O F10B, pronto para combater com Red Bull e McLaren a partir de Valência

Dadas as devidas proporções do que vimos no GP do Canadá domingo passado, onde a McLaren depois de uma acertada estratégia de pneus levou uma belíssima dobradinha,a Ferrari já estará se aprontando nestas duas próximas semanas desenvolvendo o novo pacote aerodinâmico do F10, ou melhor, F10 “B”.

A performance atingida em Montreal superou as expectativas, porque o carro era o mesmo do que Istambul, mas mesmo assim melhorou bons décimos. O que significa que, sem fazer nada, a Scuderia já duelou de igual para igual com times que antes pareciam muito longe. Sem dúvidas, isso é um bom sinal.

Para as melhorias que o F10 terá na etapa espanhola que representa o GP da Europa, Domenicali se torna cuidadoso e afirma, sem mais nem menos, que a Ferrari já abandonou o desenvolvimento do Duto frontal- vendo que este não deu os resultados esperados. Partimos assim para outras partes do carro (mais importantes até) que vão ajudar os homens de Maranello a conseguir os discutidos 3 ou 4 décimos em “UpGrade” a mais.

Stefano nos explica que o F10 terá uma modificação na suspensão traseira, cujo objetivo é abrir um espaço maior para dobrar o downforce gerado pelo difusor. Geralmente nesta parte do campeonato as equipes começam a trazer boas atualizações nos carros, e a McLaren já prometeu o seu para Silvertone, etapa posterior a de Valência.

Portanto, não teremos dúvidas que a Ferrari está em um bom desenvolvimento e, com esses novos desenvolvimentos o panorama pode melhorar mais ainda. Para Alonso isso é ótimo, afinal manter uma boa série de resultados seguidos pode fazer a diferença em Abu Dhabi, ainda mais com a nova projeção da pontuação.

O objetivo também será copiar o que possa ser a vantagem “secreta” da Red Bull esse ano, o escapamento, um pouco menos e mais embaixo.

Sinceramente, não sei se esses 3 ou 4 décimos serão suficientes para bater o fortificado e confiante MP4-25 ou o veloz e “misterioso” RB6, mas uma receita de dados obtidos desde Bahrein e em pistas de alta e baixa como já vimos nesta temporada, somados ao não desenvolvimento da Asa Duto, podem ajudar a Ferrari a escalar a montanha até o topo e ainda ser campeã em 2010.

23 respostas para “O F10B, pronto para combater com Red Bull e McLaren a partir de Valência”

  1. Eu não aposto minhas fichas na Ferrari, eles tem o péssimo habito de encher o torcedor de esperanças e acaba ficando tudo como estava. A Ferrari tem se mostrado, pelo menos nos ultimos anos, incompetente para corrigir problemas que nascem com o carro, e fica claro tambem, que não é boa de cola pois não consegue interpretar bem porque certas coisas funcionam no carro dos adversarios e na Ferrari não. Sendo assim, vou aguardar o proximo GP para me certificar se a Ferrari finalmente acertou, ou se continua tudos como antes no quartel de Alonso.

    1. O grande erro da Ferrari nesse ano foi ter apostado muitos recursos e tempo a Asa Duto que acabou não dando resultado.
      Agora que eles vão se concentrar mais na área que possa ser interessante para derrotar McLaren e Red Bull a coisa pode fixar boa…

  2. Boa noite amigos.

    Bem provavelmente a Ferrari pode evoluir até Barcelona. Esta historia de 3 a 4 décimos é so na teoria, temos que ver na prática. Na minha opinião pessoal tudo isto ´oso conversa para o boi dormir, porque a Ferrari gosta muito de publicidade. Amigos estão lembrados no inicio da temporada? Antes mesmo do carro ir as pistas ja diziam que a ferrari tivera nascido bem, era o melhor carro da f1, e até o Alonso dizia que era o melhor carro que ja pilotou! e ainda mais ele dizia que os outros deviam emitar o que a ferrari estava fazendo porque para ele tudo era certinho. Resultado é isto que estamos vendo. Se nem a asa duto da Mclaren conseguem copiar, imagina densevolver um carro ao nivel ate chegar ao nivel da Mclaren o da RedBull.

    1. “e até o Alonso dizia que era o melhor carro que ja pilotou!”

      Aposto que aquilo era pura propaganda para animar os fãs com Alonso na Ferrari.
      O F10 já nasceu errado, com problemas de consumo de combustível, com a falta de confiabilidade dos motores, com a Asa duto…

  3. Tomas;
    Sinceramente eu não acho que a evolução da Ferrari será tão boa assim não, principalmente com apenas 1 piloto atuando pela a equipe, e também temos o famoso lado que, se a Ferrari evolui, a Mclaren e RBR também, mas acredito que ela irá melhor do que a Renault e do que a Mercedes….

    Abraços

  4. nessa altura, é difícil fazer um carro para bater a mcliar.

    os ingleses insuportáveis vão continuar um passo a frente.

    já coloco minhas fichas em 2011, mas torço pro alonso dar alguns espetáculos com esse carro inferior.

    1. Engraçado que antes era para bater a Red Bull.
      A McLaren era o segundo carro mas evoluiu e bateu a Red Bull.
      E agora a Red Bull corre atrás da McLaren.
      Mas a Ferrari continua em 3º.

  5. Diga, man. Vim dar as caras por aqui. Parabéns, belas fotos. As dos carros, é claro. A sua não. Heheheh. Eu tive cabelão assim nos anos 70, meu. Mas eu sei porque você não corta o cabelo, foi promessa. Quem sabe esse ano… na verdade espero que não. Abração!

    1. Rsrsrsrs, mas meu cabelo já não tá mais assim agora;
      e não é promessa não, nesses casos não precisa de promessa porque já sei que vai acontecer! rsrs

  6. Tenho inveja desses fotógrafos de esportes. Mas quem sabe chego lá. Parabéns pelo blog. Apesar da pouca idade você já desenvolve bem o texto. Abraço.

      1. Me formei em artes visuais pensando em ser fotógrafo. Mas preciso de uma Nikkon digital. A minha é a velha Zenith…

        Valeuz!

  7. Como a corrida é na Espanha, casa de Alonso, tem o fator mercadológico ($), além de buscar o entusiasmo do torcedor com o piloto local. A Ferrari foi bem em Montreal, a pista é de rua, onde poderá prevalecer o talento, que o asturiano possui de sobra, mas a McLaren vive um bom momento, além da desvantagem da “rossa” também diante dos Touros Vermelhos.

    Será uma etapa decisiva para sabermos quem permanecerá na luta pelo título, se os ferraristas terão chances neste ano, ou a briga será restrita entre McLaren e Red Bull, com Fernando Alonso correndo por fora, somando pontos com regularidade e aproveitando-se dos problemas com os principais concorrentes.

    Quanto ao carro, acho que deve melhorar, andou bem no Canadá, e Massa, sem os incidentes, provavelmente estaria entre os líderes.

  8. Ferrari deve ir bem no Gp da Europa basicamente por ser uma pista “travada” e quando serão utilizados pneus Supermacios e médios. Mas se essas soluções aerodinamicas não funcionarem, pode esquercer o título desse ano. Creio que Mclaren não será muito forte no próximo GP, mas em Silverstone provavelmente RBR e Mclaren dominarão. Resta esperar pra ver se funcionará a Ferrari B.
    Go Go Go Mclaren

  9. Passou da hora da Ferrari mandar atualizações no carro, mas mesmo assim, não acho que vão conseguir ser superiores que a McLaren e a Red Bull. Podem ficar perto, conseguir até vitória, mas ser campeões não acredito nessa possibilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s