Teria a FIA coragem de punir a Ferrari por acusação de manipulação no GP da Europa?

A nova que está rolando pelo paddock é, ainda, ligada à polêmica envolvendo Lewis Hamilton e Ferrari no GP da Europa. Acontece que não é de hoje que sabemos como a FIA não tem regras claras e compreensíveis, o post abaixo é o exemplo mais claro que fiz disso até agora, e obviamente a Scuderia reagiu por suas razões e ideias para afirmar, especificamente com Alonso, que a corrida foi manipulada.

Até aí, nada de novo. Mas, pode ser que a FIA não perdoe a Ferrari (contrariando o que foi dito ontem por nós aqui no blog) e lhe possa aplicar uma punição, simplesmente pela atuação não das mais recomendadas em afirmar algo que, pelo menos, Horner não acredita que seja verdade.

Agora, que tipo de “castigo” seria esse? Difícil saber. Há um laço um pouco estremecido nesses dias com a Ferrari, dando a entender que os homens de Maranello fizeram “cena” e reclamaram além da conta. Teoricamente, isso teria irritado os inúteis dos comissários e a entidade;

Eu, em vias do que já se viu em 2009, quando a McLaren e Lewis mentiram aos comissários na Austrália e “quase” (do que vale o quase mesmo?) a equipe foi retirada da F1. Um pouco de exagero, mas isso serve para colocar em rédeas a denominada cruelmente na época “McLiar”. E, convenhamos, não existe um bom histórico de humildade no Time de Woking já desde 2007, onde, ironicamente, Alonso esbravejava e corria, justamente, contra a Ferrari.

O mais engraçado disso tudo é que a corda bamba estremeceu. Ferrari e Alonso sabem que perderam pontos preciosos e que isso foi crucial no campeonato. Somando-se a isso, e ainda a falta de coragem de muita gente nesse circo, teria a FIA coragem de punir a Ferrari por acusação de manipulação no GP da Europa?

Novas informações e “insides”, se aparecerem, no post.

14 comentários em “Teria a FIA coragem de punir a Ferrari por acusação de manipulação no GP da Europa?

  1. bueno la verdad no creo que la FIA sancione a ferrari por eso, porque no les conviene, si ferrari falta a una carrera, el publico bajaria y eso representa mucha perdida de dinero, ademas todt trabajo en ferrari, no creo qeu lo haga siempre queda el corazoncito.. pero bueno no se la verdad.

  2. É possível que receba uma advertência, punição maior, difícil. O Hamilton foi malandro, aproveitou-se da situação. A Ferrari foi prejudicada pela intervenção do safety-car, o resultado da corrida fala por si. Alonso e Massa eram 3º e 4º, em condições de brigar até pela vitória, mas caíram para o meio do pelotão.

    Quanto a manipulação, acho pesado. Os fiscais devem analisar a situação antes de aplicar a penalidade ao competidor, que tem um limite de voltas para cumprí-la, e deixam para a última volta do prazo, até para não correr risco de perder tempo e pontos importantes.

  3. Lembrou do episodio do Rubinho deixando o Shumacher passar, aquilo ali foi um dos momentos criticos da F1, o primeiro e unico podio da minha vida em que não se escutou nada, da linha de chegada ao fim do evento foram só vaias, a FIA ne epoca comteporizou e deixou tudo na boa, Com a Maclaren foi o caso de espionagem, ridiculo a Maclaren deveria ser punida com exclusão do campeonato naquele ano, no fim perdeu o campeonato, mas no outro ano ganhou com um carro que era a evolução da copia identica e melhorada da Ferrari com motor Mercedes, não de pra ninguem e Hamilton foi campeão, agora foi a FIA que pisou na bola com a Ferrari e a mesma não conteporizou e caiu de pau, o seu choro alto e acentuado, faz cair por terra a explicação politica de que os comissários estavam preocupados com o Webber e foi dificil achar tomada certa, e levaram 20 minutos para acharem a tomada aerea, quero ver quando for a Maclaren que foi poupada va´rias vezes, mas como anda esse campeonato e suas regras, daqui a pouco todo mundo vai querer burlar a proxima prejudicada pode ser a Maclaren, ai eu quero ver a FIA se rebolando com as criticas vindo de suas filhas malvadas que um dia ela defendeu e que agora a criticam duramente.

    Isso é que da tentar carregar o escorpião na costa no meio do incendio, ele não ficará grato pela carona e no fim atacará.

    Respondendo o questionamento sobre a coragem da FIA, acho que nada mais acontece, quanto menos se falar nisso daqui pra frente melhor.

  4. Agora inventaram mais uma coisa pra ocupar essas duas semanas de intervalo kkkkk, ai ai ai, inventam cada uma!

    Esses negócios de que vai punir é ridículo, porque sempre fica no “chove não molha”, então pra que ficar dando ibope??

    Como ultimamente meus palpites estão dando errado, vai que a Ferrari é punida mesmo oO

  5. Noticia fresquinha sobre a corrida manipulada pela máFIA.
    Ao contrário do que se pensava, a máFIA, depois de permanecer em silêncio ameaçador nas últimas 24 horas, pode estar pensando em uma ação contra Ferrari na sequência do discurso da equipe italiana pós-Valencia.
    Mais cedo nesta segunda-feira, pareceu que o corpo diretivo não responderia coisa alguma sobre Fernando Alonso e a equipe Ferrari de maneira geral, terem acusado os comissários da corrida em Valencia de manipulação de resultado.
    Como já amplamente divulgado, os membros da Ferrari estão revoltados com a penalidade ridícula imposta e dada só muito depois que Lewis Hamilton conseguiu a vantagem suficiente para tornar nula a penalidade por ultrapassar o safety car, permitindo que o piloto da McLaren terminasse a corrida tranquilamente em segundo lugar.
    O jornal inglês The Guardian relatou hoje que “alguns funcionários” da máFIA estão de fato bastante irritados.
    Christian Horner, chefe da Red Bull, comentou:
    “ A FIA só precisa seguir as regras claras do safety car.”

  6. Blatter admite rediscutir o uso da tecnologia a serviço da arbitragem
    Em pronunciamento nesta terça-feira, presidente da Fifa afirma que pediu desculpas a mexicanos e ingleses pelos erros nas oitavas de final
    Por Agências de notícias
    Joanesburgo, África do Sul
    imprimir

    Demorou um pouco, mas o presidente da Fifa, Joseph Blatter, se pronunciou a respeito dos recentes erros de arbitragem nas partidas entre México e Argentina e Alemanha e Inglaterra, válidas pelas oitavas de final da Copa do Mundo. O dirigente admitiu que o uso da tecnologia a serviço da arbitragem deverá ser rediscutido em julho, em uma reunião em Cardiff, no País de Gales:
    – É óbvio que depois do que vivemos até agora seria um absurdo não reabrir a discussão sobre o uso da tecnologia. A princípio, só vamos voltar a discutir o uso na linha do gol. O futebol é um jogo dinâmico e, no momento em que há uma discussão se a bola entrou ou não, se houve ou não oportunidade de gol, você dá a possibilidade de uma equipe pedir replays uma, duas vezes, como no tênis. Para situações como no jogo do México, não precisa de tecnologia – analisou.
    Mexicanos e ingleses foram prejudicados por erros graves de arbitragem nas oitavas do Mundial. Os argentinos abriram o placar da vitória por 3 a 1 sobre o México com um gol de Tevez, em posição irregular, enquanto o English Team não teve um gol validado após o chute de Lampard cruzar a linha, quando a Alemanha vencia a partida por 2 a 1 (terminaria 4 a 1 para os germânicos). Blatter pediu perdão às delegações de México e Inglaterra:
    – Pessoalmente lamento, quando se vê que os erros dos árbitros foram tão evidentes. Mas não é o fim da competição ou do futebol, isso pode acontecer. Entendo que não estão felizes e que pessoas estão criticando. Pedi desculpas. Os ingleses disseram obrigado e aceitaram, se conformando que às vezes se ganha e outras se perde.

  7. Algo que o Mike Vleck informa no seu post e com o qual concordo…

    Agradecia Tomás falar sobre o mesmo…

    Ando meio desgostoso com a F-1 desde a corrida de domingo. Ontem, escrevi um post descendo a lenha em Luisinho World Champion pela forma como deu um migué (mais um) nas regras durante a corrida de Valência. Hoje, pretendia seguir adiante e tratar de outro assunto, mas está difícil. A mídia inglesa está invertendo tudo, e agora Alonso e a Ferrada viraram vilões.

    Hamilton, com um ar misto de cinismo e deboche, disse ontem que “cumpriu sua pena e os demais devem aceitar as regras” e que “Alonso está descontrolado”, com sorriso no canto da boca e tudo mais. Ele falando em aceitar regras? Faça-me rir. Além disso, há jornalistas britânicos pressionando a FIA para que a entidade puna a Ferrari pelos comentários de que a prova foi um escândalo – sob o pretexto de que tais comentários “denigrem a imagem da F-1″.

    Quer dizer também que o livre direito de expressão deve ser tolhido? Francamente, que papelão. Pelo menos a FIA já disse que nada vai fazer – claro, Todt sabe o tamanho da besteira que os comissários aprontaram no domingo.

    A verdade é que Lewis Hamilton é intocável por aqui. Os ingleses fazem vista grossa para o lado negro do rapaz, preferindo olhar apenas para suas virtudes. Natural, o Brasil fez o mesmo com Senna e Piquet, a Espanha é totalmente cega quando o assunto é Fernando Alonso e os alemães, idem com sua trupe liderada por Ffffffféééttel e Schumacher.

    No Formula UK, porém, não concedo privilégios a ninguém. Já bati muito no Silva, reconheço os defeitos do Queixudo (o que não me impede de gostar dele), sou crítico com Fernando, Luisinho e não passo a mão na cabeça do Felipe – pai do Felipiiiiinho, amigo. Só o que me interessa são os fatos, e a verdade do domingo é que a Ferrari foi, sim, prejudicada – pela FIA.

    Pela FIA que mandou o SC para a pista de forma atabalhoada. Pela FIA que devia ter posto ordem na baderna que se tornou a corrida tresloucada aos boxes. Pela FIA que, desastradamente, de fato alterou o resultado da corrida ao agir de forma lenta e inconsistente na aplicação de punições. E, por último, pela FIA que, ao ser frouxa no combate à falcatrua de Hamilton, permitiu que o inglês assumisse a ponta do campeonato de forma injusta, embora “legal” sob o olhar frio das regras – e que regras, hein?

    Uma temporada que vinha tão bem já não está mais legal. O nome de Hamilton lá no topo da tabela me incomoda, e digo isso em alto e bom som. Após um 2009 tão belo, disputado por pilotos limpos e honestos como Barrichello, Button e Vettel, seria um tremendo soco no estômago vermos em 2010 o retorno da pilantragem premiada.

    Mas, no fundo, fico mesmo é chateado com a imprensa que atua de forma cínica e, pior, conscientemente. Todos sabem aqui que a tal punição que Luisinho tomou não foi proporcional à vantagem que levou por ter ultrapassado o SC. Para os cínicos, porém, basta dizer que “ele cumpriu a pena”. O que está em debate, porém, não é se ele cumpriu ou não, e sim o tamanho da pena. A questão nem é com Hamilton, é com a FIA. E os cínicos sabem disso.

    Porém, o que leio hoje na imprensa britânica são uma série de comentários do tipo “Alonso tem problemas pessoais com Hamilton”, “O espanhol não consegue deixar 2007 para trás” e por aí vai. Tenho plena consciência de que Fernando-desinformado-Alonso também não é flor que se cheire, mas desta vez ele está corretíssimo e a imprensa britânica sabe, mas prefere enganar o leitor e proteger seu, infelizmente, queridinho.

    É por essas e outras que a cada dia que passa admiro mais Jenson Button, que está lá colado na ponta da tabela, porém sem sujar um dedo de lama. Este é o esportista britânico que deveria ser louvado por estas bandas, e não o picareta (e cada vez mais cínico) Hamilton. Mas fazer o que?

    Aqui, assim como em qualquer lugar do mundo, são os bad boys quem atraem a mídia, comem as garotas, viram modelos para a molecada e por aí vai.

    Atentamente,
    Afs.Angola

    • Tal e qual, é mesmo isso carregado ao colo pela FIA
      O Hamilton como alguém escreveu por aqui, ele é muito esperto! Como é possível não ver que estava errado! e ganhou com isso!
      Eu vejo f1 a 30 anos mais ou menos e vi muita coisa, e como fan da Ferrari vi tb muita trapalhada do Shummi, como dizia um amigo meu os campeões são os maiores trafulhas.. e são mesmo, Prost Sena Shummi….
      Mas condeno como sempre fiz, os seguidores sabem que o sena não era um santo como não é o shummi ou o foi o prost, e agora o Alonso ou Hamilton. Mas não atirem areia para os olhos … brincam com esta merd… toda.
      Já estou um bocado farto diz, sai o outro velho, mas a FIA continua a fazer regras estúpidas e sem nexo! V

  8. Tomas;
    Duvido que isso venha a ocorrer, mas não seria surpresa se isso acontecer, principalmente vindo de uma FIA totalmente doida. O Hamilton, na minha opinião, é um dos pilotos que não tem nenhuma culpa, Alonso também, ambos os pilotos agiram como tais, defedendo a sua posição, idepedente de quem tenha falado, enfim eu atribuo toda a culpa a FIA.
    E sobre aquela questão sobre a Mclaren e o Hamilton serem previlegiados, acho muito dificil que isso verdade, como também o Alonso e a Ferrari.

    Abraços

  9. Teria essa coragem se fosse punição em dinheiro, pois punir mais gente na corrida seria dificil. A Ferrari ja passou da hora de para de reclamar e fazer por merecer um emlhor resultado DENTRO da pista e não chiando contra a FIA.

  10. Boa tarde, olha, eu amava a ferrari, era um sonho.
    Hj, depois de tudo o q passei na epoca q tinha o barrichelo, percebo q a ferrari é um mito “de mentira”.
    Nasceu a ferrari na mae ALFA ROMEO, e seus primeiros carros, nada mais era do q ALFA ROMEO c o nome de ferrari. Ainda como filho da ALFA herdou todo o dna esportivo, mas nao herdou as honrarias, honestidade, competitividade da ALFA.
    A ferrari, de hj adiante nao é mais nada.
    Qdo da sua fundaçao, sua cor de equipe era p ser amarelo, mas robou o vermelho da ALFA, aproveitando q o governo italiano quebrou a ALFA na segunda guerra, e q a ALFA nao era mais a mesma.
    Eu repudio a ferrari, eu nunca mais vou deitar meus olhos sobre uma ferrari, minhas miniaturas estao todas marteladas no lixo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: