Red Bull voltando às vitórias em Valência?

O gostinho de vencer já não é sentido pela Red Bull à duas corridas. E, consequentemente, as duas dobradinhas seguidas da McLaren desde então colocam mais pressão no time de Horner. Somando-se a isso a briga interna na Turquia e circuitos que não são totalmente favoráveis para o RB6, a Red Bull vai pela heróica missão de voltar a vencer, e principalmente com Vettel, que já está ficando para trás…

Para isso, a equipe já prepara suas armas secretas para a todo custo tirar pontos de McLaren e Ferrari. Como sabemos, a 1ª tentativa de introduzir a Asa Duto, na Turquia, no carro não deu muito certo. Mas depois de testes e conseguindo adaptar um pouco melhor o duto ao RB6, o time decidiu usá-lo oficialmente pela 1ª vez em Valência. Qual será a reação do novo componente no carro? Não sabemos.

Uma das maiores surpresas deste fim de semana foi, também, a descoberta que a Ferrari copiou a posição do escapamento da Red Bull (mais abaixo) e o usará na corrida. Com isso, a Ferrari usa o escape mais baixo para poder usufruir dos benefícios de baixar o centro de gravidade na traseira do carro e limpar o fluxo de ar sob a asa traseira. Além, é claro, dispor das vantagens do aumento de pressão no difusor gerado pela aceleração do ar pelos gases do escapamento.

Mas, talvez o ponto forte da Scuderia não esteja nessas mudanças toda mas sim nos pneus super-macios- quesito que a Bridgestone vai “botar fogo no circo” na Alemanha, por exemplo. Cuidado, a Ferrari não está para brincadeira e ela quer desviar a atenção para o mega-pacotão, algo que não dará todos os frutos já em Valência e por isso não pode ser dado como a salvação. Compostos farão mais uma vez parte do vencedor.

A Red Bull sabe isso e vai testar a Asa Duto já em um circuito travado para por à toda prova o dispositivo no circuito de Silverstone, lugar onde a McLaren vem com seu pacotão também. Estratégias e inteligência de fazer tal coisa em momento certo estão e serão essenciais para o campeão esse ano.

No caso particular da equipe do genial Newey, é curioso que Vettel não trocará a caixa de câmbio que lhe deu muitas preocupações e o tirou da briga pelo pódio em Montreal- seguindo o time, os problemas já foram solucionados. E, obviamente, para não perder posições no grid, como ocorreu infelizmente com Webber.

Então, a Red Bull vai com muito cuidado para esse final de semana. Sabe que talvez não posa tirar tudo do seu carro como gostaria, mas vai pelo menos impedir que a McLaren aumente a vantagem ou a Ferrari se empolgue de vez.

Mas, sendo assim, você aposta na Red Bull voltando às vitórias em Valência, ou vai pelo lado mais “convencional”, com a McLaren ou Ferrari tomando conta das primeiras posições?

33 respostas para “Red Bull voltando às vitórias em Valência?”

  1. Creio que RBR ganha com Webber, Vettel ta com cambio baleado. Mas acredito nas Mclarens e seus pilotos que são muito melhores!!
    Go Go Go Mclaren!

    1. Se bem que como eu citei no post, a equipe não encontrou nenhum problema grave.
      Será que é a verdade ou isso é algo forçado para não perder 5 posições no grid, como aconteceu com Webber em montreal?

      1. Eu digo baleado porque pra ter verificado algo no cambio, é porque tem alguma coisa errada, se vai trocar são outros 500.

  2. É claro que a RBR volta ao páreo, mas com uma diferença: acompanhada de duas grandes equipes – Ferrari e McLaren – que estão no seu melhor momento e não vão deixar ele passar tão fácil. Isso era visto desde o começo. Aliás, em termos de campeonato, seria muito bom que a Ferrari vencesse, deixaria definitivamente um ar de indecisão e três equipes na disputa seria fantástico. Apenas por curiosidade, quando foi que isso ocorreu pela última vez? Uma idéia para um futuro post, que poderia vir se a Ferrari vencesse.

    1. “e três equipes na disputa seria fantástico. Apenas por curiosidade, quando foi que isso ocorreu pela última vez?”

      Pela últimas vez, algo que se acercou a isso foi na temporada de 1999, onde Mika Häkkinen (McLaren), Eddie Irvine (Ferrari) e Heinz-Harald Frentzen (Jordan) chegaram ao GP da Itália (etapa 13 de 16 e que teve vitória de Heinz) com 60-60-50 pontos respectivamente.
      Depois, Eddie e Mika acabaram vencendo um GP cada um, Frentzen quebrou e acabou abandonado a disputa matemática na penúltima etapa.
      Isso contanto os pilotos e suas equipes separadas, porque no Mundial de construtores a Jordan ficou muito atrás de McLaren e Ferrari.

      Mas este ano está sendo muito mais equilibrado.

      1. Posso fazer uma correção, Tomas? Essa situação ocorreu muito mais recentemente do que se imagina. Em 2008 o Kubica, de BMW, disputou a penultima corrida ainda com chances de título. Ou seja, eram 3 pilotos de 3 equipes diferentes (McLaren, Ferrari e BMW) com chances de titulo. A mesma situação de 1999.

      2. Carlitos, muito bem corrigido, valeu pelo toque!

        É amigos, todo mundo fazendo alarme de três equipes na disputa e o último caso assim ocorreu a apenas 2 anos atrás…

  3. A pole será essencial. Quem largar na frente, terá meio caminho andado na briga pela vitória. Hamilton foi pole ano passado, mas na corrida, Rubens Barrichello garantiu a 100ª vitória brasileira na Fórmula 1, após uma estratégia eficiente, quando ainda tínhamos o reabastecimento, o brasileiro se aproveitou bem e conseguiu superar o piloto da McLaren.

    Com o novo sistema, tem a estratégia de conservar pneus e buscar uma estratégia de manter-se na frente, além de economizar equipamento visando uma atuação mais constante ao longo da disputa, o que Jenson Button vem conseguindo com muita eficiência.

    A McLaren está forte, no momento, melhor que Red Bull e Ferrari, mas os austríacos e os italianos buscarão recuperar o terreno perdido para a equipe de Woking.

  4. A Red Bull terá que mostrar competência em Valência para continuar ” favorita ” ao título .
    Mas a competência aqui referida , é fora da pista , porque dentro da mesma o RB6 até aqui , ainda é o carro a ser batido .

    1. “Mas a competência aqui referida , é fora da pista ,”

      Eu ainda me pergunto se o clima está ruim na Red Bull ou não… Se Vettel e Webber fizeram as pazes ou não… Se a equipe vai correr para Vettel ou não…

  5. Quanto a Mclaren , não estão apontando uma novidade específica para essa pista mas acredito no desenvolvimento implacável do MP4-25 .
    E é bom o pessoal se cuidar com o Hamilton , pois se considera no ápice de sua forma .

    1. “E é bom o pessoal se cuidar com o Hamilton , pois se considera no ápice de sua forma .”

      É, isso deu uma sensacional discussão de mais de 100 comentários dias atrás…
      E a McLaren pode estar fraca aqui (hipótese que desenvolveremos mais tarde) , mas em Silverstone…

      1. A Mclaren só tem que se preocupar com a peculiaridade da pista , isto é , pneus , para que não ocorra algum equívoco , no mais o time Inglês está confiante em manter as lideranças do campeonato .

  6. É agora ou nunca para a Ferrari , tem tem apostar todas as fichas nas novas configurações da F-10 dotando o carro de efeciência necessária para enfrentar de igual para igual os Red Bulls e Mclarens .
    E pra variar , com a ” seminova ” F-10 , Alonso mesmo não assumindo o grande favoritismo em Valência , todo o pais aposta na vitória de seu piloto , que a bem da verdade , colocou a Espanha na galeria da F1 .

    1. “todo o pais aposta na vitória de seu piloto , que a bem da verdade , colocou a Espanha na galeria da F1 .”

      Pois é, teremos que aturar a não muito legal imprensa espanhola bombardear Hamilton, Button, Massa e cia nesses dias…

  7. considero que o hamilton estará bem na corrida. Para pole uma redbull, muito provavelmente, 1-2º lugares, e hamilton na cola. Para corrida sem prognósticos ainda.

  8. A Red Bull ainda é pra mim a grande favorita ao titulo. Porém, ja nao vai mais ser tão facil assim como estava dando a entender no começo. A McLaren melhorou bastante e ainda por cima conta com um material humano de excelente qualidade. E se a Ferrari voltar pra brincadeira, aí sim que não vai ser facil pra ninguem mesmo.

  9. Pelo jeito a RedBull sempre entrará como favorita em um GP nessa temporada de 2010.
    Tudo isso por que o RB6 é bem nascido e suas concorrentes estão remando para tirar a diferença.
    Creio que a cada corrida este favoritismo vá diminuindo pela capacidade de Mclaren e Ferrari de desenvolver seus bólidos. Em Valência acho que Alonso dará mto trabalho, pois além do pacotão, os pneus utilizados serão os super-macios, e ja ficou provado que o F10 se adapta mto bem aos mesmos.
    Quanto a Mclaren, Hamilton foi pole ano passado, é um circuito que ele gosta, e que sem dúvida alguma será uma pedra nos sapatos de qualquer rival. Button tb, comendo pelas beradas, poupando pneus e sempre chegando no final da corrida com um carro inteirão.
    A pole vai ser muito importante, não descarto um bom desempenho de Vettel, mas minha torcida é toda para Hamilton.

    Go Lewis Gooo!

  10. Na nota oficial da FIA também fala da regra de 107%, do peso máximo que será 640 kg e outras coisas mais não se perde nada lê-lo todo..

      1. o próprio aleron é bem diferente este é o F10B em Fiorano mas visto de frente..

  11. Creio em uma vitoria da Ferrari, não sei de qual dos dois pilotos, mas da Ferrari. Mclaren vem mais atras e depois a Red Bull.
    Os “touros” estão mau emocionalmente e usando um equipamento que ja tirou aerodinamica deles, não conseguirão vitoria nesse GP.

  12. Penso que a RBR esteja em grande forma para Valência, Ferrari e Mclaren devem correr atrás do time de energéticos nesse GP.

  13. A Red Bull pode sim vencer em Valência, embora eu não acredite. Para o carro que era O Carro do ano a ser batido, agora vê a McLaren andando na frente e provavelmente a Ferrari também com o pacotão prometido.

    Claro, espero que a Red Bull consiga andar bem para vermos um show melhor com 6 carros disputando a vitória.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s