Contrato de Massa na Ferrari com a “Cláusula Barrichello”?

A onda que anda circulando pelo paddock recentemente é uma “fórmula” já conhecida e que inclusive nós já discutimos ferrenhamente aqui pode estar tomando vias prováveis de acontecer, e não só em suposição ou opiniões desvirtuadas.

A questão é se o contrato de Felipe com a Ferrari até 2012 estaria sob a obscura cláusula de fazer com que o brasileiro “deixasse” Alonso na frente ou algo do gênero- que está sendo apelidada de “Cláusulua Barrichello”, e que nem precisa explicações do porquê.

A “notícia” foi primeiramente veiculada pelo site suíço Motorsport Aktuell e, obviamente, repartida com a velocidade das luz pelos sites espanhóis- Marca, TheF1.com, etc…

Massa declarou brevemente que os rumores são”maus” e Alonso (espertamente) não deu sequer uma palavrinha sobre o “caso”. Se for verdade, a teoria do nosso antigo post vai se tornar verdadeira e Massa vai virar 2º piloto para o resto da sua carreira….

51 respostas para “Contrato de Massa na Ferrari com a “Cláusula Barrichello”?”

  1. Me recusso a comentar sobre assuntos sem nexo , a imprensa ja esta inventando isso e todo mundo sabe que Massa não seria otário para ficar na Ferrari sendo apenas um piloto de apoio ao Alonso….

    1. “e todo mundo sabe que Massa não seria otário para ficar na Ferrari sendo apenas um piloto de apoio ao Alonso….”

      Quer dizer que o Rubens era?
      E eu já não sei do que o Massa é capaz…

      1. Se ele era otário, não sei porem, arrastava como segundo piloto na epoca 18 milhões por temporada.

        Depois que ficou rico começou a chorar, mas chora de Barriga cheia…

    2. será que não mesmo? apostaria seu salário nisso?
      será que teorias da conspiração pipocando em tudo quanto e´coisa na vida é mera coincidência?
      grandes corporações sempre procuram preservar sua imagem e investimentos, não vejo porque não possa existir algum detalhe extra confidencial no contrato renovado do massa.
      Certeza? próximas corridas revelarão isso e especialmente ano que vem.
      Por enquanto muita agua para correr debaixo da ponte.

      1. Depende muito do que Massa fazer.
        Se um dia soubermos se essa cláusula existe, e imagem dele ficará muito comparada a de Rubinho. Não sou eu que digo isso, é a história.

    3. Se, ele não assinasse com a Ferrari, iria correr por qual equipe de ponta o ano que vem. Quem já correu nas podreiras da FI deve achar, que ser segundo piloto da Ferrari é melhor, que correr pela Force Indian ou coisa parecida. O que você faria nesse caso??????

      1. Pessoal,

        Tudo é teoria da conspiração?! Gostaria de ter estatísticas sobre quantos rumores e falácias se tornaram realidade no mundo da F1. Tá aí Thomas, um belo desafio para você enriquecer ainda mais seu interessante Blog. Como quase todo bom brasileiro tem memória curta, essa incursão seria algo bem interessante pra que a gente parasse de ouvir tantas falácias sem fundamento por aí afora.
        A velha mania do brasileiro de espezinhar a carreira de outros brasileiros que estão lá fora nos representando. Melhor seria F1 sem pilotos canarinhos. O que acham? Aí ninguém teria o que falar e criticar dos brasileiros que lá estão.
        Massa tem seu valor, assim como Rubinho também tem. Não esqueçam que Massa foi sondado pela McLaren ano passado. Palavras do próprio Massa. Afinal quem pode dizer que ele é um piloto médio quando claramente foi convidado por uma das equipes que tem andado nas pontas nos últimos anos?
        Alías todas essa teorias da conspiração já viraram piegas e comuns. O carro da Ferrari é uma porcaria (caso Barrichello estivesse na Scuderia teria dito isso) e Massa não se adaptou ao carro por ter um estilo diferente de pilotagem diferente de Alonso que não deixa de ser um grande piloto.
        Não tem nada de clausula Barricheliana..balela, falácia.Assunto pobre da mídia que quer vender notícias fantasiosa e vil.
        O campeonato deste ano esta competitivo demais, pois o trono de rei da categoria já mudou algumas vezes este ano.
        Seria mais interessante se ater a assuntos mais técnicos que estão fazendo a diferença nas corridas.
        Tenho a impressão que o mundo da F1 está mais pra Revista Caras ou aquelas tele revistas fundamentadas em fofocas do que na essência do que ela deve ser. Todo mundo quer antecipar possíveis novidades sobre possíveis situaçoes. Tá mais pra Madame Min ou Mga Patalógika

      2. Graaaande comentário do Gustaff.
        Mas olha meu amigo, eu sei que muita bobagem rola por aí em 80% dos boatos que já circularam pela F1 não se concretizaram.
        Mas se eu postei um artigo com este assunto é porque ele merece uma repercussão. Aliás, dear friends, vocês sabem que eu já havia escrito um artigo falando deste assunto, mas obviamente sem a cláusula. Agora as revistas ao redor do mundo estão dando um replay disso.

        Agora, seria péssimo para Massa essa cláusula. Se ela existe, claro.
        Obviamente se ela existir só saberemos em 2013 ou depois, quando Felipe estiver fora da Scuderia ou aposentado, mas isso se ele contar. Ou se ela existir.

        Eu acho que é uma conversa sem fim, mas eu sei que todos sabem que tem um chiquinho de verdade nisso. Esperemos que não.

      3. ” O que você faria nesse caso??????”

        Obviamente, renovaria.
        Nesse caso a Ferrari estaria excedendo os seus limites e fazendo algo tecnicamente ilegal.
        A FIA tem que colocar algo assim no regulamento, mas é como nós dizemos, como sabemos se esta cláusula existe ou não? Quem teve acesso?

  2. Oi Tomas!

    Concordo com o Fernando…

    Além disso, Alonso não precisa de “cláusulas contratuais” para superar Massa. Isso tá me parecendo coisa de que quer justificar o fraco desempenho do brasileiro no campeonato.

    bjinhos, Tati

    1. O fraco desempenho do Massa se deve aos milésimos de segundo, que o vem separando do Alonso, após a assinatura do dito contrato, os milésimos aumentaram, vocês perceberam. Se, alguém me disser, que não da para ter dois carros iguais, com milésimos de segundo controlados para mais ou para menos, porque tanto empenho em melhorar essa marca para a classificação. Já ouviu aquela conversa, 1 litro de gazolina tira tantos milésimos, o pneu isso ganha 2 milésimos o pneu aquilo tira 1 milésimo. Se, a FI não tivesse o conhecimento para retirar 4 milésimos do carro do Massa, como teria competencia para dar 2 milésimos para o carro do Alonso. Dizem, que a pratica leva a perfeição, eles contrataram o Rubens para servir de escudeiro para o Schumacher, e deram carros iguais para os dois, ai, o Rubens em algumas oportunidades como na Austria (se minha memória não me engana) quase parou, para ser ultrapassado pelo “patrão” e o mundo quase caiu. O pessoal aprende com os erros, agora dão um carro para o Massa ajudar a somar pontos para equipe, mas nunca para andar mais, que o novo “patrão”, afinal segundo os entendidos o que importa para a Ferrari é o titulo por equipe, eu acho isso pura conversa fiadas, eles querem é os dois titulos, e fazem qualquer negocio para alcaça-los.

      1. Acho que a diferença se acentua por que o desenvolvimento e a correção das falhas são feitas pro Alonso.

      2. Newton…

        Massa está tomando tempo do Alonso desde a primeira corrida. E se não me engano, só no Q3 do Bahrein Massa superou Alonso (Mônaco e Turquia a gente nem conta, né?). No mais, tem sido mais lento… . E desculpe, isso não tem nada com contrato.

        Concordo com Claudio. Alonso faz a diferença com o fraco F10 e Massa não.
        Andar naquela carroça que foi a Renault nos últimos anos, estão fazendo diferença hj…

        O resto é papo furado…

        Bjinhos, Tati

    2. Em termos de velocidade Massa pode estar mais lento sim.
      Mas se essa cláusula é pra justificar o fraco desempenho do brasileiro no campeonato, quer dizer que a Ferrari não deposita a mínima confiança em Felipe.

      1. Tomas, se a Ferrari não confia no Massa, por que renovar o contrato?

      2. Não Tomás… não foi isso que falei. rs

        Desculpas se coloquei mal as palavras.

        Para mim esta cláusula não existe, e me referia ao rumor, que a meu ver parece ser inventado para justificar o desempenho do Massa. Nada tem a ver com a Ferrari…

        Bjinhos, Tati

  3. Olá, galera!!! Eu também não sei se Massa aceitaria uma cláusula dessas, acho que seria melhor ele estar na Renault! Mas vejo os resultados abaixo de Alonso são mais uma “atrapalhação” do ferrarista tupiniquim do que erros propositais?
    O que vocês acham?
    Fiquem na paz, Deus abençoe vocês!!!!

  4. Não sei porquê o povo (leia-se imprensa) gosta de inventar tanto, criar caso. Pô meu, se tiver cláusula tal, como vamos saber?? Ninguém leu o contrato a não ser a cúpula da Ferrari e o Massa, a menos que uma dessas pessoas conte o que tinha no contrato assinado, mas caso não, fazer especulações é fácil.

    Já que não somos da imprensa, vamos inventar especulações sobre a imprensa, vamos ver se eles vão gostar!

    Não sou fanático pelo Massa, torço por ele, mas essas coisas aí estressam qualquer um, mesmo sendo qualquer outro piloto de outra equipe.

    1. Se, alguém vazou a noticia para a imprensa, foi o pessoal do Massa, vocês nem imaginam por que? Nem Alonso, nem Ferrari teriam interesse em vazar tal noticia, depõe contra eles, principalmente para o ego enorme do Alonso, tal noticia deixa ele com cara de ganhador as custas de alguém, isso eu garanto ele não admite nem para ele mesmo.

  5. Alguém comentou aqui durante a semana passada, que o Massa parecia chateado, desanimado, eu propus aguardar essa semana, pois alguma coisa acabaria esclarecendo os fatos. Pois bem, parece claro, que o Massa vai encerrar sua carreira servindo de escudeiro para Alonso, e sem choro. O pior, é que nem é por dinheiro como alguns gostam de dizer, esse pessoal já tem grana para gastar em duas ou tres vidas, dinheiro ai não é o fator preponderante. Se, eu tivesse no lugar do Massa, ou você, qualquer um acabaria assinando esse contrato e aceitando as clausula, pois a gente sempre acha, que vai poder mudar as coisas, é aquele papo do motorista que anda a 200 Km. nas nossas estradas e acha, que acidentes, com ele não acontece até achar um caminhão pela frente e virar rosquinhas. Ainda bem para a Espanha, que o Alonso esta se dando bem, já a seleção de futebol, a furia, a melhor seleção do mundo (segundo a imprensa) acaba de perder o jogo para a coitada da Suiça, que segundo os espanhois seria massacrada pela “furia”. E olha, que lá jogam Alonso e Piqué, mas como dispensaram o Senna, parece que a coisa desandou, afinal, Senna é Senna.

  6. Os espanhois sempre inventam algo, ta parecendo a briga dos irmãos gallagher do Oasis, depois todo mundo desconfiava que as brigas era uma forma de marketing, A imprensa espanhola inventa qualquer coisa pra deixar o nome do Alonso em evidencia, no fim das contas Alonso nem precisa de clausula, pois esta sendo melhor que Massa, e tem mais, se a Ferrari não fizer um carro que preste, vai ter que fazer um contrato com grid inteiro para não passarem o Alonso, só assim ganharão.

    1. Eu, concordo com você em genero e número, quanto ao grau, achar, que a imprensa espanhola iria denegrir a imagem do super-hiper-extra-otimo-piloto Alonso, com a imagem de protegido da Ferrari contra o Massa, um piloto comum, igual a tantos outros, que já passaram pela FI, isso eu duvido, que a imprensa espanhola fez. Quanto ao restante do seu comentario eu concordo com ele.

      1. Eu também.
        E eu até estranhei e imprensa espanhola ter citado tal coisa com tanta importância. Porque isso na verdade degrede a imagem do Alonso.

    1. Pô Lucas..
      Certa incerteza quase certa
      Vc não acredita nisso, mas diz pra Massa ficar esperto?!
      Se o Massa assinou um contrato com a suposta clausula , problema é dele e daí!
      Chega de tanto achismo gente.

      1. Gustaff,

        Voce nao entendeu, eu disse que nao acredito na tal clausula do contrato…

        quanto ao Massa ficar esperto não é em relaçao ao contrato, é em relaçao a sua pilotagem, acerto do carro e etc…, caso contrario o Alonso vai dominar a equipe toda pra ele como tentou fazer na Mclaren…

  7. Pessoal pensem em uma coisa:

    A Ferrari eh a mesma da época do Rubens e Schumi ? não neh…depois do GP da Austria em 2002 as coisas começaram a se ajeitar aos poucos…

    Acredito q nem o Massa nem a Ferrari seriam idiotas de refazerem a msm coisa do passado , mas se refazerem e ficar claro isso , Ferrari deveria ser banida da F1.

      1. Não eh proibido , mas eh um ato anti esportivo no qual prejudica claramente um piloto que sonha em chegar ao ponto máximo da carreira (ser campeão lol)

        Não dizem que tem quer ser tudo na paz e etc… no esporte ? Com isso a Ferrari soh compra brigas…

        Pra mim isso eh errado , o ponto máximo da falta de respeito com um piloto , onde ela obriga o piloto a renovar somente com essa intenção , se o piloto não tem outra escolha , olha a posição em que ele se vê , triste isso…

        Mas enfim eh isso minha opinião sobre o assunto , mas antes que venham falar do Rubens e talz , vale ressaltar que ele aceitou isso , ou seja , ele não foi obrigado a fazer isso , diferente de Massa que se realmente se concretizar essa hipótese não outra tinha escolha (todas as equipes com pilotos pra 2011 e ele pra onde iria ?).

      2. Eu te entendo perfeitamente Fernando, e tenho a mesma opinião.
        Mas até não houver nada esclarecido com tal regra vai continuar acontecendo, na Ferrari.

  8. Não acredito que Massa assinaria um contrato com uma clausula dessas. Se tiver mesmo seria uma pu** caga** da Ferrari, esse ano Massa esta muito abaixo do esperado. Mas deveriam esperar até o ano que vem e ver seu desempenho. Ai sim, se ele for mau tera que ser o escudo humano de Alonso.

    1. Nós estamos esquecendo do GP Brasil, sem o Massa, hoje o GP não teria tanto publico, pois tem brasileiro, que ainda quer ver brasileiro se dando bem. Dois anos sem um piloto de ponta e GP Brasil acaba, ou fica no marasmo, que eram o GP da Espanha e Alemanha, antes de surgirem Alonso e Schumacher. O Jornal marca da Espanha já trata o Alguen(qualquer coisa) como piloto promissor, que em breve estara andando na frente, isso eu li, ninguem me contou, a Alemanha já conta com 5 pilotos e tenta de todas as formas dar ao Vettel um Status, que ele ainda não tem. Em resumo, tem grana na parada, e grana alta, ou vão me dizer, que o GP Brasil é deficitario, que a Globo não paga uma baba para a FIA para transmitir as corridas, sem pilotos, que chamem a atenção, vão passar o que.

  9. ES LA PEOR LOCURA, BARBARIE O COSA MAS INCONCEBIBLE que he podido leer… no tiene sentido comun, solo lo hacen para dañar al pobre felipe..

  10. Esse site suiço está sendo sádico e mal intencionado e de uma calhordice sem tamanho .
    E o pior de tudo , é que a imprensa mundial reproduz essa notícia , sem ao menos analisar profundamente o caso .

    1. Como dissemos Marco, é porque vende.
      Ainda bem que nós analisamos,e pelo nível dos comentários hoje, fiquei muito satisfeito e contente pelas opiniões de todos!

  11. Como eu ri… A Espanha perdeu e eu havia apostado na Suíça!!!
    Com essa seleção aí, a fúria vai ficar na 1ª fase… Ou pega o Brasil nas oitavas (se este passar, claro…)

  12. Tomás,

    Idiotice em primeiro grau!

    O Massa deve ser o piloto mais odiado do mundo inteiro.

    Vem pau na cabeça dele a todo instante e sem parar.

    É imprensa nacional e internacional, blogueiros, entusiastas, torcedores de jogo de bolinha de gude, associação dos servidores públicos de xique-xique, mendigos unidos de borborema, gremio recreativo e escola de samba amassa a massa e o escambau. 🙂

    O pobre deve estar pagando um monte de pecados. Vai ser perseguido assim lá na antiga alemanha nazista. Tá doido! E ainda dizem que ele é um cara legal, imagine se fosse um fdp? 😦

    saudações

    1. Pessoalmente acho que ele ta fazendo é muito pelo Automobilismo Brasileiro, até apadrinhando a unica categoria de monopostos para jovens Brasileiros, o torcedor principalmente o Brasileiro quer resultados, nem sempre na F1 os resultados dependem só do Talento do piloto…

      1. Concordo e assino embaixo, Cláudio.

        Principalmente sobre a criação da Fórmula Future. Pode até não ser campeão da F1, mas já deixou sua importantíssima contribuição para o bem do nosso automobilismo.

        saudações

    2. “É imprensa nacional e internacional, blogueiros, entusiastas, torcedores de jogo de bolinha de gude, associação dos servidores públicos de xique-xique, mendigos unidos de borborema, gremio recreativo e escola de samba amassa a massa e o escambau. ”

      Pois é Celso. É assim, será assim.
      O legal é que em blogs o pessoal pode discutir a vontade, refinar e trocar ideias com nível, isso é o melhor de tudo mesmo.

      1. Bravo, bravo, ainda tem gente de bom senso, que torce pelo Massa. Ele não pode ser tão cabeça de bagre como muita gente por ai acredita, o problema é o passaporte “made in Brazil”, se fosse de outra procedencia, seria um grande piloto não tenham duvidas.

  13. Uma coisa é certa e em qualquer equipe será assim. Havendo uma diferença muito grande de pontos entre dois pilotos da mesma equipe aproximando-se do fim do campeoaneto e diante disso houver a possibilidade de um dos pilotos brigar pelo campeonato, o obvio ululante irá acontecer: todos os esforços serão direcionados aquele que estiver melhor no campeonato.

    Thomas, ainda sobre os boatos ainda acredito que muito do que existe de falácias na F1 é fruto da mente criativa e marqueteira dos periódicos sem muita expressão buscando propaganda para auto-promoção. Não acredito em clausulas desse tipo hoje em dia. Não cabe bem para a Ferrari depois de toda a repercussão dada ao caso Rubinho x Schumacher.

  14. Só pra apimentar ainda mais a discussão da relação entre pilotos de mesma equipe.
    Clausulas Barrichelianas não agregariam nada, afinal o patrão é o dono da equipe, logo basta mandar para evitar situações como a que ocorreu entre Hamilton e Button que disputaram bonito e limpo após a lambança de Vettel e Weber recentemente. Será que não vale mais uma boa dose da lógica do cacique dono da equipe: mim manda piloto obedece?
    Massa é maduro o suficiente pra não cair nessas armadilhas. Schumacher foi quem foi e levou a Ferrari as alturas e Barrichello caiu na “sorte” de te-lo como companheiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s