo para conquistar uma equipe, o jovem alemão tem motivos para se preocupar, nos próximos anos Schumacher vai ser “osso” na pista…

    1. Mercedes, a Mercedes (equipe) acredito que já imaginaria que não teria o melhor carro.
      Afinal, foram mudanças drásticas nos pilotos e a F1 mudou completamente de 2009 para hoje.
      Também reforço a ideia de eles focarem no projeto de 2011.

  28. Tomás , quando vi o Webber fazendo sua estréia na F1 com uma fraca Minardi no GP da Austrália em 2002 , e conquistando um quinto lugar logo na sua primeira corrida , disse eu a meus amigos que , alí , tinha nascido um forte candidato a muitos títulos na categoria .
    E não é pra menos que a Austrália , passou a acreditar ter em definitivo o sucessor de Alan Jones .
    Com o sucesso conseguido na fraca Minardi , foi contratado pela Jaguar ( extinta Stewart ), com um carro também muito limitado mesmo assim deu grandes espetáculos .
    Foi contratado em 2005 até então por uma das ” poderosas ” da categoria ; a Williams .
    Teve um bom primeiro ano , mas o segundo ano foi um desastre abandonando praticamente a grande maioria das corridas .
    Na sua tumultuada vida de piloto de F1 , na sua sexta temporada , é contratado por mais uma equipe ( Red Bull ), está já é , nada mais nada menos ,do que , a quarta equipe por onde passa , da qual , esta já há três anos .
    E nessa longa trajetória passando em várias equipes sem vitórias e , com esporádico sucesso , passava então a fazer parte da grande legião de esperanças perdidas da F1 .
    Assim , Mark Webber vai se perdendo no caminho enquanto pilotos chegados depois dele , vão se tornando vencedores , campeões , milionários e , famosos .
    Os críticos , apontavam até pouco tempo atrás , e eu também , sua excessiva agressividade , sua inconstância e sua irregularidade .
    Para aqueles velhos amigos de 2002 agora , estava eu , dizendo que esse ” pilotinho ” era uma verdadeira mentira , que nunca ia dar em nada .
    Mas , enfim , o alívio chegou , depois de tantas tentativas Mark Webber pode então retomar o caminho de sua ascensão interrompida .
    E assim calando a boca de muitos especialistas e , inclusive a minha ( mas só que não sou um especialista , ainda bem ) .
    Mark Webber , acredito que a hora enfim chegou !

    1. Marco, excelente essa sua “mini-brografia” do Webber!
      Amigo, gostei do seu intuito de falar sobre o grande vencedor do fim de semana, chamado Mark Webber.
      a punição a Schumacher tirou o brilho dessa marca, mas nós e todo o pessoal aqui do blog sabe que Webber é forte candidato e favorito ao título, finalmente.

      um abraço!!!

    2. E é super interessante ver que ele conseguiu a auto-estima para “tomar força” na F-1 e alcançar suas primeiras vitórias depois de todos esses anos, e com um companheiro de equipe mais jovem e bem mais afeito com a imprensa! O que o australiano fez é um exemplo de superação, até das expectivas sobre si mesmo! Excelente ver essa força de vontade que cala a boca dos críticos, e parabéns pelo seu comentário!

  29. Nussaaaaaaaaaaa Mulekeeeeeee!!! Seu blog ta bombando heim.hehehe…Demais, parabens!!!
    Sobre a corrida de hj, até que foi demais, para um corrida em Monaco!!!
    E a Red Bull ta que tá, 6ª pole em 6 corridas!!! 3 vitorias em 6!!!
    Acho q a luta vai ser é interna, se caso ALonso que parece ser o unico a disputar com ambas, tiver azar ou cometer os erros nas horas cruciais como Malasia e agora em Monaco, a Red Bull vai disputar sozinha e vai ser demais, com Webber mostrando ser um top de linha!!!

    1. Muito obrigado Marcello, estou muito contente com este “sucesso” e meu trabalho vai rendendo frutos. Muito confortante para mim e ainda mais por saber que o pessoal aqui valoriza e interage no blog!!

      um abraço

  30. Tomas;
    Parabens pelo os mais de 100 comentarios, eu acredito que tenha sido a 1° vez, e eu que venho acopanhando a você desde o Blogspot não iria deixar está passar.

    Um Grande Abraço, Amigo.

  31. grande maioria de usuários tem usado o recorrente argumento de que após a tal linha do safety-car é permitido ultrapassar e que as luzes verdes estavam piscando ali no espaço entre a Rascasse e a Anthony Noghes, o regulamento continua sendo claro. A ele.

    Só que o pessoal está esquecendo outros detalhes e notas complementares, específicos para o caso em questão. Neste ano houve, sim, uma mudança, que é expressada na tábua de regras da FIA sempre em cor rosa, provavelmente para mostrar que é algo recém implantado. O artigo 40.7 tem o seguinte parágrafo: “Com as seguintes exceções, ultrapassar é proibido até que os carros alcancem a primeira linha do safety-car depois que o mesmo retorne aos pits.”

    Muito que bem. Todos vimos a tal linha do SC. Portanto nas CNTP da corrida, em seu decorrer, passar os demais é permitido. Não precisa, pois, esperar a linha de chegada. Segue.

    “Ultrapassar só será permitido nas seguintes circunstâncias”, e depois dos dois pontos, o segundo item aponta um artigo específico, o 40.14, que nada tem a ver com a patacoada, e o quinto item confirma o que foi dito acima, que, “quando o Safety Car está voltando aos pits, pode-se ultrapassar os carros assim que a linha for cruzada”.

    Do mesmo modo que este artigo é novo, o 40.13 é igualmente recente.

    E “se a corrida terminar enquanto o SC estiver na pista, este vai entrar nos pits no fim da última volta e os carros vão receber a bandeira quadriculada normalmente sem ultrapassagens”, que se aplica ao que aconteceu em Mônaco hoje. A punição para tal é de 20 segundos.

    Para quem alega que a luz verde piscada, também há uma explicação: artigo 40.11. Toda vez que o Safety Car entrar nos pits, sem exceção, as placas que sinalizam sua presença são retiradas e luzes e bandeiras verdes entram em ação.

    “Excetuando-se a última volta, quando o safety-car estiver se encaminhando para os pits, as ultrapassagens são permitidas a partir da primeira linha após sua entrada”. E o fato de anunciarem o “safety-car in this lap” na volta final é meramente ilustrativo. Pronto.

  32. Tomas , pra mim é um assunto chato !
    Vamos aqui simular essa questão com o Senna ultrapassando o Chandhok por exemplo , qual seria o tamanho da repercussão ?
    Acho que todos nós sabemos não é verdade ?
    Agora uma uma pergunta : quem é que gosta de Michael Schumacher ? na realidade o povo gosta , o povo ama os vencedores , mas , essa regra não vale em hipótese alguma para Michael Schumacher , o maior piloto da história da F1.
    Então , de onde vem essa ” marcação ” , esse ” desamor ” manifestado por dirigentes , pelo público ou quem quer que seja a esse ainda imenso piloto aos 41 anos de idade ?
    Até porque não dizer também de muitos jornalistas ?
    A F1 muito inconscientemente reprovou Michael Schumacher por ter sucedido o piloto que a F1 amava .
    A F1 amava tanto o brasileiro Ayrton Senna , que a partir daquela triste temporada de 1994 , qualquer piloto considerado acima do normal , como foi o caso do Schumacher , passaria nesse caso a ser um verdadeiro impostor .
    Mas tarde esse ” impostor ” agiu de modos não muito corretos em Adelaide 1995 , Jerez 1997 , abusou de largadas em diagonais , saídas brutas de box , grandes e violentas fechadas , num repertório de causar vertigem a qualquer um .
    Ele até que podia melhorar essas atitudes , mas Schumacher é assim , é uma questão de puro reflexo quanto se sente ameaçado , ou está ameaçando , como foi esse último episódio em Mônaco com o Alonso .
    Como F1 é um esporte de combate ,( apesar de que a FIA esta lutando para que não seja mais ) , o maior piloto da história da F1 , o impostor , o de carater duvidoso , o impopular , o vigarista … é um grande combatente , qualquer atitude fora do normal , ou dentro do normal , é um grande motivo para grandes repercussões como ora acontece .
    No mais , achei a manobra soberba , totalmente legal ; simples de um autêntico campeão .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s