McLaren e Red Bull devem travar uma grande batalha pela vitória em Silverstone. Quem sairá vencedor?

Enfim, vamos de uma vez por todas tentar (eu disse tentar) sair dessa nebulosa que se formou no caso da Ferrari e Lewis e que já está, digamos assim, se tornando tediosa e sem objetivo, até porque Alonso nada conseguirá reclamando e reclamando dia após dia. Pois bem. A corrida em Valência nos mostrou que, para horror de McLaren e Ferrari, Vettel não perdeu a “forma” e venceu de forma impecável e sem polêmica nas ruas valencianas.

Mostrou, também, que o alemão virá diretamente para a disputa pelo título já que agora, com aquele acidente de Mark e Kovalainen, ultrapassou seu companheiro na tabela e como já era de se esperar, logo logo começará a abrir vantagem. Isso, desde antes do mundial já era tido como certo, porém Webber deu uma de “bad boy” mostrando serviço e maturidade, deixando o elétrico Sebastian para trás.

Obviamente que corridas são corridas, e o fato de Vettel ter somado 25 pontos e Mark nenhum, já o deixa com uma grande desvantagem (na teoria, são apenas 12 pontos, mas quando Vettel decide andar bem e fazer a pole, não há ninguém que o segure – a não ser seu próprio carro.

Pois é agora que o campeonato vai começar a entrar em sua fase “mata-mata”, como na Copa do Mundo. Geralmente é neste período em que os pretendentes diretos a taça se destacam e começar a brigar diretamente entre si. Neste caso, vemos como Alonso (o mau resultado em Valência influiu para isso) vai começando a se distanciar dos líderes. Carro, ele aparenta ter, falta sorte.

Sem dúvidas, Hamilton, Button e Vettel devem ter agradecido pela péssima largada de Webber e pela sua saída da prova (não pelo acidente, mas pelo fato deste não somar pontos), tendo assim chances de tirar muitos pontos e renegar o Aussie apenas apara a 4ª posição do campeonato. Por tal, creio que Webber foi mesmo o maior prejudicado do Fim de Semana, mais que Alonso, que pelo menos levou alguns pontinhos, inclusive.

Com isso, como vocês podem ver AQUI, a diferença entre os pilotos da Red Bull e McLaren é pequena: de Lewis para Jenson, 6, e de Vettel para Webber, o dobro disto, ou seja, menos da metade do que representa uma vitória. Vale destacar que, com uma combinação de resultados bem improvável, porém não impossível, Mark pode sair líder do campeonato em Silverstone. Assim como os outros três, claro.

Curioso é que Montreal e Valência eram tidas como as chances de McLaren e Ferrari (e até Mercedes!) mostrar seu potencial e superar Red Bull. Em Canadá, pode-se dizer que isso até foi confirmado, mas na Espanha… Não. Pole e vitória para a equipe dos energéticos.

Já Silverstone, tudo teoricamente indicava que teríamos que “aturar” novamente o banho dos touros. É, isso ainda não sabemos, mas muito longe de tal coisa não estamos. McLaren não foi “aquela coisa” em Valência, e o 3º lugar de Lewis na classificação foi mesmo tirado no braço. Button, foi apenas o sétimo. Claro que na corrida as coisas mudaram, e Jenson foi um dos mais beneficiados com as estratégias e paradas, pulando para o pódio.

Com certeza tudo nos leva a crer que McLaren e Red Bull devem travar uma grande batalha pela vitória em Silverstone. Quem sairá vencedor? (Ou será que a Ferrari aprontar alguma?)

Tudo isso e mais, é na seção de comentários com vocês.

48 respostas para “McLaren e Red Bull devem travar uma grande batalha pela vitória em Silverstone. Quem sairá vencedor?”

  1. No treinos, aposto na Red Bull, enquanto na corrida incluo McLaren e Ferrari na disputa pela vitória. Depois dessas três, a Renault vem sendo a melhor, superando a Mercedes.

    A pista de Silverstone também possui bons pontos de ultrapassagem, garantindo assim a chance de termos outra corrida muito boa, cheia de disputas. Se chover, poderá ser ainda melhor.

    1. “a Renault vem sendo a melhor, superando a Mercedes.”

      E tudo isso devido a Kubica. É incrível o que ele faz com o carro que tem.
      Para mim, um dos melhores da temporada.

      1. Há varias temporadas o Kubica vem mostrando serviço, e sempre com carros meia boca. Se, alguém resolver dar um carro que preste para o cara, eu aposto nele para campeão sem precisar pensar muito. Pena, que as grandes equipes já estejam todas resolvidas para o ano que vem, mas, se alguém ficar esperto e resolver dar um “carro” para o Kubica, podem apostar no cara, ele não é apenas bom, pena que seja Polones, talvez ai resida sua maior dificuldade na FI.

      2. Concordo Newton.
        Kubica é um piloto e tanto, só falta carro.
        O problema é que ele não é mais “um garoto”, e se não conseguir um lugar em uma equipe grande logo, assim como Sutil, pode ficar com esse sonho para sempre…

      1. Mas Newton, aquela ultrapassagem foi irreal.
        Koba vinha de pneus novinhos, enquanto Alonso vinha já com os desgastados e Buemi com os freios baleados.
        Mais, em uma pista onde é difícil ultrapassar, Kobayashi ter passado 2 carros em três voltas com tanta facilidade se deve a isso.

        Porém, ele é um ótimo piloto e vai crescer, bastante.
        Mas no caso de Valência, a explicação é nítida. Sem contar que Alonso errou também.

  2. A sorte de Vettel é que a Red Bull continua muito forte em classificação. Vettel é um piloto largando da frente ou pulando pra frente na largada e bem outro piloto quando precisa buscar a vitória na pista (sem fatores externos como chuva, por exemplo).
    A McLaren esteve muito forte em ritmo de corrida desde o início da temporada e evoluiu bastante em ritmo de classificação, apesar de ainda não ser páreo para os touros em algumas situações. As atualizações de Woking trará para Silverstone deverão ajudá-los principalmente neste quesito e deverão aumentar ainda mais o ritmo de corrida dos prateados/laranjados.
    Se os touros pegarem a pole position, terão que tentar abrir vantagem no início da prova, mas acho que isso não deve acontecer.
    Mas se Woking tiver a pole, a Red Bull também não vai aliviar.
    A prova tende a ser parecida com Istambul, onde o pelotão da frente estava andando forte o tempo todo separados por pouco mais de um segundo.
    Quanto à Ferrari, não foi possível medir de fato a melhora que seu novo sistema de escapamentos trouxe para Maranello, mas achei que não foi tanto. Nas nove primeiras voltas de Valência, Vettel e Hamilton se distanciaram relativamente de Alonso e Massa. Pelo ocorrido na prova, esse é o único parâmetro que se pode ter. Mas não ficaria surpreso se tivermos seis carros muito fortes em “Silvastone”.
    Claro que minha torcida é por Woking!

    1. ótimo comentário Allan. Que bom ver você “dando as caras” neste espaço.
      Eu acredito também nisso, a receita da vitória em Silverstone ainda não foi descoberta, porém não há dúvidas que os times a serem batidos serão Red Bull e McLaren.

      A partir disso, será desafio para o time de Maranello superar seus maiores rivais para não se distanciar tanto do sonho pelo título, claro. Apenas fica a observação de se isso será possível.

      Abraço!

      1. Estamos aí. Seu blog é um ótimo espaço para discussões interessantes. Parabéns.

    2. ” As atualizações de Woking trará para Silverstone deverão ajudá-los principalmente neste quesito e deverão aumentar ainda mais o ritmo de corrida dos prateados/laranjados.”

      Como se a Red Bull não tivesse o direito de melhorar, como fosse algo estático e imutável.

      Discordo neste ponto, depois que a Red Bull levou o “F-Duct v1.1” que fez diferença em Valencia acredito numa melhor evolução do carro para esta pista. Com certeza será bem disputado mas não concordo em ver apenas a Mclaren e a Ferrari melhorarem seus carros.

      Nos demais concordo contigo.

      1. A Red Bull declarou que não trará nenhuma grande evolução para Silverstone, por isso citei apenas a McLaren com suas melhorias.

      2. Na verdade Renato, oficialmente a McLaren será a única equipe que levará o famoso “pacotão” em Silverstone.
        Daí a teoria que se deduz em relação a melhora dos MP4-25.

  3. Mutute, nessa equação teremos uma incógnita importante: o pacote de Woking para o seu “Home GP”.

    Eu aposto que a McLaren leva pole, vitória e fastest lap…aposta arriscada, mas vou bancar!

    1. “Eu aposto que a McLaren leva pole, vitória e fastest lap…aposta arriscada, mas vou bancar!”

      Opa! E coloca arriscada nisso Will! rsrs
      Mas esse GP da Inglaterra promete, gosto muito desse circuito.

      1. O pior, lucas, é que faz algumas semanas a Moto GP esteve por lá e ocorreram vários problemas com o traçado. Os novos trechos ainda não estão de acordo, mas pelo que parece tudo foi solucionado.

  4. Eu aposto no pódio da williams! hehehhe

    Red Bull ainda está forte,mas a disputa tá boa, a McLaren não vai faiclitar. Mas a Red Bull vence,com muito esforço. Não vai ser moleza que nem em Valência…

    1. “Eu aposto no pódio da williams! hehehhe”

      Esse 4º lugar do Rubens foi ótimo para a Williams. Mas convenhamos que a maioria disso foi conseguido pela bagunça que ocorreu nos boxes. Como o 3º lugar de Button.

      Mas é notável a melhora no FW32.

  5. Mclaren leva com certeza, já vimos que o ritmo de corrida deles é muito bom, e ainda aliado aos pneus duros e circuitos de alta, tem tudo pra levar a vitória, ainda mais que vêm pacote novo e seus 2 pilotos vão correr em casa querendo mostrar serviço.
    Red Bull é aquele carro que se adapta a qualquer pista a qualquer pneu, vêm fortes também, mas acho que não conseguirão superar as Mclaren’s
    Ferrari vai se afundar de vez no campeonato ai em Silverstone…pneus duros, circuito de alta, já vimos isso em Istambul.
    Quanto a Renault e Mercedes, devem brigar por posições perto do pódio sendo que Renault deve levar ligeira vantagem, e espero a Williams vindo bem, já que o Rubinho fez grandes corrida neste circuito.

    Depois do chato e péssimo GP da Europa, vamos ver circuitos de verdade, a alma da F1.

    Go Go Go Mclaren

    1. “Mclaren leva com certeza, já vimos que o ritmo de corrida deles é muito bom, e ainda aliado aos pneus duros e circuitos de alta, tem tudo pra levar a vitória”

      Bom, eu não me adiantaria tanto, mas pelo visto será uma disputa muito equilibrada. Ninguém é favorito disparado, já comprovamos isso nestas 9 corridas do ano Viktor.

      1. Eu falo em vitória com certeza é achando que Mclaren ganha, confio muito na Mclaren pra essa corrida, não falo que eles vão ganhar no estilo Ferrari 2002.

  6. Will, também banco contigo essa. Para mim somente a Mclaren e RBR terão condições de vencer de agora em diante.

  7. Tomas;
    Acredito que vai dar Mclaren, por dois motivos, pelo o momento em que estão, e porque estão na Inglaterra, será , muito dificil dar outro resultado, apesar que nunca podemos discartar uma vitoria da RBR, mas se fosse para apostar seria no Jeson Button.
    Esse GP da Inglaterra promete, pois a Ferrari e Mercedes não estão fortes como antes, a Renault, Williams e Force India já estão ali, pertinho das duas….

    Abraços

    1. ” porque estão na Inglaterra, será , muito dificil dar outro resultado, ”

      Lucas, isso eu acho que não tem muito a ver.
      Nos últimos 10 anos do GP da Inglaterra em Silverstone, apenas 2 vezes o piloto vencedor foi inglês (Coulthard, 2000 e Hamilton, 2008).

      Abraço.

  8. É tomas…
    Parece q as RBRs vao partir com tudo na proxima corrida…
    Mas a McLaren pode surpreender…..Acredito que eles chegarao mais competitivos…
    Apesar de Vettel ter mostrado muita competencia no ultimo GP….
    Minha aposta vai para Hamilton…ele vem batalhando muito, eve um inicio de temporada complicado! Mas evoluiu junto com seu carro!!!

  9. Tomás,
    a grande Mclaren, começou a subir os degraus da fama com o primeiro título e como no anuncio do primeiro Sutiã a garota não esquece,
    fico triste em ver que não é só os brasileiros que não dão valor o primeiro título, vejo que na Mclaren acontece isso também.
    Para ser a grande Mclarem, ele começou a sua glória com o primeiro título, antes era só uma equipe igual a tantas onde na maioria não conseguiram se projetar na F1, na época do primeiro título, a grande maioria das equipes usavam o mesmo tipo de motor e o piloto realmente fazia a diferença.

    1. Amigos é só a tradução, que o gmail faz, mais da para entender.

      Red Bull, o favorito para vencer em Silverstone

      Em 2009, Vettel ficou com a pole e vitória de Webber

      Sebastian Vettel, piloto da Red Bull

      Red Bull voltou ao seu caminho de sucesso e espera manter o seu nível elevado em uma faixa favorável para RB6 como Silverstone. Embora não esquecendo o potencial da Ferrari, McLaren e Mercedes.

      Depois de duas vitórias para a McLaren, que os coloca no topo de campeonato de pilotos e construtores, Red Bull Sebastian Vettel conquistou a vitória final na semana passada em Valência.

      Em Valência, uma pista com longas retas e sinuosas McLaren lento eram esperados para trabalhar melhor, mas a Red Bull provou ser mais competitivo. E enquanto Silverstone foi revisto para este 2010, parece beneficiar mais de RB6. Na verdade, a última pole position Vettel conseguiu no ano passado: “Nós esperamos que os circuitos são mais próximos em nossa direção”, disse o alemão confirmou, depois de vencer no domingo.

      Além disso, este ano, a Red Bull considerou ter o melhor carro do ano passado, onde tem uma dupla, graças à vitória de Webber. No entanto, as melhorias estréia com a McLaren nos gases de escape, enquanto o Touro Re terá apenas algumas atualizações: “Se nós podemos ser mais competitivos lá tem uma boa chance de vencer ambos os campeonatos”, disse o chefe da equipe, Martin Whitmarsh.

      Enquanto não se deve esquecer Ferrari, Mercedes e Renault também mostraram flashes de velocidade em Valência. Jenson Button acredita em conta todos os pilotos: “Eu não penso que nós podemos deixar de fora a Ferrari, como uma Mercedes. Acho que podemos ser competitivos. Muitas das equipes estreou modificações no carro e não pode desenvolver seu pleno potencial. Eu acho que quando nós começamos a Silverstone, onde a gente vê “, disse Button.

  10. A combinação Ferrari + Pneus Duros não deu muito certo em 2010. A tendencia é despencar em Silvertone.
    Realmente RBR se adapta bem em qualquer circuito, e não será diferente em Silvertone, vai ser osso duro de roer.
    Mclaren tras mudanças, vai ser a equipe mais comentada no GP inglês, assim como a Ferrari foi em Valência, espero que no final tudo seja diferente, que o pacotão da Mclaren traga mais benefícios que o da Ferrari trouxe em Valencia.
    A Renault parece estar ganhando terreno á frente da Mercedes, mas a força do motor germânico pode fazer diferença em Silverstone. Aproveitando-se disso a Force India pode se sair bem também.
    Vou olhar com carinho o desempenho da Willians, um bom desempenho em Silverstone poderá consolidar um forte avanço dessa equipe que simpatizo muito, é uma das grandes, trabalha duro som seriedade e merece voltar a elite.
    A Sauber também merece muita atenção, principalmente pelo Koba, que ja mostrou estar sempre disposto a brigar.

    Mas no final acredito que a RBR continua á frente, a Mclaren deve diminuir a diferença nos treinos e na corrida dever tudo muito nivelado.

    1. “A combinação Ferrari + Pneus Duros não deu muito certo em 2010.”
      Mas em Valencia eles correram pelo menos, perto da Red Bull e Mclaren com eles, andaram quase toda a corrida com os compostos duros, e não foram tão mal quanto eram até o Canada.

      1. ““A combinação Ferrari + Pneus Duros não deu muito certo em 2010.”

        É a verdade. Isso foi provado e em Valência a aposta era justamente o contrário. Pode ser talvez que o F10b tenha se adaptado melhor a esse tipo de composto, mas ainda não sabemos 100%.

      2. Em Valência os compostos eram os super-macios e médios, que fizeram a Ferrari render melhor em todas as provas em que foram usados. Esse é mais um fator que não permitiu medir de fato a melhora de performance da nova traseira das Ferraris (a pista não exigindo tanto downforce e o acidente no início da prova são os principais junto com os pneus que poderiam ‘disfarçar’ a melhora).

      3. Pois é o Allan lembrou mto bem, em Valência foram os pneus macios e médios. Os pneus duros de fato foram usados na Turquia, China, Malásia, Austrália e Espanha
        O melhor resultado da Ferrari foi Barça, um 2°lugar circurstancial de Alonso, pois Hamilton bateu e Vettel quebrou.
        Agora com pneus super-macios na jogada a Ferrari venceu no Bahrein, chegou em 4° em Mônaco, 3°no Canadá, e possivelmente chegaria em 3° com Alonso em Valencia descartando o SC.

        Agora se analisarmos Turquia, onde houve a combinação pneus duros + pista de alta, algo parecido com Silverstone, o desenpenho foi pífio. Alonso sequer chegou ao Q3.

        Mas acredito eu que em Silverstone será diferente, segundo a Ferrari seu novo pacote fará mais diferença lá.

  11. Tomas, eu concordo que os pneus do Koba eram novinhos, mas enquanto estavam velhinhos, ele andou o suficiente para fazer a troca, retornar a pista e ultrapassar o Alonso. Isso não é por acaso, a Ferrari tem problemas, o Alonso errou e cedeu o posto ao Koba, justiça seja feita ao japones, que soube andar bem durante toda a corrida, não fosse assim, não voltaria em condições de dar aquele susto no Alonso.

    1. “mas enquanto estavam velhinhos, ele andou o suficiente para fazer a troca, retornar a pista e ultrapassar o Alonso”

      Isso é verdade Newton.
      Inclusive, De La Rosa também mostrou satisfação com a melhora do C29, afinal a corrida terminou oficialmente com os dois carros da equipe na zona dos pontos.
      E o Koba, é o Koba… rsrsrs.

  12. Fica entre as duas principais, Red Bull e Mclaren, e aposto principalmente em Button. Ele sempre acerta nas decisões de estrategia, e dará o pulo do gato na “Terra da Rainha” (e sua terra tambem). Ferrari prometia muito com esse pacote, e fez tanta diferença que Alonso quase deu a posição para Kobayashi. Os vermelinhos não deverão estar fortes e ficarão no pelotão intermediario. Renault e Mercedes correndo por fora mas com vantagem para os franceses – com Kubica, claro. Willians não é tudo aquilo que vimos no ultimo GP e estara atras da Force India.

  13. Daí Tomás tudo bem ?
    Tomas , vejo que a Red Bull está com a moral elevada porque foi imbatível em Valência .
    Mas terá à sua frente em Silverstone a Mclaren com carros mais competitivos do que os de Valência .
    Ela a Mclaren será a grande rival da Red Bull , já que a Ferrari está remando contra a correnteza , e estou vendo a sua situação se complicando cada vez mais .
    Tomás ,um grande abraço .

  14. Não sei não viu, esse novo pacote da Ferrari no treino até que funcionou aparentemente, mas na corrida quando caíram pro meio do pelotão, não conseguiram passar os concorrentes. Não existe desculpa de que não existe ponto de ultrapassagem porque a Ferrari é superior a Toro Rosso. O modo que o Koba passou o Alonso e o Buemi deve ter deixado o Alonso p da vida.

    Mas o assunto agora é McLaren e Red Bull que vão disputar o campeonato até o fim. Em Silverstone espero que seja uma disputa mais acirrada, pois quando a Red Bull faz a pole, só perde se acontecer algo com o carro. O Hamilton até consegue tirar algo do carro, mas nem sempre é o suficiente para alcançar os touros energéticos.

    Vale ressaltar que a McLaren virá com atualizações, vamos esperar que eles fiquem igual ou quase igual o nível da Red Bull de Vettel e Webber.

    É cedo para fazer apostas, posso torcer? Então vou de Hamilton.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s