Como você avalia a temporada de Schumacher até agora?

Talvez a volta de Michael à F1 não tenha sido como todo fã do alemão esperava que fosse. Isso, aliás, não era fácil de se prever. Schumi começou treinando com GP2, veio em uma equipe que estava um pouco desestabilizada pela saída de uma dupla que já fazia parte das entranhas da Brawn e ainda trouxe o “novato” Rosberg da Williams. Dizer o que iria acontecer ao longo do ano era missão complicada. A verdade é que pelo menos a Mercedes se estabeleceu no bom e velho Top 4, mesmo com uma dupla renovada e perdendo para seus rivais- na teoria, o time só perdeu espaço para a Ferrari. Além disso, e o pior, talvez, é que o W01 era um carro que se havia adaptado muito bem a Rosberg. Ele que conseguia um ou outro resultado expressivo e já chegou a ficar em 2º na tabela.

Porém, Ross e a locomotiva da Mercedes decidiram adaptar o carro ao estilo “Schumi” de ser. O que se mostrou um desastre, porque não acabou reflectindo algo expressivo no rendimento do heptacampeão e acabou deixando Nico para trás. Agora, o título que pelo menos era esperança virou algo impossível (em termos de carro e no retrospecto das últimas provas).

Mas, como tudo tem um mas, poucos se perguntam como o próprio Schumacher está se sentindo na atual forma do campeonato. Segundo ele, o que importa mesmo neste ano de adaptação é re-aprender como se “faz” na F1 atual e partir para 2011 em busca de melhores resultados e o octa-campeonato.

O mais legal dessas história é como a equipe está satisfeitíssima com o avanço de Schumi dentro do time nessas 8 corridas e pretende muito mais. Nick Fry, CEO da Mercedes, deu recentemente muitos elogios ao Kaiser:

Michael continuou a melhorar e ver esta evolução vem sendo uma experiência fascinante dentro do time. Claro, ele estava meio cru quando começou, mas sua confiança cresce a cada corrida.

A coisa boa é ver como ele está ajustado na equipe. Acho que temos uma atitude muito harmoniosa, e ele está contribuindo para isso. Os caras na equipe o amam e estou otimista para o futuro.

Eu não tenho dúvidas que, se depender de Schumacher, ele e a Mercedes seguirão em uma grande evolução nos próximos anos. Mas, apesar de tudo, os resultados tem que ser melhores o quanto antes, principalmente para a equipe não perder espaço para a ascendente Renault.

Então, tendo em base este ano, como você avalia a temporada de Schumacher até agora?

34 comentários em “Como você avalia a temporada de Schumacher até agora?

  1. Ele está indo mau demais. Claro que estava 3 anos fora, nesse tempo sofreu um acidente de moto, mas mesmo assim, é Michael Schumacher e com isso se esperava muito mais dele. Como sempre dentro de uma equipe Schumi é beneficiado. Nico estava muuuito bem no campeonato, com um 3º lugar na Malasia e dando um pau no Michael, mas como sempre, a Mercedes acabou com o campeonato de Rosberg para ajudar o outro alemão que não estava fazendo NADA, e continua não fazendo NADA.

    Mas fala ai, não seria melhor deixar Nico indo bem nessa temporada e Schumacher “aprendendo” na nova F1, para ano que vem brigar pelo titulo??

    Agora o carro para Michael, não ajuda Nico e Schumi não consegue andar. Ou seja, a equipe afundou de vez. A inteligencia desses caras da Mercedes é bem limitada.

    • O pessoal aqui do blog, não acha, que o carro possa ser projetado de modo que, sirva bem a um piloto e não ajude em nada ao outro. É só ler os comentarios, que fazem sobre o Massa. Se isso não acontece na Ferrari, não pode acontecer em nenhuma equipe, não é mesmo.

      • Eu acredito que isso exista sim cara, pois entre esses dois pilotos quem você acha que eles dariam a preferencia a quem??

        E antes o carro da Mercedes estava um pouco dianteiro e depois com uma atualização começou a ser traseiro, o que ajuda Schumi.

  2. em poucas palavras: o melhor momento de schumi foi uma ultrapassagem ilegal.

    acho que não preciso dizer mais nada.

  3. Apesar de ser um heptacampeão , estar na F1 desde 1991 e já ter disputado nada mais nada menos 259 GPs , Michael Schumacher enfrenta – no meu ponto de vista – alguns problemas de adaptação com seu carro neste seu retorno a categoria .
    Como havia se aposentado algum tempo atrás , Schumacher agora vive a ansiedade da sua retomada à categoria , e com isso não está se adaptando ainda à nova situação , sendo assim no meu entendimento está sendo prejudicial ao seu desempemho .
    Schumacher é apenas o nono colocado , mas acredito numa maior evolução dele nessa temporada , com isso , deve ajudar em muito , a melhorar seu desempenho … mas , somente para a próxima temporada .
    Assim vejo .

    • Sera, que se o Schumacher estivesse dirigindo uma RBR ou Mclaren, ele estaria apanhando tanto assim. Na FI de hoje, o desempenho do piloto esta diretamente ligado ao carro, que guia, carro mais ou menos, performance mais ou menos, carro bom, até o desacreditado Webber vira melhor piloto como já foi retratado aqui.

  4. Ao meu ver ele está mto abaixo do esperado. Em pontuação, em está atra do Kubica de Renault Lada, e seguido bem de perto pelo Sutil de Force India.
    Fora alguns papelões de apresentações como na China e Canadá.

  5. Eu acho legal a presença dele. Engrandeçe o campeonato. Talvez a imagem dele fique deturpada depois de 2010, mas ele está se divertindo, e nós também. Isso é que importa.

  6. O que eu acho e que o Shumacher fez uma pessima escolha ao voltar
    e Deus lá de cima tá sendo justo com muitas pessoas que ele passou por
    cima com os seus interesses como: HILL, VILLENEUVE, BARICHELLO e etc…
    ser Campeão ele foi… mas o seu carater o seu testemunho fala por si só.
    por isso e que eu acho que ele ta pagando o que fez.
    Ser campeão e para quem tem talento, isso ele tem.
    ter carisma, carater e ser o melhor de todos os tempos…
    isso só para os Ayrtons Da vida.

  7. Michael Schumacher não vem mostrando o rendimento que muitos esperavam. Ficou três anos sem pilotar um carro, além das mudanças que ocorreram nas configurações dos bólidos.

    Eu também esperava mais dele, mas as coisas não saíram conforme o previsto. Foi bem na estreia, andou próximo de Nico Rosberg, mas teve algumas exibições ruins. Bom piloto ele é, e não precisa provar nada a ninguém, e como não vem andando como antes, as cobranças da opinião pública será grande a cada corrida. Para Fernando Alonso, o alemão, a partir da metade do ano, estará mais competitivo.

    Acredito que ele vá evoluir e se adaptar bem, e, tendo um carro construído ao estilo de pilotagem de Schumacher, ele conseguirá andar entre os líderes.

    • Se alguém no grid correu com carro com as configurações exigidas hoje, só me lembro de Schumacher e Barrichello, portanto essa estoria de que ele ficou parado, não se adaptou ainda, é tudo conversa mole. Quem é bom, é bom sempre, o Ayrton se deu bem até de Tolleman , e olha que naquelo tempo a FI só tinha feras mesmo, ninguem perdia campeonato batendo na entrada dos boxes.

  8. Números, estatísticas, recordes, passa um tempo e o dono que construiu tudo percebe não curtiu, não aproveitou,
    isso é muito parecido com o tempo que a pessoa é pai, com as preocupações que isso representa, ai vem a fase de avô, onde o importante é curti o neto.
    Se hoje o Michael parasse, ele teria para recordar na sua volta, a ultrapassagem em cima do grande Alonso no templo sagrado de Mónaco, sabendo que só tinha algumas centenas de metros até a bandeirada, se valeu ou não os pontos, não tem importância, pergunte ao Alonso, se aquela manobra não é ainda um pesadelo?
    Shumi, ainda tem um longo caminho a percorrer, montar novamente uma grande equipe com o seu perfil e tentar ganhar um ou mais campeonatos onde existe um nível elevado de grandes pilotos.

  9. Por ser um campeão, este ano de retorno está sendo razoável-fraco.
    Por ser o maior campeão e dono de “quase todos” os recordes, está ruim.

    Um dos empecílios do hepta é a necessidade de poupar (leia-se ‘não destruir’) pneus, situação contrária a dos anos que lhe deram status de mito.

  10. Com certeza ele está muito abaixo do que era, mas eu esperava que ele não fosse bem mesmo, tanto como anti-Schumacher como um analisador das corridas. Quem sabe ano que vem ele ande um pouco melhor.

  11. acho q ele vem fazendo o q pode…
    o carro melhorou e ele melhorou tbm…acredito q ele n achava q seria tao dificil…
    Mas pelo menos ja esta brigando com o companheiro de equipe…
    tambem acho q o experiente alemao sabe MUITO bem cmo funciona a F1;….e tem consciencia q só o tempo vai fazer ele melhorar e evoluir o carro…
    ao q me parece ele n vai desistir tao cedo…
    mas de uma forma geral vem fazendo uma boa temporada…a decisao de voltar é outro assunto…
    Na minha opiniao ele devia ficar na dele..mas ja q voltou…vem fazendo o melhor com o q tem

  12. A Mercedes errpou feio ao adptar o carro para o “estilo” Schumacher. Nem melhorou o desempenho do hepta campeão e ainda deixou o Rosberg pra trás.

    Bem feito, pois ano passado o Barrichello teve que esperar até o GP da Inglaterra para que mudassem apenas os freios!!!

  13. Tomas;
    Nem preciso dizer que o Schumacher é o piloto que eu mais gosto, hehe, mas sendo critico, tenho que admitir que ele está abaixo do esperado, até um tempo atrás eu dizia que o Schumacher estava precisando de tempo para se acustumar, hoje não mais, mas tenho que lembrar que, nas ultimas corridas, o Schumacher está melhorando muito, não é a toa que já conseguiu um 4° lugar, e no Canada chegou a ser 4°, também tem 2 coisas importantes a serem lembradas, 1° Schumacher tem 40 anos, ta meio velho, mas isso pelo menos por mim não é muito importante, e 2° é que ele não iria chegar em 2010 ganhando tudo, isso é quase impossivel, o lado bom dele nesta temporada, é que ele está melhorando a cada corrida, e acredito que daqui a algumas corridas ( principalmente em SPA), ele vai voltar a ganhar.

    Abraços

  14. Está na justa medida do equipamento que tem em mãos.

    O que vc, Tomas, achava do Fernando Alonso quando começou a correr e nos anos de 2008 e 2009 na Renault? Ou do Jenson Button na Honda? Ou do Mark Webber antes da Red Bull?

    Entenda: na F1 a qualidade do carro é responsável por pelo menos uns 97% dos resultados.

    É o que eu acho.

    Abs.

    • Esse comentario tem meu total apoio. Hoje em dia, bom é o carro o piloto tanto faz. Claro, só não pode bater na hora H, e perder corrida e campeonato.

    • Anselmo Coyote, concordo em parte, penso que 90% seria mais justo.

      • “O que vc, Tomas, achava do Fernando Alonso quando começou a correr e nos anos de 2008 e 2009 na Renault? Ou do Jenson Button na Honda? Ou do Mark Webber antes da Red Bull?”

        El Coyotin está coberto de razão. Ano passado tivemos apenas dois carros em condições da fazer o campeão mundial. A Brawn na primeira metade, de uma maneira avassaladora, e depois a Red Bull. O Lewis H. só se destacou um pouco quando a McLaren melhorou o carro. No atual campeonato temos aí a Red Bull, a McLaren, a Ferrari, a Mercedes e até a Renault com boas máquinas e com a possibilidades de melhorias, por isso é que está havendo esta verdadeira loteria entre os pilotos.

        Se não houver nenhum carro que se desenvolva mais do que os outros para a segunda metade do campeonato, teremos o que todos queremos, uma disputa ferrenha entre os pilotos até a última corrida.

        saludos El Coyotin

      • Saludos, amigo Celso.
        E viva a Argentina e seu ataque fulminante.
        Seremos tri!… rsrs.
        Abs.

    • Luis Sérgio,

      Essa diferença numérica é de somenos importância. Provavelmente vc tem razão. Talvez eu a tenha. O importante é que conceitualmente concordamos que a corrida é de carros e por isso são eles os protagonistas. Como não andam sozinhos contam com uma ajuda de 3% (eu) ou 10% (vc) dos pilotos.

      Tomas,

      Essa Argentina me mata do coração. E o Maradona? Que figura sensacional… Adoro esse cara, sempre o admirei além da conta. É meu ídolo, dentro e fora das pistas, opsss, dos gramados.

      Lá vamos nós rumo ao tricampeonato!

      E vamos com Diós (sei nada de espanhol…rsrs)!

      Abs.

  15. Argentina 1 x 0 Grécia…!!!!!!!!!!!
    Αργεντινή 1 x 0 Ελλάδα!!!!!!!!!!!

    Uau!!!!!!!!!!!

    Seremos tricampeões!

    Abs.

  16. Demichelis marca um gol que parecia impossível para Argentina…
    1×0.
    E Nigéria vai empatando num jogo dramático em 2×2 com a Coréia do Sul..

    • O cara é foda mesmo. Tá velho, não está muito bem no Boca, mas na seleção sempre deixa sua marca.
      Messi jogou muito bem, mas não acerta. Sobrou por Palermo, ganhar ainda mais a confiança do Maradona.

  17. Argentina 2 x 0 Grécia…!!!!!!!!!!!
    Αργεντινή 2 x 0 Ελλάδα!!!!!!!!!!!
    Uau!!!!!!!!!!! três vezes!!!
    Seremos tricampeões!
    Abs.

    • “Αργεντινή 2 x 0 Ελλάδα!!!!!!!!!!!”

      Que letra é essa? Grega?

      Argentina 2 a 0, enfrenta o México nas oitavas (como em 2006).
      Coréia 2 a 2, enfrenta o Uruguai nas oitavas.
      Primeiros confrontos confirmados, jogos interessantes. Palpites?

      • Vai da Coreia, mas não seria ruim, e nem uma surpresa ver o Uruguai ir para as 4°….

      • Uruguai sortudo demais!!!
        Pega a Coréia do Sul nas oitavas e, se passar, pega Gana ou Estados Unidos nas quartas!!!

        Enquanto isso, Argentina, Alemanha, Inglaterra e provavelmente Holanda, Itália, Brasil e Espanha terão um caminho bem mais difícil…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: