O que está acontecendo com a Ferrari?

O atual panorama do campeonato nos mostra como a Scuderia está perdendo espaço entre as equipes grandes do campeonato, como está perdendo posições para McLaren, Mercedes e até Renault e como está pouco a pouco dando adeus ao título tão esperado neste ano. Afinal, o que está acontecendo com a Ferrari?

Não é fácil explicar, se é que existe uma explicação direta para o que ocorre em Maranello. Alonso, tido como favorito para ser campeão mundial pelos fanáticos Tifosi, está errando mais frequentemente e sofre com o carro. Massa, que aqui no Brasil era tido como um dos grandes nomes ao título e um forte concorrente a Alonso, está apagado, fazendo nada mais que o justo e insatisfeito com o carro. É óbvio que o problema é, sem dúvida, o F10.

O modelo se mostrou fraco em 2010. Não é a toa que a única vitória (curiosamente uma dobradinha também) da temporada da equipe, lá na 1ª corrida e com Alonso como vitorioso, ocorreu por cause de um problema no Red Bull de Vettel, que caiu para quarto. Depois disso, apenas dois pódios, um com Massa na Austrália e outro com Alonso na Espanha. E, nas últimas corridas, até isso fica como algo complicado. Alerta vermelho, ligado.

O grande problema do F10 parece ser a velocidade. Alonso reclamou muito depois da classificação em Istambul, se surpreendendo e exclamando: “não entendo como fomos tão lentos!”. A missão, que era alcançar a Red Bull, já nem sequer entra mais em conta. Isso porque agora foi a McLaren que passou a Scuderia em rendimento, pontos e favoritismo, além de ser a única que está começando a dar frente em cima da Red Bull.

Os pífios 8º lugar com Massa e 12º com Alonso (esclarecendo que o erro do espanhol foi na penúltima volta lançada, e não na última) mostra que o time em vez de evoluir está retrocedendo. O mais preocupante desta história é que McLaren já passou, se colocarmos em tabela, Mercedes também, e a Renault está lado a lado na briga com a Scuderia.

Isso e entre outras coisas foram esclarecidas por Alonso logo depois da corrida:

McLaren e Red Bull estão muito, muito longe. Temos que trabalhar sem parar daqui a novembro.

Os pontos conquistados aqui  (10) são bons, mas queríamos mais. Sabemos que não temos o carro mais rápido neste momento, mas mesmo assim tenho um ponto a mais que Vettel. Ou seja, tão mal não estamos indo.

A última frase de Alonso soa como fora de ordem. Sabemos nós que sim,ele está 1 pontinho a frente de Vettel, da poderosa Red Bull. Mas isso só aconteceu porque Sebastian já perdeu duas corridas ganhas e ainda este 2º lugar por um erro próprio. O que agora a Ferrari quer fazer é acalmar os ânimos, como prova de que ainda não está tudo perdido.

Mas para bem do campeonato, ainda não está. O espanto que todos tinham sobre um domínio da Red Bull no resto da temporada, diminuiu notavelmente com a dobradinha da McLaren (apesar de esta ser possível pelo incidente entre Vettel e Webber). O exemplo mais claro disso é: treino é treino, corrida é corrida.

Tecnicamente, a Ferrari parece estar perdendo a competitividade. O que seria isso então? Que a cada dia as posições mais a frente se tornar difíceis em condições normais. Se tudo continuar assim, só existem duas coisas para ajudar o time de Maranello: Sorte e estratégia.

Porém, para retomar as esperanças da Scuderia, haverão novidades em Canadá e mais precisamente em Valência, segundo Alonso:

Para Canadá teremos alguma melhora no carro, um pacote específico, mas para Valência teremos um novo pacote aerodinâmico mais general.

Ainda não sabemos realmente o que está acontecendo com a Ferrari. Mas sabemos que a Red Bull não é imbatível, que a McLaren está forte e que, se algo radical acontecer, Alonso e Massa vão retomar as posições mais a frente daqui para frente. Ou não.

30 respostas para “O que está acontecendo com a Ferrari?”

  1. A Ferrari caiu muito de rendimento, até achei que dominariam a temporada, mas foi só a primeira corrida mesmo, depois disso foram só exibições que deixaram a desejar e acho que esse ano não tem mais volta.

    1. ” até achei que dominariam a temporada”

      Bom, isso eu nunca cheguei a achar, até porque aquela vitória só foi possível graças ao problema de Vettel. Mas estavam muito melhores do que agora…

      1. Com relação a frase destacada, isso eu pensei após o primeiro GP. Tudo bem que o problema do Vettel colaborou, mas se eles sempre andassem na rabeira da Red Bull estariam bem melhores agora no campeonato como faz a McLaren que é a única nesse momento capaz de bater os touros vermelhos.

      2. “mas se eles sempre andassem na rabeira da Red Bull estariam bem melhores agora no campeonato como faz a McLaren”

        Exato.

  2. Mais um ano perdido, como em 2009…
    Não é sem motivo que Montezemolo resmunga a saudade de Michael.
    Se alguém sabe construir uma equipe, este é Schumacher.
    Com esse pessoal que assumiu a Ferrari após a aposentadoria do alemão, esquece.
    Uma pena! Minha camiseta da Ferrari passará mais um ano esquecida armário…

    1. “Com esse pessoal que assumiu a Ferrari após a aposentadoria do alemão, esquece.”

      Talvez. Mas não esqueçamos que a dupla é composta por dois ótimos pilotos. Que a Scuderia caiu depois da saída de Michael, isso não há dúvidas, mas a meta é fazer de Alonso um sucessor (digamos assim) de Schumi. Concordam comigo?

  3. Belo texto, Tomas. E vou começar analisando pela parte que dizem que vão levar um novo pacote aerodinâmico especifico para o Canadá. Ao contrario do que você deve achar que direi aqui, fiquei mais receoso com esse pacote aerodinâmico novo. O fato é que a Ferrari era umcarro muito bom pelo menos nas 3 primeiras corridas. Andava perto das Red Bulls e competia de igual pra igual com as McLarens (as vezes até superava). Coincidentemente após as atualizações no carro, a equipe começou a obter resultados cada vez piores. Levaram um pacote aerodinamico novo para a Espanha e o que se viu lá foi um desempenho pífio, sendo que Alonso só chegou ao pódio por causa do problema do Vettel e da quebra do Hamilton. Em Mônaco, como sabemos, é uma pista com caracteristicas totalmente diferente do normal. Lá, existe uma dependencia maior do grip mecanico do carro. Agora, na Turquia, a Ferrari havia anunciado que estava utilizando mais atualizações nos seus carros, e o que vimos foi uma queda vertiginosa de desempenho.

    Conclusão: exatamente desde a implantação dessas atualizações é que o carro tem regredido. Pode parecer ridículo mas, ao que me parece, algo extremamente errado está saindo nessas atualizações. O carro é bem nascido, mas parece claro que as atualizações são casaram com o carro.

    Por isso deixo uma questão bastante polêmica aqui. Não seria o caso da Ferrari voltar atrás e retirar as atualizações do carro, voltar ao que era antes? Reverter todas as mudanças de pacote aerodinamico, inclusive o duto. Sim, o duto. O duto, ao contrario do que muita gente pensa, não é uma simples peça. Com certeza exigiu uma mudança estrutural no carro para poder implantá-lo. Pra quem acha ridículo essa minha teoria, lembrem-se que aconteceu isso com a Brawn GP no ano passado. Fizeram atualizações no carro e o desempenho caiu. Retiraram e o carro recuperou a competitividade, permitindo a Barrichello vencer duas corridas. Seria esse o caso da Ferrari? Retirar possiveis atualizações desastradas? As vezes, o problema não está no que o carro não tem, mas sim no que o carro tem. E nesse caso, provavelmente tem errado.

    Abraços. Carlitos

    1. “voltar ao que era antes? Reverter todas as mudanças de pacote aerodinâmico,”

      Isso é algo extremamente complicado. Seria o equivalente a uma atualização,só que mais difícil, já que estariam em questão conceitos passados e configurações antigas. A retirada do F-Duct poderia ser uma boa alternativa, mas ao ponto que tudo vai não sei se acontecerá. Red Bull testou o duto, mas não correu com ele logo de cara. E mesmo assim foi bem (tirando o incidente que não tem nada a ver).

      Nesta altura do campeonato, mexer no carro se torna algo mais complexo. Mas a Ferrari vai para o tudo ou nada. É a chance de salvar o ano lá em Maranello.
      Mas então, quem concorda com o argumento do Carlitos?
      É interessante analisá-lo…

    2. penso a mesma coisa, e se não for como voce descreveu, está bem proximo da realidade.
      Problema é o limite de testes, como não podem realizar testes livres para poderem ter um nível de comparação, acredito que pessoal da ferrari está pensando pra frente quando de repente a solução está lá para trás nos testes de inverno e primeiras duas corridas.

      as outras equipes evoluiram, a ferrari regrediu.

