E Austin está nas mãos de Tilke…

E foi confirmado que a pista que sediará o GP dos Estados Unidos a partir de 2012, em Austin, Texas, será projetada por Hermann Tilke. Algo que era esperado mas que nenhum de nós queria acreditar finalmente aconteceu.

No lado bom temos umas características que já foram estudadas pelo alemão, que aliás, já tem o projeto prontinho em mãos (obviamente esta seria a base do projeto, mas…).

A ideia foi mesclar algumas características de Spa e Silverstone no projeto. Fazê-lo rápido, desafiador, mas como a receita para uma F1 saudável é a ultrapassagem, uma boa base deve ter sido estudada. Ainda, infelizmente, não temos ideia de como será.

O flácido terreno de Austin, como eu já citei aqui parecido com o de Interlagos, será bem interessante para a sua construção. Espero que dê certo, pelo bem da F1.

Sem dúvida, Austin e Texas receberão um gigantesco Up-grade com a F1 indo àquelas paragens, um lugar bem distinto de Nova York, onde se discutia colocar a prova lá. A tacada comercial de Bernie é arriscada, mas o sul estado-unidense irá as loucuras em ver a F1 “no seu território”.

A grana investida de início será de US$ 200 milhões, que sem dúvida vão dar uma boa nova casa para a F1 se hospedar temporariamente. Veremos se será um mega-espaço como em Yas Marina ou algo com um requinte maior mas sem parques temáticos…

Um dos elementos-chave que contribuiu para gerar fundos o projeto é que, além da F1, o circuito será usado para ajudar a desenvolver combustíveis alternativos. Mais um ponto positivo.

Outro fator interessante a se levantar é que Tavo Hellmund, o grande responsável por “ditar a ordem” no projeto, já teve seu pai envolvido em vários eventos importantes para o automobilismo mundial, como a IndyCar e foi um dos responsáveis de trazer a F1 de volta aos Estados Unidos em 1988. Isso sem contar a sua “presença” na Copa do Mundo de 1986, no país vizinho, México. É esperar por um bom resultado.

E agora, teremos mais um circuito sem personalidade como os de Bahrein e Abu Dhabi ou algo mais desafiador, como o traçado que nos apresenta Hermann em Istambul?

11 respostas para “E Austin está nas mãos de Tilke…”

  1. Espero que seja algo desafiador para pilotos e equipes, não uma pista onde a disputa fique monótona, com ultrapassagens apenas nos boxes, sem muitas emoções.

  2. Errar é humano, persistir no erro não é nem um pouco alemão. Além do que, os americanos não vão dar carta branca para o “cara” fazer o que bem entender, pela grana, que estão dispostos a gastar e como são bons de show, com certeza dessa vez o projeto vai se submeter a muitas exigencias.

  3. Espero que o Tilke acerte pelo menos dessa vez. Espero que tenha várias curvas de alta e não seja um Abu Dhabi da vida com apenas um complexo de duas curvas de alta num circuito grande. É preciso ver as raízes da F1 como ele diz que irá fazer: Spa e Silverstone. Encaixaria Interlagos também por ter um circuito que não é tão extenso, mas que existem curvas que deixam o circuito técnico, como o Laranjinha, a Junção e claro, o “S” do Senna.

    O jeito é esperarmos para ver o traçado final e tirarmos nossas conclusões. Mas meu desejo é que seja um circuito de alta velocidade, com curvas inteligentes e não curvas de reduções bruscas (exemplo: de 310 pra 80) como Bahrein e Abu Dhabi.

    Abraços.

  4. É melhor colocar o Di Grassi que fez a pista do Desafio das Estrelas de 2009, do que o Tilke que sejamos sinceros ja deu o que tinha que dá. Não acerta em nada.

    Eee a corrida sera diurna ou noturna???(lá nos EUA)

  5. Ah… Tomara que esse circuito saia pelo menos mais parecido com Istambul e seja mais desafiador, ninguém merece em pleno Texas um circuito chato, rs ;)!
    Aliás, eu gostei desta idéia de combustíveis alternativos…
    Bom final-de-semana para todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s