Webber marca a Pole na Turquia

É impressionante o momento que Mark Webber e a Red Bull vivem na temporada. O australiano conquistou a sua 3ª Pole Position seguida na temporada e a 7ª em sete corridas do Red Bull no ano. O poderio do time dos energéticos é impressionante, e tudo indica que Webber aponte à vitória amanhã na prova. Lewis foi o “intruso” entre os touros, levando um McLaren em sintonia a 2ª colocação. Vettel, que teve um problema na sua última volta lançada referente a uma das barras de sustentação da suspensão, ficou “apenas” em terceiro.

Button, mostrando que a McLaren está perto, porém não a frente, do nível das Red Bulls, fechou em 4º. Logo a seguir a surpreendente Mercedes que superou Ferrari e Renault, colocando Schumi (que errou na última tentativa) em 5º e Rosberg em sexto. Kubica, lutando com o R30, chegou a ficar na frente de Massa e sairá em 7º. Felipe em 8º. Petrov, pela primeira vez indo ao Q3, mostrou avolução ao ficar em 9º, a frente de Kobayashi, em décimo.

A grande surpresa negativa ficou por conta de Alonso, que errou e não conseguiu passar ao Q3, em 12º.

Red Bull favorita

A Pole de Webber, do domínio da Red Bull e a diferença para as concorrentes nos deixa intrigados. Será que o “resto” não tem mais chances de superá-los? Será que Ferrari ou McLaren precisarão de erros ou problemas dos touros vermelhos para vencer? Uma vitória  de Mark simbolizaria a liderança absoluta no campeonato, com 7 pontos de vantagem a Vettel se este chegar em segundo. Só a McLaren para ameaçá-los.

Alonso nervoso

Ficou claro que este não era o dia de Alonso. Andando sempre no limite para não ser eliminado prematuramente, a “tática” não deu certo no Q2 e Fernando acabou ficando apenas em 12º. Ele que se surpreendeu com a lentidão de seu carro e andou desanimado pelo paddock.

Alerta vermelho mais uma vez para a Ferrari, que não conseguiu fazer com que Massa passa-se do 8º lugar. Cada dia a coisa fica mais complicada…

Hamilton com chances?

Como eu já citei, pelo menos tecnicamente, Hamilton é o único que aparece com chances reais de bater os Red Bull. Eu acredito que a possibilidade é muito pouca, a não ser que imprevistos entrem no caminho de Webber. É tudo ou nada.

Tempos:

1 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m26s295
2 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m26s433
3 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 1m26s760
4 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m26s781
5 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m26s857
6 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m26s952
7 – Robert Kubica (POL/Renault) – 1m27s039
8 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m27s082
9 – Vitaly Petrov (RUS/Renault) – 1m27s430
10 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – 1m28s122

11 – Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – 1m27s525
12 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m27s612
13 – Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) – 1m27s879
14 – Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) – 1m28s273
15 – Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – 1m28s392
16 – Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) – 1m28s540
17 – Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) – 1m28s841

18 – Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) – 1m28s958
19 – Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) – 1m30s237
20 – Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) – 1m30s519
21 – Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) – 1m30s744
22 – Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) – 1m31s266
23 – Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) – 1m31s989

24 – Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) – 1m32s060

42 comentários em “Webber marca a Pole na Turquia

  1. O Webber foi perfeito. Foi uma pena o Hamilton não ter conseguido a pole. Mas chegou muito perto, a diferença foi muito pequena. Amanhã tudo pode mudar.
    E as Ferraris? As ferraris foram só decepção! A Mercedes foi bem, Rosberg e Schumacher podem surpreender na corrida.

    • diferença de apenas 1,3 décimo. Lewis foi muito bem, poderia ter levado a Pole.
      Mas a Red Bull é a Red Bull…

  2. Cara pode anotar se o Alonso continuar errando desse jeito não sera campeão. E a Red Bull consegue ser melhor que a Brawn GP no ano passado, claro não em numero de vitórias mas sim em superioridade.
    E infelizmente o Massa vem pipocando no Q3, apesar de ter conseguido sua melhor volta, poderia ter ido melhor estando pelo menos a frente do Rosberg. Veremos…

    • ‘Cara pode anotar se o Alonso continuar errando desse jeito não sera campeão.”

      Isso é óbvio. E é difícil que isso não aconteça a partir de agora. Ferrari não está bem, Red Bull cada vez melhor, esse campeonato pode ser uma massacre.

  3. É….realmente um ritmo que não está dando para os outros nem ameaçarem Vettel e Webber…
    E como é bom ver Webber mandando bem, um piloto que muita gente tinha como vencido na disputa interna (até eu já dava a disputa interna para Vettel)…Tudo vem para acrescentar, isso mostra como a F1 tem pilotos bons sim…Webber quando começou era tido como um novo campeão muito talentoso. No início do ano tinha gente que falava q ele ia se aposentar, mas tá ai…mostrou que tem talento e vem surpreendendo quase todo mundo…
    E Vettel esta vendo como é disputar um espaço na equipe, aprendendo como é andar atrás, e tendo que mostrar força psicológica…
    Massa conseguiu ficar na frente de Alonso…Mas alonso errou…Fico me questionando até que ponto Massa esta conseguindo ser combativo dentro da equipe…Ele mostra evolução, mas não a esperada! Essa era a pista para ele mostrar seu potencial, e fechar a boca de alguns criticos…Vamos esperar e ver seu ritmo de corrida!
    Tivemos mais uma vez um bom trabalho da Renault, não poderiamos esperar muito, mas os dois pilotos conseguiram se sair bem..
    Schumacher ficou na frente de Rosberg, vamos ver se o mais novo apronta alguma na largada para cima do supercampeão!
    Foi um treino bom…
    Ah! Antes que me esqueça, parabéns para Bruno Senna, conseguiu ficar na frente de uma Virgin…Tá certo que Di Grassi errou, mas já é alguma coisa com um carro que tem na mão!

    • “Ah! Antes que me esqueça, parabéns para Bruno Senna, conseguiu ficar na frente de uma Virgin…Tá certo que Di Grassi errou, mas já é alguma coisa com um carro que tem na mão!”

      A Hispania conseguiu sair da última fila, pelo menos com Bruno.
      Como você disse, Di Grassi errou, mas pelo menos a Hispania conseguiu tirar proveito disso.
      E Bruno disse que a volta dele foi boa.

  4. weber? como disseram por aí e como se viu: irretocável.

    Hamilton? Putz grila! quase chegou lá para nós termos mudanças e sair da mesmice.

    Vettel? será que bateu pressão no rapaz? ou será que anda maltratando nova namorada, seu novo chassi, acho que a mandy (se não for, que coloquem o nome certo por favor)

    Mercedez evoluindo, novamente schumacher na frente (afinal esse é o chassi anterior a Mônaco que tem um entre eixo maior e com tendência a sair mais de traseira.

    Fantástico foi a evolução do Petrov. Sim, porque o kubica ficar ali entre sétimo, oitavo já estava se tornando rotina, mas o petrov não vinha nessa balada, agora ao menos para essa corrida foi digamos 200% de melhora.

    Massa? bem deixo para quem torce por ele comentar.

    Amanhã poderemos ver se teremos uma estratégia de um dos que até agora era candidato ao título (nada sei) pois como larga em 12º não precisará largar com os pneus usados na classificação, poderá largar por ex. com pneus duros e por os macios mais no fim da corrida.
    Enfim, vamos aguardar a corrida.
    Bom fim de semana a todos.

    • ‘Fantástico foi a evolução do Petrov. Sim, porque o kubica ficar ali entre sétimo, oitavo já estava se tornando rotina, mas o petrov não vinha nessa balada, agora ao menos para essa corrida foi digamos 200% de melhora.”

      E no post que fiz ele comparando o Kubica todo mundo dizia que não era possível.
      E agora?

  5. tomas, viu só, isso que dá ficar escondendo o jogo.
    Esconderam tanto que não conseguiram achar depois.
    he he he he!

  6. Vocês se lembram de um papo, que o Alonso estaria “destruindo o Massa”. Acho, que a verdade é bem outra. A Ferrari, esta “destruindo o Alonso”, eu explico. O Alonso, chegou na Ferrari com a certeza, que teria um dos melhores carros do grid e elaborado ao seu feitio conforme promessa da propria Ferrari. De repente, o Alonso percebe, que se tivesse continuado na Renault, teria feito melhor negocio, assiste a Ferrari despencar para a quinta força do grid, e pior, não vê nenhuma luz no fim do tunel. A Ferrari esta como começou, o carro continua demonstrando fragilidades, e para cada melhora que apresenta, é ultrapassada tecnicamente por outras equipes, até mesmo pelas que estavam atras dela no inicio do campeonato. Como já disse aqui antes, o poder de recuperação da Ferrari nos ultimos anos tem sido pifio, os engenheiros e técnicos da equipe parece que sempre derivam para a pior solução e com tudo isso Alonso, sente psicologicamente o baque. Foi para a Ferrari para vencer e ser campeão, ao contrario disso, se desequilibra mentalmente, erra demais, e já sente o fardo de carregar um carro ruim. Posso estar enganado, mas, o Alonso sentiu, que a Ferrari não embalara os seus sonhos de glória, pelo menos não nessa temporada.

