Massa- o “segundo” Barrichello? Porque?

É um tema tão delicado que por isso mesmo não vi nenhum blogueiro tocá-lo. Aqui, será diferente. Vamos ao ponto chave que é a renovação de Felipe pela Ferrari por mais 2 anos. Somando-se desde 2006 até o ano do suposto fim de linha para Massa na Scuderia, ele estaria somando 7 anos consecutivos na equipe- 1 a mais do que Barrica.

Mas talvez o ponto de conflito entre uma imensa comunidade de comentaristas de F1 no país se deva a dois fatores: que Massa não tem um título e que começa a ser inferior do que Alonso na Ferrari. Eu realmente não sei até que ponto se pode chegar nessa discussão, mas que ela rende uma porção de gente dividida no que diz- isso não tenhamos dúvida.

Acho que todos nós sabemos que Alonso foi contratado por Montezemolo para ser o sucessor de Schumacher, conquistar seus 5 títulos e virar rei mundial- com um pequeno detalhe- Massa será o seu companheiro nessa epopéia espanhola.  Será que Felipe se submeterá a esses fatos nos próximos anos?

A pergunta obviamente não tem resposta lógica. Mas o que ocorreu com Barrichello nos anos por trás de Schumacher foi algo tenso, algo que sinceramente, foi a maior derrota do grande Rubens na sua carreira.

Seria capaz a Ferrari repetir isso com Massa as custas de Alonso? Seria Massa capaz de vencer esta briga que vai se mostrar sensacional e talvez desigual nas próximas temporadas? Será ali que, mais do que nunca, Felipe vai mostrar sua atitude. Se eu fosse ele e começasse a perceber que um certo favoritismo estaria conspirando para Alonso, não teria dúvidas que sairia da equipe.

Mas, infelizmente, o dinheiro pesa mais para alguns. Só pode ser essa a explicação para o que ocorreu de 2000 a 2005. Mas que, pelo bem da F1, não seja o que acontecerá daqui para frente no círculo interno de relações em Maranello….

30 comentários em “Massa- o “segundo” Barrichello? Porque?

  1. São épocas diferentes, Shumi quando entrou na Ferrari, a Ferrari não era mais nada, vivia do passado, e o Michael estruturou tudo, quando o Rubinho chegou a estrutura estava toda para exclusivamente o alemão, ele fez a equipe toda e a opção do Rubinho era ter uma chance parecida com a do Irvane quando o Shumi se acidentou.
    Hoje é diferente, o Alonso divide, já começou a colocar a boca no trombone.
    Massa está de igual para igual e o melhor que vença, Rubinho nunca teve essa chance ou nunca poderia ter com um piloto do nível do Michael.
    Até o contrato do Rubinho tinha essa cláusula.
    Com a harmonia que o Felipe tem na Ferrari, se ele começar a vencer a equipe pode dar uma leve prioridade para ele, se fosse um piloto fora de série ai era mais um reinado da Ferrari.

  2. Oi Tomas!

    Tudo bem?!

    Vou ser sincera… acho esta história de “segundo Barrichello” ou “segundo piloto” uma bobagem sem fim, e morro de rir com comentários blogs afora. hehe

    Para mim as coisas são bem mais simples do que as teorias de conspiração ou tramas (inventadas) contra pilotos brasileiros: Alonso é melhor que Massa e ponto final. hehe

    Bjinhos, Tati

    • Tati, teoria da conspiração é coisa de cinema americano para as coisas inexplicaveis, no caso da FI isso não existe, o que existe é uma preferencia racional e financeira em cima de pilotos europeus, que durante varios anos comeram poeira de pilotos, argentinos e brasileiros. Os caras, pararam para pensar um pouco, e concluiram, os caras são melhores, mas nós temos o dinheiro, então, os nossos “estão melhores”, e se alguém tem que ganhar? Se, o Massa, tivesse feito na Ferrari as Cag………, que o Hamilton já fez na Mclaren, onde ele estaria correndo hoje. Não tem conspiração não, o negócio é explicito mesmo, o Senna por exemplo, perdeu pelo menos um campeonato mundial, porque o protegido de Monsieur Jean Marie Balestre, então Presidente da FIA, o Prost, perdia a corrida na pista, mas Balestre desclassificava o Senna, punia o Senna, isso ocorria quase de forma corriqueira, a propria imprensa europeia na época citava os absurdos “balestrinos” em favor de Prost. Ninguém fica vermelho ao dizer, que o Alonso é um gênio, mas hoje, ninguém concorda se dissermos, que o Massa é um piloto de altissimo nivel, mas que nunca vai chegar lá, pois a FI tem prioridades comerciais até certo ponto compreensiveis, hoje temos 5 pilotos alemães correndo de FI, até o Schumacher chegar lá, quantos haviam, a Espanha não estava nem ai para a FI, após o Alonso vencer, os autodromos da Espanha se encheram como nunca havia ocorrido antes, isso não é conspiração, é lógica de mercado, mas que ela existe, disso ninguém duvida.

  3. Particularmente,vendo os fatos como eles sao. tenho certeza absoluta que Felipe Massa vai no minimo se igualar ao desempenho de Fernando Alonso.
    As situaçoes dos dois sao totalmente diferentes.
    Lembrando que felipe sempre foi posto pra fora da ferrari pela critica,Nãpo foi campeao do mundo por azar.
    Acho que ele ainda vai ser campeao mundial.
    Temos que lembrar que ele sofreu um acidente serio, e a constancia vem com o tempo.
    Acho que o fator mais importande a favor do brasileiro é que ele cresce muito com pressao,Isso é indiscutivel. Vamos ver no que da né?

  4. Acho cedo para afirmar isso. Em 2007, ele teve chances, mas Raikkonen, com mais pontos que Massa, ficou com a preferência da equipe, e o brasileiro o ajudou a conquistar o título. Em 2008, Felipe conseguiu abrir uma boa vantagem, e ao contrário do que esperava, o finlandês ajudou o brasileiro na China.

    Felipe Massa conquistou espaço na equipe, é empresariado pelo Nicolas Todt, filho do ex-chefe da escuderia, Jean Todt, e, ao contrário de Barrichello, não está em Maranello para comboiar o parceiro de time.

    Como frisou o leitor Luis Sérgio, Barrichello chegou com a estrutura voltada para Michael Schumacher, que levou junto com ele companheiros de Benetton, como Rory Byrne e Ross Brawn, projetistas da equipe das grifes de roupa. E o alemão tinha a preferência da cúpula ferrarista, fazendo o papel, apoiado por Rubinho.

    Atualmente, a situação mudou, Felipe Massa tem espaço na equipe, superou Kimi Raikkonen, um piloto veloz, mesmo que o finlandês tenha rendido menos que o esperado, foi campeão pela escuderia italiana. Fernando Alonso, mesmo com o talento que possui, tem menos tempoi de casa que o brasileiro, então, precisará conquistar espaço se quiser o tratamento que Schumcher teve.

  5. Eu acredito que a ferrari vira forte em temos ,no canada mesmo com os erros da nova equipe de nao projetar o corro que esperavamos ,aguora vem as mudanças,massa e alonso vam para cima da red ,e mac.
    neto rabelo

  6. Olá,gente quem errou mais em 2010 Alonso,Webber,Vettel,Kubica,Rosberg ou Massa?E QUEM ERROU MENOS? POR FAVOR ME RESPONDAM!!!Abraços

    NETO RABELO.

  7. Eu acho que o Massa ficou onde deveria ficar. Há certos desafios profissionais que são estimulantes (ainda mais com um ótimo salário!), e superar um bicampeão é um grande desafio.

    Não que eu ache que ele irá conseguir.

    • Concordo plenamente.
      Apesar dos pesares a Ferrari ainda é uma equipe que pode subir ao topo e além disso o Massa praticamente cresceu na equipe e ajudou a equipe em várias situações. Isso conta muito.
      O desafio com certeza é bom e Massa sabe disso. Mudando um pouco o foco das coisas anormal seria um Alonso apático no seu primeiro ano nesta grande equipe.

  8. pilotar uma ferrari na F1, aprender com o Alonso e ainda ganhar milhões para isso. eu aceitaria esse contrato na hora! ahaha

  9. Alonso satisfeito com a renovação do contrato de Massa.
    Fernando Alonso gostou da notícia de que seu atual companheiro de equipe Felipe Massa permanecerá na Ferrari pelo menos até o final de 2012.
    “Estou muito satisfeito”, disse ele ao Ticionline. “Isso significa que o mesmo grupo trabalhará junto por mais dois anos. A estabilidade é bastante importante para o sucesso de uma equipe. Sinto-me muito bem com Felipe – há um grande respeito entre nós, e isso cria a harmonia necessária para ficarmos juntos a longo prazo”.

    • Gente, F1 vive muito de falas politicamente corretas. Não convém a nenhum piloto entoar qualquer tipo de tom negativo a um companheiro de equipe ou a equipe em si quando o mar não tá pra peixe.
      Alonso não é bobo pois sabendo da renovação de Massa percebe nisso o valor que o brasileiro tem dentro da equipe.
      Acredito que Massa que essa renovaçao publicamente anunciada dará um gás na motivação de Massa.

  10. Não tem como negar que o Alonso é melhor que o Massa, logo, se o Massa não conseguir superá-lo durante uma temporada que a Ferrari dispute o campeonato, ele será segundo piloto do espanhol, tanto quanto o contrário, mas a chance de acontecer contra o brasileiro acho que seja maior.

    E sim, a Ferrari quer que o Alonso seja um novo Schumacher. Pura bobagem, cada um é cada um. Não acho que o Alonso ganhe de forma avassaladora como fez o Schumacher. A estrutura da Ferrari não é como era na época dele, a menos que mude do nada e volte a ser como era, mas muito difícil isso.

    • Afinal, o Alonso é bom e falta estrutura, ou sem uma estrutua a la Schumacher o Alonso não é tão genial assim. Afinal, ele foi campeão justamente quando era rival do Schumacher e não tinha a estrutura da Ferrari para lhe dar suporte.

  11. Minha opinião eh diferente…

    A imprensa que quer que o Alonso seja um novo Schumacher na Ferrari , a Ferrari não sei se pensa assim….

    Massa tem seu espaço na Ferrari , quer por sinal não eh pequeno , Alonso por enquanto nao tem o espaço e tratamento que ele esperava….Alonso terá que pilotar muito se quiser ser o queridinho da equipe , e alias mudar seu comportamento por sinal…

    Reparem em 3 coisas:

    1-Schumi , Massa , Raikkonen , Rubens nunca reclamaram do carro da Ferrari que tinham em mãos…E o Alonso ? não chegou nem na metade da primeira temporada e ja esta reclamando…Pode ter ctz q a Ferrari não gosta disso…

    2-Alonso X Massa , 4 a 3 repsectivamente pro espanhol em posições de largada , e apenas 12 pontos de diferença…Cadê o baile que o espanhol iria dar em cima do brasileiro ? São estilos diferente de pilotagem e Massa esta tendo um pouco mais de dificuldade com o F10 , é dificil comparar os dois nessa temporada…

    3-Alonso não gosta de ter um companheiro de equipe digno (vide 2007) , ele chegou na Ferrari pensando que iria dominar o Massa logo de cara , mas viu que lá dentro eh diferente pois a preferencia da equipe ainda eh do Felipe…

    Pra finalizar , não existe um “segundo Barrichell0” pois como disseram , na época de Rubens a Ferrari literalmente era só de Schumacher , hj não tem mais isso , e se tiver algum preferenciado lah dentro , por enquanto eh o Felipe.

    • Fernando,

      Acredito nisso que vc falou do Felipe por ele ser um colaborador da equipe que busca o foco no resultado macro dela, e não somente no pessoal. A Ferrari prima e gosta disso nele, por isso tantos anos juntos. Não me surpreenderia se ela renovasse por mais 2 anos qd chegar 2012 com Felipe, mesmo se o seu desempenho fique um pouco atrás do Alonso, mas só um “pouco”.

      sds

  12. Teo , eu tb não irei me surpreender se em 2012 ele renove novamente com a Ferrari , pois acho q ele só sai de lá se ele quiser!

    Toda vez q o contrato do Felipe está no final , a imprensa o coloca pra fora da Ferrari e ela sempre renova com ele , uma demonstração de confiança da Ferrari no Felipe , é exatamente no caso do acidente no ano passado , a equipe poderia deixar o Felipe de lado e ja pensar em um outro piloto , mas esperou sua recuperação deixando seu lugar na equipe garantido na sua volta , mesmo sabendo que seu rendimento na volta poderia ser abaixo que o de antes.

    • Eu, espero, que os dois tenham razão, que a Ferrari renove com Massa, e que contrate um projetista de primeira linha já para o ano que vem. Um carro bem nascido é tudo na FI, ai eu acredito, que Alonso podera tomar uma baita canseira do Massa, disso eu não tenho duvidas. Nesse caso, teria gente dizendo, “nossa eu pensei, que o Alonso era muito melhor que o Massa”.

  13. A Imprensa Marron colocou o Kubica e depois o Webber no lugar do Massa na Ferrari, como todo ano ela faz. Todo ano, o Massa sofre esse bombardeio da mídia e dos seus detratores, mas isso nunca abala o piloto. Tanto é verdade, q ele iniciou um projeto de longo prazo no Brasil, a Fórmula Future, q vai proporcionar ao campeão, um teste em Maranello. O Massa não daria esse passo, se não tivesse certeza q sua posição dentro da equipe é sólida.

    Agora q seu problema com o aquecimento dos pneus foi minimizado, resta acelerar, como ele mesmo fala, e continuar a dar canseira no seu companheiro de equipe. Esse duelo interno é o q restou no momento, em relação a entretenimento, para nós, apoiadores da Scuderia. E ficamos a espera do pacotão de Valência.

    Abs

  14. Como piloto não porque acho Massa melhor que Rubinho, mas em resultados sim porque o espanhol é melhor, mas não vai ter massacre como vimos o alemão fazer no Rubinho, isso aconteceu porque o alemão era muuuuuuuuuito melhor que o Rubinho. No geral como piloto vejo Alonso atrás do Schumacher e Massa a frente de Rubinho, então Felipe esta mais próximo do espanhol! Rubinho logo de cara disse que seu objetivo era bater Schumacher no primeiro ano de Ferrari…não deu! Entre 01/05 só restou reclamar da equipe, do carro e do mundo, só não reclamava do gordo salário! O que dava raiva no Rubinho era que ele não assumia os próprios erros, errava muito na pista sempre dando desculpas! Enquanto o alemão era veloz-frio-calculista raramente cometendo erros na pista, Rubinho era o oposto, no geral poucas vezes andou a frente de Schumacher.
    Já o Massa depois do começo ruim na Sauber deu a volta por cima na Ferrari, venceu 2 corridas em seu primeiro ano ao lado do mesmo Schumacher, venceu o GP Brasil onde o Rubinho nunca venceu mas teve várias vezes chance, carro de ponta ele teve não pode reclamar! Massa é mais tranquilo e sabe superar melhor as adversidades, coisa que não acontece com Rubinho! Depois Massa se impôs a Raikkonen e o finlandês era a nova aposta da Ferrari, mas como passava por um período de adaptação Massa até a metade de 07 foi melhor, depois Kimi massacrou a concorrência e foi campeão. Com Kimi em baixa em 08/09 Massa cresceu muito como piloto, ganhou confiança da equipe, mas essa já sonhava com Alonso! Com o espanhol errando muito em 2010 Massa poderia tirar proveito, mas ele também passa por uma fase ruim admitindo que tem problemas com os pneus e sem poder testar como melhorar? As reclamações do espanhol sobre o desenvolvimento é até normal, também sem poder testar o piloto depende mais da equipe, antes o piloto podia fazer a diferença testando e corrigindo problemas, nem sempre os engenheiros sozinhos acham o caminho correto, talvez o espanhol também esteja em fase de total adaptação ao carro e equipe, mas o espanhol vai melhorar é um piloto ímpar. O que acontece também é que nos últimos anos pilotos desacreditados como Button, Webber e Massa tem mostrado um grande trabalho assim o equilíbrio é maior na equipe, com certeza eles se impõe sempre exigindo atenção, mas na pista eles estão fazendo por merecer. Alonso/Vettel/Hamilton não podem subestimar ninguém, Massa brigou pelo título com Hamilton, Button mostrou qualidades e foi campeão, Webber é o líder do mundial surpreendendo Vettel. O problema é que Schumacher como piloto estava muito a frente dos outros, dando a impressão que a F1 só tinha piloto fraco. Não vejo assim, Massa disputou 120 Gps, na Ferrari em apenas 69 corridas ganhou 11 GPs, subiu ao pódio 30 vezes, fez 15 poles, com um bom carro esta longe de ser medíocre ainda mais com a forte concorrência nos últimos anos, o problema é a falta de título para o Brasil, esse é o motivo de tanta choradeira. Desde 2006 a Formula 1 teve 4 diferentes campeões nem tem como reclamar de domínio de uma única equipe e piloto. Button e Webber estão mostrando que uma boa oportunidade não se pode desperdiçar, por isso eles estão na briga pelo título. Rubinho jogou uma grande chance em 2009, poderia estar ao lado de Hamilton na Mclaren.

  15. As declarações do Alonso cheiram a “falsidade”, todo mundo sabe, que ele gosta de correr ao lado de novatos ou pilotos muito inferiores a ele, assim ele pode se impor na equipe. Quanto a Ferrari, ela parece aquela mulher muito gostosa, com a qual todo mundo gostaria de transar, mas quando chega a hora, a gente descobre, que ela tem mau halito e pêlo no sovaco.

  16. es muy cruel decir que massa será el próximo Barrichello, yo creo que ferrari lo ha renovado porque sienten un cariño especial hacia él, ha estado desde hace muchos años en la scudería. Así que no creo que sea para favorecer a Alonso. saludos!1

  17. Para a Ferrari, vocês podem ter certeza que ela prefere o Felipe Massa, se títulos vierem a carreira do brasileiro ficara como um piloto que só pilotou com os motores Ferrari.

  18. Massa mesmo que fosse mandado pela Ferrari, não faria nem metade do que Rubens fez. Austria 2002 (Hj não, hj não, hj sim?!?!?!) é um exemplo. Dependendo do que pode acontecer a Ferrari vai pedir para Massa ajudar Alonso, mas de maneira justa, não tirando a vitória de alguem.
    Não sei se ele conseguira ser melhor que Alonso que é um Bicampeão. Massa deve ter um crédito com a Ferrari que tirou o titulo dele em 2008, então, não dá pra saber o que irá acontecer com os dois latinos na equipe.
    O que eu falei em outro post foi “esses boatos dele fora o fortalece dentro da equipe”, ou seja, ele só irá ser o segundo piloto se for constantemente pior do que o Alonso.

  19. Não acho que Alonso É melhor que Massa. Acho que Alonso ESTÁ melhor.
    No período Massa X Raikonnen, cada um teve seu momento.
    Quanto a ESTAR MELHOR, não há exemplo melhor do que a disputa Weber X Vettel! Muita gente, inclusive eu, cravou que Vettel era melhor que Weber, baseados nos resultados do ano passado. Mas agora Weber está no seu momento, e Vettel tá ficando para trás.
    Voltando a Massa: podem falar sobre problemas de aquecimento de pneu, tipo de circuito, seja lá o que for… mas Alonso ESTÁ melhor sim, e Massa já mostrou que tem capacidade para virar o jogo.

  20. Pingback: Contrato de Massa na Ferrari com a “Cláusula Barrichello”? « Blog Fórmula 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: