Felipe Massa vencerá em 2010?

Talvez esse seja o grande dilema de Felipe neste ano. Entre os 6 que estão disputando tecnicamente o título por equipes grandes (Kubica e Rosberg não entrariam em esta lista) Massa é o único que ainda não venceu. Webber, o líder do campeonato, já tem duas conquistas, assim como Button, o vice. Hamilton, o terceiro na tabela, ganhou a 1ª do ano no domingo e Alonso tem também 1 vitória, lá no GP do Bahrein. Massa, ainda, não passou do segundo lugar.

O pior de tudo isso é que a Ferrari não avançou no rendimento do F10 como as outras equipes e acabou ficando atrás de no mínimo duas concorrentes e disputa dificilmente lugares com outras duas, neste caso Mercedes e Renault.

A briga interna na Scuderia que havia fervido depois da ultrapassagem de Alonso sobre Massa na China, esfriou com o domínio da Red Bull nas etapas posteriores e se apagou com os encontros interessantes em pista de Vettel vs Webber e Hamilton vs Button. Realmente, neste momento, a Ferrari não dá mais medo aos rivais.

Alonso, que parece estar errando mais ou sofrendo muito com o carro, tem pelo menos uma vitória na temporada, ainda na 1ª etapa no deserto Barenita. Todos nós sabemos que isso só foi possível pelo problema que Vettel teve em seu Red Bull, o que o fez perder rendimento e renegá-lo ao quarto lugar. Mas o peso disso, de sair vitorioso na 1ª corrida do ano, no caso de Alonso na sua estreia pela Ferrari e liderando uma dobradinha, joga um peso maior nas costas de Felipe.

Ele que tem como melhor resultado o próprio segundo lugar no GP do Bahrein. Depois disso, só um pódio na Austrália como resultado imponente e dentro dos três primeiros. É óbvio que como sempre discutimos, o carro da Ferrari não dá condições de disputar a vitória. Até porque Alonso não está fazendo grandes apresentações, e também por ter completado atrás de Felipe nos últimos dois GPs, salvando as circunstâncias.

Talvez o grande balde de água fria tenha sido o amargo 7º lugar (que deveria ter sido oitavo) em Istambul, circuito dito que este dominaria e poderia fazer uma corrida destacada. Por toda a situação do campeonato, terminar nos 4 ou 5 primeiros (isso como mínimo) será fundamental, porém o F10 está andando na casa dos 7º e 8º. Nada bom.

Para se ter uma ideia de como a Red Bull está tirando vantagem para a Ferrari, nas últimas 3 corridas Webber tirou 39 de diferença a Massa. Assim se colocando 26 (1 pontinho a mais que uma vitória) a sua frente. Literalmente, para os cálculos da equipe, um desastre. Por outro lado, algo interessante e positivo de se observar é que Felipe, junto com (justamente) Webber, pontuou até agora em todas as sete corridas. Constância, ótimo. Mas, como era o objetivo de Bernie para esse ano, era a vitória que faria a diferença. E é exatamente ela que está impedindo a Ferrari de se manter viva no campeonato…

Na Scuderia, o clima é de preocupação. Massa, como já estamos cansados de ouvir por aí, está prestes a renovar com a Ferrari, mas não sei até que ponto isso é bom. Alonso parece estar sentindo o peso do uniforme.

Canadá, o ponto adiado da salvação. E a pergunta persiste para você aí do outro lado: Felipe Massa vencerá em 2010?

21 respostas para “Felipe Massa vencerá em 2010?”

  1. É….dificil responder isso..
    Ainda mais depois do ultimo Gp, ande a ferrari nao foi nada bem…
    Acrdito q para Massa vencer, terá q ser uma junção de varias coisas…
    Primeiro, ele se motivar realmente, colocar suas ideias no lugar, focar!!
    Outra coisa é o desenvolvimento do carro, claramente eles estao trabalhando no lugar errado. É preciso reavaliar isso dentro da garagem!
    E claro, um pouquinho de sorte, que ajuda bastante (Hamilton sabe disso!)

    Fora isso, Massa tem chances sim….tem potencial…
    O problema q n depende mais só dele…O F10 claramente se desenvolve em uma curva diferente dos outro carros…
    Isso nao quer dizer q a coisa pode mudar, mas teria q ser uma reviravolta improvável, ou uma carta q a Ferrari pode tirar da mangua

  2. Vencer esse ano será bem difícil, a menos que seja uma corrida “diferente” podemos dizer assim. O carro não está bom, ficou parado enquanto os outros chegavam, agora paga o preço. E bem caro. Resta saber agora o resto com relação a contrato e tudo mais. Melhor esperarmos.

    Abraço!

  3. O Massa em uma declaração após a corrida disse que o carro está muito ruim em curvas de alta. Sabemos que o circuito de Istambul é um dos que mais tem esse tipo de curva. Acredito então que a Ferrari possa voltar a se dar bem em circuitos mais travados. O mais proximo a acontecer é o de Valencia. Se a Ferrari for razoavelmente boa lá o Felipe terá chances de vencer. Claro que vai ter que contar com um pouco de sorte, mas desastres podem acontecer, como vimos muito bem na corrida da Turquia. Acredito que Massa vencerá pelo menos um GP esse ano. E as maiores chances serão em Valencia, em Cingapura e em Interlagos. Mas também pode vencer em uma corrida movimentada com chuva por exemplo. Acredito que a Ferrari estava ruim especificamente na Turquia. Não faz sentido concluir que estará ruim sempre. Ainda sou a favor da ideia da Ferrari reverter as atualizações, porque o carro caiu de desempenho justamente quando colocaram atualizações aerodinamicas no carro. E não é questão de que evoluiu menos. O carro piorou mesmo, por mais incrivel que possa parecer. Prova disso é que Alonso e Massa em Barcelona não conseguiam virar nem perto do tempo que viravam na pre temporada. Enfim, acho que o Massa vence pelo menos uma. E a grande chance vai ser os circuitos mais travados, com curvas de baixa. Quando mais travado, mais chances.

    Abraços. Carlitos.

  4. Se a Ferrari melhorar o carro, até acredito, Massa é um bom piloto.

    Com as últimas corridas, McLaren e Red Bull mostraram-se mais fortes, deixando o time de Maranello para trás. Na Turquia, os ferraristas também foram superados por Mercedes e Renault.

    Acredito que a “Rossa” apresente melhoras nas próximas corridas, mas temos que saber se serão suficientes para disputar as primeiras colocações.

    1. Mas isso não quer dizer nada caro Alex.
      Tanto como sabemos que Felipe é ótimo em Interlagos, ele é ótimo também em Istambul.
      Mas com o carro nas atuais condições não passou do 7º lugar.

  5. Ola Tomás , eu espero que Massa traga o campeonato este ano ,mas para isso a Ferrari tem que melhorar concorda, porque sabemos que Massa é um piloto de ponta, esta entre os melhores, mas eu acredito que a Ferrari irá com um novo carro para a proxima corrida.
    Por favor me responda.
    Obrigado Neto Rabelo

  6. Se nem na Turquia, a pista favorita de Massa, o F10 lhe rendeu bom resultado… não é de se esperar grande coisa daqui pra diante. Ao mesmo tempo, tomara que eu esteja errado.

    Porque agora é que começou de verdade a parada. Montreal, Silverstone, Hockenheim, Monza, é que serão corridas de verdade em pistas de verdade.

  7. É um trabalho complicado da Ferrari.

    Vejamos. A Red Bull está indo atrás do ponto forte da Mclaren, as retas. A Mclaren está indo atrás do ponto forte da Red Bull, as curvas de alta e baixa.

    A Ferrari está tentando alcançar os dois pontos fortes para ter chance no campeonato. E para mim, a Renault está em franca evolução.

    O Massa vai ter que contar com chuva. Do jeito que está, nem interlagos e Japão vira, pois são circuitos que priorizam pressão aerodinâmica.

    Ele (Massa) terá que superar os limites do carro, sem no entanto quebrá-lo. Tarefa complicada que o Robert Kubica anda fazendo com maestria.

  8. Nas condições normais atuais não!
    Mas se com alguma evolução, e o problema dos pneus resolvidos, nao vejo por que não.

  9. Acho, que a pergunta correta é, sera que a Ferrari do Massa tem condições de vencer em 2010? O piloto Felipe Massa todos nós conhecemos e reconhecemos sua capacidade, mas se o carro não ajuda, defaz-se o conjunto, e a FI é muito exigente quanto ao conjunto, bom carro, bom piloto, e sabemos, que sem ambos, não se ganha corridas. Não vejo o Felipe desmotivado, vejo o Felipe preocupado, pois já sentiu, que novamente a Ferrari esta sem poder de reação. Enquanto as demais equipes progridem, a Ferrari estaciona. E torno a repetir o que já disse aqui na semana passada, no momento, a Ferrari é a quinta força, e pela ordem aparecem, a RBR em primeiro, Mclaren em segundo, Mercedes e Renault se revesam na terceira e quarta posições, enquanto a Ferrari segue correndo por fora.

  10. Se a Ferrari não melhorar esse carro, não nem em Interlagos como disseram em cima. A questão dele pontuar em todas as corridas até agora não fez muita diferença, pois as colocações – normalmente – tem sido de 5º pra baixo. E desde o ano passado que o Massa disseque a Mclaren tinha feito uma proposta pra ele e ele a recusou, eu achei muito errado. Mesmo tendo o Hamilton do outro lado, seria melhor para ele. E seria melhor ele procurar outras equipes

    1. Eu concordo, que o Massa deve procurar outra equipe para correr, mas se for para a Mclaren, continuara a não ganhar nada, a equipe é do Hamilton, e até prova em contrario, quem tem que ganhar por lá é ele (Hamilton). Esta mais que na hora, de alguma grande corporação, que ganha muito dinheiro no Brasil, patrocinar descentemente o Massa para que ele possa correr como primeiro piloto, ai eu garanto um campeão brasileiro de novo.

  11. O F-10 evolui … se é que podemos chamar de evolução , mas voltando , o F-10 evolui muito pouco , carro lento , sem aderência , bem que os pilotos estão tentando fazer de tudo mas pouco progridem .
    Se bobearem vão ficar atrás da Mercedes e Renault , mas existe um fiozinho de esperança de uma leve melhora nos GPs do Canadá , e da Europa – Valência – onde esses circuitos são mais favoráveis a equipe italiana .
    Pra mim não foi um projeto feliz , já chegou no seu máximo , apenas algumas inovações aqui e alí , não vai deixar essa carroça … ou melhor esse carro em condições suficientes de concorrer com os Mclarens e Red Bulls da vida .
    O que portanto , se já fica muito trágico pra um Alonso ser campeão com um carro desse , imagina então para um Felipe Massa .
    Não tem jeito , o campeonato para Felipe Massa é terrívelmente impossível !

  12. Realmente, nas atuais condições não.
    É triste ver uma equipe como a Ferrari decair tanto.
    Parece que agora já foi, mas mesmo assim a perseverança de Domenicali e cia é surpreendente.
    Em vez de dizer aquela frase maldita “vamos no focar no carro de 2011” eles vão continuar desenvolvendo o F10.
    Vamos ver até quando.

    1. Quanto à Ferrari é bem isso amigo , até quando !

      Tomás , você tem aparecer mais , pelo menos no final do ” dia ” dá um alô para o pessoal .

      Não fique igual a uns e outros poraí .
      Abraços .

      1. ‘Tomás , você tem aparecer mais , pelo menos no final do ” dia ” dá um alô para o pessoal .

        Não fique igual a uns e outros poraí .”

        Opa, muito bem dito Marco.
        Realmente nos últimos dias não dá para responder a todos, mas eu sou muito atencioso com o blog.
        agora com o feriado teremos mais tempo extra!
        rsrsrs

        um abraço 😉

  13. Acho que tem boas possibilidades de vitória nessa temporada, ante a Ferrari fizer tudo o que se comentou aqui, é bem o cenário!!!

  14. Sem desmerecer o Massa, mas sim pelo F10, acho dificil uma vitoria sem a sorte que teve o Alonso na primeira corrida, qdo a vitoria caiu em suas maos. Acredito que sem uma melhora significativa do carro, somente com muita sorte mesmo.

  15. depois desta de hoje, formula 1 nunca mais, não da pra torcer pra PILOTO,tem que torcer só pra escuderia, absurdo o que aconteceu, sem consideraçao para quem torce para o MASSA,manipulação pura.DESCEPÇAO….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s