    • Newton, de verdade, eu chego a concordar com você.
      Aliás meu amigo, isso daria um bom tema de post.
      Realmente a Ferrari aparece tão insegura…
      E a coisa mais irônica do mundo é que seria negócio ele ter ficado na Renault.
      Eu ainda acho muito cedo para dizer isso, mas…
      Parece que a Ferrari está “destruindo o Alonso” sim…

  7. Hacia tiempo que no comentaba, pero aqui estoy!!
    El blog cada dia mejor, felicidades!!
    Bueno, esperemos que Fernando mejore para mañana, porque hubo un grave error en la clasificacion, pero hay que siempre mirar a lo que viene
    Saludos!!

    • Gracias GoNanGo!
      Es muy bueno tener visitantes de otros paises/idiomas, vamos compartiendo ideas!

      Grandes saludos como siempre!

  8. Olá, galera, como estão? Espero que estejam todos bem e a corrida amanhã seja boa para pelo menos compensar os outros “tilkodrómos”, deve rolar outras rodadas igual a de Michael hoje na classificação, rs. Agora, Webber, Hamilton e um desesperado Vettel na ponta amanhã? Vou torcer mesmo para que não haja acidente logo na primeira curva, ;)!
    E parece que na Turquia temos novidade: Bruno na frente de Lucas? O Bruno disse que o resultado é por causa do acerto do carro, o Lucas andou citando problemas no motor, mas será que não é um sinal que a Hispania está melhorando? Bem, se a pequena escuderia espanhola estiver mesmo melhorando, inclusive seu orçamento para correr até o final do ano é uma excelente notícia! Mas fico imaginando se vai ter uma disputa “ferrenha” nas pistas entre os dois brasileiros, é esperar as novidades…
    Já sobre a Renault, é surpreendente (ou não, se olharmos os treinos livres) ver Petrov no Q3. Sem tirar o mérito do russo, que com certeza melhorou sua pilotagem, mas ter os dois carros na superpole é uma amostra também que o carro da Renault está com um desenvolvimento melhor do que muita gente esperava ;)!
    O Rubens não passou para o Q3, mas pelo menos ficou na frente do colega de equipe, Hulk, porque… fala sério, né? Mas já é alentador ver os comentários da Willians que já tem praticamente todo o orçamento garantido para o ano que vem! É sinal que já podem trabalhar para o desenvolvimento do carro para 2011!
    Fiquem na paz, Deus abençoe a todos!

    • ‘Vou torcer mesmo para que não haja acidente logo na primeira curva, !”

      O que é bem difícil de não acontecer. Primeira curva sempre ocorre algum incidente em Istambul. Isso pode mudar a história da corrida, porém naturalmente acontecem na parte média do grid…

  9. A Mercedes esperou e Schumacher correspondeu, o velho tedesco mostra que mesmo afastado por 3 anos, ainda faz a diferença pois o carro não foi projetado ao seu estilo de pilotagem e sim para Button que não ficou na equipe! Logo Schumacher identificou os problemas mais críticos, optou por um chassi da pré-temporada (se estava lá então era para ser usado) mudou a distribuição de peso, e na pista desde a ESP vem mostrando bons resultados com alguns lances brilhantes e assim aos poucos trás a equipe mais pra si, outro problema crítico é “entender” como funciona os pneus dessa nova F1, isso Schumacher melhora com o tempo, não existe formula mágica. Não vejo Nico sendo prejudicado, apenas melhoraram o carro para Schumacher e ele tem esse direito! A Mercedes logo no início mostrou que não tinha carro para acompanhar Ferrari e RBR e com a evolução da Mclaren resta a Mercedes se contentar como a quarta força entre as equipes! Nico chegou a ser vice na pontuação, mais isso se deve mais por problemas dos outros pilotos, a nova pontuação que oscila muito a tabela, além é claro de Nico ter pego uma boa fase início de campeonato, não cometendo erros e sendo constante logo ele teve seus méritos. Na Mercedes cada um tem sua própria equipe, cada piloto pode exigir mudanças, evidentemente Schumacher tem mais moral pelo que conquistou na F1, mas isso não impede Nico exigir mudanças em seu carro, resta saber se ele consegue melhorar o carro como Schumacher, Nico ainda tem muito que provar para dividir a liderança na equipe. Mesmo sendo duramente criticado Schumacher trabalhou no carro e em apenas 2 GPs(ESP/MON) sua situação na equipe hoje é outra…e os críticos? Ficaram MUDOS, e os pachecos não podem falar nada, em 94 Senna criticou muito o carro e a equipe fez mudanças radicais para melhorar o carro para ajudar Senna que era o número 1 na equipe, ninguém foi perguntar a D.Hill se as mudanças iam lhe prejudicar, alias Hill nem existia na equipe, tudo era feito para Senna e sempre foi assim (tirando 88/89) Senna sempre MANDOU nas equipes por onde pilotou(tirando Prost) o que os outros companheiros de equipe de Senna ganharam? NADA, só levaram FUMO, nem vice campeões foram! Como o carro Mercedes não nasceu veloz a questão é, vale a pena investir no restante da temporada ou melhor se concentra em um novo carro para 2011? Vai depender muito do novo regulamento, se não tiver mudanças radicais para 2011 melhor ficar como esta e evoluir o carro aos poucos. De qualquer forma a experiência de Schumacher vai fazer grande diferença, pois a equipe sabe que se investir em um carro ao estilo de pilotagem para Schumacher a garantia de melhora é certa, e como Nico admitiu que eles pilotam da mesma forma isso não será problema. Schumacher sabe identificar problemas em curto prazo e fazer a equipe crescer, na pilotagem Schumacher já mostrou que não esta morto! Resta a Nico fazer o DELE e não ficar chorando(o que não acontece), esta em uma boa posição, pois só tem que se preocupar em pilotar, melhor deixar a pressão (isso ninguém lembra) para Schumacher de “erguer” a equipe, além disso Nico pela primeira vez tem um companheiro para se medir dentro da equipe, o que ele aprendeu com K.Nakajima na Williams? NADA, com Schumacher voltando a velha forma a tendência é Nico só crescer como piloto, vimos isso acontecer com Massa. Uma coisa Nico já sabe, não vai ter vida fácil nos próximos meses, Schumacher esta ultra motivado e tem muito que mostrar. Se Nico quiser ser campeão, a tarefa é muito pior, pois tem que superar pilotos de outras equipes que no momento estão em grande forma, ninguém tem vida fácil na F1. Ficar muito tempo com companheiro fraco (K.Nakajima) não ajudou Nico em nada na parte técnica, isso agora faz falta na Mercedes!

    • “Ficar muito tempo com companheiro fraco (K.Nakajima) não ajudou Nico em nada na parte técnica, isso agora faz falta na Mercedes!”

      Sem dúvida Mercedes.
      Isso lhe fez mal para seu intuito de querer ser piloto de ponta. Pressão é fator chave, coisa que Schumacher faz, coisa que Nakajima não fez.

      • Pressão e alteração no chassi pro estilo dele, o outro carro era melhor, Rosberg sempre figurava entre os melhores, hj a mercedes corre de 5º pra tras, e esse carro cai muito de rendimento do meio pro final da corrida, ai o Galvão começa dizer a cada ultrapassagem que o shummi toma: ele ta se divertindo, bela diversão ver o mundo passando dele.

  10. Boa tarde pessoal;
    desculpem por hoje, justamente depois que postei essas linhas míseras o computador teve um problema, e não consegui me conectar até agora, 17:00 hs.
    Mas, agora volta tudo ao normal.
    E nas próximas semanas temos novidades, já que dei uma passadinha pelo Kartódromo aqui de Florianópolis (onde atualmente se realiza o Desafio das Esterlas) e farei um post especial, como fotos e muito mais.
    Obrigado a quem comentou, e foi uma pena mesmo..

    Mas vamos lá!

    • ingresso de camarote: 1.000 R$
      cestinha de petiscos: 20 R$
      ver o alonso errando e largando la atras: NAO TEM PREÇO

      • Nossa, é incrível.
        Ele erra e todos falam nisso.
        Parece que é só ele que interessa.
        E o pior:
        o erro dele foi na penúltima volta lançada, e não na última.

  11. Acho que o Webber não ganha essa, creio que a McLaren do Hamilton fatura na turquia, quanto ao massa…
    Alonso deu azar de cair no Q2 e a Williams tá a msm porcaria de sempre #Fato
    Msm com a Cossworth dizendo que ia ter melhoras (bem pequenas) no motor.
    E quanto a pista, tomara que saia msm do calendário, pra mim é a pior corrida do ano, junto com Hungaroring.

    • “E quanto a pista, tomara que saia msm do calendário, pra mim é a pior corrida do ano”

      Sério???
      Rochester, Turquia é um circuito fantástico. Hungaroring não.
      Mas parece que vai sair mesmo, contrato expira esse ano e Bernie não tem interesse em renovar.

      Uma pena.

  12. Se não houver nenhum problema com os carros, tem tudo pra ser outra dobradinha da Red Bull. Quanto a Ferrari, algo saiu extremamente errado da ultima corrida pra ca. Não eh possivel que o carro possa piorar tanto. Espero que encontrem o problema que os fez serem tão lentos hoje na Turquia. Eu pra mim ainda acho que são os pneus de compostos mais duros o dilema da Ferrari. Com os pneus de compostos mais moles eles andam muito melhores, melhores inclusive que a McLaren. Alguém aí teria a informação de quais compostos serão usados nas outras corridas?

    Bem, a coisa ta caminhando pra normalidade. Red Bull na ponta da tabela e é o melhor carro. McLaren, segunda força e muito provavelmente vai assumir a segunda posição na tabela amanhã. Aguardemos. Palpite pra amanha 1- Webber 2- Vettel 3- Hamilton.

    • “Se não houver nenhum problema com os carros, tem tudo pra ser outra dobradinha da Red Bull.”

      Sim, isso é o pior para Ferrari e McLaren. Se a Red Bull continuar vencendo, o campeonato já era. E ainda nem estamos na metade.

  13. Hum… “Apostas” para o GP de amanhã… Todo o mundo sabe que eu não sou boa nisso, mas vamos chutar:
    1. Hamilton
    2. Vettel
    3. Webber
    4. Button
    5. Schumacher
    6. Massa
    6. Kubica
    7. Rosberg
    8. Kobayashi
    9. Alonso
    10. Sutil

  14. Parabéns novamente ao Webber. Grande pilotagem. Amanhã será uma grande corrida. “Ferrari=Decepção” -> Apenas um comentário: o Alonso com a faca nos dentes está levando o carro ao limite e cometendo erros. Massa, mais cauteloso, está um pouco atrás porém mais constante, e com a nova pontuação, isso pode fazer a diferença ao final do campeonato. GoMassa.

    • “Massa, mais cauteloso, está um pouco atrás porém mais constante”

      Estou também começando a perceber isso…

  15. Em primeiro lugar concordo com o Ron Groo “Legal é ver o Alonso errando que nem um novato. Não tem preço.”
    Em segundo lugar, como comentei em um outro post, sou mais RBR.
    Não deu Vettel porque, DE NOVO, teve problema no carro e deu uma erradinha rss.
    Mas amanhã tem que dar VETTEL / WEBBER / BUTTON
    Abração e boa corrida!
    Lucia Agapito

  16. Congratulations a Mark Webber e Parabéns a Hamilton e seu MP4-25, não me surpreende nada se ele pular na frente do Webber já na curva 1, sabemos que é exímio ganhador de posições sem exitar.

    Aho que Massa conseguiu extrair o que deu do F10 sem incorrer em erros…A Ferrari está muito aquem de suas scuderias concorrentes, tem que trabalhar duro pra chegar a alcançar, mas como temos dito, ainda tem muito campeonato pela frente, Pode haver esperança!

    • “não me surpreende nada se ele pular na frente do Webber já na curva 1, ”

      Isso vai ser muito difícil.

  17. E eu ia esquecendo de dar meus parabéns ao Kamui, por ter conseguido chegar ao Q3, só que o japinha falou que não pode concorrer na superpole porque tinha acabado o jogo deles de pneus macios! Mas, quem sabe numa próxima ocasião… de qualquer forma, é muito ver a Sauber no Q3 em Istambul!
    Fiquem na paz, bom final-de-semana!

    • Kobayashi foi um dos pilotos mais injustiçados em 2010.
      Com o carro que ele tem, Q3 é milagre.
      Uma pena, mesmo, porque assim as suas chances de ir a equipes grandes diminuem…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: