Red Bull apostando em Webber para o título?

Mark Webber está em um momento iluminado em sua carreira como piloto de F1. Está liderando pela primeira vez na sua vida a temporada, venceu e fez a Pole em dois GPs seguidos (os dois últimos, na Espanha e Mônaco) e ainda virou o jogo que parecia perdido diante de seu companheiro, Vettel. Depois disso, a Red Bull se rendeu ao australiano e já o olha com outros olhos. Isso mudará a história do campeonato?

O mais importante em um time de ponta é ter dois pilotos vencedores e capazes. Tudo o que a Red Bull tem no momento. Webber e Vettel fazer o estereótipo de dupla perfeita e educada. Sem brigas que chamem a atenção para os bastidores, sem jogo de equipe e sem nada de outro mundo. Na base do básico e útil, muito útil.

O que me chama mais a atenção é o que Horner vem apostando nestes anos. Enquanto tudo e todos querem enfiar Massa, Raikkonen, Kubica ou alguém “com nome” no lugar do australiano em 2011, no time ninguém está preocupado com isso, afinal o trabalho vai como o esperado.

Problema é que poucos vêem em Webber um piloto capaz e campeão. Óbvio que  o seu histórico na F1 antes de 2009 não é aquilo tudo, mas com um carro de ponta ele é o tipo que pode ter um final de semana perfeito e brilhante (como foram os dois últimos), ou totalmente desastroso. Coincidência, isso não, é covardia dizer.

No entanto, não sei se vocês aí do outro lado notaram, mas parece que a “fama momentânea” de Vettel desapareceu. Não é a toa. O ótimo trabalho de Mark realmente ofuscou a juventude e a velocidade de Sebastian, o que não necessariamente significa que elas não existam mais. A diferença é que Webber é um piloto rodado, já pilotou por equipes relativamente grandes- e pequenas também- e vem com a Red Bull desde o início.

Ele, com sua experiência, sabe as artimanhas da F1, sabe tudo de um carro, sabe o que é passar um ano na escuridão, sabe o que é ter um carro bom e ruim, enfim, é o que chamaríamos de um “dinossauro da F1”.

Vettel não tem todas essas características fundamentadas em sua cabeça ainda, apesar de eu considerá-lo um piloto sensacional, veloz e capaz de muita coisa, porém com alguns erros típicos de piloto “novato”. Tanto que ano passado Vettel havia começado o campeonato na frente de seu companheiro, se deixou aproximar e quase perde uma árdua batalha. Acabou com o vice, mas vocês entendem o que digo.

A Red Bull tem como claro objetivo vencer o mundial. Por enquanto, tem dois pilotos empatados em pontos na 1ª posição e o jogo pode virar para ambos de melhor a pior ou vice versa já na Turquia. O que Webber fez foi incrível, alcançou (literalmente) a juventude fresca da F1 com duas corridas espetaculares, sem erros e incomodações, para apontar a liderança inédita na tabela.

Seria então exagero dizer que a Red Bull apostaria ferrenhamente em um maduro e vencedor Webber para o campeonato se Vettel se mostrar enfraquezido ou errático?

Isso, eu deixo com vocês na seção de comentários.

23 comentários em “Red Bull apostando em Webber para o título?

  1. O Webber está vivendo o melhor momento da carreira. Mas a equipe, na minha opinião, ainda têm sua preferência pelo Vettel. Mas isso pode mudar.

  2. Não é bom se deixar levar pelo momento. As pessoas não sabem esperar pra ver o que vai acontecer. É certo que Mark Webber é um ótimo piloto, muito experiente e tem capacidade de ser campeão, ainda mais com um carro desses. Mas a aposta da Red Bull é sim o Vettel. Webber passa por uma fase muito boa na carreira. Mas é cedo pra cravá-lo como favorito ao título e aposta da RBR. Não se esqueçam que ele vinha fazendo um campeonato muito bom ano passado, até que de repente ele apagou, ficou 5 corridas consecutivas sem pontuar e saiu da briga pelo título. Esse é o meu porém com relação ao Webber. Ele é muito consistente em uma boa parte do campeonato, mas chega uma hora que ele simplesmente some. Agora, que é competente, isso não há duvidas, as duas últimas corridas mostraram isso. Resumindo, se ele não tiver o “apagão” em determinado momento do campeonato, ele luta pelo titulo sim. Mas eu acho ainda que Vettel tem mais chances. Mas ficaria muito satisfeito de ver um campeão como o Webber. Muito mesmo. Mas ainda prefiro esperar mais um pouco pra ver se isso se concretiza. É bem capaz que Vettel ganhe a próxima corrida e aí você sabe, todo mundo já esquece do Webber.

