Webber, o culpado?

O incidente entre Vettel e Webber ontem ocorrido no GP da Turquia ainda está repercutindo por todo o paddock. Mas a história parece ter jogado Mark Webber, tido como “inocente” nos instantes depois do acidente, contra a parede. E Helmut Marko, acessor da equipe, fez duras críticas ao líder do campeonato pela “sua manobra” no momento em que Vettel tentava passá-lo.

Pois pelo que parece, era o próprio Mark que tinha que deixar Vettel passar, porque ele estava mais lento. E a ordem a Sebastian era essa. Marko explica, friamente:

Webber era mais lento e Vettel era muito pressionado por Lewis. Por desgraça, Mark não foi informado da situação por seu engenheiro de corrida.

Ele pôde dizer pelo rádio que era mais lento nas retas que Vettel. Conhecia a situação e acabava de ser informado da pressão de Hamilton a Vettel. Sebastian era muito mais rápido e tinha que passar. Se Webber e ele tivessem freiado juntos, Hamilton teria ultrapassa-do Vettel.

E  logo depois Helmut termina com uma frase mais pessoal entre Webber e Vettel:

Estou seguro que eles não sairão a jantar juntos nos próximos dias.

A RedBull não vive um momento,isso não é novidade. Mas será que Webber é o culpado? A que ponto chega ele a provocar o acidente, mesmo que intencionalmente?

A questão é que Vettel errou, e Webber também. Mas o australiano está levando doras críticas, diferente de Sebastian. Estaria a Red Bull protegendo seu pupilo alemão? Isso é justo?



19 comentários em “Webber, o culpado?

  1. Manda o Helmut Marko chupar um pirulito e parar de falar abobrinhas…
    1 – O Webber poderia ter facilitado sim, mas ele estava lutando pela liderança da corrida e acima de tudo do campeonato. Ninguém entregaria fácil aquela posição.
    2 – Ele não foi sujo com o Vettel, não fechou o Vettel, não fez nada, foi retinho em direção a próxima curva, mantendo a trajetória que tinha alterado quando percebeu o move do Vettel pra cima dele.
    3 – O Vettel ninguém comenta, mas mete o pneu traseiro esquerdo na grama e tenta voltar pra pista e nesse momento toca no Webber.
    4 – O Vettel não sabe ultrapassar eu acho, lembram dessa mesma etapa ano passado, ele vinha VOANDO pra cima do Button e não coneguiu o move também, e lembram Melbourne ano passado pra cima do Kubica mesma história… Afobação e afobação.
    5 – Vettel é o culpado.
    Away

  2. Hum… Não sei… Mas acho que apontar Mark dessa forma como culpado cheira a “Teoria da Conpiração”, rs. Fiquem na paz, galera!

  3. Já disse na outra matéria, o Webber poderia ter saído do traçado ou Vettel freado, mas ambos não mudaram e acabaram colidindo.

    Fico em cima do muro, mas culpar apenas um deles pelo ocorrido não é justo, nenhum dos dois cedeu e os dois bateram, tirando Vettel da corrida e rebaixando Webber a 3ª colocação.

    • O Rubinho é massacrado todos os dias pela torcida brasileira porque cumpriu a ordem da equipe e deixou o Schumacher ganhar varias vezes. Sera, que o pessoal quer agora outro saco de pancada que atenda pelo nome de Webber? Eu não quero.

  4. Essa história de economizar combustível é pura enganação, vejam:Se o Marko temia a ultrapassagem do Hamilton sobre Vettel na 42, 43 volta e o Webber/Vetel passariam a economizar combustível, quem garante que o Hamilton não passaria ao menos Webber e talvez o próprio Vettel? 2º Então Vettel já tinha economizado o combustível suficiente pra terminar a corrida em seguraça, e mesmo assim o Marko disse que realizaria o procedimento novamente? A única razão para isso, seria a equipe fazer o Webber de escudeiro para proteger o Vettel do excessivo desgaste de pneus/freios.

  5. Webber não eh culpado coisa nenhuma…

    Ficou na cara q Vettel foi desesperadamente tentar ultrapassar Webber na primeira oportunidade q viu , e não mediu as consequencias e deu no q deu neh…Webber não saiu do traçado em nenhum momento (eh soh comparar na camera onboard o momento do acidente e com o de uma volta normal) , o q acontece eh o seguinte…

    Vettel pensou q Webber ia tirar o carro para ele passar soh pq eh companheiro de equipe , mas este não facilitou para o queridinho alemão…

    Agora a RBR ta inventando histórias , para proteger o queridinho da equipe…

    Duas coisas são certas:

    1-Vettel eh uma estrela ja muito assustada e desesperada com a situação em q se vê (poderia estar liderando o camp tranquilamente , mas não está , e daki algumas corridas a RBR pode nao ser mais a melhor equipe e ele nao conseguir vitórias com tanta facilidade)

    2-Temo que com esse acontecimento e TODAS as criticas voltadas ao Webber , possa prejudica-lo psicológicamente e ateh tirá-lo desta incrivel fase em q está vivendo.

  6. Na minha opinião foram os dois culpados já que Vettel foi demasiado ambicioso e o Webber devia ter dado mais espaço ao Vettel.

    Grande Abraço!

    Kimi_Cris

    • O Webber, poderia ter parado, e esperado o Vettel passar. Ficaria bom assim prá você.

      • verdade isso ai é corrida, ninguem dá posiçao pra ninguem

  7. A Red Bull só pensa em proteger o Vettel. O Webber estava brigando por posição normalmente, e não mexeu na sua trajetória. O Vetttel foi afobado de querer voltar logo na frente do companheiro e pegou no roda dianteira esquerda do Webber. Isso tem que ser revisto dentro da equipe, pois as vezes brigas internas podem ocasionar a perda dessa liderança toda da euipe dentro das pistas.

  8. Saca só.. o traçado levava a uma tangencia pra direita, que já tinha passado da hora de ter sido feita.
    Vettel já tinha fechado a porta pra direita e Webber passa pela esquerda quase indo pra grama (pela 2a fechada de Vettel). Quando tenta forçar (de forma rude) a volta ao traçado, Vettel nao alivia e d’no que dá.
    Se Vettel tivesse aproveitado pra frear antes e pegar bem o traçado dava o “x” com facilidade.

    Minha modesta opinião.

  9. O Webber para mim é culpado, ele sabia que o Vettel estava lá! A lógica era ir para direita! E o Webber não é nenhum santinho mesmo, nem o bom da fita!

  10. Teoria da conspiração contra Weber, com certeza!
    A RBR e o mundo da F1 não tinha expectativas quanto ao bom desempenho de Weber neste ano e também não contava com o afoito despreparo psicológico do menino Vettel.
    Uma coisa é certa, Weber esta em fim de carreira, porém sua experiência serve em muito com feedback para a RBR desenvolver seu carro. Já Vettel surgido como grande promessa, por seu talento, vice-campeão de 2009, jovem e com imenso potencial estaria nas vias de fato de se tornar um novo Schumacher desta equipe. Se analisarmos do ponto de vista de investimento e retorno qual piloto seria o escolhido pela equipe (considerando a temporada passada e também o bom desempenho dos carros da RBR desde o anos passado) Weber, obviamente.
    A questão fundamental que hoje pesa na balança da RBR é como definir que Vettel é o piloto n.º 1 (provado pelas defesas veladas a Vettel na ocasião do acidente e pela discutível decisão de mudar a performance do carro de Weber ), quando o mais experiente está mostrando serviço e disposto a ser campeão tanto quanto o mais jovem piloto.
    A democracia Redbuliana não tem ares tão democraticos assim. Gostaria de ver a situação da equipe se porventura Weber estivesse atrás de Vettel na corrida e ocorresse algo semelhante, pois ímpeto de disputar Weber tem.
    Essa pergunta será respondida a medida que o campeonato for se aproximando do fim e as diferenças se mostrarem presentes na pontuação dos pilotos.
    Além desse questionamento, fica a expectativa por uma McLaren em nível de igualdade com a RBR, permitindo que tenhamos mais emoções nos atuais Kartódromos da F1.

  11. Errata
    Schumacher desta equipe. Se analisarmos do ponto de vista de investimento e retorno qual piloto seria o escolhido pela equipe (considerando a temporada passada e também o bom desempenho dos carros da RBR desde o anos passado) Weber, obviamente.

    Onde se lê Weber leia-se Vettel

  12. Caros colegas, não vou me ater a detalhes sobre a corrida e o acidente em si, porem a RBR esta lá por que? na minha modesta opinião, ela quer aproveitar um esporte super popular e radical (ela gosta desse seguimento e de esportes radicais), que é o automobilismo, logo o garoto propaganda que vende melhor o produto deles é o coroa Mark Webber? ou o garotão Sebastian Vettel? Formula 1 e um esporte que há muito não vive de decisões esportivas e sim monetárias.

  13. E se fosse o contrario (Webber ultrapassando o Vettel), o que diria o “cego” Helmut Marko? Acho que diria mais ou menos isto: ” Webber não devia ter feito isso, pois estávamos com a dobradinha garantida e Vettel era o mais rápido.”
    Todos sabem que o desejo da Red Bull é que o Vettel seja campeão! Gostei da atitude do Webber (ele tem mais é que impor respeito dentro da equipe). Se o Vettel quer ser campeão que seja pilotando e não esperando o companheiro ceder vitórias!!!

    Abraço Tomás!!!

  14. Coitado do Webber, foi se meter com o “cara” da equipe. Vocês viram como a moça, digo moço desceu nervoso do carro. Alguém precisa avisar o “cara”, que um sólido, não atravessa outro sólido. Essas conversas, que surgem na FI, enchem o saco de todo mundo e deixa claro, que o “negocio” vem primeiro, que a competencia. Esta cada vez mais dificil continuar gostando de FI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: