Você acredita no título da Red Bull em 2010?

O time que era a sensação total da temporada 2010, acabou perdendo o prestígio- queiram ou não- depois da briga interna entre Vettel e Webber logo após a confusão gerada no GP da Turquia. Depois disso, o time não é mais o mesmo, e dificilmente será.

No Canadá, podemos analisar o fim de semana “Redbulliano” como um desastre. Primeiro, não conseguiu a Pole. Depois, com um problema encontrado no câmbio de Webber, teve que ver este largando em 7º- e não em segundo como era de ser. Na corrida, a tática de pneus não foi a melhor, Button ultrapassou Vettel na estratégia e o alemão teve problemas no câmbio (olha ele novamente), fazendo com que ele não conseguisse disputar o pódio.

Agora em Valência o time finalmente apostará firmemente na Asa Duto, já que a central de comando confirmou o uso desta na próxima etapa. Assim, junto com Ferrari, a Red Bull, quem sabe, volte forte para disputar a vitória novamente e voltando a liderança do campeonato com Webber, que está a apenas 6 pontinhos de Hamilton, e trazer Vettel de volta a disputa direta.

O RB6 é um carro rápido, que, ao contrário dos rivais, aposta em um escapamento menor e mais embaixo, coisa que a Ferrari copiará para Valência juntamente com o grande pacotão.

Mas, o que importa no final é o título. É por isso que cada ponto ter que ser valorizado como vitória e tido em conta no final. Cada ultrapassagem, cada erro, estratégia poderá ser decisivo (tanto que dizem que Alonso perdeu o título de 2007 pela ultrapassagem sofrida por Takuma Sato na primeira metade do campeonato) ou como Massa sofreu com a equipe em 2008.

Webber está ali, cara a cara, e, se vencer, lidera novamente o campeonato, independente do resultado de Lewis ou Button (que também dependem de si próprios para manter (no caso de Hamilton) ou alcançar (No caso de Button) a ponta. Alonso e Vettel já precisariam de resultados combinados para virarem líderes.

Será crucial, portanto, a Red Bull conseguir o maior número de pontos que puder quando não conseguir conseguir vencer. Nesses termos, podemos considerar os 4º e 5º lugares em Montreal como bons, porém não o que eles esperavam.

Agora eu queria saber o que vocês aí do outro lado opinam. Alguém acredita no título da Red Bull este ano?

48 comentários em “Você acredita no título da Red Bull em 2010?

  1. Eles vão começar a usar a tal asa-duto agora ??? Em um circuito um tanto quanto travado, que essa engenhoca não deve fazer tanto efeito.

    No titulo eu, até a lambança turca, apostava todas as minhas fichas no Red Bull e Webber. Mas depois daquilo os dois caíram de rendimento e começo a achar que o titulo ficara com Hamilton. Ele nesse ultimo GP dominou o fim-de-semana e se a equipe de Woking continuar assim vai ser campeã facilmente. Os pontos perdidos pela Red Bull na Turquia principalmente farão falta num campeonato com esse tipo de pontuação, onde o primeiro sempre sai em vantagem.

    • Vão usar sim Lucas. Isso tem lá a suas controvérsias, mas, teoricamente, quanto antes for usado, melhor será para o desenvolvimento ao longo das próximas 11 etapas.
      Se a Red Bull decidiu implantar o duto, é porque sabe que será importante depois, e, também, para combater a velocíssima em reta McLaren.

      • Mas não seria melhor colocar um equipamento que ajuda pra valer na reta, numa pista como a do Canada ?? Rapida e com uma grande reta que se não funcionasse, pelo menos eles poderiam dar um jeito. Em Valência – apesar de ter uma ou outra reta – não deve fazer diferença o tal equipamento pois não terá como avaliar seu desempenho. E outro motivo, em um post anterior, você disse que eles não usaram na Turquia (acho) pois o carro perdia a estabilidade, e no 3º setor principalmente essa pista de Valencia tem umas curvas rapidas que podem atrapalhar a Red Bull. Então seria muito bom eles arrumarem bem aquela joça de equipamento antes do GP ou o perderão decimos preciosos.

      • Sim, Lucas.
        Porém existem coisas a serem analisadas a respeito da Asa Duto, principalmente no RB6.
        O fato de eles terem adiado na Turquia foi que “houve comprometimento da pressão aerodinâmica e que os Red Bull de Webber e Vettel não estariam trabalhando de maneira consistente, o que representaria um risco para a classificação e a corrida.”

        Então adiaram também para Canadá e usarão agora.
        Talvez este seja um teste preliminar para partir em outros circuitos que requeiram mais de reta com a Asa Duto em seu estado máximo de eficiência.
        Sem constar que ele deve ser evoluído entre esses GPs.

      • Lucas, quando se disputa um título prova a prova, tudo faz a diferença.
        Obviamente que o braço do piloto é importante, mas pode acreditar que teremos mudanças.

  2. Não só acredito nisso como acho que é a equipe favorita ao titulo, tanto de construtores quanto de pilotos. É fato que a McLaren está no páreo, mas acho que as coisas tendem a favorecer a Red Bull dentro das normalidades. Eles estão em tão boa situação que resolveram executar uma tática arriscadíssima só pra ver no que dava. Viu-se que essa tática de fazer a classificação de pneus duros não deu muito certo por causa da corrida com alto desgaste. Mas vale lembrar que Webber conseguiria a pole não fosse o Hamilton andar com o cheiro da gasolina na ultima volta e marcar tempo tendo até que desligar o carro depois da volta rapida para chegar com a quantidade de combustivel necessária para a amostra. Outro agravante também foi o Webber ter trocado o cambio e com isso perder 5 posições no grid. Enfim, tem que acontecer muitas dessas raridades pra que a McLaren consiga vencer seguidas vezes. Não se enganem, a coisa ainda está muito bem na Red Bull.

    Abraços. Carlitos.

    • Legal este seu avatar, Carlitos. Quem são? O “Seo” madruga e o Bozo na Ferrari?

      saudações

      • São eles mesmo, o seu Madruga e o Bozo. Pensei nessa montagem que eu já conhecia a algum tempo pra colocar como avatar aqui. É uma imagem bem humorada. kkkkkkkkkk

        Valeu, Lucas e Celso. 😉

      • Legal Carlitos, muito bom!

        É essa a dica que eu dou para outros comentaristas personalizarem seu avatar
        , deixando assim uma identificação maior.

        http://en.gravatar.com/emails

        A imagem ficou muito engraçada!

    • “Mas vale lembrar que Webber conseguiria a pole não fosse o Hamilton andar com o cheiro da gasolina na ultima volta e marcar tempo tendo até que desligar o carro depois da volta rapida para chegar com a quantidade de combustivel necessária para a amostra”

      Verdade Carlitos. Isso é culpa da FIA que não determina bem as regras..
      Mas convenhamos que a Red Bull já não conseguiu um domínio como antes. E o grande diferencial foram os pneus.

      E eles serão. Porque a partir do GP da Alemanha a Bridgestone pretende repetir os pneus super-macios “degradáveis”. http://www.autosport.com/news/report.php/id/84544

      Red Bull prejudicada ou beneficiada com isso?

      • Em tese, sim Lucas.
        O que eu quero ver é como o novo pacotão da Ferrari vai reeagir a essas mudanças na Alemanha.
        Será que o carro continuará com os mesmos benefícios com pneus macios?

      • Acredito que sim, pois a mudança sera mais na parte aerodinamica e não tanto mecânica. Pode ser que mude alguma coisa, mas não muito.

  3. E a sucessão de favoritos ao título deste ano continua…

    O Tião era o favorito, disparado, antes de se iniciarem as corridas – final de temporada 2009 excelente, vice-campeão e candidato natural pelo seu talento e por seu carro fenomenal.

    Nada Sei após a vitória no Bahrein – já estreou vencendo na Ferrari, o melhor piloto do mundo, etc. – entrol no rol.

    O atual e desprezado campeão Button foi incluido, a partir da Austrália – cerebral, estrategista, um novo Prost.

    Tião, o azarado, voltou para a ponta da tabela, na Malásia – poles em cima de poles, espetacular, velocíssimo e etc.

    Veio a China e a chuva novamente e Button, o suave, “on top again” – qualidades de estrategista reafirmadas, poupador exímio de pneus, campeão agora valorizado.

    De repente o cavalo azarão, ops., cangurú azarão, entrou no páreo com 2 cabeças à frente: Espanha e Mônaco – de cangurú chucro a vida toda, virou um excelente puro sangue, cobiçado pela Ferrari (?), um gigante que estava adormecido.

    Cedeu seu lugar agora ao já famoso Lewis H., que só estava fazendo belas figurações nos páreos, mas finalmente, depois de algumas contusões assumiu o seu lugar – o melhor piloto do mundo também, agressivo, mas gastador de pneus (?), superando tudo e a todos – principalmente depois de Turquia e Canadá.

    O mais interessante dessa estorinha toda ai em cima é que, como declarou ontem, o cabeça da vez: “Nosso esporte está tão incrivelmente competitivo neste momento — estamos vendo diferentes equipes vindo à frente o tempo inteiro — que este campeonato tem tudo para ser resolvido em um jogo longo: reduzir erros, marcar pontos em toda corrida”.

    Estou com ele e gostaria que a estes cinco contendores, se somem mais alguns azarões – Massa, Alemão, Polaco, Barbie e quem mais vier, para que disputem cabeça a cabeça até o disco final (última volta) que se dará lá naquele “tilkódromo” luxuoso, mas sem graça no dia 14 de novembro de 2010.

    Campeonato, até agora, prá la de sensacional e tem tudo para continuar assim.

    Que entre para a história da F1 como um dos campeonatos mais disputados, senão o mais, de toda a trajetória dessa maravilhosa competição que tanto nos agrada e apaixona.

    saudações

    • Esplêndido Celso!

      É, o campeonato está incrível e como eu disse, o show está apenas começando…
      Seria fantástico termos vários pilotos pela briga (estamos tendo, mas digo mais) como os que você citou e não podem ser dados como mortos- Massa, Kubica e Rosberg.
      Schumacher, já está fora…

      E nas próximas etapas veremos muitas novidades, Ferrari com novo pacotão, Red Bull com Asa Duto, McLaren com pacotão em Silverstone, pneus super-macios “degradáveis” a partir da Alemanha, provas com chuva, pistas de alta, circuitos chatos, e muito mais…..

  4. Não tenho duvidas que o campeonato está nas mãos da Red Bull, o campeonato das trapalhadas!
    F1 é igual a Futebol, quem não faz leva!!!!

  5. Sim, acredito na Red Bull, como acredito também em McLaren e Ferrari. Os carros das bebidas energéticas certamente apresentarão algumas inovações em breve, para retomar a vantagem de rendimento, já que o time de Woking conseguiu recuperar a desvantagem e retomar a dianteira nas pistas e nas tabelas de classificação.

    Os ferraristas terão novidades em Valência, no qual poderemos ver até que ponto serão eficientes, se funcionará ou não, vai melhorar o desempenho. A McLaren trabalhou e continuará trabalhando para aumentar a vantagem que possui no momento. Hamilton conseguiu quebrar a hegemonia dos austríacos nas definições de grid no Canadá, superando Vettel e Webber, que haviam feito todas as poles até então.

    A Mercedes e a Renault também devem estar com alguma carta na manga, buscando algum ponto positivo para diminuir a distância para as líderes, mas ambas estão longe do trio McLaren, Ferrari e Red Bull no momento.

    Além disso, os “touros vermelhos” contam com o projetista Adrian Newey, um notório vencedor. Um dado interessante, entre 1992 e 2004, a equipe campeã, tanto entre pilotos, como construtores, saiu de um projeto de Newey ou de Ross Brawn.

    1992: Williams Renault, pilotos e construtores: Adrian Newey
    1993: Williams Renault, pilotos e construtores: Adrian Newey
    1994: Benetton Ford, pilotos: Ross Brawn, Williams Renault, construtores: Adrian Newey
    1995: Benetton Renault, pilotos e construtores: Ross Brawn
    1996: Williams Renault, pilotos e construtores: Adrian Newey
    1997: Williams Renault, pilotos e construtores: Adrian Newey
    1998: McLaren Mercedes, pilotos e construtores: Adrian Newey
    1999: McLaren Mercedes, pilotos: Adrian Newey, Ferrari, construtores: Ross Brawn
    2000: Ferrari, pilotos e construtores: Ross Brawn
    2001: Ferrari, pilotos e construtores: Ross Brawn
    2002: Ferrari, pilotos e construtores: Ross Brawn
    2003: Ferrari, pilotos e construtores: Ross Brawn
    2004: Ferrari, pilotos e construtores: Ross Brawn

    Só a dado de curiosidade.

    Ainda projetista da McLaren, em 2004 e 2005, Adrian Newey conseguiu melhorar os projetos que haviam tido maus rendimentos nas etapas iniciais. Em 2004, chegou a fazer um novo projeto, que era bem melhor que o anterior, que mal chegava ao fim de uma corrida.

    Então, dá de apostar em uma recuperação da Red Bull, embora eu esteja torcendo para McLaren ou Ferrari levar essa.

    • ótimos dados Diego, gostei!

      O que Ross Brawn fez durante esses 4 anos na Ferrari foi absolutamente genial.
      Newey na minha opinião é o melhor projetista da atualidade, e foi ele que em meados de 92 trouxe à tona a tal da suspensão ativa, que foi proibida mas que deu as caras novamente este ano.

      Sem mais nem menos, esse pode ser o segredo secreto da Red Bull, não acham?

      • Projetistas das equipes em 2010:

        McLaren: Paddy Love
        Mercedes: Ross Brawn
        Red Bull: Adrian Newey
        Ferrari: Aldo Costa
        Williams: Jon Tomlinsom e Ed Wood
        Renault: James Allison
        Force India: James Key
        Toro Rosso: Giorgio Ascanelli
        Lotus: Mike Gascoyne
        Virgin: Nick Wirth
        Hispania: Toni Cuquerella

  6. Com a labança da Red Bull na Turquia, e problemas mecanicos logo a seguir, fica dificil avaliar o que esta por vir. Eu, nesse momento, só tenho duvidas, e elas vão persistir até o fim da corrida de Valencia. Torço para que Mclaren, RBR, Ferrari, Mercedes e Renault, proporcionem boas brigas até o final da temporada. Por enquanto, minha expectativa é só essa.

      • Acho, que é porque eles não tem um projetista de primeira, o chefe da equipe é mole, e o Monte da muitos palpites. Parece time de futebol brasileiro. Pelo menos na era Schumacher, ele mandava e o pessoal obedecia, o projetista era dos melhores e a equipe tinha um chefe, não sei se era o Tod ou Schumi quem dava a ultima palavra, mas que tinha comando, isso tinha.

      • O Aldo Costa até que faz um bom trabalho, mas não dos melhores.
        Mas que acho que não é só por isso, o fator Domenicali influencia, eu notei isso.

  7. A Ferrari copiou o escapamento da Red Bull, isso foi visto nos teste em Fiorano ontem.
    Nosso amigo Becken Lima traz gráficos especiais, olhem só que interessante:

    • Uma este bastante interessante discutida no grupo de chat do blog é a seguinte:

      Red Bull melhor carro, McLaren melhor equipe?

  8. A pista de Valência é muito travada, também não compreendo a idéia do tudo da Red Bull lá. De todo modo ainda prefiro aguardar o pacotão da Mclaren em Silverstone para vermos a realidade de forças dominante para o fim da temporada.

    • Realmente Hugle.
      Porque na verdade agora o panorama real do campeonato é a McLaren.

      Mas esta modificação que a Ferrari fez no escapamento, deixando-o similar ao da Red Bull pode mudar a história do campeonato, vocês não acreditam?

      • Pelo menos, se a Ferrari soubesse “colar” com competencia.

      • É, mas ainda não sabemos o resultado dessa “cola”.
        Já que os teste são secretos.
        Mas daqui a pouco deve vir Alonso e Massa dizendo: “Estamos contentes com os resultados das modificações no carro e vamos para vencer em Valência”.

  9. Não acredito.

    Eles tem o melhor projetista da F1, uma combinação “piloto experiente”+”jovem promessa” que, em tese, rende resultados, mas… não tem comando. O resultado é que a equipe perde oportunidades incríveis como na China simplesmente por não saber interpretar as condições de uma prova com tempo instável. Ou, pior, assistem aos seus dois pilotos se eliminando na Turquia e lavam a roupa suja em público (Marko acusando Webber). Some tudo isso ao fato de que a concorrência vem diminuindo a defasagem técnica e… pimba, bye bye favoritismo.

    Fazer carros rápidos eles sabem, mas a verdade é que como equipe de corrida, eles ainda estão atrás de Ferrari, McLaren, Mercedes e Renault. Neste aspecto eles estão mais perto da velha Jaguar. É a impressão que me deu daquele episódio do Marko. Agora se formos falar de mareting

    • Eu concordo contigo Vitor.
      É nesses casos que vemos quando uma equipe relativamente nova perde.
      E olha que como você disse, Eles tem o melhor projetista da F1, uma combinação “piloto experiente”+”jovem promessa”.

      Porém, cada detalhe faz a diferença na F1.

  10. A Red Bull tem chances sim de disputar o título. E vai fazê-lo até o final, mas não acredito que eles vençam o campeonato. Aposto mais na McLaren, especificamente em Lewis Hamilton (que é o que eu digo na maioria dos posts rsrs).

    Mas a briga vai ser boa até a última curva e os últimos metros da temporada, mas o talento de Hamilton prevalecerá, assim espero.

  11. E o “não” ganha de 55% a 45% do “sim” na enquete.

    É Red Bull, as coisas não são tão fáceis quanto parecem…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: