Massa já está fora da disputa pelo título?

O desastroso GP do Canadá de Massa pode ter sido o ponto de divisão da sua esperança de disputar o título para a dura verdade de tê-lo que abandonar e, ainda por cima, ter que virar uma espécie de escudeiro de Fernando Alonso. A diferença, que já não é das menores, está jogando em contra do brasileiro e se nas próximas etapas milagres não acontecerem, a Ferrari não pensará duas vezes em ter que apostar suas fichas em um único piloto.

Neste momento, Felipe se encontra a 42 pontos do primeiro colocado, Lewis Hamilton e a 27 (uma vitória mais dois pontos) de Alonso, seu companheiro de equipe. Realmente, ainda restam 11 etapas pela frente, 275 pontos em jogo e muita igualdade divida em vários pilotos. Mas os números, os que verdadeiramente importam na hora decisiva de se ganhar um campeonato, são totalmente desfavoráveis.

A Ferrari, sem dúvida alguma, está pecando no desenvolvimento fraco do F10. Porém, o mais curioso é que nas últimas duas corridas antes de Canadá Felipe havia sido melhor que Alonso, tanto nos treinos quanto na prova. Em Montreal, no sábado o fim de semana já começou mal para Felipe. No domingo, um festival de “azar”, precipitação em tentar ultrapassar Schumacher e a perda de 3 ou 4 pontos que, por menos que sejam, fazem a diferença.

Domenicali já esclareceu que a Scuderia parou o desenvolvimento do F-Duct (que se mostrou potencialmente fraco comparado com o da McLaren) e afirmou também que isso acabou atrasando o avanço em outras partes importantes do carro. Deu no que deu. Mas também o curioso é que Stefano disse, sinceramente, que o F10 não sofreu nenhuma alteração desde Turquia e que o carro era o mesmo. Ou seja, houve uma evolução, literalmente, do nada? Não, o diferencial em Montreal foram os pneus, e a Ferrari acertou (!) na escolha.

Em Valência, o campeonato mais equilibrado de todos os tempos (está fortemente concorrendo com o de 1982) vai desenhar alguns padrões interessantes com, agora sim, três equipes. Para sorte de Massa, e a alegria de Alonso, a Scuderia voltou. Veremos com que intensidade. Será lá no circuito espanhol, onde Felipe já venceu, que as cartas finais de Massa para disputar o título sejam dadas. E a Ferrari terá que se decidir em quem colocar como preferido dentro do time quando a diferença já for grande e evidente.

No momento, a resposta sobre quem é óbvia. Restará a Massa virar (e muito bem) esse jogo para que as preferências não sejam dadas nos próximos capítulos de uma das mais interessantes brigas domésticas de 2010. Senão, Felipe tem grandes chances de já no primeiro ano de convívio com Alonso no time, virar seu escudeiro…

25 respostas para “Massa já está fora da disputa pelo título?”

  1. Oi Tomas!

    Bom, do título acredito que sim! Temo até mesmo por Alonso que está 15 pontos atrás… tudo irá depender do quanto a Ferrari irá evoluir em Valência. Para mim o ponto principal será a classificação. Se a Ferrari não tiver chances de disputar poles ou pelo menos a 1a. fila… vai ficar cada dia mais difícil. Ficar sentado esperando os erros dos outros, não se ganha campeonato. É preciso disputar.

    Na briga com Alonso, Massa tem totais chances matemáticas, mas só chances matemáticas. Porque na prática, acho difícil. Como sempre disse, e digo aqui mesmo no seu blog. As coisas são bem mais simples do pintam: Alonso é melhor, mais piloto e mais rápido. Ponto.

    Mas vamos aguardar… vamos esperar para ver no que dá!

    Bjinhos, Tati

    1. O que pode ter sepultado mesmo as chances de Massa foi esse 15º lugar no Canadá.
      Como ele havia dito, o carro estava bom e ele provavelmente ficaria em 4º, por aí.
      Azar, ele deu, mas como dizem que os campeões contam com a sorte…

  2. Dificil, a Ferrari mesmo com Alonso chegando em 3º direto não é suficiente, e daqui a pouco vai abandonar o projeto 2010 e cuidar do carro 2011, onde Massa terá a dificil missão de dar algum chaveco em um projeto de carro feito para Alonso ser campeão, Massa ja teve carros e oportunidades melhores, não logrou exito, esse ano com carro inferior e companheiro superior, vai fazer um final de temporada burocratico e pensar em 2011, que será tbm igualmente dificil como este, pois se tiver um carro campeão na mão, terá um piloto campeão como companheiro, vida dificil e longa de Massa na Ferrari.

    1. Exatamente por isso que a Ferrari estará em um dilema nas próximas corridas.
      Evolui o carro para tentar disputar o título com Alonso até onde puder (o que pode dar errado e ainda por cima atrapalhar a evolução do carro do ano que vem) ou já abandonar o projeto de 2010 e concentrar todas as forças no de 2011?

      1. Quantas mudanças a FIA esta preparando para 2011. Se não houver grandes mudanças, da para trabalhar esse carro da Ferrari, pensando no ano que vem, mas, se as FIA estuda implementar grandes mudanças, ai não tem jeito, o negócio é abandonar o projeto desse ano e partir para um novo projeto, só que Ferrari, continua sem projetista, acho que o primeiro passo seria contratar um a peso de ouro, afinal, Ferrari é Ferrari, mas que carece de um bom projeto faz tempo, isso acho que ninguém tem duvidas. Viria bem tambem, uma mudança no comando da equipe, esse cara que esta ai, não sei não…….

      2. “Viria bem tambem, uma mudança no comando da equipe, esse cara que esta ai, não sei não…….”

        Domenicali sempre foi um cara chato e sem o timming da F1. Mas, agora que Todt está na presidencia da FIA, o Stefano deve continuar uns aninhos mais…

  3. As vezes nem o piloto percebe, que o acidente teve algumas sequelas, tenho certeza que com o Felipe levou décimos de segundos preciosos. Não sei se é definitivo ou só nessa temporada? Felipe Massa, ainda não está longe em pontos para ser totalmente descartado, só que no seu caso, não é só o carro que vai ter que melhorar muito, os décimos perdidos em seus tempos de volta tem que voltar logo.

    Até agora nesse campeonato, o que eu vi foi um Fernando Alonso com a estrela de campeão, nenhum outro piloto teve tanta sorte com os seus erros e acidentes, mesmo mostrando um Ferrari deficiente, ele está apenas a 15 pontos do lider, com uma vitória valendo 25 é muito pouco, as disputas internas entre companheiros das equipes de ponta faz o Alonso permanecer na disputa, se por um acaso a Ferrari melhorar o carro, ele passa a ser o grande favorito ao título.

    Webber X Vettel, Lewis X Button, na realidade estão disputando o título contra pilotos sozinho nas equipes: Alonso na Ferrari, Kubica na Renault e Rosberg na Mercedes!

    Já escrevi aqui varias vezes, a Brawns GP só foi campeã no ano passado, pois priorizou em um único piloto, Mclaren com Hamilton em 2008, Ferrari com Kimi em 2007, Renault com Alonso em 2006 e 2005, Ferrari com os 5 títulos do Michael, etc…

    1. Piquet sofreu um grave acidente e falou que voltou 2 decimos mais lento, na formula 1 de hoje pode ser que isto seja mais, não sei ao certo, acho que mesmo dando prioridade ao Alonso a Ferrari não leva. o proximo Gp e muito favoravel a RBR, a Ferrari vai andar bem até por que os pneus serão os mesmos, mas assim se desanhando não dá, nas pistas de alta aFerrari não é pareo para a Maclaren e nas de baixa não disputa com as RBR, assim fica dificil, falta carro pra time italiano, mudar radicalmente o carro no meio da temporada, so dava certo em tempos de testes ilimitados, hoje é uma tarefa espinhosa.

      Foi bem lembrado o fato de Massa ainda poder sofrer com sequelas, espero que ele melhore a cada GP.

    2. “Já escrevi aqui varias vezes, a Brawns GP só foi campeã no ano passado, pois priorizou em um único piloto, Mclaren com Hamilton em 2008, Ferrari com Kimi em 2007, Renault com Alonso em 2006 e 2005, Ferrari com os 5 títulos do Michael, etc…”

      Sem dúvida Luiz.É a temátca do jogo. E é por isso também que tal coisaesteja acontecendo na Ferrari, e é por isso que a Red Bull esteja encontrando problemas no câmbio de Webber, e é por isso também que a McLaren esqueça de tirar a tampa de refrigeração do motor de Button…

      Se for assim, a disputa pelo título final será Hamilton, Vettel e Alonso. Mas como a margem de pontuação é tão grande, o fator matemático deixa pilotos que não deveriam estar na disputa.

    3. Infelizmente Sergio, é o que vai acontecer na Ferrari, que ninguém duvide, que na hora “H”, a Ferrari vai dar prioridade ao seu maior garoto propaganda. Afinal, paga a ele um salario de campeão, e vai recolher os lucros, que isso possa lhe trazer. Apostar no Massa, um piloto, que é criticado em seu proprio pais, não me parece um bom negocio, além do que, substitui o Massa a qualquer momento, já estrelas como Alonso, que vendem muito, é uma troca mais dificil. O Massa renovou com a Ferrari, mas tambem poderia ir ser segundo piloto na Mclaren ou RBR, ou quem sabe até arriscar correr por uma equipe, que podera vir a ser vencedora em um futuro mais distante. No final das contas, mesmo que o Massa quisesse ir embora da Ferrari, iria para onde???????

      1. “mesmo que o Massa quisesse ir embora da Ferrari, iria para onde???????”

        Exatamente por isso é que ele não foi. Nisso o Massa é diferente do Rubens, ele nunca vai voltar a um time que não seja “grande”. Ele vai pagar as consequencias se tudo continuar como está.
        Ou talvez ele queira isso mesmo e não se importe em tirar o Brasil do buraco de quase 20 anos sem título. Deixa essa para o Di Grassi……

  4. No momento, esse é o maior trunfo de Alonso. O Massa não vem conseguindo fazer bons resultados, acumulando problemas e percalços ao longo do ano.

    Além disso, McLaren e Red Bull mostraram mais força que a escuderia italiana, abrindo boa vantagem na última corrida, enquanto Fernando Alonso vai conseguindo resultados mais sólidos que o companheiro de equipe. Se a Ferrari melhorar, o espanhol entra de vez na briga pelo caneco, pois está conseguindo abrir uma boa vantagem diante do colega de equipe, que será obrigado a ser escudeiro do asturiano na disputa contra o time de Woking e das bebidas energéticas.

    Caso as duas equipes tenham problemas com disputas internas, Alonso poderá se dar bem, pois não terá concorrência interna. Ainda é cedo, mas a probabilidade de isso acontecer, começa a ganhar iminência.

  5. Tomás, na corrida do Webber, a tática da equipe de fazer mais paradas me lembrou a Brawns GP, com o Rubinho é um meio de tirar um piloto da disputa sem precisar mandar nenhuma mensagem pelo rádio, ainda mais que quem costuma ter um desgaste maior de pneus é o Vettel?????????????

  6. Não Massa não está fora de ganhar o título , a Ferrari virá com uma grande surpresa para o proximo gp pode ter a certeza, vai deixar mc e rd comer poeira.

  7. É, o Massa se na próxima corrida não tomar jeito, pode virar escudeiro do Alonso (não sei pra que também, pois ele não vence o campeonato). Pra quem falava que o Massa era bom e não sei o que, tá aí o resultado. Claro, não duvido de sua capacidade, mas esse ano ele decepcionou a todos, até para quem não estava torcendo tanto pra ele como eu.

    Resta ele se preparar pro ano que vem que é melhor pra ele e quem sabe vir um carro bom em suas mãos.

  8. Se eu fosse o Massa ja jogaria a toalha no tapete.

    Os dois ultimos gp antes do canada Massa partiu em frente do Alonso devido aos problemas que o Alonso teve, isto é do conhecimento geral. Em condições normais todos sabem que Massa é so mais um piloto como qualquer um para completar a vaga. Ele não tem nada de especial.

  9. Massa e a Ferrari estão fora do título na minha opinião. Não seira fácil a Ferrari fazer um carro vencedor de um ano pro outro. 2009 o carro era péssimo e esse ano uma pequena evolução. Alonso como se acostumou a tirar leite de pedra na Renault se sai melhor, mas Massinha ainda tem que se adapatar. Embora na última corrida, ele não teve muita sorte…

  10. A realidade é a seguinte: Quando empresas brasileiras, estiverem em condições de patrocinar um piloto brasileiro em uma equipe de ponta da FI, ai então voltaremos a fazer um campeão mundial, antes, nem pensar. O negócio da FI é dinheiro, quem tem ou traz dinheiro para a equipe leva, quem não, corre de coadjuvante sempre.

  11. Infelizmente o Alonso foi contratado para ser o primeiro piloto da Ferrari.
    Não foi por acaso que a equipe dispensou o Raikonen e pagou uma multa absurda para um piloto de ponta, como todos sabem, só para ter os espanhóis ao seu lado (Alonso e Santander).
    O Massa é que não soube se comportar, deveria ficar na cola do Alonso sem mostrar todo seu interesse pelo título, ele bater de frente com Alonso é guerra perdida.
    Durante a Pré-temporada e na 1ª corrida do ano os dois estavam com o mesmo desempenho, depois disso o Massa ficou claramente 0,5 segundo mais lento. E dizem que a culpa é do “aquecimento dos pneus”.
    Como conseqüência a Ferrari está perdendo os dois campeonatos, pois o Alonso com erros grosseiros e o Massa não tendo um carro competitivo a equipe fica a ver navios…

    Abraços…

  12. “Piquet sofreu um grave acidente e falou que voltou 2 decimos mais lento”

    Muito, muito bem lembrado Claudio.
    Ele mesmo dizia que nunca mais foi o mesmo depois daquilo, que ficou mais lento.
    Se Massa se sentir assim ele terá que dizer, porque senão as pessoas podem estar cobrando algo que ele não pode fazer…

    1. O Piquet era um piloto dos mais brilhantes que já vi dirigindo um FI, mas é muito subjetivo dizer, que voltou correndo menos depois de um acidente, pois muitos fatores podem ter influenciado esse comportamento, o Schumacher, quebrou a perna, ficou parado, perdeu o ano, e voltou correndo do mesmo jeito, pois tinha um carro bom nas mãos. O Massa, pode até ter sentido o trauma, mas isso com certeza já esta esquecido, ou ele não continuaria a correr, na ultima prova, ele chegou a fazer volta de classificação com tanque cheio. Acho, que na verdade o que falta ao Massa, é alguém dizer para ele, que se não der umas porradas de vez em quando, nunca vai parecer um cara destemido, apesar, que esta semana deram um a porrada nele logo na largada, e o pessoal já andou dizendo, que ele errou. Na verdade a posição do Massa é muito complicada, se passar do limite como os bacanas fazem é grosso, e for mais comedido é cagão. FI exige que se corra riscos, destruir um carro as vezes faz parte do processo, só é preciso saber o que acontece com o Massa quando começar a fazer riscos na lataria e ganhar corridas.

    2. Acho que Massa não perdeu desenpenho por causa do acidente, olhe, ele ja foi pro podio duas vezes ja andou na frente do Alonso (raramente, mas). Em cicuitos que exigem muito do fisico do piloto ele não foi bem, Turquia, ele não fez nada, nesse ponto ele pode perder um pouco, mas não é uma catastrofe.

  13. Massa tem uma chance de entrar na disputa do campeonato, e ela se chama conbinação de resultado. Ele precisa ganhar e Alonso e Hamilton ir mal no GP DA EUROPA, ultima chance. Mas mesmo assim acho que ele esta fora. Vitória ainda acredito que esse ano pode ser, em Interlagos é a maior possibilidade. Felipe servira de escudo de Alonso nos tres anos que estarão juntos se não mostrar serviço, de preferencia esse ano, que Alonso ja ganhou uma corrida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s