Absolutamente genial a matéria publicada no site espanhol “Público.es”, detalhando a evolução da grande Ferrari que completou (talvez não da melhor forma) 60 anos e 800 GPs na F1 dias atrás.
Com uma puxada espanhola, claro, a matéria foi intitulada como “Los Abuelos de Alonso” (Os avôs de Alonso) e traz um belíssimo gráfico com todas as Ferrari desde 1950 a 2010.
Ainda traz também uma imagem detalhada comparando o F125 e o F10, vale a pena ver e aumentar as imagens logo abaixo. Clique em “Leia Mais” para vê-las e na seção de comentários opine a vontade!
–
Recebi este gráfico por e-mail, achei muito interessante.
É muito interessante ver este gráfico, pois podemos ver claramente as mudanças no desenho do carro. Às vezes apenas um detalhe no bico é visível, o tamanho do carro muda. Creio que a década com mudanças mais “radicais” é na década de 80.
Interessante também é quando se começa a desenvolver o aerofólio, e ele vai crescendo durante a década de 70 e 80.
Uma das melhores mudanças da F1.
Os carros de 1961-1963 parecem carros de rua com uma dianteira mais pontuda. Em 74 surgiram as entradas de ar em cima do piloto, boa ideia que com a Mercedes ja está mudando. Olhem nas asas traseiras de 2004 para 2005 em diante, antes eram bem menores e mais parecidas com GP2 ou Formula 3. As mudanças são grandes mas para esse ano foram para pior.
A mudança mais radical na dianteira me parece ter acontecido de 95 para 96.
Bastante diferentes.
Realmente estavam muito mais altos.