      Outra que está sendo uma decepção é a williams. Para quem queria ficar entre as 4, 5 melhores o resultado é simplesmente rídiculo. Estão lutando com lotus, toro rosso e assim vai.

      1. “Problema é o limite de testes, como não podem realizar testes livres para poderem ter um nível de comparação,”

        Isso realmente é uma pedra no sapato do desenvolvimento técnico de qualquer carro esse ano. Mas mesmo assim, teria algum jeito da Ferrari “voltar atrás”?
        É difícil…

      2. Sou a favor da limitação de testes, que no fim não privilegia os melhores construtores e sim os que tem mais dinheiro.

      3. Pois é Claudio, e as grandes prejudicadas com isso são as equipes pequenas, que sempre sofrem mais em desenvolver o carro.

    3. Ola bom dia a todos.

      Respondendo a sua pergunta.

      O Carro hoje nao é mais lento que o do no inicio do ano. Nao se que as atualizações fizeram o carro andar mesmo. O que acontece é que a Mclaren e algumas outras equipes conseguiram melhorar o carro numa proporção maior que a Ferrari.

      exemplo: Digamos a Ferrari era 0,2 mais rapido que a Mclaren

      Melhora Ferrari 0,2 Mclaren 0,7

      Resultado Mclaren para Ferrari = 02 + 02 + – 0,7 = – 0,3 Ficou 3 decimos mais lento.

      1. Muito bom exemplo Claudio.
        E é, em mais ou menos uma base, o que está acontecendo.
        Mas temo que não seja apenas isso.

      2. Não, Claudio. Até seria plausível pensar que simplesmente o carro evoluiu menos. Mas está claro que o carro piorou mesmo. Prova disso é que no GP da Espanha, Alonso e Massa não estavam virando nem perto do tempo que eles viravam na pré temporada. Se no mesmo circuito eles viram tempos piores do que os proprios tempos da pre temporada, isso deixa claro que houve algo errado com as atualizações do carro e o bólido caiu de desempenho mesmo.

  4. Difícil saber o que se passa com a Ferrari. De uns tempos pra cá, tenho parado de torcer pro Massa, ou qualquer brasileiro na F-1, apenas analiso a corrida como cronista esportivo. O melhor carro do ano, é a RBR, só falta os pilotos terem noção disso. Depois temos a McLaren, com uma excelente dupla de pilotos, assim como Alonso e Massa também são bons. Mas ainda acho que pode haver uma reviravolta, já que a nova pontuação da temporada nos dá chance de acreditar nisso.

    Abraços!

    1. A pontuação é a grande aliada de McLaren e cia. Pois qualquer imprevisto com os Red Bulls, uma diferença grande é tirada.
      Aí sim, a reviravolta algum dia aconteceria.
      O problema é o rendimento.

  5. O desenvolvimento da Mclaren nos ultimos anos, sempre foram melhores do que os da Ferrari!!Isso é fato, e hj no gp da Turquia, principalmente no Qualify, mostrou que a equipe inglesa chegou de fato a encontar na Red Bull, coisa impossivel para a Ferrari!!! Que perdeu terreno para a Mercedes, e Renault!!!

    Mas isso é mais devido aos aquecimentos dos pneus, ou do carro que não consegue dar um grip ideal na sua primera volta!!! Ou seja, um carro que foi mal feito!!!

    1. ‘Mas isso é mais devido aos aquecimentos dos pneus, ou do carro que não consegue dar um grip ideal na sua primera volta!!”

      O qualifyng nunca foi o ponto forte da Ferrari esse ano. E aí também mora o problema, porque em certos circuitos largar na frente é ideal.

  6. Agora é esperar para ver. A McLaren mostrou força e poderia ter vencido mesmo sem o incidente envolvendo Vettel e Webber. Os ingleses mostraram um bom rendimento na pista turca, e, no Canadá, certamente disputarão com os austríacos as primeiras colocações. A Ferrari é esperar para ver como será, se o pacote será bom. Mercedes e Renault também melhoraram, a ponto de superarem os italianos em solo turco.

    A Ferrari ainda tem chances, mas terá que reagir logo, senão, McLaren e Red Bull vão aumentar a vantagem na liderança, tornando a disputa pelo título mais restrita.

    1. O grande tempero do campeonato até agora está sendo mesmo a chegada da McLaren em cima da Red Bull.
      Ferrari não dá mais aquele medo, Mercedes e Renault podem estar evoluindo mas não chegam a possibilidade de combater as Red Bulls e Mcs.
      Para mim, só a Ferrari pode chegar lá, mas ocmo você disse, terá que reagir logo,senão..

  7. A Ferrari ta se arrastando na pista, e isso é bom, porque detesto a Ferrari. Eles precisam desenvolver o carro de reta, visto que em Monaco onde você anda com muita pressão aerodinâmica eles foram bem, porém em circuitos de alta como Barcelona e Istambul, andaram muito mal. Alonso conseguiu um pódio na Espanha por sorte, pois seu ritmo de corrida não chegava nem perto do que as Mclaren’s fizeram com as RBR’s ontem. Agora vem Canadá e Mclaren e RBR são favoritas, derrepente até a Mclaren ande mais neste específico final de semana.

    1. ‘Eles precisam desenvolver o carro de reta’

      Por isso investiram no F-Duct, mas a ideia não deu tão certo quanto se esperava. No Canadá ele será importantíssimo.

  8. Escrevi tudo errado acima corrigindo o texto:

    Ola bom dia a todos.

    Respondendo a sua pergunta.

    O Carro hoje nao é mais lento que o do no inicio do ano. Nao são as atualizações que fizeram o carro andar mais lento. O que acontece é que a Mclaren e algumas outras equipes conseguiram melhorar o carro numa proporção maior que a Ferrari.

    exemplo: Digamos a Ferrari era 0,2 mais rapido que a Mclaren

    Melhora da Ferrari 0,2 x Mclaren 0,7

    Mclaren x Ferrari = 02 + 02 + – 0,7 = – 0,3

    Resultado: Ficou 3 decimos mais lento.

  9. A Ferrari precisa trabalhar MUITo…
    PEna para alonso e massa….dois pilotos q tinham condições de lutar pelo titulo facilmente..
    Vai ficar muito dificil tirara a diferença de agora para frente…
    MAssa com o rendimento abaixo do esperado…e Alonso errando cmo vem errando…
    uma pena!!!

    1. Realmente esse ano Massa está me decepcionando. Parece que ele não mostra mais garra, mais vontade. Em Mônaco, largou em 4º, chegou em 4º.
      Agora na Turquia, largou em 8º e ia chegar em 8º, foi só o acidente de Vettel que o colocou em sétimo.
      Não é o Massa de sempre.

  10. Essa história de novo pacote, eu já ouvi outras vezes, rs.. Espero que dessa vez dê certo!
    Fiquem na paz, tudo de bom para vocês, galera!

  11. Acho que a Ferrari até pode se recuperar, mas não conseguira nenhum titulo. Esta muito atrás com o F10, A Mclaren e a Mercedes ja passaram. E quem diria, a Ferrari brigando com um Renault. Se fosse em 2005 ou 2006 seria uma grande coisa, pois a Renault era a Red Bull da época. Mas hoje – apesar do gigante talento do Kubica – isso é uma grande decepçao para a equipe e tambem para os pilotos.
    Mas se recordamos um pouco, vamos nos tocar que, o F60 tambem não teve um rendimento tão bom. Apesar da troca de projetista para esse ano, a Ferrari ainda não achou um bom carro nas novas regras aerodinâmicas.
    Alguma coisa deve ser estudada e feita se não a Ferrari íra ser uma equipe mediana.

  12. Isso só demonstra que piloto não é tão importante no desenvolvimento de um carro, pois os pilotos da equipe vermelha não são nada bobos, e sabem muito bem opinar sobre o que acontece com o carro.

  13. Fala Tomas… Ando um pouco sumido, mas cá estou eu.
    Não li todos os comentários pq, positivamente, seu blog tá lotado.

    Estou triste com o desempenho da Ferrari. O carro foi mais uma vez mal projetado.

    O bom desempenho da Mclaren se dá ao F-duct, que será terminantemente proibido na proxima temporada. Sem isso a Mclaren estaria atrás da Ferrari.

    Alonso tem errado principalmente pela limitação do carro, com exceçao da queimada de largada e em monaco.

    So me resta esperar pelas mudanças do canadá e pelo grande pacote que chegará em valencia.
    O campeonato é longo. Ainda faltam 12 corridas.
    A mclaren deve se dar bem no canadá e na corrida seguinte.

    Aguardemos…
    abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s