    Abraços. Carlitos.

  3. sabe, q se por um acaso o Webber for campeão, vai ser considerado piloto de segundo calibre como fazem com o Button, e na boa, eu não esperava pelo Webber como lider, e acho q se ele ta aí, é por merecimento e se realmente não houver blecaute, ele vai lutar até o fim, piloto em fim de carreira, dado como aposentado em julho… acho q ele vai fazer de td pra mostrar q deve estar no lugar onde esta , ou seja, numa equipe top, eu torço pelo Vettel sim, mas to torcendo pelo Webber tbm 😀
    enfim, Red Bull Rullezzzz

    AHHHH , sipah o ano sabático do Kimmy se multiplique por dois kkkkkkk

  4. Colequemos alguns pontos importantes, não acho a temporada do Vattel tão ruim assim, afinal ele só perde a liderança pelo numero de Vitórias, logo de cara já tiramos a conclusão que, o mais constante é o Vettel. O campeão tem que saber administrar os momentos bons e os ruins, e Vettel assim como Alonso estão la em cima por causa disso, Vettel teve por duas oportunidades a corrida perdida, se arrastou e chegou em quarto em ambas, Alonso teve mancada da Ferrari que o botou na rabeira e o problema de monaco, ou seja campeões na minha opinião nascem da capacidade de administrar crises, Alonso sabe administrar, porem não tem até agora carro de campeão, tem tido atitude de campeão, mas se o equipamento dele não corresponder (evoluir) daqui a algumas corridas pode virar coadjuvante, pois o sistema de pontuação até agora deixou o Campeonato interessante, pode deixa-lo sem emoção daqui a algumas corridas, e temos que colocar outras coisas, a fase do Webber é boa, o carro é bom (ajuda demais) e todo mundo sabe que se trata de um piloto muito bom em tomada de tempo, logo então pistas como monaco e Barcelona dão muita vantagem a ele, lembre-se que na pista onde havia chances e pontos de ultrapassagens, M Webber largou na ponta foi ultrapassado por Vettel e perdeu a corrida, por isso acho um tanto cedo para descartar Vettel e dizer que M Webber é virtual campeão, e ainda colocar na balança que a equipe vai ajudar Vettel a superar problemas com o carro o que pode torna-lo ainda muito competitivo.

    Terminando posso dizer: M Webber terá lampejos de campeão, mas Vettel arrasta o caneco esse ano, e dar parabens a Red Bull que da igualdade de condições para que seus pilotos tenham uma disputa aberta e sem jogo de equipe, o esporte F1 agradece.

  5. Mark Webber é um bom piloto, sem sombra de dúvidas, mas ainda há muito campeonato pela frente, e temos uma disputa em aberto, com McLaren e Ferrari lutando pelo título e Mercedes e Renault andando perto.

  6. Bem, Tomas, creio que Weber ainda fica devendo. Até agora o sucesso dele se deve ao fato de conseguir se classificar para largadas nas primeiras filas. Nas duas últimas provas, largou na pole e nunca foi ameaçado. Penso que teremos uma melhor condição de avaliar o conjunto de sua performance quando o pudermos contemplar disputando posições em pista, o que até agora não vi.

  7. Como comentou o Cláudio aí em cima, Webber foi competentíssimo em cravar a pole, em cima do Vettel, o “flying lap man”, justamente em dois circuitos, nos quais é praticamente impossível ultrapassar. Resultado, duas vitórias consecutivas e mudança de nível. De veterano em fim de carreira, para o novo “Gênio” das pistas. Como sempre comentamos, o piloto é tão bom, quanto a sua última corrida e agora é o momento do Australiano.

    Confesso q sou um dos q consideram o Webber um bom piloto, mas não um fora de série. E o início de temporada irregular esse ano, reforçou minha opinião a esse respeito. E não estou só, pois a mídia especializada e os “insiders” mundo a fora, sempre classificaram o Webber no grupo dos pilotos “under rated”, grupo a qual faz parte, além do proprio Webber, Button, Massa, Barrichello, Rosberg e outros.

    O Livio Oricchio, tem um post recente, fazendo sua ‘mea culpa’, e sugerindo as pessoas, ( ele incusive ) a reverem conceitos, no caso, dar crédito a pilotagem do Webber.

    Eu ainda acho cedo, e vou esperar o campeonato se desenvolver, para ver até onde vai o Australiano, se ele realmente tem fôlego pra vencer o duelo interno, contra o ultra-veloz Vettel, q todos apostavam q destruiria o Webber esse ano. Parabéns a Red Bull, por deixar seus pilotos decidirem na pista, quem é o candidato ao título, sem interferencia e jogando limpo.

    É de longe, a dupla mais equilibrada da temporada, até o momento:

    Classificação: 3 x 3 ( 3 poles para cada um )
    Corrida: 3 x 3 ( Webber em pequena vantagem em vitórias 2 x 1 )
    Pontos: iguais em 78 pts

  8. Olá TOMAS…
    Acho q é exagero sim…
    Webber vem surpreendendo, da melhor forma possivel..
    Mas Vettel tbm pode se dar bem, afinal de contas ele esta na ponta do campeonato tbm..
    Vai ser uma disputa forte, e a RBR deve querer levar seus dois pilotos ao topo…
    Seria muita burrice, nesse momento do campeonato, com a superioridade q vemos da equipe diante das outras, procurar favorecer somente um piloto!!!

  9. Bom dia filho.

    Já indiquei seu blog para os meus amigos lá do Fórmula Total. Obrigado pela sua visita.

    Sobre seu comentário, posso dizer que o cara venceu duas corridas seguidas. É o momento dele, com certeza. Mas o momento existe justamente por causa do fantástico carro que a Red Bull produziu. Não vejo o australiano com talento suficiente para vencer o campeonato. Porém, essa era a visão que as pessoas tinham sobre Button no ano passado. Se não fosse a cagada da McLaren, ele ainda seria o lider do certame.

    O que posso dizer é que os carros hoje exigem menos talento dos pilotos. Com os carro de hoje, a diferença entre os “bons”, “ótimos” e os “diferenciados” diminuiu bastante. Esta tudo nivelado. O piloto já não faz tanta diferença assim.

    Mesmo assim, isso não tira os méritos do Webber, que pilotou o fino nestas duas últimas etapas.

    Abraços do seu novo amigo;

    Leandro Castro

    • Em pistas normais, eu concordo com você, mas o caso de Monaco é diferente. Além de ter um bom carro é preciso braço, eforço mental acima do normal e muita concentração para dirigir sempre no limite do limite, afinal, parece que o piloto anda sempre encaichotado em Monaco. O Webber mostrou em Monaco, que o carro é bom e o piloto tambem.

    • Você falou de um carro bom, faz todo sentido, afinal a Williams construiu otimos carros que conseguiram levar pilotos mediocres (Damon Hill) e loucos (Nigel Mansel) a titulos mundias, acho webber um bom piloto, mas não enchergo que so agora nasceu o genio, ele é um bom piloto com um exelente carro, isso pode leva-lo ao titulo, o problema é que tem combinar (com os Russos) neste caso um Alemão chamado Vettel.

    • Leandro, fiquei muito contente com a sua dica do meu blog no seu espaço e já fiz um post especial aí abaixo, indicando o seu também. Obrigado!

      Sobre que agora o piloto não faz tanto a diferença, concordo, principalmente nas imbecis pista do Sr. Tilke. Em outras, aí já é diferente..

      abraço!

  10. A FI é cruel nesse aspecto. Vettel é a menina dos olhos dos patrocinadores e esta empatado em pontos com Webber, não vai demorar muito, e alguém vai esquecer uma tampa na entrada de ar ou de apertar uma porca da roda e então, BY BY Webber. Button sabe bem do que eu estou falando.

    • Newton, com seu comentário você pôs aqui algo que é tão patético, mas que é verdade.
      É uma pena, porque ver piloto “arrumado” não é nada legal.
      Óbvio, não posso afirmar que o que ocorreu com Button foi de propósito, mas… Sabemos como são essas coisas…

  11. Ainda é cedo pra afirmar em qual dos dois a equipe vai apostar,

    A equipe deixando os dois resolverem na pista é ótimo!!

    Mais alguns GP´s e vamos poder ter mais argumentos quanto a isso…

  12. Tomás

    Ainda é cedo para elevar o Webber a categoria de “gênio”, “semideus” ou qualquer coisa nesse sentido. A carreira toda (8 anos) do Webber foi muito inconstante até esses dois últimos finais de semana e portanto devemos esperar mais algumas provas para ver se este amadurecimento dele é real. O Tião ainda é deficiente em determinadas situações, ultrapassagens incluidas. Oportunidade para reverter isso ele tem, pois guia o melhor carro da temporada até o presente e talvez o melhor do ano todo.

    Creio que não vai haver diferença significativa entre os dois e a direção da Red Bull deverá deixar a disputa correr solta até a útima prova do campeonato, na aborrecida Yas Marina. Tenho certeza que o campeonato vai ser decidido lá e por uma estreita margen de pontos.

    saudações

    • “Creio que não vai haver diferença significativa entre os dois e a direção da Red Bull deverá deixar a disputa correr solta até a útima prova do campeonato,”

      Bom, é como sempre, seria bom para uma equipe com o patamar da Red Bull, disputando o título como favorita, deixar que seus dois pilotos cheguem a final do mundial com chances de título?
      É arriscado, até porque se o time se concentra em um só piloto pode dar mais certo. O que pelo contrário deixaria o outro piloto como escudeiro.
      A McLaren em 2007 teve dois pilotos sempre “quase” empatados e acabou que Kimi, da Ferrari, levou a taça. Lewis e Alonso amargaram em 2º e 3º. Na Ferrari, Kimi era o homem do título.
      Em 2008 a Brawn favoreceu Button, e foi com ele que levou a taça.

      É uma receita interessante, vamos ver qual postura a Red Bull irá tomar.

      • Amigo Tomás

        Sou totalmente contra essa estória de piloto supremo e piloto escudeiro. Se os dois demonstram as mesmas qualidades, o negócio é deixar que ambos disputem até o final – Senna x Prost e Piquet x Mansell são bons exemplos.

        O caso Lewis X Nada Sei ,em 2007, foi atípico pelos motivos que já estamos cansados de saber e no ano passado Button não foi favorecido, o Barrichello é que se atrapalhou todo no começo do campeonato com aquela história dos freios (segundo ele mesmo) e depois a Red Bull superou os carros da Brawn e acabou diminuindo as chances dele.

        Tomara até que haja equilíbrio entre os dois Taurinos para que não tenhamos um monótono fim de campeonato. Pelo menos que haja uma disputa entre eles até a última curva do ano.

        saudações

  13. Hum… Eu acho difícil falar sobre isso agora que ainda temos 2/3 de campeonato. Óbvio, e nem é essa a intenção do seu post, que a Red Bull vá priorizar Webber em detrimento de Vettel na temporada (só SE a disparidade já for muito grande do meio para o fim do campeonato). Imagino que os dois pilotos da equipe dos energéticos vão ter condições mais igualitárias para concorrer dentro da escuderia.
    Mas mesmo acreditando mais em Vettel – lógico que ainda tem muita água para correr até o fim do campeonato – a Red Bull fará de tudo para tentar uma dobradinha!

  14. Tomás .
    A idéia de nós ” especialistas ” antes mesmo de a temporada começar , era de um Alonso meio campeão do mundial de 2110 pela Ferrari , apesar de ainda ser muito cedo para qualquer tipo de afirmação e hipótese .
    Mas o que estamos vendo até o presente momento , as Red Bulls entrando em cena , e mostrando a todos nós que são muitos mais competitivas , e relegando Mclarens , Ferraris a segundo plano , sendo estas surpreendidas por essas super máquinas projetadas por Adrian Newey e , impondo as demais equipes uma situação nada agradável e , que se complica a cada corrida .
    Tudo demonstra , e é sempre bom lembrar , que nesse momento , o australiano , é postulante sim , não só a conquistar mais vitórias , como também , surge como a nova estrela dessa disputada temporada , a conquistar o seu tão sonhado e perseguido título .
    Grande abraço Tomás .

  15. Bom eu confesso que me surpreendi muito com o Webber =O

    Mas ainda continuo achando ele só mais um piloto no grid , apesar da performance incrivel dele nos 2 ultimos GP’s ele ainda nao me convence q eh um piloto digno de levar o titulo…

    Enfim , ateh 2 corridas atrás tava na cara q era Vettel o principal beneficiado da RBR pro titulo , mas ta parecendo q isso mudou e a RBR está indecisa pela velocidade incrivel do Vettel (mas tb tem o risco dele cometer os erros de sempre , por ser um piloto jovem) ou optar pela experiência e consistência do Webber…

    Sinceramente , vejo o Webber campeão esse ano depois dessa volta por cima q ele deu (daonde parecia estar acabado na F1 msm com um dos melhores carros em 2009) e esse ano voltar correndo mto o.O

    Mas como disseram eh mto cedo pra RBR decidir em dar atenção somente pra um dos seus pilotos , ateh pq ela tem a melhor dupla do grid =D

    PS:Será que o Webber ainda sai da RBR ano q vem , como estavam falando por ai ? ‘-‘

  16. Penso que devemos mudar nosso conceito para analisar os pilotos que chegam na F1 e permanecem.
    Webber, é um ótimo piloto, como Button é e outros grandes pilotos, que por inumeras razões não puderam ou não podem mostrar suas reais qualidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: