F1 vs Copa do Mundo

É inevitável. A Copa do Mundo está a apenas 21 dias de seu início e com ela, o mundo “quase” irá parar. Torcedores fanáticos lotando estádios, a maioria aqui no Brasil em grupos, sendo em casa ou em bares, reunidos com uma grande euforia, e uma bela festa que celebra um dos eventos esportivos mais importantes do planeta. Com isso, o que restará para a F1?

Provavelmente, pouca coisa. A maioria das pessoas gosta de futebol, e assim, ainda mais em uma copa do mundo, deixa outros esportes de lado. Poucos mesmo são os que não gostam de futebol e não ligarão para a copa, mas sim para a nossa velha e querida F1- que é assunto diário aqui neste espaço.

Porém, é necessário se acostumar com a popularidade do futebol. É simplesmente absurda a diferença entre esses dois esportes. Você, se tiver predisposição, gostar de futebol e tiver ao menos algum dinheiro que seus pais (isso porque na escolinha a idade geralmente é entre 7 a 15 anos (ou mais) se inscreve e começa a praticar.

Se for bom, é observado por algum “olheiro”, pode avançar a alguns times amadores e um dia pode chegar a um time de elite. Óbvio que não digo que é fácil, até porque aos poucos o atleta tem que viajar, gastar, além do mercado futebolístico ser muito disputado.Mas as condições financeira são favoráveis.

Já para quem quer ser piloto, o panorama é totalmente oposto. Você precisa de um Kart, só para início de conversa. Precisa de equipamento, seja luvas, capacete e macacão, um lugar para competir. Isso é só por Hobby. Se este quiser prosseguir com a sua carreira, precisará de uma boa quantia para inscrições, viagens, e ainda o fator mais crucial: patrocínio. Sem ele, você não é ninguém.

E mais. Qualquer grupo de amigos com uma bola já pode até jogar uma “partidinha”. E o kartista? Nesse caso, é necessário muito mais.

Pois bem, não desviarei do assunto. Só com o que eu citei acima, vocês podem ver porque o futebol é mais popular. Apesar de eu preferir a F1.

Agora, com a Copa do Mundo, que dependendo da reação de vocês será assunto do Blog (mas sempre que a F1 estiver nas entrelinhas, pelo menos), até porque não se pode virar as costas um evento como esse.

Mas vejamos que será um tremendo baque para o mundo da Fórmula 1, pois assim a popularidade cairá bastante no período “copístico” e será um difícil passo a dar. E ainda teremos GPs batendo datas com jogos importantes, como o de Canadá, dia 13 de junho, onde jogarão, por exemplo, Alemanha vs Austrália.

Porém, o pior de tudo não é isso. Justamente no dia da final da copa, 11 de julho, teremos o GP da Inglaterra. Agora me digam: Quem se importará com esse GP, a não ser quem gosta mesmo de F1, como eu e sem dúvida muitos de vocês aí do outro lado? Pois eu acho que será um fiasco.

O que não me entra na cabeça é como o “tão esperto” Bernie pôs a data compatível. É simplesmente algo sem sentido algum. Imaginemos ainda se a Inglaterra chegar na final ou for campeã (o que duvido muito).

Mas então, deveria ser tomada uma providência. Colocar o GP uma semana depois, ou antes, aliviaria muito o negócio, que move milhões e milhões.

Amigos, infelizmente, se é que posso dizer assim, a F1 não chega nem aos pés do futebol em termos de lucro e popularidade, o que imagino vocês devam estar carecas de saber. O que nos resta, é se unir a força não é?

Sem esquecer que ainda temos Turquia pela frente, dia 30, pouco menos de duas semanas antes da Copa.

A seção de comentários está aí, fique a vontade para opinar e ver o que faremos na período copístico aqui no nosso (porque é de vocês também), espaço, o Blog Fórmula 1. Obrigado, Tomás.

16 respostas para “F1 vs Copa do Mundo”

  1. A F1 fica meio esquecida em epoca de copa mesmo. Mas também pudera… a copa é um evento que ocorre só de 4 em 4 anos. Algo muito mais raro. A F1 tem todo ano e dura cerca de 8 meses todo ano. Isso conta muito. Mas poderia ser pior. Alem de bater as datas, já pensou se batessem também os horarios das corridas e jogos? Portanto, quem realmente gosta de F1 não vai deixar de acompanhar as corridas por causa da copa. Dá pra acompanhar os dois tranquilamente. Eu farei isso, pode ter certeza.

    Abraços. Carlitos.

  2. São meus dois esportes favoritos e dividem minha preferência. Acompanho futebol desde 1992 e Fórmula 1 desde 1993, e ainda não tenho definido qual mais gosto, e acho que tão cedo, essa pergunta ficará comigo.

    Pois então, acompanharei aos jogos da Copa, principalmente do Brasil, mas não deixarei de lado a Fórmula 1, como fiz de 1994 para cá, sempre dei a mesma atenção para a categoria dos monopostos. Além disso, os horários coincidirão com o das partidas apenas na etapa da Espanha.

    Em 2006, lembro que a etapa da Inglaterra foi às 8 da manhã, para não bater com os horários de jogos na Alemanha.

  3. Eu quero mais é que a Copa se exploda!
    Futebol jamais me atraiu e dificilmente isso acontecerá no futuro.
    Já a F1, não. O duro é que sobre futebol eu não opino, pois, além de não entender, pra mim é indiferente. Sobre F1, porém, entendo um pouquinho, mas há um monte de gente que só assiste às corridas quando há o risco de um brasileiro como Massa se tornar campeão e – suprema desgraça! – ainda tenho que aturar pessoas como essas opinando sobre F1, simplesmente reproduzindo a opinião oficial da emissora que inafortunadamente detém os direitos de transmissão.

  4. la final cae o dia do GP da grâ Bretanha? não!!!!

    em fim, a F1 é as 9:00 e a final geralmente .. se o fuso horario da sudáfrica é o mesmo da espanha e inglaterra, vai ser ….. na mesma hora.

    e agora?

  5. a F1 vai virar fórmula renault?

    além da renault, redbull, agora a williams pensa em usar os motores franceses, além da lotus que pensa em trocar os cosworth (consideram fracos em desempenho) e até a ART que se inscreveu para ser a 13a equipe da F1 pensa em usar os renault caso venha a participar do campeonato ano que vem.

    Aí, tomaz, merece um post seu.

    fonte: tazio

    1. Motor Renaul até ano passado considerado fraco, porem hj disputado pois o Cosowort alternativa barata se tornou muito fraco de desepenho, era o motor pra se encaixar no orçamento de 40 milhões de Euros, o que não da pra aceitar é o Frank Williams ter caido nessa, quanto a Lottus, Hispania e Virgin, outro motor não seria a solução.

  6. Esse assunto é interessante de se falar: também prefiro F1, mas é lógico que estaremos de olho na Copa ;). Para além da arrogância do Tio Bernie colocando uma corrida da Fórmula 1 no mesmo dia que da final da Copa do Mundo, é bom lembrar que se os horários baterem, ou qualquer outro motivo que a SGT inventar, os fãs de automobilismo vão ter que assistir F1 pela internet, e se duvidar até por um canal estrangeiro, rs! Agora vamos ver quais são são as propostas da FIA e das equipes para sobreviver nesses tempos de Copa ;)!
    Fiquem na paz, Deus abençoe vocês!

  7. Tens razão… eu mesmo já decidi que mesmo não sendo apaixonado por futebol, vou ter que dividir o espaço lá no site para falar de alguns jogos durante a copa… mas sem perder um detalhe da F1, afinal, é o nosso esporte predileto… Abraço e parabéns pelo Blog… já faz parte dos meus feeds…

  8. Tomas;
    É por isso que o meu desejo de ser um piloto fica muito distante, mas vamos falar sobre a Copa e F1, eu sou sincero, não gosto muito de futebol, eu prefiro disparado a F1, mas gosto muito da copa do mundo, e isso muito por causa de cada país de enfrentando e tudo mais, mesmo assim irei assistir a F1.

    Abraços

  9. É tomas….deixar “bater” as datas n é uma jogada esperta da F1…
    Mas igual vc falou…o publico fiel deve assistir…
    porem a copa irá ofuscar muita gente esse ano…desde outros esportes ate o comercio..;
    claro q muita gente deve estar fomentando serviço por conta da copa…
    mas algumas outras atividades deve sofrer com isso…
    falar q a copa vem so pra melhorar é muito errado..existem pessoas q a copa n ajuda muito..
    a f1 esta nesse grupo….a popularidade do futebol é esmagadora!!!

  10. Os horários não vão gerar problema – corrida na Inglaterra é às 13h, já a final da Copa deve ser as 20h na África do Sul, o que vai ser às 22h na Inglaterra. Talvez esse conflito de datas seja até a intenção do Mr. E.

    O problema mesmo vai ser com o público ‘in loco’ – Silverstone fica entre o nada e droga nenhuma, então os fãs mais casuais que preferem a Copa do mundo vão ficar em casa para assistir a final, desistindo da idéia de comprar os ingressos.

    No mais, não vejo nenhum problema, já que vão ser mais ou menos 10 horas de diferença entre os dois eventos.

  11. Vou pular entre um e outro, mas o que me exerce mais fascinio é a formula 1, gosto de futebol, mas a seleção de Dunga não me tras aquela empolgação, então tirando a final e se o Brasil estiver nela, vou ver a final da Copa, caso o Brasil não esteja, verei muito feliz sem nenhum problema a corrida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s