F10b, um carro feito sob medida para Alonso?

Foi descoberto ontem que a Ferrari copiou o escapamento da Red Bull e o utilizará em Valência. Provavelmente ele virá junto com o pacotão que a Ferrari está prometendo inagurar na próxima etapa, junto com mudanças no difusor, algo diferente na Asa Duto e vários detalhes em todo o carro. Mas essa mudança talvez seja a mais importante para a Scuderia alcançar a Red Bull. E também seja este o tão bem guardado segredo da Red Bull, que afinal já foi descoberto e  copiado à la italiana.

Ao modo de ver o F10 já desde os testes pré-temporada, não se pode negar que o projeto já começou a ser puxado para o lado de Fernando Alonso. O volante, inclusive, feito sob medida para ele. E na época em que o carro ainda estava em construção, Don Alonso supervisionava tudo e, seguramente, exigia coisas que se adequassem ao seu modo de pilotagem, etc e etc…

O que também pode corroborar, para alguns, a tese de Felipe estar andando atrás nas classificações, tendo problemas com o aquecimento de pneus e algumas coisas a mais, não detalhadas com ênfase pela imprensa internacional.

  • Vídeos:

Surge então a hipótese de que com este “refinamento” do F10, denominado F10b, possamos ter mais vantagens feitas para Alonso e, nelas, a tal modificação do escapamento. Fernando o testou ontem em Fiorano, e já deve ter uma ideia de como lidar com o carro assim. Massa, ainda não.

Ficou claro também que a Ferrari mudou totalmente a traseira do F10 e , sem dúvidas, mais novidades veremos na sexta-feira. O objetivo da Scuderia possa ser adequar a suspensão “pull-road”, outro segredinho que esteja impregnado no RB6.

Casos assim, não sei quanto à vocês, me fazem acreditar que o F10b seja um carro modificado e feito sob medida para Alonso para este disputar e ganhar o tri-mundial. E vocês, o que opinam sobre isso? A seção de comentários é toda sua.

51 comentários em “F10b, um carro feito sob medida para Alonso?

  1. sem dúvida alguma o carro tem sido desenvolvido de acordo com as preferências de alonso, afinal é ele quem tem mostrado mais trabalho.

    acho que o esforço da ferrari é muito válido, mas é importante notar que a ferrari precisou mudar a concepção do carro para tentar superar a red bull e a mclaren. a mclaren já superou a red bull com o conceito que adotou desde a pré-temporada. em outras palavras, a mclaren está um passo à frente e basta a ela continuar desenvolvendo seu carro nesse ritmo frenético para ganhar os campeonatos. a ferrari ainda precisa testar o novo conceito e torcer para que ele funcione contra as suas rivais.

    mas continuo torcendo para os vermelhos. forza ferrari.

    • A Mclaren tem o desenvolvimento desse carro aproveitando caracteristicas do MP4-24 (2009). Então começaram a temporada ja perto da Red Bull e agora estão um pouco a frente.

    • Essa é outra questão importante andre.
      Copiar é fácil, copiar certo não.

      E o F10 foi projetado de forma diferente… Temos que ver se funcionará bem.

    • MASSA vs carros troféu Linea (BY EU)

      a mclaren tem seus méritos em estar no patamar que conseguiu alcançar mesmo tendo saindo um pouco atrás inicio da temporada deste ano.
      No entanto, claro que faz parte do jogo como diriam, se estão lideres na pontuação e de pilotos se deve a inconstância da redbull que não fosse erros diversos estaria bem a frente.
      São circunstâncias, faz parte da competição, mas o fato é que realmente o carro do ano é o redbull. Não se deu bem apenas no canadá, as outras provas sempre esteve bem.
      Já a ferrari realmente está tendo que suar a camisa para dar um padrão de consistência aos seus carros e seus pilotos erraram algumas vezes, além de quebra de motor em algumas provas. Ou seja, também poderia estar mais a frente na tabua de classificação.

      Se esse pacote realmente funcionar pelo menos estarão em condições de continuar disputando o título, é difícil, mas dada a paridade esse ano com tanta gente disputando o título e tantas alternancias na disputa das provas, ainda é possível.

      • Wilson;

        “Já a ferrari realmente está tendo que suar a camisa para dar um padrão de consistência aos seus carros”

        Isso mostra entre outras coisas que o carro é mal nascido. E,para você melhorar um carro mal nascido e levá-lo a disputar vitórias, é muito trabalho, mesmo.

  2. Como eu disse no chat, eu tenho certeza que a Ferrari ajudou e muito Fernando na construção desse carro. E como você disse deve estar cada vez mais com a cara de “Dom Alonso das Asturias”. Nas atualizações, na preferencia da equipe em deixar ele testar, e em não puni-lo na China por exemplo. O duto da Ferrari no começo tambem ajudava bastante o espanhol, uma vez que o buraco a ser tampado estava do lado de seu volante, em quanto Felipe tinha que recuar um pouco o braço para ter o ganho de velocidade.

    A equipe desde o começo da temporada apostava seus euros em Alonso e agora ainda mais, com os resultados dele em relaçao a Felipe.

    Agora falando da equipe, acho que Alonso e Massa conseguiram uma ou outra vitória para a equipe. Pode ser que demore um pouco até os dois se encontrarem com o carro e a carro se encontrar com uma pista, mas deve vir mais alguns trofeus para a sede em Maranello.

    Ja com dois anos de experiencia nessa regra aerodinamica, o KERS – que voltara a ser usado ano que vem pela equipe – e dois bons pilotos, acredito que a equipe italiana decola para um grande vôo em 2011.

    • Bom tema lançado do Kers Lucas.
      Me surpreendeu com o quanto de certeza a Ferrari afirmou que usaria em todas as corridas em 2011. Temos que ver se outros times usarão ou se será obrigatório.

      • Foi o que eu escrevi lá no Histórias e Velocidade:

        “Também sabemos que a Ferrari é a favor que já disse que usará em todas as corridas no ano que vem..

        O problema, como Jobson disse aí acima, é que as equipes menores e com menos $$$ não vão querer ou já não querem. É complicado, mas aí entra uma saída factível, a do fornecedor único e mais em conta.”

  3. Oi Tomas!!

    Sinceramente… qualquer coisa que se faça na Ferrari … tudo… é para “favorecer” Alonso. rs O carro, o volante, o contrato… tudo!

    E indo no rumo do seu post… faço uma pergunta: não contrataram Alonso para isso, afinal? Não era para ser o líder do time? Para desenvolver o carro?! Então…

    Esse negócio do carro ser mais para Alonso ou não… é só (mais) uma coisa para justificar a dificuldade do Massa. Além disso, os dois não se diferem tanto assim no estilo de pilotagem…

    Sabe o que eu gostaria, de verdade? Um ótimo resultado para o Felipe! Assim, algumas “suposições” se encerrariam…

    Quem sabe assim, andando mais próximos, vão dar mais crédito ao desempenho do Alonso na temporada.

    Desculpas o desafabo… hehehehehe

    Bjinhos, Tati

  4. Minha dúvida é se a Ferrari não está copiando um carro que talvez já não seja o melhor????????

    • Grande Luiz Sergio, chegamos ao ponto da questão.

      Eles acham que ainda é o melhor.
      Em tese não é, mas…

      • MASSA vs carros troféu Linea (BY EU)

        ainda é, canadá foi um caso a parte, além do que sabidamente o chassis mais eficiente atualmente é o RB6, falta uns cavalos a mais no motor, coisa que o mercedes tem, imagina se a redbull fosse empurrada por um mercedes? nem precisava da asa duto da mclaren.
        Portanto, próximas etapas a coisa não vai ser como no Canadá.
        Tanto é verdade que o motor conta muito que em circuitos que demandam apenas velocidade sem contar aerodinamica, que ano passado até a force india se saiu bem em tres provas com o fisichella se saindo bem e sendo contratado na época para substituir o massa.

        O que a redbull não pode fazer é perder pontos fáceis, mais ainda é mais carro do que a mclaren.

      • Sim Wilson, por isso eu escrevi “em tese”.
        Foi a mesma impressão que eu tive também.
        No Canadá, Lewis teve que ficar com 1 gota no tanque para superar Webber. Só dramaticamente para quebrar essa hegemonia. Para piorar na Red Bull, Mark teve um problema no câmbio e foi jogado para sétimo no grid.
        Na corrida, Vettel não pôde disputar o pódio por um problema no… câmbio.
        Mas eles tiraram 27 pontos, mais que a Ferrari, só menos que a McLaren que mais uma vez contou com um pouco de sorte e um fenomenal MP4-25.

    • É verdade , a Ferrari está confiando ainda no retrospecto de superioridade da Red Bull , mas , estão esquecendo da Mclaren .

      • Se bem que isso é um detalhe.
        Lembram que Canadá e Valência eram tidos como a chance de McLaren e Ferrari tirarem pontos preciosos da Red Bull? Então..

        Já em Silverstone…

  5. Sobre o carro da Ferrari feito para o Alonso, na Mclaren o carro foi feito para ele e não foi por isso que o Hamilton não aproveitou.
    Só falta o Felipe acelerar como fazia antes do acidente.

  6. Fico em dúvida se esse teste do Alonso com a nova Ferrari é permitido pela maFIA italiana.

    • Está permitido às equipes testar os carros em velocidade reduzida e com limite de Kms para eventos e filmagens. Está tudo certo com a Ferrari.
      Logo logo devemos ver essas imagens em algum comercial da Ferrari ou do Santander…

  7. Boa noite a todos!
    Que Alonso foi contratado para ser o 1° piloto da equipe, não resta dúvida. Que ele deve ter um carro um pouco melhor que o de Massa? É bem provável. Agora irei repetir o que disse em outra oportunidade neste blog: ” Deixando o coração de lado, temos que encarar a realidade de que o Alonso é superior a Massa”. Sou muito fã do Massa, más a única pessoa que pode mudar este quadro é ele próprio. E quanto mais demorar, ficará cada vez mais difícil de reverter!
    Vamos lá Massa!
    Abraço Tomas.

  8. A Ferrari mais uma vez vai fazer as suas gambiarras copiando aquele escapamento da Red Bull. O carro pode até ser feito pro Alonso, mas se for ruim ninguém vai chegar a lugar nenhum. Eu acho que a Ferrari não vai ficar em condições de disputar com McLaren e Red Bull. O Alonso que espere 2011 pra ser campeão pela Ferrari. Isso se a dupla da McLaren deixar né.

    • Se falamos de carro, não há duvidas que o MP4-25 é melhor.

      Quanto aos pilotos, é algo delicado, neste último mês muita gente diz que Hamilton é o melhor piloto da atualidade. Eu tenho meus motivos para dizer que não, mas…

  9. Sei lá viu, essas coisas de beneficar tal piloto sempre fui contra. A menos que um esteja bem atrás do outro no campeonato e sem chances de título, aí tudo bem em ajudar, mas desde o início dar prioridade a um só é zuado demais.

      • Por exemplo: Hamilton e Kovalainen nem precisa falar quem iria melhor na temporada né não?

      • Pois é Élton.
        Mas sem dúvida Kova estava destinado para 2º piloto e ele sabia disso desde o início.

      • Mas nesse caso Alonso-Massa, os dois são bons, Alonso é melhor, mas não o suficiente para priorizá-lo desde o início.

  10. Muito bom dia amigos.

    Tomás eu sei que o patrotismo é muito bom, mas exagerado faz mal.

    Antes do inicio da temporada, foi mesmo o proprio Massa que foi dizendo por aí, que o Alonso é que tinha que se habituar ao geito do trabalho da equipa Italiana, justificando que ele ja estava por lá muito tempo e que Alonso recém chegado é que precisava de entrosamente, foram as palavas do proprio Massa(Blog Fabio Seixas); Se o proprio Massa afirmou isto alguém acredita que o carro foi feito inicialmente para Alonso? Duvido.
    Toda esta historia é para justificar o desempenho do Massa? Temos que admitir que Massa é mesmo inferior ao Alonso, isto é uma realidade vivida.

    Tomás em 2007 se você lembra a dupla da Mclaren era totalmente nova. Alonso o bicampeão acabava de chegar e Hamilton acabava de se estear na Formula1, você achas que a Mclaren construiria o carro para um novato? Tenha a santa paciência. O Alonso acabava de entrar na equipa Inglesa com po statu de um Bicampeão e toda esta historia todo mundo conhece que o carro da Mclaren foi construido em 2007 para o Alonso. So que Hamilton mostrou para todo mundo que não importa quem seja, ele sabe acelerar, coisa que o Massa não consegue fazer(ficam inventando que o Massa tem problemas com o aquecimento dos pneus, isto é estorias).

    Caro Tomás desde que o Massa está na Formula 1 diga-me quantas vezes ele terminou em frente dos companheiros que ele teve. Faça uma relação anos que ele corre na formula1 e o numero de vezes que ele terminou a frente dos companheiros de equipa que ele teve.

    Agora dizer que nos ultimos meses muitos indicam Hamilton como melhor piloto e que tu tens duvidas, eu respeito a sua opinião, claro é a sua opinião pessoal. Mas Tomás me deia por favor cinco motivos que te ilustram que o Hamilton não é o melhor piloto nesta temporada. Por favor pelo,o menos cinco motivos convicentes……………

    Um abraço e aguardo pelos cinco motivos(por favor que conveçam mesmo). Nada de invenção como muitos fazem.

    • Muito bem Edgas, suas opiniões são muito bem fundamentadas e eu concordo, em parte, com elas.

      Quanto ao Lewis.. Bom, eu disse que as pessoas acham que ele é o melhor piloto da atualidade, não nesta temporada. Mas, vamos lá:

      01- Hamilton, ao contrário de muitos pilotos na F1, nasceu e se criou em berço de ouro (digo isso em uma equipe grande) e estreou já em um carro que lhe dava condições de título. Mesmo assim, eu não o desmereço por ter estreado assim, tanto que deu frente e venceu tecnicamente Alonso.

      02- Ele, quando não tem um carro bom, não se ilumina. E isso só ocorreu durante meio ano em 2009. Ele só venceu quando o MP4-24 já havia evoluído.

      03- Quando ele erra ou não vai bem, se mostra muito inseguro. Isso já foi provado em muitos finais de semana, não necessariamente este ano.

      04- Precisa amadurecer, muito, para ser o melhor piloto da atualidade. Seus erros já o fizeram perdeu um campeoanto nas mãos e quase perdeu outro, vocês sabem.

      05- Em momentos decisivos, ele não é o mesmo. Se auto-diminui. Eu gostaria de ver isso no final do ano. Eujá sei porque isso aconteceu em duas ocasiões. Naturalmente talvez isso se deva a toda a pressão que ele possui e a equipe em que ele está.

      06- Nesta temporada, tem um companheiro honesto e que não veio liderar a equipe. Quem lidera a equipe é Lewis. Ron voltou, quem sabe para dar uma forcinha. Engraçado isso.

      07- Precisou de um incidente de dois carros na sua frente para vencer a 1ª no ano. E na 2ª, infringir regras na classificação e, além de ser um ótimo piloto, venceu pelo ótimo carro que tem.

      08- Quando Button vencia, ele estava apagado. Não conseguia superar sua crise pessoal. Talvez, para ele, ver companheiros superiores, seja um problema. Mas ele aprendeu muito com Alonso em 2007, sobre isso.

      Eu não tenho toda a razão do mundo. Esta é só a minha opinião a respeito do que você me questionou.

      Um abraço.

  11. “más a única pessoa que pode mudar este quadro é ele próprio.”
    Com certeza Altair. Mas se o carro estiver feito para Alonso, seria cobrar demais, não acha?
    Por tomasf1.
    Bom dia Tomas.
    Se analisarmos bem, o carro da Mercedes foi totalmente reprojetado para o Shumi, no entanto os melhores resultados vem de seu companheiro. O Edgas foi muito feliz em sua colocação quando lembrou o caso do Alonso e o Haminton na Maclaren, quando o carro foi feito para o Bicampeão e o novato não deu paz para ele. Por este motivo, eu reafirmo que o piloto faz a diferença, e se tem alguém que pode mudar isto é o próprio Massa. Parabéns a vc Tomas pelo Blog e a todos que aqui escrevem, sempre em alto nível.
    A propósito: é Tomas ou Tomás? rsrsrsrs…
    Grande Abraço a todos.
    Altair..

    • Obrigado Altair.
      É Tomás, rsrsrs..

      Bom, o caso da Mercedes é algo que eu continuo achando um erro. Rosberg estava muito bem com um carro ao seu estilo, ele é um prodígio e merecia disputar o título.
      Mas a equipe agiu muito mal e adaptou o carro para Schumacher, que já tem 7 títulos e blá, blá, blá.

      Coitado do Nico, como dizia Rubens. Saia já daí e deixe o Schumacher correndo sozinho!!!

  12. Com o Alonso na frente e com mais chances de disputar o título, cabe a Ferrari centrar os esforços nele, embora Felipe Massa ainda tenha chances, mas o espanhol conseguiu abrir certa vantagem na tabela de classificação.

    A McLaren, com a incrível reação ano passado, mais uma vez mostrou forte poder de recuperação, quando iniciou como 3ª força e foi, aos poucos, superando Ferrari e Red Bull, ocupando atualmente a liderança entre pilotos e equipes.

    Os ferraristas precisam pensar em novas soluções para recuperar o terreno perdido quando resolveram se focar apenas no F1 Duct, deixando de lado os outros componentes do bólido vermelho.

    Fernando Alonso, com a personalidade forte que possui, vai fazer força política para desenvolver um equipamento adequado ao estilo de pilotagem que possui, buscando “puxar a brasa” para o seu lado, procurando conhecer melhor as novidades, antes que Massa chegue na frente.

    • “Fernando Alonso, com a personalidade forte que possui, vai fazer força política para desenvolver um equipamento adequado ao estilo de pilotagem que possui, buscando “puxar a brasa” para o seu lado, procurando conhecer melhor as novidades, antes que Massa chegue na frente.”

      Sim Diego. É o que eu digo no post, é a verdade. Mas Massa também é piloto da equipe, não tem como Alonso “chegar na frente” para saber das novidades primeiro.
      Se o time não favorece ninguém e trata seus pilotos de forma igual, ambos tem que saber de tudo ao mesmo tempo não é?

  13. Tomás , vamos ver se o F-10B – como está sendo chamado , conhecido e famaso – , que está demonstrando uma concepção totalmente diferente ao carro anterior ,com alterações na aerodinâmica , nos difusores , na suspensão e , até mesmo na posição do motor , dê a resposta tão esperada e aguardada para essa equipe que está ainda vivendo sob intensa e , muita pressão .
    Mesmo faltando muitas provas para o término do campeonato , entendo que o mesmo está entrendo numa fase crucial , portanto , o carro tem que melhorar agora , pois senão , a luta pelo título principalmente para o Alonso , vai ficar muito difícil … mas não impossível .
    Grande abraço !

    • Fala Marco!

      Eu sei que muita gente diz que desenvolver um carro com conceitos diferentes é muito difícil hoje em dia. Fazer com que ele seja competitivo, mais ainda.

      Sabe, agora com o que eu me informei, estou suspeitando que Pat Fry esteja envolvido no F10b…

  14. Tem gente q viaja demais…. desde quando esse novo carro é totalmente diferente do F10 ????

    a ferrari não iria projetar um carro do nada no meio do campeonato, seria loucura, ela só vai evoluir radicalmente o F10… só isso…

    NINGUEM projeta um carro novo no meio do ano…

    o caso é q a evolução q a ferrari está levando é tão grande que dizem, em sentido figurado, q é um novo carro

    mas acredito que eles estarão bem mais competitivos….. eles tem um simulador de pinta pra nortear as evoluções, e o trabalho não está sendo um tiro do escuro…

    eu acho q a ferrari pensou o seguinte: evoluiram o duto o máximo possivel, já pensando em casar o desenvolvimento do duto com essas evoluções que chegarão em Valencia

    Eu lembro q a Ferrari fez um pequena modificação na asa traseira pro Canadá… O Fisichella foi o responsável pelo teste….. e eles ficaram bem mais competitivos ( tb tem os pneus)…. vaio ver a modificação pro Canadá é parte do Pacote que eles terão pra Valencia

    • “desde quando esse novo carro é totalmente diferente do F10 ????”

      Desde quando foi dito isso? Aliás, Dennis, você se contraria depois dizendo isso:

      ela só vai evoluir radicalmente o F10… só isso…

      Bom, evoluir RADICALMENTE algo é radical e diferente, não achas?

      Mas eu sei que muita gente vai esperar tudo do F10B já em Valência. E não é bem assim…

  15. EXTRA EXTRA!!!!!!

    Ferrari pode ter contratado Pat Fry, ex-engenheiro da McLaren!!!!

    É, a Scuderia quer virar o jogo mesmo… Será que Fry topou, depois de ter trabalhado 17 anos com o time de Woking? E quanto isso pode ajudar no desenvolvimento do F10???

  16. Oq eu kis dizer é q eles partiram de uma base….

    e é claro q o F10 B não vai render tudo em Valencia…. o Tima vai levar mais evoluções pra Inglaterra e Alemanha…

    se a ferrari acertar a mão (como eu acho q vão acertar) tem tudo pra andar na frente

    acredito no potencial do simulador deles….

    • Sim Dennis, entendo seu raciocínio.
      E é simples, se a base estiver mal feita, fica difícil reverter a situação depois. Mas eles estão tentando.

  17. Olha eu sempre passo por aqui para dar uma olhada, aliás gosto muito do seu blog, porem acho que está na hora de abrirmos os olhos. O Massa está levando um couro sim do Alonso, e isso é na maior parte devido ao maior talento do espanhol, se vocês analisarem o Alonso começou a andar bem quando ouve uma troca nos compostos dos pneus, o que eu vejo como uma facilidade do espanhol em se adaptar melhor que ninguem em qualquer condição. Eu torço pelo Massa como bom brasileiro, mas eu admito que o Massa está num nível abaixo do Alonso e do Hamilton.

  18. Pingback: Você considera Lewis Hamilton o melhor piloto da atualidade? « Blog Fórmula 1

  19. Uma pergunta: o Alonso aproveita melhor o carro por que ele foi projetado de acordo com a sua pilotagem, ou é a pilotagem do Alonso, que aproveita melhor o projeto do carro? Assim, que as mudanças ficaram prontas, o Alonso correu para testa-las, e o Massa podera fazer o mesmo antes de se encontrar com o carro em Valencia? Alguém chegou a pensar, que o carro da Ferrari desse ano, levaria em conta a pilotagem do Massa? Com Alonso e Massa na mesma equipe, se você descobrisse alguma maneira de melhor o carro só para o estilo do Massa, você se daria ao trabalho de leva-la a efeito, mesmo que isso colocasse sua estrela em risco?

  20. Isso ai, mais um Blog Brasileiro que Idolatra a Alonso Mania!
    (Y)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: